[FICHA] Metriaclima sp. Msobo “Magunga Reef”


Recommended Posts

Nome da Espécie:

Metriaclima sp. Msobo “Magunga Reef”

Macho:

500L.21.05.05.05.jpg

500L.21.05.05.03.jpg

Fêmea:

500L.21.05.05.04.jpg

500L.21.05.05.02.jpg

Sinónimos:

Pseudotropheus Msobo Magunga, Pseudotropheus sp. "Deep Tanzania", Pseudotropheus sp. "Deep orange", Pseudotropheus "Magunga Red".

Origem:

Lago Malawi.

Habitat:

Este magnífico ciclídeo encontra-se na costa nordeste do lago, na Tanzânia.

Vive no habitat intermédio entre 5 e 10 metros de profundidade nas zonas rochosas. O macho é territorial defendendo uma cavidade entre as rochas. As fêmeas e os jovens, por seu lado, vivem solitários ou em pequenos grupos.

Tamanho :

Tanto o macho como a fêmea poderão atingir uns 10 cm, no entanto a fêmea tem tendência a ficar um pouco mais pequena que o macho com a mesma idade.

Coloração:

Os machos têm a sua cor principal à base de preto muito brilhante, parecendo veludo, com bastantes pigmentos azuis-escuros e alguns claros. Quanto mais nos aproximamos do Norte do Lago (Magunga a Manda) mais pigmentos azuis tem o macho. As fêmeas tem uma coloração que vai desde o amarelo ao laranja vivo.

Água:

Temperatura:

24 a 28 ºC; Ph: 7.5 a 8.5.

Alimentação:

É um comedor de algas (Aufwuchs) que arranca das rochas e de plâncton em plena água, em aquário poderá ser alimentado com uma receita à base de espinafres, camarões, mexilhões, ervilhas e spirulina, como também com flocos secos, granulados, pastilhas, cyclopes, dáfnias, etc….

Reprodução:

São incubadores bocais, depois do conhecido acasalamento (ritual) em T, a fêmea incuba os seus ovos durante 3 semanas. Explicando melhor: a fêmea põe os seus ovos numa cavidade rochosa ou um buraco feito no solo, o macho fertiliza-os e seguidamente a fêmea insere-os na sua boca muito rápido, tão rápido que por vezes o macho não tem tempo de os fecundar. Ao contrário de outros M’bunas a fêmea é uma boa mãe, já se tem visto que a fêmea apanha os filhotes na sua boca mal sente qualquer ameaça.

Comportamento:

É agressivo e territorial como a maior parte dos seus conterrâneos, convém ter só um macho no aquário que deverá ter um volume de pelo menos 150L e com muitas rochas.

Podemos colocar no aquário só um casal no entanto colocando várias fêmeas conseguimos um aspecto mais colorido. O macho está sempre em movimento, mas não é muito agressivo desde que mantido com outros m’bunas. A fêmea é calma. É um casal de grande beleza com cores muito vivas.

Aquário onde os mantenho juntamente com outros m'bunas

500L.21.05.05.01.jpg

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais alguma informação relativa a esta espécie e às duas restantes que formam o chamado "trio msobo":

 

Em Likoma Island várias espécies parecidas com os Ps. Zebra vivem no habitat intermédio, e ao que parece esta ilha abriga algumas espécies das mais antigas, das quais algumas ocupam uma área muito limitada. Uma destas espécies, Metriaclima sp. “Membe Deep”, é de pequeno tamanho, os machos possuem uma cor pouco comum e as fêmeas são amarelas escuras. A sua distribuição é limitada à costa nordeste de Likoma Island, entre Membe Point e Maingano, onde se encontra num habitat intermédio em profundidades compreendidas entre 15 e 30 metros. Os machos desta lindíssima espécie alimentam-se essencialmente de algas, mais conhecidas por aufwuchs enquanto as fêmeas alimentam-se também de plâncton. Como os machos Pseudotropheus sp. “Polit” de Lion’s Cove, podem rapidamente mudar a sua cor negra e azul claro para um cinza azulado esbatido.

Ainda que o “Membe Deep” seja uma espécie muito atraente, nunca foi exportado. Há provavelmente duas razões para tal acontecer: a baixa densidade populacional como a profundidade a esta espécie vive.

Uma espécie muito parecida com a anterior, exportada das margens tanzanianas do lago no início dos anos 90, foi acolhida com muito entusiasmo pelos aquariófilos. A espécie em questão, Metriaclima sp. “Msobo”, habita a norte e a sul da ribeira Ruhuhu. O ponto mais setentrional do seu habitat é Cape Kaiser sendo encontrado também com alguma frequência em Ngwazi e abundante em “Magunga Reef”. Podemos encontrá-lo também Manda, Pombo Reef e Lundu. As fêmeas de todas as populações têm uma cor amarelo vivo quase laranjada em alguns casos. A cor dos machos varia conforme o local onde são encontrados, mas geralmente são azuis-escuros com bandas irregulares azuis claras e com manchas ao longo da base da barbatana dorsal e da metade superior do corpo. Difere do “Membe Deep” pela sua preferência de habitat: este último prefere um meio rico em sedimentos em águas profundas, o “Msobo” vive nas regiões superiores (menos profundas), em “Magunga Reef” chega a encontra-se mesmo em biótopo rochoso.

O padrão de coloração de certos machos sugere que os elementos de base pudessem ser duas bandas horizontais em vez das barras verticais, neste caso deveríamos prever uma relação com os membros da espécie Melanochromis. No entanto, a técnica alimentar que utilizam para recolher as algas sobre as rochas é equivalente à dos ciclídeos do tipo Metriaclima Zebra. Os lábios são encostados com muita pressão ao substrato e as algas arrancadas dos rochedos. Enquanto os Melanochromis arrancam as algas como que se de uma pinça se tratasse, não há conhecimento destes arrancarem as algas como os Zebra, ou seja, por pressão e arrasto.

A terceira espécie, que completa este trio, é encontrada entre Njambe e Lundo Island. Os machos desta espécie, Metriaclima sp. “Msobo Heteropictus”, têm um desenho variável das barras pretas muito próximas sobre o corpo azul claro. As fêmeas são bege com as barbatanas amarelas na maior parte das populações, no entanto em certas zonas como em “Lundo Island”, são revestidas de um amarelo vivo. As margens entre Lundo e Njambe são areosas e isto poderá impedir a dispersão dos Msobo e dos Msobo Heteropictus, porque não se encontra uma forma (variação) intermédia.

Estas três espécies “Msobo” são provavelmente parentes próximos de outras espécies habitantes de zonas intermédias do lago, no entanto devido a características específicas deste grupo “Msobo” não foram incluídas noutros grupos de espécies já identificados.

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
This topic is now closed to further replies.