Calha LED 120cm


Sérgio Augusto

Recommended Posts

Boas,

 

Desta vez venho perguntar o que acham desta calha que tenho para as plantas. Comprei-a há 1 ano e funciona lindamente mas não sei se será o indicado para plantas.

 

ica-l%C3%A1mpara-led-100d-22-w-120-cm.jpica-l%C3%A1mpara-led-100d-22-w-120-cm.jp

Após pesquisa na net descobri as especificações. A minha só tem luz branca.

 

Que acham?

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, na calha não dizia nada. Só agora consegui encontrar as definições dela aqui neste site http://www.mascotascuore.com/es/pantallas-y-l%C3%A1mparas/1674-ica-l%C3%A1mpara-led-100d-22-w-120-cm.html

 

Porque até agora não sabia nada, só os watts. Mas que é forte é. Cega me sempre. Queria saber era se realmente não será demais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não existe uma correlação directa entre lumen (medida da intensidade de luz) e kelvin (medida do espectro ou "cor").

A intensidade da luz pode ter uma relação directa com a potência(Watt) da lâmpada, já a medida em kelvin não.

Só o fabricante poderá dar uma indicação desses valores.

 

 

Lumens Incandescente(watts) Fluorescente / LED(watts)

375 lm 25 W 6.23 W

600 lm 40 W 10 W

900 lm 60 W 15 W

1125 lm 75 W 18.75 W

1500 lm 100 W 25 W

2250 lm 150 W 37.5 W

3000 lm 200 W 50 W

 

Espero ter ajudado.

Editado por capagebe

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sérgio

 

Digo-te já que por experiência própria que essa calha não é boa para plantas exigentes. Comprei uma semelhante. Tudo depende do que queiras fazer no aqua. Já agora, ela dá muita luz sim, mas cuidado com o tempo dela ligada.

H. Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sérgio,

tenho uma calha semelhante a versão de 100cm - 18W.

Como tu próprio dizes, já a tens faz um ano e funciona bem!

Se funciona bem porque queres trocar ou mudar?

 

Existem muitos mitos sobre iluminação de aquários na internet, mesmo muitos....

A minha opinião é simples, o LED é a tecnologia que prefiro (neste momento).

Por várias razões, factor potência vs consumo, menos aquecimento, calhas de perfil mais baixo e cor melhor (não esquecer o shimmering!).

Podíamos ficar aqui dias a discutir características melhores ou piores... a verdade é que as plantas não querem saber se tens uma HQI, T5, T8 ou LED.

Querem é luz! :sunbathing:

Se tiveres um aquário densamente plantado é provável que a calha não chegue. Tudo depende da quantidade de luz que precisas...

O único factor contra que encontro na calha é a sua temperatura de cor, talvez um bocado fria demais... (mas é uma avaliação subjectiva, indiferente para as plantas).

 

Espero ter ajudado,qualquer duvida dispõe

cumprimentos

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sérgio,

tenho uma calha semelhante a versão de 100cm - 18W.

Como tu próprio dizes, já a tens faz um ano e funciona bem!

Se funciona bem porque queres trocar ou mudar?

 

Existem muitos mitos sobre iluminação de aquários na internet, mesmo muitos....

A minha opinião é simples, o LED é a tecnologia que prefiro (neste momento).

Por várias razões, factor potência vs consumo, menos aquecimento, calhas de perfil mais baixo e cor melhor (não esquecer o shimmering!).

Podíamos ficar aqui dias a discutir características melhores ou piores... a verdade é que as plantas não querem saber se tens uma HQI, T5, T8 ou LED.

Querem é luz! :sunbathing:

Se tiveres um aquário densamente plantado é provável que a calha não chegue. Tudo depende da quantidade de luz que precisas...

O único factor contra que encontro na calha é a sua temperatura de cor, talvez um bocado fria demais... (mas é uma avaliação subjectiva, indiferente para as plantas).

 

Espero ter ajudado,qualquer duvida dispõe

cumprimentos

 

A verdade é essa, realmente estou bem servido em termos de iluminação mas a cor é um pouco branca só ou fria como dizes.

 

E cada vez tenho mais o aquario plantado e vou me por a fazer DIY para aumentar a iluminação. Já estive a pensar e será a melhor maneira ;)

 

Tens ideias de que lampadas usar? Pensei em spots como o que fizeste.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

podes usar as lâmpadas que quiseres, alguns led's são mais eficientes que outros (relação watt/lumens).

Não te esqueças da segurança, as calhas comerciais funcionam a 12v (como a tua) e as lâmpadas E27 ou GU10 funcionam a 220v.

Se tiveres dúvidas pede a uma electricista para ver o teu DIY antes de o pores a funcionar.

 

As lampadas GU10 que uso tem a vantagem de serem relativamente pequenas e o preço consegues encontrar em conta.

Aconselho com uma temperatura de cor entre os 6000ºK e 6500ºK com potência entre os 3W e 6W (são as que aquecem menos).

Existe muita coisa e muitas soluções. Faz bem as contas antes de avançar nem todas as soluções são baratas.

Os preços dos led's estão sempre a variar...

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

podes usar as lâmpadas que quiseres, alguns led's são mais eficientes que outros (relação watt/lumens).

Não te esqueças da segurança, as calhas comerciais funcionam a 12v (como a tua) e as lâmpadas E27 ou GU10 funcionam a 220v.

Se tiveres dúvidas pede a uma electricista para ver o teu DIY antes de o pores a funcionar.

 

As lampadas GU10 que uso tem a vantagem de serem relativamente pequenas e o preço consegues encontrar em conta.

Aconselho com uma temperatura de cor entre os 6000ºK e 6500ºK com potência entre os 3W e 6W (são as que aquecem menos).

Existe muita coisa e muitas soluções. Faz bem as contas antes de avançar nem todas as soluções são baratas.

Os preços dos led's estão sempre a variar...

cumprimentos

 

Sabes quantos lumens tem a tua / minha calha?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a tua deve ter à volta de 2000/2200 lumen...

Por exemplo esta da beamswork de 120cm - 48W tem 4390 lumens.

http://www.ecoarium.pt/hi-lumen-v2-120-plant-version/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

É muito similar ao meu. Dá muito boa luz. Para que efeito é ? Já agora qual o preço?

 

É para aquário de água doce. Só peixes.

Não sei onde comprar ainda. Parece-me muito interessante porque tem regulador de fluxo luminoso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...

boas...

tenho um aquário plantado da aquatlantis o ambiance 120 ou seja fechado e tem uma calha ou meio com uma lampada t5 l8 de 54w de cada lado. Para plantado e pouca luz e ainda por cima e um aquário alto tem 55 de altura e 116 de comprimento não da para meter uma calha de 120 entre vidros para meter as tampas. eu quero meter mais luz porque quero fazer tapete mas depois de ler mts coisas já não sei o que e melhor ou pior. tenho a opção de meter uma calha com outra lampada t5 l8 de 54w mas tb já vi as calhas da odyssea 4x t5 de 39w + leds moontlight e retirava a calha que tenho agr ou deixo a minha calha e acrescento uma odyssea 2x t5 de 39w estas calhas têem o contra de as lampadas so terem cerca de 85cm ficam um bocado mais curtas em relação ao comprimento.

Aconcelham me alguma destas calhas ou existem outras boas opçoes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Zet light 1200 plant version

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Não sei é se chegará. As odissea só tem mais luz se for às com lâmpadas t5 porque as de só led tem até se calhar menos lumens que a zet light

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As zetlight era fixe mas tinha de ser as 1047 para nao ter de mudar os suportes e uma calha não devia chegar ou seja tinha um investimento inicia uma beca grande. estava a falas das odyssea t5.

ou comprava uma de 2x39w e chegava a minha para tras ou comprava uma de 4x39w e retirava a minha. ainda tenha a opçao de comprar uma calha na aquaeden t5 de 1x54 e metia ao lado da minha calha.

nao sei qual destas opçoes será a melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Zet light 1200 plant version

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Não sei é se chegará. As odissea só tem mais luz se for às com lâmpadas t5 porque as de só led tem até se calhar menos lumens que a zet light

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

esta calha pode ser a solução, e há uma versão igual mas para plantados

 

http://www.ebay.com/itm/Beamswork-Aquarium-Fish-Tank-LED-Light-120cm-Aqua-Blue-White-4ft-BRIGHT-/221618855413

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esta calha pode ser a solução, e há uma versão igual mas para plantados

 

http://www.ebay.com/itm/Beamswork-Aquarium-Fish-Tank-LED-Light-120cm-Aqua-Blue-White-4ft-BRIGHT-/221618855413

A zetlight lancha zp 1200 plant é melhor que essa talvez é aquilo dá para encaixar no aquário os suportes ou para encaixar em casquilhos t5

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ya as zetlight dão para encaixar nos casquilhos mas era um investimento uma beka grande para mim neste momento. tive a dar uma vista de olhos nas calhas e a de 120 nao da para mim pk o meu aquario e fechado e so tem 116 de comp. mas vou ver se encontro algo parecido no ebay.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não era suficiente como assim?? A de 1metro tem quase 6000 lumens chega sim

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Pode não chegar e em tamanho mas isso tentas adaptar de alguma forma

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao sei mt bem ao que se estava a referir apenas enviei um mail a dizer que tinha um aquario plantado com as dimensoes e se a calha de 100cm era suficiente e a resp foi que nao. mas vou lhe perguntar ele podia estar a referir se ao comp pk o meu aquario tem 116 e a calha so vai ate 100cm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais