Camarões do tejo!!!


warlock

Recommended Posts

bom hoje fui a pesca(no tejo em santarem consegui apanhar uma das amigas bogas que se apanham quando se pesca de barco pelo menos penso ser uma só pelo cheiro :) até fiquei mal disposto quando a amanhei )

 

Pic_5032_6.jpg

 

e claro tambem apanhei uns camarões do tejo :?

 

Pic_5032_3.jpg

Pic_5032_5.jpg

 

já alguem fez alguma tentativa de os criar ?

se sim agradecia umas dicas

 

tenho cerca de 16 metade machos metade femeas

Pic_5032_4.jpg

 

e algumas delas estão cheias se bem que algumas já largaram os ovos pelo que retirei os meus alvelins de guppy de lá para fora.

 

mas não sei se terei sorte!

 

como já me morreram muitas vezes quandos os pus directamente no aquario desta vez fiz uma ambientação até aos 25º no alguidar durante 4 horas com ums gotinhas de medicamento para matar algum "bicho" que eles tragam agarrado.

 

vou tentar mante-los no aquario a 25ºC espero não ser demais .

o pior é que nesse aquario não tenho nehum tipo de filtro e não sei se os camarões são muito sensiveis aos nitratos etc..

agradecia umas dicas pa saber se devo de trocar muito a agua ou não so la tenho uma ampularia e daphnias mais uns caracois peste .

 

 

Que me dizem ?

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu pelo menos penso que sejam de agua doce visto que eles se encontram, lá durante todo o ano!

e tambem se encontram la outras especies de animais de agua doce.

 

penso que a influencia do mar que falas existe mas já é muito tenue e so se manifesta num muito ligeiro recuo das aguas e em raras ocasiões não sei se a salinidade do mar chega aqui até porque a agua é usada para rega e as plantas não se queixam!

 

mas a longo prazo logo sei se eles resistirem mas até agora ainda não morreu nenhum :lol: !

 

 

no entanto se alguem pude-se partilhar alguma experiencia parecida com eles seria bom senão tenho de aprender tudo sozinho!

 

aqui ficam mais umas fotos pois já ganharam mais cor!

 

Pic_5032_11.jpg

 

Pic_5032_13.jpg

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

não existem caracóis praga, pelo menos que eu conheça... :roll:

 

os camarões morrem com muitas das subestâncias que existem nos "remédios" de aquário...

 

abraço

Sérgio

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois eu sei que caracois praga não é nenhuma especie mas agora tambem não estou para ir procurar o nome só disse peste pois comem-me as plantas pelos caules e isso é mau por isso isolei-os no aquario pequeno onde tenho os meus camarões junto com a minha ampularia tambem devoradora de folhas inteiras!

 

nesta foto esta um deles com uma femea cheia de ovos.

 

Pic_5032_14.jpg

 

eu tambem tive um bocado de medo ao por os remedios nos camarões mas quis ver se os limpava um pouco e mesmo assim tem uma especie de polipo qualquer em cima de alguns deles mas que penso não ser nada de especial pois ja tive algo assim no aquario e os peixes comeram-nos.

 

usei pouco remedio e não morreu nenhum visto que pela minha experiencia o que mos tem matado tem sido o choque termico mas continua tudo bem mesmo o casal que pus no aquario dos guppy pa fazer companhia as 2 cardinias japonicas.

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá warlock

Eu utilizo esse camarões há uns anos para limpar as minhas plantas principalmente o Musgo de Java, após ter sido utilizado em aquas de reprodução, o que te posso dizer sobre eles é que são muito melhores que os caradina japónica.

Em relação à reprodução nunca tentei, mas penso que a dificuldade está na preparação do primeiro alimento para as larvas. mas se tens cultura de dáfnias podes tentar dar as mesmas condições, que deve ser suficiente para elas crescerem.

Se misturares um pouco de sal na agua, não muito, talvez ajudo, mas os camarões que eu tenho são apanhados numa barragem onde a influencia da agua salgada é nula.

Fica bem.

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

pelo tamanho dos ovos esses são camarões não especializados o que quer dizer que se reproduzem em água salobra ou mesmo salgada e/ou que as larvas tem que passar necessáriamente por água salobra ou salgada num dos estagios do seu desenvolvimento...

pelo menos é o que me parece...

tentar ver se os consegues reproduzir...

 

quando a alimentação das larvas, desde que não tenhas uma água estéril e com alguns micro organismos, isso não será qualquer problema.

 

abraço

Sérgio

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os remédios que não se podem usar com camarões têm normalmente essa indicação.

Já usei alguns tratamentos em aquários com camarões e nunca tive qualquer problema. Convém é ler bem as "contra-indicações".

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ois obrigado pelas mensagens.

já agora alguem sabe o nome cientifico da especie?

Será a falada Atyaephyra desmaresti ?? é que pelas fotos que achei não me parece bem igual.

podes por aqui uma foto closeup dos teus aquaben?

 

o meu objectivo é tentar a reprodução a longo praso no entanto tenho de ver como se desnvolvem os ovos para saber o que esperar.

Amigo Sergio Leal elas tem mesmo muitos ovos(a da foto penso que ja os desovou no aquario e que são aind amuito novos) se fossem especializados os ovovs eram menos e saiam camarões ja totalmente formados em tamanho pequeno correcto?

tenho de ir ler o link sobre os de sintra pa ver se é a mema coisa!

(já li e fiquei na mesma mas pareceu-me que tambem reproduzem por larvas e em agua doce espero ter lido bem mas umas fotos era porreiro para comparar)

 

não há reprodução por larvas em agua doce?

 

no aqua onde tenho os meus tinha daphnias grandes com os alvelins dos guppy mas não tinha a certeza se se estavam a reproduzir mas agora já vi que estavam a fazer o seu trabalho de alimentar os guppy com daphnias pequenas pois mal os tirei começei a ver daphnias pequenas que deixarem de ser comidas por isso espero que as possiveis larvas de agua doce dos camarões tambem se venham a dar lá ; isto se as ameijoas não as filtrarem todas secalhar tenho de remover as 3 que la tenho ,no entretando vou por um casal na minha cultura exterior de daphnias que esta cheia de algas.

 

 

RASA eu apanho os camarõe num pontão de pedra que entra para dento do rio numa zona assim

 

Pic_5032_20.jpg

Pic_5032_19.jpg

 

na a foto dos salgueiro foi tirada de cima do pontão mas nas pedras nessa foto tambem há se bem que em menor numero ai na tua zona não sei como será mas tens de olhar com cuidado para os veres pois eles quando sentem a tua presença tendem a esconder-se eu as vezes tenho de levantar pequenas rochas para o ver (em zonas de corrente nunca vi nehum excepto no pontão pois eles escondem-se nas pedras)!

 

 

 

eu apanho-os com um camaroeiro de aquario um a um mas antigamante quando havia muitos o pessoal diz que se apanhavam nas ervas passando com uma rede daquelas para apanhar pardelha rente ao fundo das ervas o que secalhar ainda é valido eu é que não tenho ervas no tejo aqui na zona pelo menos acessiveis.

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Os Atyaephyra desmaresti reproduzem-se em água doce, sendo os seus estágios de desenvolvimento todos passados em água doce...

 

Existem de certeza no norte de portugal uma vez que se espalham até ao norte de alemanha, onde o clima é muito mais frio.

 

Para além deste camarão existe outro que vive também em água doce mas reproduz-se em água salobra

chama-se Palaemonetes antennarius

Pantennarius3_web.jpg

 

abraço

Sérgio

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

espero que os meus sejam os primeiro pois pelo menos não me parecem os segundos que referiste Sergio visto que na foto que postaste não me parece o mesmo padrão de cor e parecem faltar as 4 pinças com que eles apanham a comida .

 

eu tinha visto fotos no google dos primeiros e não me pareceram os meus mas agora tive a ver melhor e tenho lá uns que para alem das listas verticais tambem tem uma lista clara longitudinal ao longo da espinha vou ver se arranjo fotos desses e mais logo ponho as fotos online.

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aqui ficam as novas fotos

desculpem lá o tempo que elas todas possam levar a carregar

 

os com a risca ao comprido e com as riscas verticais e 2 machos

Pic_5032_21.jpg

serão especies diferente?? ou será variedade dentro da especie?

 

os ovitos foto mais proximo é impossivel e já tive de tar a fotografar atraves de 3 lupas mais o zoom da maquina :oops::shock:

Pic_5032_22.jpg

Pic_5032_26.jpg

pelo tamanho confirma-se que são de reprodução por larvas certo!

 

 

mais umas fotos

risca ao comprido mas visto de lado

Pic_5032_23.jpg

 

ricas verticais

Pic_5032_24.jpg

Pic_5032_25.jpg

será que dá para alguem confirmar que são asAtyaephyra desmaresti pelas fotos tanto pela primeira da risca ao comprido ou por estas ultimas?

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal...

 

Temos um topico http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=23461 na "conversa aquatica". Penso que é dos melhores topicos q já vi... Se poderem registem lá onde apanharam os vossos camarões e não só...

Para que todos saber-mos...

 

Obrigado...

Pic_4246_29_thumb.jpg

 

Troco Guppys; Procuro comida viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

pelo que parece esses são mesmo Atyaephyra desmaresti

As cores dos camarões não são muito relevantes para a sua classificação, o mais importante é o número de dentes no rostrum (pequeno corno que tem na parte frontal da cabeça) no caso dos Atyaephyra desmaresti têm 20 a 25 dentes pequenos e 5 a 8 dentes grandes na parte superior do rostrum...

 

Estes camarões vivem cerca de 18 meses

reproduzem-se desde Abril até Agosto, apenas uma vez por ano.

podem viver em água doce ou salobra.

e carregam até 1500 ovos que eclodem entre junho e setembro

 

não devem ser mantidos a temperaturas superiores a 25 graus.

 

abraço

Sérgio

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boma tar a contar os dentes é um bocado complicado :roll:

 

mas espero que sejam as Atyaephyra desmaresti como dizes tenho uma em que ja se vem os olhos nos ovos :(

 

obrigado tambem pela referencia a temperatura vou segui-la pois penso que foi temp a 27 que mos matou das outras vezes!

 

1500 ovos hihiiiiiiiiii tantos!

 

quanto a dar alguns ao pessoal é um bocado complicado dar pelo menos grandes numeros(e depois não posso dar a todos) visto que eles tambem não abundam(pelo menos a vista) e tenho de apanhar um a um os 16 que apanhei demoram mais ou menos uma hora a apanhar claro que se eles criarem já não terei problemas em distribuir os pequenos.

 

eu dou a localização mas é um bocado complicado darem com o local pois fica retirado da estrada principal na zona do rio acima de santarém antes de chegar a vale de figueira pela estrada do campo num dique de cimento que la existe que é onde está o pontão de pedra onde os apanho se alguem algum dia la quiser ir peça que eu faço um mapazinho(torna-se mais facil) a explicar ou se for preciso vou indicar onde é!.

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Warlock, desde já te peço desculpa, mas não vi a tua MSG a pedir para por foto dos meus camarões e infelizmente também não vai ser agora porque não tenho foto deles, mas posso te dizer que eles adaptam varias colorações e padrões, conforme a qualidade da água e tipo de meio que os rodeiam.

A tua opção de meteres uns camarões na rua vai ser a solução para a reprodução deles, mas eu penso que as larvas são suficientemente pequenas para serem filtradas pelas dafnias e acho que os camarões adultos também tratam da saúde a elas. Isto são deduções minhas, pois por muitos camarões ovados que tenha o numero de camarões pequenos que aparecem é muito reduzido, e estou a falar de um tanque com 200lt onde eu ponho as plantas que precisão de tratamento especial, tratamento esse que é dado pelos camarões.

Espero que consigas registar a sua reprodução em aquário.

Boa sorte e manda noticias.

Fiquem bem até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela resposta.

 

bom eu ja tenho larvas a nadar pelo meio das daphnias há dois dias(ainda bem que tinha mudado a agua um dia antes :) ) e não tenho visto uma redução de numeros pelo menos a olho nu espero que elas consigam arranjar comida pois as daphnias pelo menos tem conseguido e tambem são filtradores abocado até lhes dei algas vermelhas que tinha no frasco que ficou na rua tambem dou flocos dissolvidos em agua a ver se elas tem comer sufeciente ;(vou evitar dar fermento pois posso mata-las)!

 

e vi umas agarradas a eles.

 

no entanto elas estão a ficar cobertas com umas especie de polipos que tambem estão nos pais que os peixes comeriam normalmente mas como é obvio não posso la por os peixes só espero que elas tenham uma mudança de casca antes de mudarem de estado larvar para ficarem com menos polipos.

 

já agora alguem sabe quanto tempo demora até deixarem de ser "FREE SWIMING" nadadores livres e passarem a ser camarões em miniatura tive a ver para as cardinias e é 30 dias será o mesmo para estas ou se´r menos?

 

o aquario com elas (são os riscos fininhos para alem das daphnias)

Pic_5032_30.jpg

 

aqui ficam umas fotos das larvas(melhor não consigo).

Pic_5032_28.jpg

 

nesta ve-se +- os a especie de polipos a que me refiro

Pic_5032_29.jpg

 

mais uma

Pic_5032_31.jpg

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que elas tenham uma mudança de casca...  

 

... até deixarem de ser "FREE SWIMING" nadadores livres

 

Boas,

 

queria apenas deixar umas correcções:

 

Os camarões não têm casca. Chama-se exúvia!

E como curiosidade, eles só acasalm quando mudam de exúvia pois caso contrário a mesme impossibilita o acto :arrow:

 

a maior parte dos organismos aquáticos possuem fases do seu ciclo de vida na coluna da água. Chama-se a esta, fase planctónica por oposição à fase bentónica ou séssil consuante o caso.

 

Quanto aos camarões: existem várias espécies sendo que algumas passam todo o seu ciclo de vida na coluna de água. Ou seja, são considerados plancton toda a vida.

 

Abrasses

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais