Primeiro reef...praticamente primeiro aquário


speedchasso

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Já me inscrevi neste fórum há umas semanas (vi agora que faz 1 mês amanhã!:) ) e finalmente ganhei a "coragem" (ou tempo...chamem-lhe o que quiserem) para apresentar o meu "pequeno" projecto (para um novato, como vão perceber, acho que não existem projectos pequenos mas enfim...).

 

Primeiro uma breve apresentação...a minha entrada neste mundo aconteceu mais ou menos em Dezembro do ano passado...resumindo, a minha querida avó faleceu e o meu avô não quis ficar a morar sozinho em casa, pelo que tentou arranjar novos donos para os seus 3 kinguios (sim, são de água doce mas não estou no sítio errado...já lá vamos!:) ). Quando soube disso, ofereci-me para ficar com eles e fui a correr comprar um aquário de 60 l pois os desgraçados já estavam grandes demais (ou sempre foram...) para o aquario onde estavam (de 15L). À medida que comecei a tratar deles, comecei a ganhar o bichinho por este mundo e a ficar maluco pelos peixes de água salgada que via na loja de animais...e eis que, depois de ler umas coisitas, comecei o projecto que apresento de seguida (e adequado a esta parte do fórum!;) ):

 

Aquário com coluna seca -> 120 x 40 x 40 -> 192L

Sump -> 50*35*30 -> 52,5L

Escumador Deltec SC1350

Bomba de retorno: EHeim 3500L/h

Bomba de circulação: 1 EHeim streamOn+ 2000L/h

Termostato: 2 x 150W

Iluminação: Aquatlantis Easy LED Universal - 120mm

 

Na calha para adquirir:

- Sistema de reposição automático

- Mais 1 bomba de circulação (talvez)

- Filtro de RO

- Kit de testes Nutrafin para salgados (Master)

 

Tenho neste momento cerca de 15kg de rocha "viva" (comprei a maior parte no OLX como sendo rocha viva mas não vinha lá muito "viva", e cerca de 2kg na loja, essa sim vivíssima!!:) )

 

Tenho o aquário montado há cerca de 1 mês e penso que as asneiras começaram:

 

Quando começaram a aparecer algas castanhas (muitas), achei, pelo que andei a ler, que estava na altura de começar a inserir a equipa de limpeza. Fui então à loja onde pedi alguns conselhos e onde me disseram que a equipa de limpeza (turbo snails e afins) só se punha depois de ter alguns peixes pois comiam os restos deixados pelos peixes...aí ainda me convenceram a levar 2 occelaris (penso que escrevi bem :) ) e ofereceram-me 2 corais (penso que sejam zoanthus, mais logo já meto as fotos).

Não contente com a explicação que me deram, desloquei-me a outra loja no dia seguinte onde acharam estranha a explicação e disseram que a equipa de limpeza também servia para tratar (ou pelo menos ajudar a tratar) das algas. Levei então 7 turbo snails, 2 strombus e um Lysmata amboinensis.

 

Posto isto, e porque o dinheiro começou a ser escasso, tenho estado quieto na última semana e meia, a rezar para que as asneiras (que considero ser asneira por ter colocado os peixes e os corais cedo demais) não dêem mau resultado. Até agora tudo bem, as algas castanhas praticamente desapareceram (em comparação com o que havia), as verdes começaram por aparecer mas penso que também estão a diminuir e já vejo indícios de coralina a aparecer, que penso ser tudo bons sinais :)

 

Se alguém estiver curioso, apesar de não serem de água salgada, os kinguios lá continuam (só 2 que um já não vinha muito saudável e acabou por morrer) felizes e contentes...se crescerem mais, a ideia é procurar um lago num jardim algures onde possam ter uma boa vida, já que são peixes adequados a esse tipo de habitats e não propriamente de aquários...

 

Para começar é isto, mais logo posto fotos!

 

 

9487613f7e9fda188658c8a80dcfbffeu799a701.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Peço desculpa por só agora postar as fotos mas não me foi de todo possível faze-lo mais cedo!!

 

Aqui vão:

 

Vista geral temporária do aquário.

 

WP 20150422 19 28 45 Pro small

 

Estou à espera de uma estrutura para substituir esse móvel (asneira numero 1!! "Móveis" do IKEA!). Assim que mudar o aquário para a sua nova casa, vou alterar também a disposição das rochas...

 

Os primeiros corais:

WP 20150422 19 29 27 Pro small

 

Occelaris número 1 (o outro estava escondido...)

WP 20150422 19 29 01 Pro small

 

Lysmata ambionensis

WP 20150422 19 28 53 Pro small

 

A rocha mais "viva" que tenho...além de alguns corais, trouxe um caranguejo que anda perdido algures no aquário, feather dusters, entre outros! :)

WP 20150422 19 29 56 Pro small

 

Assim que tiver novidades volto a postar!

 

Está tudo muito no ínicio mas quaisquer sugestões/comentários são bem vindas(os)! :)

 

9487613f7e9fda188658c8a80dcfbffeu799a701.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, tenho um aquario e pouco mais parado e gostava de começar um de agua salgad. venho entao pedir a vossa ajuda para o sistema de filtragem e afins. qual o meçlhor material, o que preciso, o mais barato, o que posso fazer artesanalmente, onde comprar. mais tarde pedirei se nao importarem ajuda nas questoes de manter o aquario e cuidados a ter mas para ja gostva de juntar o material necessario a iniciaçao. obrigado.

  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.