Primeiro aqua...46L


Recommended Posts

Boas,

Entrei neste hobby na quarta-feira data que iniciei a montagem do meu primeiro aquario.

Setup:

Tamanho: 60*30*30 54L (46L Reais)
Filtro: Sera Fil 120
Termo: 100W
Iluminação: 1Lampada T5
Sem Substrato c/Cascalho

Flora:
Anubia Nana

Estou a pensar em colocar um feto de java num canto do aquário, que aconselham?

Fauna:

 

6 Neon's Verdadeiro ( Paracheirodon innesi)

4 Cory's Bronze

Para já ainda não adicionei nenhum peixe,mas estava a pensar em corydoras, tetras neon e mais algum... Que tipo de peixe se dá excelente com os outros dois? talvez o Nariz de Bebado?

Iniciei a montagem no dia 1-04-2015, mas pelo que me informei so iniciei o ciclo nesta segunda quando comecei a colocar alguma comida e também adicionei uma Anubia Nana (como não tenho substrato vai ser uma das minhas plantas de eleição).
Já tive um problema com o termostato e neste momento encontro-me sem nenhum mas com água a 26ª.

Fica aqui algumas imagens:

 

DSC_05601_zpsney3nun6.jpg

 

O aquario

DSC_05201_zpsmreib9bb.jpg

Anubia Nana (desculpem o tamanho)
DSC_05531_zpsf7amx41v.jpg

 

 

Deixem mais sugestões e comentários...

 

Desculpem mas sou um "noob" na aquariofilia e se tiver feito alguma asneira peço desde ja a vossa compreensão

 

Obrigado

Editado por João Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Gosto das peças do "decor". Só acho que estão muito direitinhas muito estático, eu pessoalmente tentava dar um pouco mais de "movimento".

O conselho que te dou é investires num substrato fértil, antes de colocares os peixes pois mais tarde ou mais cedo vais querer meter umas plantas e depois é mais complicado. (Eu já fiz essa asneira e foi uma dor de cabeça).

Caso estejas a pensar plantar recomendo que uses um fundo preto pois dá mais profundidade.

Boa sorte com o projecto

Aqua: némesis

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Não te aconselho muito a juntares cascalho com corydoras, normalmente com cascalho elas não se dão muito bem pois costumam magoar-se na "barriga" e não lhes permite muito espaço para vasculhar/revolver o fundo à procura de comida como estão habituadas.

 

Quanto às plantas se utilizares anubias e fetos de java não necessitas de substrato fértil, apenas fertilizante líquido.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Não te aconselho muito a juntares cascalho com corydoras, normalmente com cascalho elas não se dão muito bem pois costumam magoar-se na "barriga" e não lhes permite muito espaço para vasculhar/revolver o fundo à procura de comida como estão habituadas.

 

Quanto às plantas se utilizares anubias e fetos de java não necessitas de substrato fértil, apenas fertilizante líquido.

 

Boa sorte

 

 

Boas PP obrigado pelo conselho, tentei melhorar as condições de segurança para as ter... Comprei areia de silica, acho que foi uma boa escolha, o aquario ficou muito mais bonito.

 

 

Boas,

 

Gosto das peças do "decor". Só acho que estão muito direitinhas muito estático, eu pessoalmente tentava dar um pouco mais de "movimento".

 

O conselho que te dou é investires num substrato fértil, antes de colocares os peixes pois mais tarde ou mais cedo vais querer meter umas plantas e depois é mais complicado. (Eu já fiz essa asneira e foi uma dor de cabeça).

 

Caso estejas a pensar plantar recomendo que uses um fundo preto pois dá mais profundidade.

 

Boa sorte com o projecto

 

Boas Nummel, Obrigado pelos conselhos, quanto ao "movimento" acho que agora está melhor...

 

 

Depois de algumas alterações este foi o resultado final...

 

DSC_05651_zpscqwpzklq.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto mais,

Mas mesmo assim acho que o vaso está muito paralelo em relação ao aquário, experimenta "torce-lo um bocado" :animal_fish:

Aqua: némesis

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Actualização:

 

Neste momento o aquário encontra-se já ciclado...

 

Tenho neste momento:

 

6 Neons Verdadeiros

4 Cory's Bronze

 

 

No futuro queria acrescentar mais peixes, não sei se opto por mais quantidade de neons ou se adicionava uns 5 rasbora arlequin?

 

Que dizem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

boa evolução, está muito melhor depois da remodelação.... agora só falta trocar a ânfora por um tronco para dar um aspecto mais natural ao aquário - se gostares, claro.

 

Quanto às plantas, podes abusar das anúbias e fetos de java, ambos dispensam substrato fértil. Se quiseres inserir uma planta mais exigente, podes usar uma garrafa pet (33 cl) cortada e cheia de fértil, escondes atrás de uma pedra e tens o problema resolvido. Tenho utilizado essa técnica e noto melhor desenvolvimento do que nas plantas que estão enterradas em substrato fértil.

 

Enquanto não melhorares o sistema de filtragem, é preferível não abusares da quantidade de peixes. Com essa litragem e filtragem, optava por colocar mais meia dúzia de neons.

 

Atenção à posição do aquário em cima da mesa, o bocado que está de fora é suficiente para partir o aquário.

 

Felicidades para o projecto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite

 

 



Viva,

 

boa evolução, está muito melhor depois da remodelação.... agora só falta trocar a ânfora por um tronco para dar um aspecto mais natural ao aquário - se gostares, claro.

 

Quanto às plantas, podes abusar das anúbias e fetos de java, ambos dispensam substrato fértil. Se quiseres inserir uma planta mais exigente, podes usar uma garrafa pet (33 cl) cortada e cheia de fértil, escondes atrás de uma pedra e tens o problema resolvido. Tenho utilizado essa técnica e noto melhor desenvolvimento do que nas plantas que estão enterradas em substrato fértil.

 

Enquanto não melhorares o sistema de filtragem, é preferível não abusares da quantidade de peixes. Com essa litragem e filtragem, optava por colocar mais meia dúzia de neons.

 

Atenção à posição do aquário em cima da mesa, o bocado que está de fora é suficiente para partir o aquário.

 

Felicidades para o projecto.

 

Obrigado pela dica...

Infelizmente tive de retirar as pedras pois estavam a tornar a água bastante acida...

 

Quanto ao problema da mesa já foi resolvido até porque ao fim de 2 semanas a mesa estava a dar sinais de cedência...

 

DSC_06011_zpsxnuyusur.jpg

 

Quanto ao Filtro, pelo que andei a ler, o filtro deve fazer cerca de 5 a 10x a litragem do aquario por hora, o meu faz cerca de 700L/H o que dá mais de 10x...

 

Quantos as plantas, se adicionar mais plantas não irei precisar qualquer tipo de fertilizante liquido?

 

Atentamente,

João Ferreira

Editado por João Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva João,

 

Eu não faço qualquer tipo de fertelização, tenho o aquário cheio de plantas e todas de boa saúde. Depende muito da selecção que fizeres.

 

Quanto ao filtro, não te fies nas indicações do fabricante, eles calculam o volume/hora sem matérias filtrantes. Vais ver que mais tarde ou mais cedo vais chegar à conclusão de que não é suficiente.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens que dar algum tempo ao bicho para se adaptar.... Vais ver que resolve o problema, vais começar a notar melhorias em algumas plantas e passado duas semanas está tudo limpo. Depois de os introduzir não voltei a ter plantas negras.

 

Espero que resulte contigo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Viva,

 

Estou com o mesmo problema, aquecimento por causa da temperatura da sala durante o dia.... Assim que me apercebi desliguei a iluminação principal porque não tinha disponibilidade para resolver o problema, entretanto estou a juntar material para no domingo montar um cooler.

 

Desligar o termostato pode não ser suficiente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite

 

 

 

Obrigado pela dica...

Infelizmente tive de retirar as pedras pois estavam a tornar a água bastante acida...

 

Quanto ao problema da mesa já foi resolvido até porque ao fim de 2 semanas a mesa estava a dar sinais de cedência...

 

DSC_06011_zpsxnuyusur.jpg

 

Quanto ao Filtro, pelo que andei a ler, o filtro deve fazer cerca de 5 a 10x a litragem do aquario por hora, o meu faz cerca de 700L/H o que dá mais de 10x...

 

Quantos as plantas, se adicionar mais plantas não irei precisar qualquer tipo de fertilizante liquido?

 

Atentamente,

João Ferreira

olha eu tenho plantas e uso fertilisante liquido da jbl e tou satisfeito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons Dias a todos,

 

eu resolvi o problema da temperatura reduzindo as horas de iluminação, também desliguei o termostato durante o dia e por fim, depois de desligar a luz retirava a calha e abria as janelas e a temperatura tornava-se mais estável.

 

Quanto as plantas estou a usr fertilizante liquido da sera.

 

O problema das algas castanhas na anubia esta a ficar resolvido através de 3otos affins.

 

Mais tarde posto fotos

 

Atentamente,

João Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.