duvida compatiblidade


Recommended Posts

Boa noite venho por este meio pedir ajuda para sobre a fauna para um novo aquário tpu a pensar em por um casal ou trio de Apistogrammas cacatuoides e gostaria de saber que mais posso por no aquário. As medidas são 79.7x30.7x50.

 

Obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sugeria um cardume de peixes lápis (por exemplo o Nannostomus beckfordi ou o marginatus), uns quantos otocinclus, e um cardume de 5 a 7 Corydoras.

 

O comportamento dos Apistogramma beneficia muito de haver peixes na coluna de água. Servem como garante instintivo de segurança e em alturas mais críticas como a reprodução ou estabelecimento de territórios, acabam por ajudar a "dividir o mal da agressividade por mais aldeias" poupando mais os peixes da mesma espécie. Os peixes lápis na minha opinião são melhores que muitos tetras por serem prededaores menos voltados para roubar alevins.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Nuno obrigado pela resposta. Em relação ao peixe lápis eu preferia os ditos néons aqueles azuis e vermelhos ou então o nariz bêbado mas estive a ler e eles tem como características os pH 6.8 a 7 achas que se aguentariam no pH dos apistrogramas que é mais de 7?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Bruno,

 

aguentam, mas infelizes.... porque não optas por Ramirezis que "gostam" de Ph entre 5.5 e 6.5, assim ficas com um leque muito maior de peixes para "combinar".

 

Eu sei que os ram não são tão espectaculares como os apistos, mas conseguem colar qualquer pessoa ao aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva anaiv sabes no inicio estava indeciso entre esses dois mas quando comecei a conhecer melhor os apistogrammas fiquei vidrado neles agora custa muito recuar porque ja tinha tomado a decisão mais difícil. Para combinar com os apistogrammas que opções tenho? mesmo que poucas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesses valores de Ph não te posso ajudar, o meu tanque anda nos 6,5 e é sobre esses peixes que me tenho debruçado.

 

Não querendo fazer publicidade a outra plataforma: http://www.aquaflux.com.br/peixes_dulcicolas.php?pageNum_peixe_doce=0aqui encontras tudo muito organizado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu ponto de vista essa diferença de pH, se realmente a existe, é mínima. Um valor entre os 6,5 é perfeitamente aceitável para as duas espécies, sendo que preferem aguas ligeiramente acidas e sem querer ofender suscetibilidades, os peixes não vão andar tristes e apáticos.
Provavelmente importa mais a qualidade da agua em termos de filtragem do que o pH elevado à "preciosidade".
São duas espécies sul americanas, provavelmente coabitam em muitos sítios da bacia amazónica, perfeitamente compatíveis.
Na minha opinião, não tinha problema nenhum em juntar as duas espécies.

 

Cumps

Carlos Alves

Sands

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

antes de mais não vejo problema nenhum em colocar um ponto de vista diferente, a ideia deste fórum é partilhar experiências e discutir ideias..... por isso podem ferir à vontade ;) Eu compreendo o cuidado do Sands, por vezes há picardias desnecessárias causadas por diferenças de opinião, comigo não vão ter esse problema.

 

Por acaso entretanto investiguei um pouco mais sobre apistos - espécie que não mantenho e conheço mal - e verifiquei que realmente o Ph desejado é tipicamente amazónico.

 

Em relação a colocar peixes de Ph completamente distinto, pessoalmente evito. Claro que os bichos não andam a chorar pelos cantos, mas devem sentir algum desconforto - temos que abrir um inquérito ;)

 

Saúde e boas discussões construtivas para todos, abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui por exemplo fala em 6.5:

 

http://www.aquahobby.com/gallery/b_Apistogramma_cacatuoides.php

 

Aqui refere <7

 

http://www.ciclideos.com/apistogramma-cacatuoides-f58.html

 

Este site de referencia indica entre 5 e 6

 

http://www.seriouslyfish.com/species/apistogramma-cacatuoides/

 

Por acaso tinha a ideia que gostavam de navegar em Ph 8 ou superior.... vivendo e aprendendo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.