O primeiro aquário - as primeiras dúvidas


Recommended Posts

Boa tarde,

 

Entrei neste mundo da aquariofilia há cerca de um mês. A primeira decisão foi entre escolher entre peixes de água fria e peixes de água quente, tendo optado por peixes de água fria.

Antes de comprar informei-me bastante pois não queria correr o risco de ao final de alguns dias morrerem todos. Faço tratamento para o cloro, faço trocas parciais da água. Tenho uma planta natural, a qual eles adoram comer nela. Adquiri esta semana outra uma vez que a outra já pouco restava dela.

 

Comprei um aquário de 14 litros, inicialmente comprei 2 cometas vermelhos e posteriormente aumentei a família.

Aqui ficam algumas fotos.

DSCF3360_zpsruqdidyb.jpg

 

DSCF3345_zps2zmjaqju.jpg

 

DSCF3320_zpsbb6oero8.jpg

 

 

DSCF3327_zpsp8ehqa0k.jpg

 

 

 

DSCF3339_zpsm3ysmaqy.jpg

 

 

Sempre quis ter um limpa vidros e assim que me informaram na loja que era compatível com os meus peixes, adquiri logo um. Só que infelizmente passado cerca de 15 dias acabou por morrer. Já comprei um novo e tem-se aguentado embora seja muito tímido.

 

O maior problema surgir estes dois dias, um dos cometas começou a ficar com pintas brancas por todo o corpo e parece que está a perder a cor. Já pesquisei um pouco e parece-me que é uma infecção bacteriana. Já o separei dos outros, e agora que me sugerem fazer? Não queria que os outros se contaminassem nem que este acabe por morrer.

Deixo algumas fotos do peixe doente.

 

DSCF33691_zpsrv8rhgas.jpg

 

 

DSCF33741_zps5s5lbcov.jpg

 

Espero que me possam ajudar, dar as umas dicas e opiniões.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dizes que te informas-te bem mas não fui o suficiente 14 litros de agua para esses peixes todos??? Faz uma simulação no Aqadvisor e vê o resultado :(

 

Em relação as pintas brancas parece Icito mas alguém mais experiente que diga...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Cátia,

 

bem vinda, não quero ser mau agouro mas tens uma combinação de fauna/equipamento bastante desequilibrada....

 

Um aquário de 14 litros com esse filtro daria na melhor das hipóteses para dois peixes de água fria, só o "limpa-fundos" que parece ser um plecostomus cresce até aos 40 cm e nem sequer é de água fria, quanto muito pode sobreviver em água fria, verifica: http://www.arcadenoe.pt/forum/viewtopic.php?t=52110

 

Essas plantas também não devem ter grande sorte nessas condições, o vaso onde são vendidas tem que ser retirado juntamente com o "algodão" que segura as raízes e a planta enterrada em substrato fértil, como não tens substrato fértil não vão vingar.

 

É preferível investires em plantas que não precisam de substrato fértil (tipo terra) como anúbias e fetos de java,

 

Para aquários dessa dimensão tens várias configurações possíveis, procura aqui no forum na secção NANO AQUA: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showforum=132

 

Começaste com o pé errado, em grande parte é responsabilidade do lojista que apenas se preocupou em vender, mas parece-me que também precisas de investigar um pouco mais....

 

Não leves a mal os comentários, são feitos com a melhor das intenções. Não desanimes, este hobby é fabuloso, tenta de novo com mais informação.

 

Tudo de bom!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelas sugestões e opiniões :)

 

Realmente na loja informaram-me de que a planta poderia ficar no vaso, pelos vistos não é bem assim... Já que vi que grande parte das informações que me transmitiram são erradas :(

 

Vou mesmo ter que remodelar totalmente o aquário! Mas antes disso informar-me muito melhor.

 

Mas antes disso gostaria mesmo de saber como combater esta doença, que pelo que já observei já está instalada nos outros peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Cátia,

 

quanto à doença não te posso ajudar, felizmente nunca tive que lidar com nenhuma. Pergunta aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showforum=26

 

Em relação à remodelação, se os peixes não se safarem considera a hipótese de recomeçar com peixes de água quente, são MUITO mais pequeno e tens muita variedade. Só precisas de um aquecedor.

 

O filtro pode ser trocado por um filtro de mochila :11275.jpg

 

Tanto o aquecedor como o filtro podes adquirir numa loja de chineses, não são de alta qualidade mas cumprem minimamente a função - com 20€ resolves a questão.

Editado por anaiv
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Cátia,

 

 

Vê no SeriouslyFish as características dos peixes que possuis, nomeadamente tamanho recomendado do aquário, temperatura da água, PH e alimentação.

Assim podes ver a compatibilidade entre eles a nível de ecossistema e até mesmo entre si.

 

Se vês que não consegues providenciar um habitat decente, mais vale vendê-los e apostar num aquário de água quente, a não ser que não tenhas possibilidades financeiras para tal. A despesa não é significativa se o aquário não for muito grande, mas cada um sabe da sua vida :)

 

Se fores para um de água quente, aconselho um mínimo de 54 a 70 litros.

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fui a uma loja e recomendaram realizar um tratamento com o produto Ictio Stop e aumentar a temperatura gradualmente até os 26-28ºC que deve ser mantida durante todo o tratamento.

Já adquiri um termostato e já iniciei o tratamento, vamos ver se eles se aguentam.

 

Posteriormente vou investir num aquário maior, vou primeiro terminar o tratamento. Talvez experimente peixes de agua quente.

 

Obrigada por todas as sugestões :)

Editado por Catia Venancio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Esha Exit tambem é muito bom para combater o ictio.
Se possível, devias isolar os peixes afetados, é uma doença contagiosa.

Já que compraste um termostato, podes sempre virar-te para agua quente. Os peixes são mais pequenos e com maior variedade.

Nem sempre as coisas correm bem no inicio mas tambem não é complicado manter um aquario sem problemas, por isso vai fazendo as coisas com paciencia. =)

 

Cumps

Carlos Alves

Sands

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Olha aproveita para mudares o arão,esse que tens e pintado,

mais tarde,ou mais cedo vais teres probelemas com ele,e fazeres

um aquário o mais natural,sem esses obejectos,que de natural

não tem nada.

Esta e a minha opinião.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloca seu telescópio em 5l de água com duas colheres de sal grosso já diluído. Deixa o peixe por 5 minutos no máximo e retorna para o aquário. Faz isso dia sim dia não. Umas 5 X. Esfrega os locais de pontos brancos de leve. E providenciar a troca do aquário. No mínimo 100l.

Editado por maxluizsilva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.