Ajuda, tronco muito grande para ferver


Recommended Posts

Boas amigos,

 

Tal como o titulo diz estou a preparar uma raiz de Videira para o aquário mas o problema e que e muito grande e não tenho onde a ferver nem numa lata de tinta de 20 lt cabe, alguém tem alguma ideia, haverá maneira de o fazer sem ferver?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

vou dizer-te como eu faço, sempre sem nunca ter problemas, e tenho discus, mas isto é não serve de ex...é apenas como faço...

coloca o tronco num bidom com água limpa, deixa 4/5 semanas... dá uma limpeza com uma faca e escova...voltas a colocar mais uns dias, mais uma limpeza e aq. com ele...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo feedback, vou tentar de uma maneira ou de outra mas o problema mesmo e arranjar um recipiente que possa por aquilo submerso, e se for só com agua e lixívia será que tem mesmo que ser fervido?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu com troncos que não consiga ferver,eu não me preocupo

muito,tento limpar (tirar casca)o melhor que dá,com o tronco

bem seco,lavo e como não posso por de molho,coloco dentro

do aquário,e claro que ele vai tingir a água,mas como eu até

gosto de ver,fica tudo bem,agora eu não sou exemplo para

ninguém,cada um terá a sua melhor formula.

 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Álvaro, realmente essa tua maneira agrada me muito pois estou mortinho para o meter no aquário, mas quanto a trazer problemas aos peixes nunca tiveste problemas? E a agua com o tempo e tpas vai ficando boa ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Pode ser uma pergunta parva:

E que tal enfiar isso numa banheira?

Ias adicionando a água a ferver, com tachos ou panelas...

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu nunca tive probelemas,a não ser ter que conseguir com que o

tronco fique no fundo,e depois criár aquele véu ao redor do tronco,

agora morrer peixes por causa da água ficar cor de chá,nunca morreram

nenhum,ate porque com a água dessa cor os peixes andam muito mais

calmos,e claro que depois com o decorrer do tempo a água fica limpa.

 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, muitos problemas o estado de alerta foi geral, já o retirei, não sei se foi por ter fervido 3 vezes com sal e nao ter deixado mais tempo de molho ou se foi mesmo por ainda ser verde e ter largado algum tipo de substância o que e certo e que ao fim de algumas horas os peixes começaram a respirar ao cimo da agua e tive logo que retirar a raiz e fazer uma troca quase de metade da agua para tentar resolver o problema, no dia seguinte os peixes voltaram a fazer a mesma coisa e mudei mais um pouco de agua e parece que esta resolvido, será que a colonia de bactérias morreu, qual tera sido o verdadeiro problema....?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o problema provavelmente foi de teres fervido com sal, geralmente ou ferve se ou coloca se sal, não as duas coisas, o tronco pode ter absorvido o sal e começou a libertar no aqua, deixa o mais tempo dentro de agua, muito mais tempo.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o meu ficou uma semana imerso com agua, lixivia, sal e vinagre. Ficou 5*, e ate ficou mais clarinho da lixivia. Depois tens que lavar é bem o tronco.

Já agora de que árvore é o tronco?

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

a lixivia é um grande risco.

só usar quando não se tem pressa , e so pode ter o tronco bastante tempo em várias aguas limpas para retirar toda a lixivia.

 

o tronco estava bem seco ou verde?

Editado por Rui Cardoso

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas..vou meter a minha colherada..o principal motivo de te dizerem lixivia nem pensar e porque suspeitas que a madeira absorveu o sal agora imagina que teria ficava algua lixivia absorvida pela madeira e de seguida libertar alguma materia na agua..no dia seguinte ja nao fazias tpas...entendes...e o mais provavel e a madeira ter libertado algo que intoxocou a agua causando mau estar nos peixes..na minha opiniao madeira verde nunca,,sempre bem seco e de preferencia tento arranjar junto do rio ou ribeiros troncos ja com algumas marcas de muito tempo de baixo de agua aonde nem tens de ferver e ja nao libertam nada que prejudique o aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, muitos problemas o estado de alerta foi geral, já o retirei, não sei se foi por ter fervido 3 vezes com sal e nao ter deixado mais tempo de molho ou se foi mesmo por ainda ser verde e ter largado algum tipo de substância o que e certo e que ao fim de algumas horas os peixes começaram a respirar ao cimo da agua e tive logo que retirar a raiz e fazer uma troca quase de metade da agua para tentar resolver o problema, no dia seguinte os peixes voltaram a fazer a mesma coisa e mudei mais um pouco de agua e parece que esta resolvido, será que a colonia de bactérias morreu, qual tera sido o verdadeiro problema....?

 

Algum acerto na informação que aqui se encontra:

 

Sérgio, qualquer madeira absorve e satura. Ferve-se a madeira para exterminar microbiologia (fungos principalmente e parasitas) que possa proliferar na água. Sal para tornar a absorção da madeira mais imediata e evitar que flutue com pouco tempo em água, também actuando como antihelmitico.

 

A água ficará tingida, tal se deve ao facto da videira libertar agentes que escurecem a água e actuam na fauna com vantagens clinicas. O Rio Negro, habitat natural dos Discus é batizado segundo este mesmo acontecimento. Este facto altera as propriedades do pH na água, pelo que deves vigiar nos próximos testes.

 

A substância que notaste, que deves ter reparado ser branca ou um efeito nublado ao longo do tronco, é normal e em nada prejudica o aquário. Na verdade há fauna que se alimenta disso. Desaparece após algum tempo, dependendo da temperatura da água.

 

Não há impacto algum na colónia de bactérias presente, no entanto é expectável que subam nitritos e nitratos se a madeira não estiver devidamente tratada. Podes manter a madeira presente, se aumentares a frequência de trocas de água e circulação superficie.

 

Não é necessário raspar, cortar ou lixar a madeira. Salvo se existir alguma matéria orgânica agarrada, terra ou mineirais brutos.

 

Como tal, recomendo que retornes ao tratamento da madeira com fervuras constantes. Após 2 dias de fervuras, deixa repousar num recipiente com sal por 3-4 dias, sem mudar a água. Por fim, passa a peça de madeira sob água abundante até a mesma sair sem espuma.

 

Ao colocar a madeira no aquário, tem o cuidado de apagar as luzes. Reduz o stress e melhora a adaptação dos peixes durante o processo.

 

Evita lixivia. Em circunstância alguma deves aplicar lixivia se não tens tempo para saturar a madeira. A absorção é rápida mas demora a libertar, logo podes conter vestigios na peça de madeira, quando a colocas na água, o que é quimicamente nocivo para flora e fauna.

Editado por Renato.Vieira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ui....., muito obrigado pela ajuda mas isto e assim mesmo cada cabeça sua sentença, pelo que vejo isto não tem uma resolução exata, bem depois da aflição voltei a ter a raiz mergulhada uma semana sem qualquer aditivo, agora esta a outra semana a secar depois vou voltar a mergulhar numa bacia com trocas de agua diárias e controlar a cor da agua só não sei e por quanto mais tempo tenho que esperar.... não vejo a hora De o por no aquário, mas aprendiz a lição que a pressa e inimiga da aquariofilia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Sendo o tronco de videira,não terá aqueles produtos com que

colocam nas videiras para matar algumas pragas?e outra coisa,

não se deve meter troncos no aquário verdes,deve serem bastante

secos.

 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois realmente o tronco ainda estava bastante verde, foi cortado ainda debaixo da terra mas quanto a produtos não sei aquilo já esta abandonado a bastantes anos, mas voltando ao estar verde quais são as substancias que liberta por ainda estar verde que depois de seco já não tem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Em geral os troncos largam tininos,que faz a água ficar cor de chá,

mas não afecta em nada os peixes,pode afectar o olhar,quero dizer

não se gostar,por acaso eu até gosto,sobre o tronco,devias deixar

o tronco secar bem,eu aqui há uns meses arranjei um tronco de

carvalho selvagem,ainda verde,tirei a casca toda,e ainda esta a

secar,talves lá mais para o verão eu o coloque no aquário,há

desculpa,sobre a tua pergunta,tanto verde,como secos,o tinino

sai sempre,agora não te sei dizer,se haverá diferença,do verde,

para o seco.

 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais