Aquario 200x50x60 Estrela OSCARES


Recommended Posts

Boas!

Tenho uma questão para te colocar, tive a pesquisar e não encontrei ninguém com um topico sobre a minha pergunta.


Daqui a um mês terei o aqua montado.


Tive a pesquisar e é seguro colocar 4 oscar + 6 silver dollar pequenos no meu aquario.

Porém não sei o que colocar mais...


Estava a pensar em Botias Palhaço pro fundo do aquário?


O que acham?


Na vossa opinião o que é melhor para colocar com Oscares, sendo que o meu objectivo é ter 4Oscar (2 tiger e 2 Albinos), o resto da fauna é pra "encher" as zonas mortas do aquario.


Obrigado

Tiago Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com o comportamento deles das duas uma: ou menos oscares e mais peixes de médio-grande porte tipo silver dolar, ou entao aposta em animais com 15cm de adulto para fazer cardume, como Bedotias ou Melanotaenias, já que espaço nao lhes falta.

Ou ainda faz um "super-size" de um amazónico: oscares, Megalechis, Lepourinus e Silver dollars com troncos, echinodorus, valisnérias...

Editado por Bangai
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Bangai pela tua ajuda. Porém, as espécies que falas.te não conheço nem costumo ver nas lojas onde vou!

o aquário que estou a fazer pensar fazer é mais ou menos deste tipo O layout e fauna:

 

 

 

Outro exemplo:

 

 

Mas como acho que 4 oscares e 6 dolares é pouco (são 600L), estava a pensar em por mais alguma coisa...

A minha ideia é "preencher" as zonas do aquário.

Zona alta: Não encontro arowanas por coimbra (também acho um peixe caro) o que acham?
Zona média alta: Oscares
Zona Media Baixa: Silver dollar e possivelmente mais um cardumo

Zona Baixa: Não queria pleucos, gostaria de sugestões - dai pensar em Bótia palhaço.

 

Gosto de peixes de cardume por causa do comportamento. Mas também acho alguma graça ter um bichinho de cada espécie desde que seja viável a sua felicidade!

 

O layout, vai ser areia de filtro de piscina, troncos e algumas pedras. Não vou colocar plantas.

Editado por Tiago Gomes

Tiago Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 oscars adultos enchem e sujam o suficiente esses 600lts. Os SD são timidos em grupos pequenos.

 

Que filtragem terás?

 

Botias não aconselho. Faz uma simulação no aqadviser e pesquisa muito sobre o ABC dos oscars.

 

Tapaquê?!

Editado por S.S.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 ou 6 SD no mínimo mas quanto maior o grupo mais á vontade se sentem, mas como também alcançam um porte jeitoso se forem muitos mais comida é necessária e mais sujidade terás. Nota que os SD são mais "herbívoros" esquece plantas, seja como for plantas com oscars é raro se aguentarem em especial quando eles crescerem.

 

Quanto á pesquisa pesquisa por ABC do Astronotus Ocellatus pois se metes oscares no Google só te vai aparecer cenas de Hollywood :) é um artigo bem completo e depois se leres e escreveres bem em Inglês posso recomendar um site com mil e um artigos sobre essa espécie.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Os Megalechis aparecem tambem com o nome antigo de Hoplosternum (é basicamente uma Corydora comprida e gigante de 15-20cm), os Leporinus são os sempre- em-pé, aparecem de vez em quando em lojas de animais ainda com 4-5cm mas crescem bem (ambos os Hoplos e os Leporinus já vi à venda por Lisboa na Aquaplante e no Foz Plaza ai mais perto de ti). Os silver dollar comem plantas sim, mas daí ou ir para plantas duras (echinodorus, fetos e anubias) ou caso não os os tenhas as valisnerias e afins fazem sentido.

Arowanas desaconselho, tens comprimento mas não tens largura para ela dar a volta (até a S. jordanii, a mais pequena atinge 90cm) e vai ficar um "monstro" muito grande nesse monster tank.

Por outro lado acho que mais de 2 oscares é demaisado para tão pouco territorio, dado que eles sao bastante territoriais (http://www.seriouslyfish.com/species/astronotus-ocellatus/), dai concordar com o S.S., apostando nos oscares como as perolas do aqua e usando os silver dollars no aquario darem o complemento.
As Melanotaenias e Bedotias, são os comuns peixes arco-íris, sendo habitual encontrar-se os Melanotaenia boesmanii e os Glossolepis inciscus (procura por imagens dos juvenis dado que é muito raro verem-se exemplares sexualmente maduros à venda), que trazem a vantagem de nao produzirem tanta poluição como os silver dollars pois sao mais pequenos (12-15cm) e no aqua que tens 10 de cada enchem grandiosamente o espaço, criando margem de manobra para teres os 2 oscares como os "monstros do aqua" e o cardume de 20 arco-iris a ocupar o espaço livre e a comportarem-se de forma pelágica. Tens também ainda os Devario devario (danio gigante) que atinge os seus belos 12cm e que te trará muita vida ao aquario num cardume de 15-20 exemplares, mais a mais com o bom caudal que terás devido à filtragem.

Editado por Bangai
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado S.S. pela tua ajuda. E já tive a ver o teu tópico, pena que só consigo ver os videos porque as fotos nem uma consigo ver.
Relativamente ao layout, já tinha dito acima que não pretendo colocar plantas, tendo até colocado um video com o layout que pretendia (troncos, pedras e areia de filtro de piscina).
Se poderes mandar os links dos artigos, eu domino bem o IngalÊs.
Relativamente há sujidade, como tive discos durante quase 2anos, estou habituado as Tpa´s :)

Bangai, bem impecável a tua ajuda, realmente as espécies que inúmeras-te são todas estranhas pra mim, mas sem duvidas que os peixes arco-iris fazem um cardume vistoso.

Relativamente a quantidade de oscares no aquário, continuo com grandes duvidas, pois depois de muito pesquisar e ver, encontro aquários pra todos os tipos de lotação, por exemplo a regra que conheço e tenho seguido ao longo dos anos é : 1cm de peixe (adulto)= 1litro de agua, mas era pra outro tipo de peixes. Tenho lido que para um casal de oscares são min 300litros.

Mas já vi aquários com bem mais peixes que todas essas regras, e os peixes estão saudáveis, acho que dependendo também dos cuidados que cada um tem, Tpa, sinfunar o fundo, quantidade de material/litragem filtrante, litragem/h, etc.... :discuss_gathering::animal_fish:

Ainda outra questão, coloco apenas 2, e com sorte são dois machos ( acho que vai dar pancadaria), se colocar 4 a probabilidade de haver fêmeas aumenta, mas também pode ser 4 machos eeheheeh

Gostaria também de poder encontrar alguém da zona centro (coimbra, figueira, arredores) que tenha oscares, para poder trocar umas ideias e ver como tem as coisas a funcionar J é sempre melhor no convívio J Se houver alguém que esteja disposto a despender um tempo pra me aturar, eu agradeço. :talk027:

Pra semana dia 12abril deve chegar a encomenda do aquário, depois faço um post com fotos (que é o que pessoal mais gosta).

Abraço e Boa Pascoa

Editado por Tiago Gomes

Tiago Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vais ter aí um belo aquário, mas olha que 4 óscares crescidos vão te ocupar mais espaço do que estás a pensar.

 

Quanto ao fundo eu não colocaria bótias, se nunca tiveste óscares vais demorar até acertar as condições da água porque os óscares sujam muito mesmo.

 

Eu começava com uns 2 plecos. Resistentes, e tens aquário para crescerem bem e mostrarem o seu esplendor.

 

Quanto aos SD sei pouco para além de que crescem bastante e são herbívoros, mas estou a achar o aquário apertado para 6 SD e 4 óscares.

 

Em relação às plantas, fetos de java são capazes de ser à prova de SD mas não te esqueças que num aquário de óscares não és tu que decide onde fica o quê

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Jfgen pela tua ajuda. Mas volto a repetir eu não quero plantas.

Pois como não tenho noção do que sujam, dai perguntar aqui no forum e pedir a vossa opinião.

Em relação ao apertado:



Se conseguisse falar com esse senhor é que era altamente! :)

Tiago Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Jfgen pela tua ajuda. Mas volto a repetir eu não quero plantas.

 

Pois como não tenho noção do que sujam, dai perguntar aqui no forum e pedir a vossa opinião.

 

Em relação ao apertado:

 

 

Se conseguisse falar com esse senhor é que era altamente! :)

Boas Tiago,

 

Eu costumo ir à Figueira da Foz por isso quando aí estiver posso avisar com antecedencia para se combinar uma troca de ideias em relação à manutenção de "monsterfish".

Pegando em exemplos de videos de aquários com monsterfish, dou aqui dois exemplos de um que se pode considerar superpopulado como o que mostraste (que isso então faz lembrar um aquário daqueles iniciantes de aquariofilia onde metem peixes para encher espaço sem ter noçao do quao crescem e tão pouco como se comportam) e um onde os peixes estão equilibrados e bem populado atendendo às caracteristicas das espécies mantidad:

http://www.arowanafishtalk.com/forums/showthread.php?7994-My-1500l-monster-fish-tank -> superpopulado na minha opinião (começando nas DUAS Osteoglossum (sim, o caps foi propositado pois 2 arowanas num só aqua de meros 1500l ou é desconhecimento ou despreso pelos animais, muito mais tendo dois num comunitário) e nos Cichla acabando nos demais ciclideos e pimelodeideos que parecem acotovelar-se para andarem, porém podes ver bem o espaço que ocupam os oscares, estando a um canto pois quer os Cichlas quer as Osteoglossum são territoriais e agressivos como eles, e tendo maior porte o resultado são os dois oscares num canto.

-> Para mim um exemplo de como se consegue uma boa harmonia de monstros, com as Frontosas a parecerem diminutas em comparação com os B. microlepis, que cada peixe atinge os seus 90cm e ali tem 70cm (ver os outros videos do canal do autor deste) e ainda mais um ou outro predador de grande porte (raias e Fossochromis (?, o que está no canto superior direito do aquario com risca preta diagonal) ) e vês que os animais se comportam placidamente e de forma descontraida no aquário. Mas considera que o aquario tem 10x o volume do teu, cada Frontosa tem mais ou menos o tamanho de um oscar adulto se nao mesmo um pouco mais, e ainda assim vês o aquario muito pouco populado, pois é necessario essa ausencia de população para o manter em condições. Se tiveres possibilidade, aconselho-te vivamente a vires ver o aquario dos oscares no Aquario Vasco da Gama em Algés, é um monstro dum tanque, lagramente mais de 2000l e tem apenas 4 ou 5 oscares, um ou dois plecos e pronto com alguns guppies presumivelmente sobreviventes de comida viva, mas vês os oscares a defenderem territorios, a fazerem danças de acasalamento etc... Quando tiveres o aquario em casa arranja uma placa de esferovite com o tamanho deles em adultos (35cm) e posiciona-a no aquario e verás o espaço que ocupa, depois adiciona-lhe o espaço de territorio que cada oscar reclama e vês como as coisas se orquestram. Editado por Bangai
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado S.S. mas que raio é "Tapaquê?! "????
Obrigado Rui Cardoso, porém eu não disse se concordava ou não com o Sr de Monte Mor, apenas disse que gostava de falar com ele. Se é saudável ou não, se é bom ou não sei, nunca tive, não sei a manutenção que o aquário tem, e não estou aqui a "avaliar" o que os outras pessoas tem ou fazem.
Bangai, eu sou de Coimbra, quando vieres para estes lados, senão importares gostaria mesmo de trocar umas ideias (vou à Figueira ter contigo), se vieres para Coimbra podes cá vir a casa e bebemos um copo, (se poderes manda-me o teu numero de telm por pm)!

 

Mas já percebi, que no máximo vou colocar dois oscares. Espero ter sorte e conseguir um casal.
Continuo a procura dos restantes companheiros de aquário :)

Abraço

Editado por Tiago Gomes

Tiago Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tiago,

 

Já trocamos contactos.

Quanto ao casal, os óscares realmente são escalares XXL, não há dimorfismo sexual real a não ser o formato do ovopositor (que é um dimorfismo um bocado "pointless" dado que para que se veja é preciso haver atividade reprodutora coisa que não há se não houver um casal de origem lol). Mas podes sempre procurar online quem esteja a vender casais de oscar já formados, sendo uma opção mais segura.

Quanto a companheiros, experimenta aplicar uma regra que tenho para peixes de cardume: se o aquário tem 50cm de largura o tamanho maximo da espécie de cardume será de 10cm pois permite que 5 peixes adultos estejam paralelos à largura do aquário em linha reta, ou melhor dizendo, a largura equivale a 5x o comprimento máximo do peixe de cardume, que por norma são espécies mais ativas que outras de maior porte, como os oscares, permitindo ao peixe manobrar-se livremente. Dentro dessa regra tens multiplas espécies que apesar de não serem muito grandes, em cardume fazem um bom espetáculo, como tetras do Congo (Phenacogrammus interruptus), Melanotaenia sp. e Glossolepis sp. (aponta para as entre 8 e 10cm), tetras de Buenos Aires (Hyphessobrycon anisitsi), voltando aos trópicos e aqui até para um pouco de biótopo e buscar uma forma semelhante à dos Silver Dollar, os tetras colombianos (Hyphessobrycon columbianus), entre outros. Verás que nenhuma das espécies que te indiquei excede os 10cm porém verás que cardumes na ordem dos 10-15 exemplares ocuparão uma boa parte do espaço que tens disponível, podendo inclusive fazer combinações de espécies que atinjam estas dimensões para teres um aquário mais vairado, mexido e contudo moderadamente populado :)

 

Cumprimentos,

 

Bangai

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Tapaquê é a assinatura do Tapatalk... estou no móvel :)

 

Além do que eu te disse antes o Bangai já te deu mais umas boas dicas.

 

Eu só teria duvidas era no número de oscars pois dois se não forem casal compatível pode dar bullying para um deles. Meter três ou quatro como querias mas sem mais espécies e ver a evolução tirando os excedentes depois de teres um par formado.

 

Nota que para haver maior probabilidade de acertares num par que pode nem ser compatível como casal o ideal seria ter uns 6 mas depois terias muitos problemas para os colocares quando fosse preciso deixar o casal só.

 

No móvel não consigo mandar links dos artigos mas pesquisa por oscarfishlover... um local 99% dedicado a oscars.

 

Tapaquê?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lê os artigos e se tiveres duvidas pergunta por lá. Terás respostas de malta com oscars há dezenas de anos.

 

Boa aquariofilia não é ter o que queremos mas o que podemos ter nos nossos setups.

 

Tapaquê?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais