Parâmetros durante o Ciclo - NH3 não sobe


Recommended Posts

Boa tarde a todos,

Montei dia 29 de Março o meu primeiro aquário plantado, de 60 litros. O equipamento que tenho é:

- Termóstato 75 W
- Filtro externo EHEIM 2211

- Iluminação LED BeamsWork HI-Lumen 60

Tenho também:

- Substracto Fértil JBL AquaBasis

- Substrato ADA Amazonia

- Plantas e musgo de baixa manutenção

Fiz duas medições de parâmetros, cujos resultados foram:
30/03/15 10/04/14
Ph 6.5 - 6.8 6.2
NO2(Nitritos) 0.2 0 - 0.2
NH3(Amónia) 0 0
Gh 1º 2º
Kh 1º 1º

Os valores de Gh e Kh estão aceitáveis?

Antes de montar o aquário tive todas as plantas dentro de outro aquário de cerca de 20l, com o filtro a funcionar durante cerca de 3 semanas, o que pode ter contribuido para a criação de bactérias nas matérias filtrantes. Para além disso, parte dessa água utilizei para este aquário. No entanto, acho estranho a amónia estar completamente a zero...Já passaram 13 dias da montagem, teoricamente a amónia deveria estar a subir.

Para além disso, o Ph está baixo, visto que na torneira está a cerca de 7. Será do substracto?
Pretendo colocar tetra cardinais e corydoras, por isso os valores não estão assim tão maus, mas temo que o pH possa diminui mais.

Obrigado desde já :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)Antes de montar o aquário tive todas as plantas dentro de outro aquário de cerca de 20l, com o filtro a funcionar durante cerca de 3 semanas,

(...) No entanto, acho estranho a amónia estar completamente a zero...Já passaram 13 dias da montagem, teoricamente a amónia deveria estar a subir. (....) (??????)

 

 

Boas,

 

A amónia estar a 0 é bom sinal, ou te explicaste mal ou há confusão ai e deves ler um pouco mais sobre o ciclo do azoto.

Como referiste, utilizaste parte da água já maturada, e tiveste o filtro que usas agora a funcionar no aquário antigo já ciclado durante 3 semanas. Isso contribuiu para que a colonia de bactérias nitrificantes se tivesse estabelecido mais rapidamente… Fizeste bem ;)

 

Em aquariofilia, normalmente inicia-se o ciclo com pedaços de comida que irá entrar em decomposição, originando amónia.

 

A amónia será processada em nitritos pelas bactérias que se vão estabelecendo principalmente no filtro.

 

Os nitritos serão então também processados por bactérias em nitratos.

Quando isto acontece e temos amónia a 0 e nitritos a 0, vamos ter os nitratos a subir e temos o ciclo completo.

Os nitratos não são nocivos para a fauna como a amónia e os nitritos, e são um dos macro nutrientes que as plantas consomem. Os níveis são estabilizados com as TPA’s (Troca Parcial de Água).

As TPA's regulares, podem ser semanais, quinzenais ou mensais e em percentagens também variáveis conforme cada caso.

 

Deixo uma imagem disponível na internet que exemplifica a dinâmica do ciclo do azoto:

n-cycle.gif

No teu caso, parece que ainda tens nitritos, mas o mais certo é daqui a uma semana teres nitritos a 0 e teres algum valor de nitratos… E tens o ciclo completo...

O PH é identico ao meu, a água da torneira também sai a cerca de 7, mas como tenho o tronco e substrato com essas prorpriedades, ele baixa e fica entre 6.5 e 6.8, bom para a fauna que pretendes.

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro, obrigado pela tua resposta :)

O que achei estranho foi, apesar do filtro ter estado a funcionar 3 semanas e ter aproveitado parte dessa água neste montagem, é a amónia estar mesmo a zero, pois no outro aquário de 20 l nunca adicionei flocos de comida para que existisse alguma coisa a decompor-se. As bactérias na matéria filtrante, criam-se à mesma apenas com as plantas no aquário?

Os valores de Kh e Gh estão aceitaveis?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lê sobre nh2; nh3; nh4

De facto deves de colocar in pouco de comida e eventualmente adicionar bactérias.

Uns adicionam, outros não.

 

Convém cruzares informação para evitar erros que se lê na internet.

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Francisco tinha entendido que já tinhas um aquario ciclado e usaste esse filtro. Mas afinal o outro aqua estava também a ciclar, é isso?

 

Se analisares o gráfico a amonia é o primeiro a começar a ser processado e a zerar e começam a aparecer os nitritos... se pelas medições que tens feito estes também estão a diminuir é porque as colónias estão a estabelecer-se.

 

Mesmo sem comida o ciclo ocorre. O meio aquático não é estéril e tem matéria orgânica, a comida é no sentido de aumentar a carga orgânica em decomposição para aumentar a amonia e acelerar o processo, acho que aqui mais na quantidade do que no tempo...

 

corrijam se estiver errado, mas a colónia desenvolve-se em quantidade dependendo em grande parte de dois factores.

 

A superfície a colonizar/fixar (matérias filtrantes, cerâmicas porosas) e a quantidade de amonia e nitritos disponíveis para processar.

 

Neste sentido a introdução da fauna deve ser gradual pois se introduzires de uma vez todos os peixes que pretendes ter, as colónias não terão capacidade de processar os níveis de amonia e terás um pico até que se desenvolvam.

 

Não tenhas pressas e faz as coisas com calma, acho que está tudo a andar bem.

 

As características químicas da tua água são óptimas para uma grande variedade de fauna.

 

Eu também tenho água com ph de 6.5 e macia...

 

A minha opinião é de que devemos escolher a fauna que se adequa e não tentar alterar a água... se a água que usas é a da torneira e depois de estar no aquario tens esses valores, conta com isso.

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.