1º aquário (low tech)


Recommended Posts

Ora muito boa noite,

 

O meu nome é Tiago Rodrigues e este é o meu primeiro projeto na aquariofilia. Dado que o dinheiro não abunda, trata-se de um low tech. Consegui um excelente negócio com um camarada, cerca de 40€ praticamente tudo o que vou mencionar (móvel incluído). Tenho lido muito, aqui no fórum mas não só e considero este mundo fascinante. É deveras importante tentarmos documentar-nos o máximo possível. Partilho com voçês o meu projeto e estou aberto a críticas, sugestões e claro, muita ajuda.

 

O objetivo é fazer o género de um comunitário mas ao mesmo tempo um biótipo, ou seja, tanto flora como fauna - Continente Americano. O projeto ainda não tem nome.

 

Dados:

· aquário: aquatlantis com 80x30x40 (comprimento x largura x altura) = 96 litros;

· iluminação: Uma lâmpada power glo com 18000k e 18 w. A lâmpada é nova mas de certeza insuficiente. Como vão ver o aquário é fechado, queria abri-lo futuramente. A lâmpada aconselhada pelo dono da aquaplante Lisboa;

· Aquecimento: Termostáto da aquaone de 100w também novo;

· Filtragem: Biobox 2 com cerâmica, esponja e lã branca. Optei por retirar o carvão de pois de muita leitura. Claro que o objetivo de futuro é também passar para filtragem externa. Mais uma vez os € não dão para tudo; A bomba é uma easyflux 600 da aquatlantis que tem um débito de cerca de 650 lts/h;

· Substrato: Utilizei substrato fértil da JBL (Aqua basis plus) mais um areão de rio com cerca de 2/3mm;

Aquascaping:

· um tronco que já vinha com o aquário mais um redmoor que adquiri em loja;

· plantas:

  1. 2 pés de Alternanthera reineckii pink na parte de trás;
  2. agarrado a um dos troncos, um pé de microsorum pteropus Windelov;
  3. na parte da frente, uns pés de staurogyne repens.

· peixes:

Ainda não tenho pois encontra-se na 3ª semana de ciclo. Queria algo como tetras cardinais, rasoras, bebados e eventualmete guppies e red cherries.

 

Neste momento os valore são os seguintes:

  • ph: 7.6 (está assim desde o primeiro dia o que me preocupa muito devido à fauna que quero colocar. Ontem procedi à primeira TPA de cerca de 15% com água engarrafada.
  • KH: 12dKH;
  • Nitritos:0.3
  • amonia: 0.

O objetivo é utilizar futuras podas para ter um aquário plantado "low-tech" mas bonito e saudável.

 

Para já os meus grandes problemas são as plantas, pricipalmente as staurogyne repens que me parecem estar a morrer apesar dos meus esforços (fertilização líquida conforme instruções mais flora plus também conforme instruções e pastilhas de Co2 SERA tab). O outro problema prende-se com o Ph que está muito alto para os peixes que quero manter. Vou postar alguma fotos e esperar pelo vosso feedback.

 

 

Um abraço

 

DSCN1231_zpsjtefb5tb.jpg

 

DSCN1230_zpsdjr0zlbo.jpg

 

DSCN1229_zpszcd9lagg.jpg

 

DSCN1228_zpswbml2ozh.jpg

 

DSCN1227_zps1n9ur6td.jpg

 

DSCN1226_zpshlagh6x1.jpg

 

DSCN1225_zpsmifel7tn.jpg

 

DSCN1223_zps51pds1xw.jpg

 

DSCN1222_zpsabiv066m.jpg

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Esta área tem menos visitantes, devias ter colocado nos primeiros passos...

 

Quanto às plantas, as vermelhas normalmente são mais exigentes em luz e CO2, e todas elas necessitam de algum tempo para se adaptarem. Tenho várias espécies sem fertilização, sem CO2 e com iluminação considerada fraca, estão bonitas mas já tem 5 meses no tanque.

 

Quanto ao PH, a tendência é para baixar, principalmente porque tens plantas e troncos, desde que o areão não seja da praia.... Não te metas em químicos para regular o PH, aguenta mais um tempo, isso vai ao sítio.

 

Um dos substratos parece sílica, e o outro, o que é?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite anaiv,

 

Obrigado pelos comentários. Em relação ao layout, qual a opinião? Sei que é um pouco básico mas também é o meu primeiro.

O branco, de facto, é silica. O segundo é areão de rio comprado na aquaplante em Benfica. Gosto muito deste hobby mas, como qualquer outro, para termos tudo como queríamos, teríamos de gastar muito dinheiro, o que para já não abunda. E o seu aquário?

 

Nesta próxima terça em princípio tenho o ciclo completo e queria começar a por os Vou começar pelos red cheries e queria um cardumezito.

 

Em relação às plantas, que plantas tem, quais os cuidados (luz, substarto, fertilização)? Em princípio estou a pensar tirar a minha tampa e colocar uma calha com uma iluminação como deve de ser e trocar a biobox por um filtro externo. Para além de feio, ocupa muito espaço e é chato de limpar. Enfim, se o dinheiro não fosse problema.

 

Um abraço. Aguardo novos comentários.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Rui,

 

o layout está harmonioso, não gosto muito da ânfora porque não é natural, mas o importante é que tu gostes.

 

Uma vez que o ciclo está a terminar e o Ph ainda está um bocado alto, é preciso confirmar se não há nenhum elemento a interferir. Não será o substrato, nem a ânfora e muito menos o tronco, resta confirmar se a pedra que está a "afundar" o tronco tem as propriedades certas....

 

Quanto a plantas, não uso fertilização nem co2 e a iluminação é do género da tua, claro que as plantas não estão resplandecentes, algumas têm as folhas esburacadas, mas o aspecto geral é muito agradável. Se não queres investir muito procura plantas de baixa manutenção, há muita planta bonita que se aguenta em lowtec - podes ver as que tenho http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=236614&page=2

 

Também tenho substrato de baixo do areão, mas ultimamente deixei de enterrar as plantas e passei a usar vasos apenas com substrato fértil. Os resultados estão a começar a aparecer, as plantas em vaso estão com muito melhor aspecto do que as restante. Claro que é preciso esconder os vasos, se não parece uma varanda ;)

 

Na terça-feira pondera comprar apenas um peixe, se alguma coisa correr mal doí menos. Eu comecei por um otto e passado uma semana um cardume de coridoras (4/5) - para mim são essenciais, dão vida ao fundo do aquário e ajudam na manutenção porque estão constantemente a remexer o substrato - atenção, não comem lixo, apenas restos de comida.

 

Depois de introduzires os primeiros peixes vais verificar uma subida do Ph causada pelos dejectos e restos de comida. Introduzir mais umas plantas também seria uma grande ajuda.

 

O sistema de filtragem é que devia ser realmente revisto, essas biobox normalmente não são muito eficazes e são realmente chatas de limpar. Não é necessário retirar a tampa, recentemente vi um post de outro user com uma adaptação espectacular, fez uns cortes na parte de trás da tampa para passar os tubos e ficou muito bom, vou ver se encontro para te mostrar.

 

No geral acho que estás no bom caminho, com paciência e muita pesquisa consegues um belo aquário sem gastar muito $$$. Podes ver a evolução do meu, comecei há 6 meses e a diferença é enorme, no início tinha apenas 2 ou 3 plantas raquíticas e um layout elementar. Neste momento não é nenhum tanque para levar a concurso mas dá-me muito prazer e trabalho. As plantas novas são podas das originais.

 

Boa sorte com a tua montagem, mesmo que não tenhas grande retorno vai mantendo o tópico actualizado. Eu raramente recebo comentários mas mesmo assim actualizo, passado algum tempo é muito interessante ver a evolução.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Anaiv,

 

Tenho andado com muito trabalho pelo que ainda não vi cá antes.

 

Ontem, dei por terminado o ciclo do azoto, o ciclo iniciou no dia 07 de Abril e ontem já tinha os parâmetros a 0. Contudo, o Ph continua nos 7.6. Ontem também entraram os primeiros habitantes, 12 red cherries e coloquei mais umas pedras pequenas. Tenho que postar fotos. Em princípio, hoje vou completar a equipa de limpeza.

 

Por incrível que pareça, as planras de cor que tenho são as que se estão a desenvolver melhor. As storygens repens, continuam muito fraquinhas com muita pena minha. Tenho andado a estudar a possibilidade de destapar o aquário e colocar um sistema de iluminação tipo calha e com mais força. Ando também a namorar uns filtros externos para substituir aquela horrível biobox.

 

Hostei muito da evolução do teu aquário. Tem um aspecto muito bonito e saudável.

 

No meu o que me preocupa é mesmo o Ph e as plantas.

 

Vou tratar de colocar umas fotos com os novos inquilinos em breve.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Tiago,

 

O valor de PH é normal para um aquário que está a arrancar, em breve vai estabilizar... As plantas, há umas que se dão melhor connosco do que outras, eu tive que desistir de uma que não se adaptou ao meu tanque

 

O filtro externo é sem dúvida uma boa aposta, não só pela estética mas principalmente pela qualidade de água. Se avançares com a compra não retires logo a biobox, mantém ambos em funcionamento durante umas duas semanas para garantir a presença das bactérias.

 

Parece que há boas oportunidades nos usados aqui no fórum, pessoalmente nunca comprei nenhum equipamento apenas camarões e correu muito bem.

 

Arranja lá tempo para postar uma fotos... Abraço

Editado por anaiv
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Anaiv,

 

Hoje, pelo menos um camarão morreu. Mas pronto. Entretanto já adquiri 4 Helenas (AKA camarões assassínos) para a equipa de limpeza. Também comprei os primeiros peixes. Um pequeno cardume de 6 tetra cardinais. Vamos ver como se saem. Vou tentar amanhã documentar com fotos este upgrade do tanque.

 

Em relação ao filtro, tenho de facto andado a a ver aqui nos classificados. Em relação à luz, estou a pensar nesta calha:

 

http://www.ecoarium.pt/calha-led-beamswork-hi-lumen/

ou

http://www.areanimal.com/pt/led/893-beamswork-hi-lumen-v2-60-80cm.html

 

 

Qual a sua opinião?

 

E o seu aquário, como está?

 

Vou ver se amanhã consigo postar as tais fotos .

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Tiago,

 

não te posso ajudar com a escolha das calhas, estou a usar a iluminação base do aquário e para já parece suficiente.

 

Eu sei que já sou um bocado cota, mas neste espaço, que uso para relaxar, prefiro um tratamento mais informal - se concordares, claro.

 

As Helenas são caracóis, certo?

helena.jpg

Se for o caso vão ajudar a controlar possíveis pragas de caracóis porque são carnívoras. Tenho 3 e gosto muito delas, parecem abelhas submarinas.

 

Essas fotos é que nunca mais chegam... ;)

 

Abraço

Editado por anaiv
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Anaiv,

 

Sim, claro, concordo plenamente no uso de um tratamento mais informal =)

Em relação às Helenas, sim, são mesmo estes caracóis que postaste. Tenho 4 e também gosto bastantes. Já começaram a eliminar uns caracóis que por aqui aparecerem. Como já tinha dito, a equipa de limpeza completa-se com quase 30 red cheries. Também gosto muito deles. Em relação a peixes, esta semana acrescentei os primeiros 6 tetra cardinais. O objetivo é ter um cardume com cerca de 20. Depois mais dois cardumes, um de bêbados e outro de rasboras arlequins. Para terminar estava a pensar num peixe de destaque. Pensei num casal de colisas ou então de ramirezis mas já estive a informar-me e, formando casal podem tornar-se agressivos. Bom, agora as fotos. Desculpem a qualidademas ainda não trouxe a máquina a "sério" =)

 

Os tetra:

 

IMG_20150506_225346_zpswe7vgw4y.jpg

 

IMG_20150506_225202_zpsybewftsk.jpg

 

IMG_20150506_225133_zpsw7mxidxt.jpg

 

Os camarões:

 

IMG_20150506_225054_zpsjltcftc1.jpg

 

Uma das Helenas:

 

IMG_20150506_225223_zpskjlc4iyl.jpg

 

E o panorama geral com mais umas pedras e com as "pink" um pouco maiores.

 

IMG_20150506_225328_zpsey3zc3gb.jpg

 

Estou a espera de arranjar umas tesouras e pinças para as puder podar.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Viva Tiago,

 

tenho mais ou menos a combinação de peixes que sugeres, 10 neon, 20 bêbedos, 8 corydoras e um casal de ramirezis. Os ramirezi são muito territoriais mas não são agressivos, às vezes dão um "chega para lá" sem resultados nefastos.

 

Em relação às colisas não faço ideia, nunca aprofundei a espécie.

 

As arlequim desaconselharam-me a colocar com esta combinação de peixes, além de debicarem as plantas são muito rápidas a chegar ao alimento e os outros ficam a ver navios. Foi o que me venderam, não testei.

 

Mais uma questão em relação aos ram, é importante serem introduzidos em aquários bem maturados, os meus entraram no quinto mês e adaptaram-se lindamente.

 

Fico à espera de novidades, abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, já te respondi no outro topico.

E agora que vi o aqua e as plantas mantenho a primeira opção mas vejo que já tens substrato fértil.

Caso tenhas substrato fértil por baixo dessa areia fina, digo-te por experiência que vai se vai misturar.

Que pedras são essas? O solo pode ser inerte e essas pedras?

Arranja musgo, não é uma coisa milagrosa mas quase.

Colocas os camarões e eles morrem, mas tens peixes que vão comer os pequenotes.

Falas das helenas assassinas de camarões, se os camarões estiverem mortos acredito que elas aproveitem o petisco, caso contrario elas não fazem grande coisa.

As helenas são búzios se não me engano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas Anaiv,

 

Novidades? Algumas, sim. Tenho neste momento já 15 cardinais que se estão a aguentar muito bem. Fiz umas podas ereplantações e pouco mais. Estou à espera de para comprar uma calha, um filtro externo e um kit CO2 como deve ser.

 

Entretanto tenho um tópico nos NANO pois estou na fase de montagem de um. Encontrei um aquário na casa da minha sogra e pronto. Estou a trabalhar nesse com muita calma. Vai serpara camarões. Passa lá para dar uma vista de olhos. "Novo nano para camarões". E o teu aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.