Novo Aquário - Prevenir Algas


Recommended Posts

Boa tarde a todos,

 

Montei dia 30 o meu primeiro aquário plantado, de 60 litros. O equipamento que tenho é:

- Termóstato 75 W
- Filtro externo EHEIM 2211

- Iluminação LED BeamsWork HI-Lumen 60

 

Tenho também:

- Substracto Fértil JBL AquaBasis

- Substrato ADA Amazonia

- Plantas e musgo de baixa manutenção

 

O aquário está, neste momento, a ciclar, no entanto, gostaria de vos fazer uma pergunta. Como prevenir o aparecimento de algas? Tive alguns problemas no meu aquário anterior e gostava de saber o que posso fazer para prevenir o seu aparecimento. Qual a duração de iluminação mais adequada, que caracóis/ampulárias usar, que produtos utilizar, etc etc

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

também montei um aquário low tec sem Co2 nem iluminação especial, com substrato fértil e não fértil como tampão.

 

Nunca tive problemas com algas, excepto algumas folhas escurecidas com algas castanhas que foram limpas por 3 otocinclus affinis.

 

Não tendo experiência acho que se deve começar devagar com plantas de baixa manutenção, porque quando se começa a introduzir Co2 e fertilizantes sem saber o que se está a fazer, os problemas começam...

 

Não quero dizer de forma nenhuma que sou contra o Co2 e fertilizações, mas tenho visto muitas montagens com arranques complicados e por norma começam logo por adicionar estas duas variáveis durante o ciclo.

 

Para mim o maior "segredo" da aquariofilia é ter muita paciência, não esperar nem desejar resultados imediatos e claro fazer consultas alargadas antes de introduzir seja o que for dentro de água.

 

Recomendo que aguardes a opinião dos mais entendidos, eu sou um mero aprendiz.

 

Boa sorte com a tua montagem, cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O que me ensinaram, a respeito das algas no aquário é de que algas e plantas "funcionam" da mesma maneira. Isto é, competem pelos mesmos nutrientes e pela mesma luz.

 

Se as plantas não consumirem os nutrientes todos, ou se houver excesso de luz, as algas surgem. Ou seja, tem de haver equilíbrio na adição de luz e fertilizantes.

 

Para mim, a questão das algas é apenas uma questão de estética e eu não me importo com as algas que aparecem no meu aquário.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Em todos os lagos,rios,onde houver água,ade haver sempre

algas,elas coabitam com as plantas,eu digo o mesmo que o capagebe,

olha faço a sim (não podes com elas,vive com elas)não e que eu seija

pelas algas,mas temos que viver com elas,já não ligo muito,faço o que

posso para as retirar do aquário,o resto,vai andando mesmo a sim.

 

Cump: Álvaro Silva :whocares:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.