Scape no more!


Tozé Nunes

Recommended Posts

Boas malta apaixonada por este hobby que nos arruina :) Hoje trago-vos finalmente a minha ultima perdição em forma de vidro. Quem é meu amigo no facebook já há muito que vem acompanhando os passos sobre esta montagem. Para aqueles que não tem acompanhado deixo de seguida uma pequena descrição.

 

large.scapenomore1_zpsbbcku1p9.jpg

 

A malta foi procurar pedras à beira-mar e veio de lá carregada de calhaus e alguns troncos dos quais encontrei um que não cabia em nenhum dos meus aquários ! :P Tentei que a minha esposa e rebento aceitassem as minhas ideias de deixarmos de usar a banheira para tomar banho :P

 

large.scapenomore2_zpsovg1igoh.jpg

 

Após várias discussões, conversas :P foi decidido que o tronco ficava mesmo bem na varanda!

Até que, na véspera de natal, 4 duendes :mrgreen: me bateram à porta com um aquário um bocadinho maior do que os que cá tinha e pasme-se ... cabia lá dentro o tronco!

 

large.scapenomore3_zpss2jbdh39.jpg

 

Ora este pequeno monstro :P trouxe consigo outras nece$$idades que me impediram de logo avançar com a montagem.

A saber a necessidade de arranjar uma estrutura que suportasse o peso, iluminação, aquecimento, injecção de co2, substratos, plantas, etc, etc.

Aos poucos fui conseguindo colmatar essas falhas, quer puxando das notas mas também com as ofertas generosas quer de tempo quer em mão de obra quer em géneros da parte de amigos.

E eis que finalmente consegui colocar o tal tronco dentro de 5 vidros. Após exaustiva tentativa e erro decidi, apesar dos diversos conselhos contra :P , a dispor o hardscape da seguinte forma:

 

large.scapenomore4_zpslufp5o5h.jpg

 

 

 

Mais tarde se assim o desejarem coloco mais fotos já plantado ;)

 

Setup: Scape no More

 

Aquário: 90x45x45= 180 lts brutos. Vidro 8mm, feito na Vidromoldura :thumbup3:

Móvel: estrutura em ferro e tampo madeira laminado

Iluminação: Calha leds "miravent" :)4x6w - 2000 lumens 8x6w 4000 lumens

Filtragem: 2x Eheim 2213 (para já só um a funcionar), pequeno filtro interno para aumentar a circulação de agua. com lily pipes e uma bomba eheim para aumento da circulação.

Aquecimento: Jager 200w

Co2: extintor com 2 vias, uma através reactor aquagrow 500 e outro por difusor cerâmica.

 

Fertilização: EI +/- ;) Macros ( Kno3 + KH2PO4) e micros adicionados automaticamente com Bubble Magus BM-T01 de 3 vias

Hardscape: - Tronco e pedras :P e 15 L Aquasoil Amazonia e 5 L de pedra pomes

Fauna: cardume de Tanichthys Albonubes, casal de ancistros e outros... :)

 

Flora: Rotala “Colorata”, Bolbitis heuledotti, Microsorum pteropus, Hygrophila Pinnatifida, Heteranthera Zosterifolia, Ludwigia palustris sp super red, Cryptocoryne wendtii brown, Alternanthera reineckii 'Mini', Staurogyne repens, Cryptocoyne parva, Cryptocoryne Petchii “Pink”, Echinodorus tenelus green, Micranthemum "Monte Carlo", Staurogyne 'Porto Velho', Marsileia hirsuta, Monosolenium tenerum, Riccardia chamedryfolia, Blyxa japonica, Eleocharis acicularis 'mini'

 

Parâmetros da água:

pH = 6 6,5
Dureza Carbonatos (KH) = 2 5
Dureza Total (GH) = 3 5
Amónia (NH3) = N/A
Nitritos (NO2) = N/A
Nitratos (NO3) = N/A
Temperatura = 25º

 

 

Finalmente quero deixar o meu muito obrigado em especial aos duendes Claire, Hugo Santos, Nuno Matos e Tiago Miravent mas também ao Pedro Vicente e a Vera Santos, a todos aqueles que pelo facebook foram apoiando (ou não :P ) e um muito especial à minha mulher e filho por me aturarem nestes devaneios.

 

Espero que gostem!

 

Actualizado em 24 de Junho de 2016

Editado por Tozé Nunes
edição links imagens
  • Votar + 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É assim uma montagem à Tozé!

Estou curioso para ver como evolui. Algumas plantas talvez tenham que sair, com o tempo logo vês!

 

Aqui fica um bom exemplo das virtudes da aquariofilia. Com pequenas ajudas, teimosia e sobretudo divertimento se consegue uma boa montagem!

Que seja a primeira de muitas montagens neste tanque!

 

ScapeNoMore, uma montagem para acompanhar,

abraço

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha já tem direito a tópico e tudo :rolleyes:

 

Tozé apesar de achar que conseguias melhor com o material que tinhas, vou aqui dizer-te que até gosto da montagem e certamente vou acompanhar hehehehe

 

Mas como gosto de ser do contra, ainda vais a tempo de cortar esse tronco :tongue:

 

Abracito

  • Votar + 3

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha já tem direito a tópico e tudo :rolleyes:

 

Tozé apesar de achar que conseguias melhor com o material que tinhas, vou aqui dizer-te que até gosto da montagem e certamente vou acompanhar hehehehe

 

Mas como gosto de ser do contra, ainda vais a tempo de cortar esse tronco :tongue:

 

Abracito

Boas

 

Optimo layout, se podia estar melhor ou não não sei!

Não sei que outros materiais terias disponiveis, mas em relação ao cortar o tronco acho que não é necessário, tem um aspecto brutal!

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

António,

 

Está excelente. Espero que consigas manter o tronco á vista :)

Só duas coisas: Bolbitis e HZ neste layout? :)

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei bastante! Esse tronco tem um ar imponente!

 

Apesar das dimensões, parece-me que escolheste plantas a mais...mas só vendo! :P Fiquei ainda com a sensação que, apesar da maior parte das plantas serem "easy", a iluminação não é pouca?

 

Cadê as fotos dele plantado? Cadê? Cadê?

Editado por João Marujo

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também fiquei com a mesma impressão do joão, com apenas 2000 lumens consegues? No meu de 50cm 2000 lumens não foram suficientes tive de adicionar uma pll. Como tinha dito no Facebook o Layout está fantástico, venham as fotos, já plantado! :):drool3::dance::thumbup3:

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 28/04/2015 at 00:52, Nuno M. disse:

Nuno M., on 27 Apr 2015 - 11:52 PM, said:

Tozé apesar de achar que conseguias melhor com o material que tinhas, vou aqui dizer-te que até gosto da montagem e certamente vou acompanhar hehehehe

Mas como gosto de ser do contra, ainda vais a tempo de cortar esse tronco :tongue:

On 28/04/2015 at 17:49, Hugo Santos disse:

Hugo Santos, on 28 Apr 2015 - 4:49 PM, said:

limmat-c-47-63.jpg"Uncuted log" By Tózé!

Num aquário perto de si!

On 28/04/2015 at 00:44, tmiravent disse:

tmiravent, on 27 Apr 2015 - 11:44 PM, said:

Aqui fica um bom exemplo das virtudes da aquariofilia. Com pequenas ajudas, teimosia e sobretudo divertimento se consegue uma boa montagem!

Isto é só um pequeno exemplo daquilo que tive que aturar :P na protecção à natureza. Estes meus amigos duendes biggrin.png' alt=':biggn:'> são uns chatos do caraças.

Felizmente resisti (outros chamam "teimosia" :) e folgo em saber que há quem me entenda :)

On 28/04/2015 at 08:39, Ric.Gomes disse:

Ric.Gomes, on 28 Apr 2015 - 07:39 AM, said:

Não sei que outros materiais terias disponiveis, mas em relação ao cortar o tronco acho que não é necessário, tem um aspecto brutal!

On 28/04/2015 at 16:55, João Marujo disse:

João Marujo, on 28 Apr 2015 - 3:55 PM, said:

Esse tronco tem um ar imponente!

On 28/04/2015 at 09:38, Pedro Rosa disse:

Pedro Rosa, on 28 Apr 2015 - 08:38 AM, said:

Espero que consigas manter o tronco á vista :)

Também eu Pedro :P Isso vai depender muito da tesoura e como sabes tenho uma certa "aversão" ao seu uso biggrin.png' alt=':biggn:'>

Enquanto as plantas não tomam conta disto deixo-vos pormenores do hardscape a jeito de teasers :P

large.scapenomore5_zps3ppbep6b.jpglarge.scapenomore6_zpshjiyrn96.jpglarge.scapenomore7_zpsdl3hituj.jpglarge.scapenomore8_zpsj1kmtvf5.jpglarge.scapenomore9_zpsxxrl5wbf.jpg

On 28/04/2015 at 09:38, Pedro Rosa disse:

Pedro Rosa, on 28 Apr 2015 - 08:38 AM, said:

Só duas coisas: Bolbitis e HZ neste layout? :)

Sim, as bolbitis são uma aposta minha, já as mantenho há muito tempo e gosto imenso do seu verde escuro e formato das folhas. Já a HZ tenho imensas dúvidas se a vou manter no futuro e no sítio onde se encontra agora. mas como sé de crescimento rápido para já vou a manter para ajudar na absorção dos nutrientes.

On 28/04/2015 at 16:55, João Marujo disse:

João Marujo, on 28 Apr 2015 - 3:55 PM, said:

Apesar das dimensões, parece-me que escolheste plantas a mais...mas só vendo! :P

Como disse o Tiago, haverá plantas que podem sair, vou esperar pelo desenvolvimento delas para depois seleccionar o que manter e o que sai. E outras podem ainda vir a ocupar espaço lá dentro. :smile2: Ainda estou à espera que certo casal se dignifique a vir visitar-me e já agora prender um pouco de musgos aos ramos :default_bleh:

On 28/04/2015 at 16:55, João Marujo disse:

João Marujo, on 28 Apr 2015 - 3:55 PM, said:

Fiquei ainda com a sensação que, apesar da maior parte das plantas serem "easy", a iluminação não é pouca?

On 28/04/2015 at 17:52, Rodrigo Isaac disse:

Rodrigo Isaac, on 28 Apr 2015 - 4:52 PM, said:

Também fiquei com a mesma impressão do joão, com apenas 2000 lumens consegues? No meu de 50cm 2000 lumens não foram suficientes tive de adicionar uma pll.

É a primeira vez que uso leds, estes tem luz a rodo no entanto desde o inicio que achei que uma segunda calha fazia sentido devido à largura do aquário (45 cms) e para tal já há algum material de parte à espera de outro perfil igual. Mas para arranque do aquário o melhor é começar com menos luz. A ver vamos como corre... Para já adorei o trabalho excelente do Tiago. :thumbup3:

Acho que está tudo dito, penso não me ter esquecido de nada :twisted: .

Editado por Tozé Nunes
edição links imagens
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 29/04/2015 at 08:19, João Ferreira disse:

Em que zona do pais recolheste o material?

Na zona centro litoral oeste biggrin.png' alt=':biggn:'>

On 29/04/2015 at 08:19, João Ferreira disse:

Como sabes se os troncos são próprios para aquariofilia?

Não sei, arrisquei! Mas o tronco estava seco e não aparenta ser resinoso. A ver vamos como se vai comportar.

Deixo-vos umas fotos durante as tpa e a cores! :tongue:

large.IMG_7701_zpsshesziqx.jpglarge.IMG_7700_zps9s94pf0a.jpglarge.IMG_7706_zpsn75dwyun.jpg

Amanhã coloco uma panorâmica :)

Editado por Tozé Nunes
edição links imagens
  • Gosto 1
  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calma Luís :) estava a meio de uma TPA, quando acabou já era muito tarde para ficar ainda a tratar a imagem. Hoje quando chegar a casa coloco. Mas não tenham grandes expectativas para depois não sofrerem desilusões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora o prometido é de vidro :P

Eis o aquário plantado e a cores :)

Vejam a diferença entre uma foto tirada a 18mm e a 49mm respectivamente!

large.IMG_7708_zpsgou4m7rb.jpglarge.IMG_7709_zpstdq4et4j.jpg

  • Votar + 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

so uma opiniao..faltava um musgo em alguns canos,,,se calhar estou-me a apressar..boa continuacao

 

Canos? :P

Os musgos eram para entrar desde o inicio mas a minha habilidade para os prender é nenhuma e a quem pedi esse favorzinho :) exigiu em troca desmontar tudo e cortar o tronco! :mad:

 

Neste como em todos os outros que montei houve plantas que se deram bem e ficaram e outras que não consegui manter com muita pena minha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

meu caro,,,a pouca informacao que tenho e de facil aplicavel..seda da pesca em volta do musgo nos canos,,claro..sem apertar muito para a seda nao cortar o musgo,,,na minha opiniao e porque estou a aconpanhar axo que esta excelente mas se fosse eu aplicava ai nos canos alguns pontos de musgo.mas claro..era eu,,nem sei se voce gosta de musgo ou a sua imagem..abraco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu bem te avisei dos canos..

 

Estou a ver aqui um tópico cheio de meias verdades...

se bem me lembro a colecta de hardscape foi mais do género:

 

depositphotos_34245133-Set-of-tools-3D.j

 

se não estou em erro tenho cá umas fotos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

parabéns pela montagem, gosto!

 

as panorâmicas foram tiradas com que iluminação? não foram só os 2000 lúmens, pois não?

 

o móvel do áqua também é da vidromoldura?

 

abraço,

Editado por A. Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

 

Estou a ver aqui um tópico cheio de meias verdades...

se bem me lembro a colecta de hardscape foi mais do género:

 

depositphotos_34245133-Set-of-tools-3D.j

 

se não estou em erro tenho cá umas fotos...

És um grande tretas . Quando eu fui não houve nenhuma ferramenta dessas. Deve ser quando foste lá sozinho. Mas mostra lá essas fotos....

 

 

as panorâmicas foram tiradas com que iluminação? não foram só os 2000 lúmens, pois não?

Foram pois. Dão uma luz brutal.

 

A estrutura foi feita pelo Carlos estruturas e forrada com placas de dibond. Mas ainda faltam pormenores...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Essa calha é um diy? Que led's foram usados?

Obrigado Ignace. A calha é composta por 4 lâmpadas de leds gu10, cada uma com 16 leds smd 2835, 6000K e 500 lm cada. O perfil de alumínio é usado para colocação de publicidade e está suportado por tubos de inox. Tudo isto foi superiormente montado pelo Tiago Miravent.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais