Iluminação/plantas (ajuda)


SSHAZE

Recommended Posts

Boa noite,

 

gostaria de saber se alguém mais entendido que eu na matéria me poderia ajudar.

Desde já deixo uma parte do setup do aquario, que poderão a ser necessários para responder às minhas questões. Se precisarem de mais alguma informação, digam sff.

 

* 360L brutos
*Substrato: JBL Manado

*Flora: Cabombas, anubias, echinodorus (nao me lembro da especie), hygrophila corymboa, rotala rotundifolia, musgo e acho que é tudo..

*CO2

*pH - 7

 

Então, o que se passa é o seguinte.

Comprei dois LEDs

LED.jpg

eu tinha pouca luz no aquário 2x30W lâmpadas T5, e resolvi trocar a pensar também na saúde das plantas. Mas eu acho que as plantas estão a reagir mal a esta mudança, pois parecem crescer mais, mas sem cor..

 

A minha questão era se deveria complementar com outro espectro, cor ou tipo de luz?

Não queria entrar no campo da fertilização que ainda tenho que estudar a matéria..

 

Desde já obrigado!

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

Qual é a temperatura da cor dos leds que compras-te? São os cool white ou os warm white?

 

Boas

 

meti a imagem dos leds que comprei e diz lá

 

obg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim eu reparei nisso. Mas na parte da temperatura da cor tem dois parametros: Cool White e Warm white. Os leds que compras-te ou têm uma ou outra temperatura.

Eu perguntei isto, porque por norma em aquários de água doce opta-se por escolher os Cool white, pois andam à volta dos 6000K.

 

Já agora, usas algum tipo de fertilização liquida? Ajuda sempre no desenvolvimento das plantas, mas nem sempre é necessária.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite,

 

peço desculpa nao tinha percebido a informação que procuravam. A temperatura destes LED sao Cool White, e não uso qualquer tipo de fertilização liquida.

 

obg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão é simples, tens Co2, aumentaste a iluminação e não estás a fornecer o "alimento" que falta, que é a fertilização, ou seja do trio de factores necessário ao desenvolvimento das plantas, só estás fornecer 2 equilibradamente(aparentemente co2 e luz), quando tinhas menos luz o alimento(macros e micros) disponíveis no aquário eram suficientes para o metabolismo que as plantas atingiam com a luz e co2 que fornecias, agora ao aumentares a luz, estás a permitir ás plantas uma metabolismo maior, mais rápido, pelo que o alimento disponível não é suficiente, e assim sendo as plantas estão a crescer com carências, a solução é aumentares o alimento disponível através da fertilização liquida.Começa devagar com pouco e com a evolução das plantas vês o que necessitas de adicionar.

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Envia-me o teu núm. de telemóvel que eu envio-te uma imagem onde são explicadas as diversas carências de acordo com o aspecto das folhas.

No entanto há que ter em atenção que há sintomas semelhantes para carências diferentes e que por vezes uma planta não consegue assimilar um determinado elemento devido à falta de outro. Tal como nós necessitamos de luz solar para processar a vitamina D.

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

a minha única questão neste caso é não saber que tipo de fertilização e quantidades, mas vou esperar que se habituem à luz e logo vejo se é necessário.

Já sei que se começar a fertilizar, vai haver um "boom" de algas, e não estou para isso! Ainda cá andam umas filamentosas, que vieram cá parar, sabe-se lá como.

Mas muito obrigado pela a ajuda. Se eu tiver mais alguma questão coloco.

 

Obrigado,

cumprimentos a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

a minha única questão neste caso é não saber que tipo de fertilização e quantidades, mas vou esperar que se habituem à luz e logo vejo se é necessário.

Já sei que se começar a fertilizar, vai haver um "boom" de algas, e não estou para isso! Ainda cá andam umas filamentosas, que vieram cá parar, sabe-se lá como.

Mas muito obrigado pela a ajuda. Se eu tiver mais alguma questão coloco.

 

Obrigado,

cumprimentos a todos.

 

Boas, enganas-te...

 

o boom de algas acontece qd ha desequilibrios, neste caso tens um, falta-te a fertilização.

 

Alem disso as plantas q tens, se nao fertilizares, vão acabar por definhar, alem de nao fertilizares, o Manado nao tem nutrientes, embora os peixes e a materia em decomposição produzam algum "alimento", nomeadamente nitratos e fosforo, acaba sempre por ser pouco, acabando por faltar os micro nutrientes necessarios...

 

Conselho: lê mais sobre as carencias das plantas, ha imensa informação na net, e começa a fertilizar, mas faz como TAZ diz, começa pouco a pouco, e vai vendo as melhorias.

 

Outra nota, se nao tiveres niveis sufucientes de nitratos no aquario, outra coisa q te pode aparecer, e este é bem pior q boom de algas, são cianobactérias, essas sim q dão dor de cabeças enormes, e so te livras delas com antibiótico...

Editado por vic_nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Boas, enganas-te...

 

o boom de algas acontece qd ha desequilibrios, neste caso tens um, falta-te a fertilização.

 

Alem disso as plantas q tens, se nao fertilizares, vão acabar por definhar, alem de nao fertilizares, o Manado nao tem nutrientes, embora os peixes e a materia em decomposição produzam algum "alimento", nomeadamente nitratos e fosforo, acaba sempre por ser pouco, acabando por faltar os micro nutrientes necessarios...

 

Conselho: lê mais sobre as carencias das plantas, ha imensa informação na net, e começa a fertilizar, mas faz como TAZ diz, começa pouco a pouco, e vai vendo as melhorias.

 

Outra nota, se nao tiveres niveis sufucientes de nitratos no aquario, outra coisa q te pode aparecer, e este é bem pior q boom de algas, são cianobactérias, essas sim q dão dor de cabeças enormes, e so te livras delas com antibiótico...

 

Muito obrigado pela a ajuda, vou averiguar qual o fertilizante mais indicado para mim, e depois dou noticias

 

obrigado a todos pela a ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais