Identificação Fauna Rochas Vivas


Recommended Posts

Olá a todos!


Iniciei-me há pouco no "mundo dos aquários" e necessitava da vossa ajuda para identificar a vida que existe nas minhas rochas vivas.

De seguida vou criar um outro tópico para vos apresentar o meu aquário!


Seguem algumas imagens das rochas vivas (legenda por baixo de cada uma)



FVxHUi.jpg


Alguém sabe como se chama isto? Abrem com a luz e fecham no escuro.


ZvS89r.jpgDentro do círculo verde.


wkPfhV.jpgO circulo superior parece ser uma estrela do mar. Confirma-se?

Também pedia ajuda para estas pequenas "flores", estão por todo o lado e cada vez aparecem mais. De que se trata?


yX3lzu.jpg

Alguém sabe de que se trata? Serão as temidas Aiptasias?


Agradeço desde já a vossa ajuda!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então lá vai aquilo que me parece:

 

Foto 1 - Actinodiscus

Foto 2 - Palyptoas

Foto 3 (estrela do mar) - Asterina (praga meio benigna)

Foto 3 (não se vê bem) - talvez clavulárias (praga meio benigna e com tendência para desaparecer a longo prazo), ou se igual a foto 4 - Aiptasias (provavelmente majanos)

 

Se as aiptasias forem muitas, o melhor que tens a fazer é matar a rocha fora de água (não as tentes matar as aiptásias dentro de água pois só vais espalhá-las e aumentar o seu número.

Editado por csi
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá CSI!

 

Obrigada pela resposta! Assim já poderei pesquisar melhor sobre cada um deles. O 2º da foto 3 não são aiptásias, estive a pesquisar e parece as clavulárias que indicas (felizmente!).

Relativamente à Aiptasia só tenho mesmo aquela e é pequena. Preferia matá-la com algum predador, mas ainda tenho o aqua em ciclo, não posso pôr nada... Se crescer muito ou se reproduzir terei que considerar a tal solução de injeção.

 

Obrigada pela ajuda, foi preciosa!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá não deixes passar muito tempo senão vão espalhar-se e depois vai ser dificil controlá-las.

 

Se é só uma faz assim:

Muda a rocha de posição de maneira que a aiptasia fique com pouca luz;

Se a aiptasia for uma majano e parece-me que sim, vai tentar mudar de posição e começar a perder a força com que está agarrada à rocha e tu ao fim de dois dias vais conseguir espetá-la com um palito, ou um clipse e retirá-la inteira e sem se espalhar pelo aquário.

 

Espero ter ajudado.

Editado por csi
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Afinal não tenho uma, mas duas... outra estava escondida no outro lado da rocha, mas são muito pequenas, devem ter um pouco mais de meio centímetro... Elas crescem muito rápido? O que é exatamente "muito tempo"? Isto porque tenho dois eremitas que adoram aquela rocha, tenho 3 rochas, mas eles não saem daquela e preferia não movimentar as rochas, mas se for mesmo necessário... será!

Mas essa técnica não conhecia e agradeço a partilha! Já tinha lido sobre a seringa com água quente ou vinagre, mas esse truque de apenas as privar de luz não conhecia. Presumo que em breve irei testar :)

Muito obrigada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais