RICCIA FLUITANS- ajuda


alfapa

Recommended Posts

A minha Riccia está flutuante. Tem luz 100% cerca de 12 horas por dia, e 40 a 20% o resto do tempo.

Cresce bastante, tapa o aqua todo (30x30cm x 40cm altura) mas chega sempre a uma altura que começa a ficar amarela e "apodrece" por baixo.

Quando isso acontece mata-me os peixes todos em menos de 1 dia.

Desta vez foram só guppies endler... com 4cm...

Quando vi os peixes aflitos mudei 40% da água e tirei alguns para outro aqua.

Os que ficaram morreram todos. O Aqua agora está sem peixes e só com a Riccia que perdeu a cor verde e está a ficar toda amarela.

A preeocupação não é salvar esta Riccia, que tenho muita em todos os outros aquas, é que isto não volte a acontecer.

 

Aqua com filtro de esponja e 10 a 20 guppies. Temp. 20C.

 

Sugestões dos peritos agradecem-se.

 

PauloA :character0050:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No que toca aos guppys mete a temperatura pelo menos a 25Cº e arranja um filtro melhor, o de esponja é mais indicado para bichos que sujam pouco o aqua tipo caracóis, camarões, alevins, etc..

 

Agora também não entendo o porquê de tantas mortes :/

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

RFSF adorei a tua resposta! Pelo menos esforças-te por ajudar.

Quanto aos guppies estás redondamente enganado... O guppies ficam bem com temperaturas mais baixas que os 25C e quando ao filtro de esponja tbm estás errado. Depende da quantidade de peixes e da frequência de limpeza. E já agora da dimensão do filtro de esponja.. que neste caso é monstruoso..

Mas o que preciso de ajuda é por causa da riccia.

 

PauloA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, também tenho riccia mas nunca aconteceu algo semelhante, para ela apodrecer teria que tapar por completo o aquário o que não recomendo pois convém deixar espaço livres para oxigenação e trocas gasosas da agua.

O que eventualmente pode acontecer é que ao deitares comida tipo flocos esta fica na riccia e apodrece libertando nitratos e amónia, devias medir este poluentes para teres a certeza do que esta a matar os peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim.. ela cresce tanto que tapa o aqua por completo...

Por outro lado tenho cuidado para não deitar comida em cima da riccia. E só deito granulado dos discos/escalares...

 

Obrigado,

PauloA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim.. ela cresce tanto que tapa o aqua por completo...

Por outro lado tenho cuidado para não deitar comida em cima da riccia. E só deito granulado dos discos/escalares...

 

Obrigado,

PauloA

Talvez por tapar e ser "tanta", quando apodrece te crie amónia.

Qual é o Ph?

 

cpts

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

RFSF adorei a tua resposta! Pelo menos esforças-te por ajudar.

Quanto aos guppies estás redondamente enganado... O guppies ficam bem com temperaturas mais baixas que os 25C e quando ao filtro de esponja tbm estás errado. Depende da quantidade de peixes e da frequência de limpeza. E já agora da dimensão do filtro de esponja.. que neste caso é monstruoso..

Mas o que preciso de ajuda é por causa da riccia.

 

PauloA

Sim, esforcei-me ;)

Já agora até podias meter os guppys a 15ºC não achas?? :drool3: -.-" Lol... Para veres como não invento lê: http://www.arcadenoe.pt/raca/guppy/108 http://www.meuaquario.com/tudo-sobre-o-peixe-guppy-lebiste/

Também nao disseste com que regularidades fazias tpas.

E deixa que te diga "30x30cm x 40cm altura" para 10 a 20 guppys mais vale chamares a esses guppys de sardinhas enlatadas. "Aquário - não deve ter menos de 10 litros para um casal."-http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=34557(devias ler, aliás deves ler)

Com esse teu "E já agora da dimensão do filtro de esponja.. que neste caso é monstruoso.." imagino o espaço que oferece ao aquário. :drool3: -.-"

E se leres bem o que deste de informação do teu aquário, foi... vá... mínima. Devias por exemplo ter posto o Set up do aqua não?

 

Talvez por tapar e ser "tanta", quando apodrece te crie amónia.

 

Hugo acho que tens toda a razão! A amonia é prejudical/fatal aos peixes, neste caso guppys.

 

 

 

Agora:

 

Ph 6, ou um pouco menos... 5.5

achas que isso está adequado para guppys?

"A água deve ser limpa e ligeiramente alcalina com o PH em torno de 7.2." http://www.arcadenoe.pt/raca/guppy/108 (deviasler, aliás deves ler)

 

 

Ao menos tentei ;)

 

E tu pelo menos esforças-te por... complicar não é? :) Deve-se ateimar quando se sabe, não quando se acha que se sabe.

 

Eu continuo a acompanhar a situação pois o que está em causa é a vida desses peixes.

Editado por R.F.S.F.

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

RFSF, esforças-te mas percebes pouco do assunto.

Quanto aos guppies, sim, estão todos mortos, menos os que troquei para outro aquario... mas já estavam antes do post.. e é essa a origem do post.

Quanto às temperaturas, não fazes a minima ideia do que falas. Sim, podes ter guppies a temperaturas que nem imaginas... mas para isso é preciso anos de prática... e saber do que se fala. E Ler... tbm...

Se quiseres ajudar, RICCIA!!! Deixa os guppies.

 

Mas voltando à vaca fria, RICCIA, PH 5.5 e o apodrecimento.

O que causa? O PH? A falta de circulação da água? Excesso de luz não me parece.

 

PauloA :character0050:

  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois com tanta experiência, da tua parte, claro, não entendo o sucedido...

Bem... Vou deixar de impregnar este tópico com a minha gigantesca ignorância.

 

Pelo menos, PauloA, folgo em saber que és experiente.

Boa sorte ;)

 

 

Cumprimentos, Rui Ferreira

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais