Discus ainda sem cor


Sergio pinto

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Boas Sérgio, pelo experiência que tenho também depende muito de onde os arranjaste , mas de qualquer das formas deve passar um pouco por falta de nutrientes, exprimenta comprar comida com nutrientes de realce de cor, comida congelada, e algumas vitaminas para de vez em quando pores na água

 

 

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Na casa dos discus perto de santa apolonia eles têm uma marca boa de comida congelada e com ajuda as várias cores dos discus, tens comida para discus de tonalidade vermelha , amarelos, aconselho te a passar lá com tempo até porque o dono o Sr viegas tem os discus dele de forma espetacular e dar te a óptimos conselhos

 

 

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Não querendo ferir susceptibilidades, há que separar conceitos e info...

Em peixes ornamentais há que ter sempre em consideração a espécie do peixe que temos, adequar a alimentação ao mesmo, por forma a garantirmos os valores proteicos e vitaminas necessárias para o consumo diário. Cada espécie tem um metabolismo específico, com actividade diferente, embora existam exigências semelhantes.

Uma informação importante começa por ter a noção clara do tamanho do estômago do peixe, que doses devem ser dadas e com que frequência. Existem variáveis que precisa calcular como o número de indivíduos no aquário, a natureza do peixe (predatório ou oportunista), tipo de alimento (valor proteico) e a própria química da água (nitratos e nitritos). Uma verdade empírica persiste, a artémia adulta ou recentemente eclodida serve de base alimentar para a vasta maioria dos peixes.
No entanto é crucial defender que apenas artémia não chega para peixes de metabolismo rápido, como vivíparos desde guppys e plattys pois a sua actividade física exige mais proteína e um complexo vitaminoso geral. Assim como ciclídeos que possuem um metabolismo mais lento e que por isso, possuem maior tamanho e resistência química, necessitam de variedade de alimento controlada.

Em todas as dissecações que fiz, em média o tamanho do estômago do peixe ornamental não ultrapassa o tamanho do olho em circunferência. Serve esta imagem que passo para medir as quantidades de comida para pequenas dosagens, mas frequentes ao dia. Isto é, para evitar obstipações e/ou infecções internas, deve o hobbista servir uma pequena dose de cada vez, mas várias vezes ao dia, de acordo com o apetite demonstrado pelo cardume. E neste ponto, saliento o apetite e natureza do peixe que falei acima. Um peixe de natureza predatória irá sempre procurar, investigar, mordiscar a comida (ou qualquer pequeno objecto ou corpo estranho) que entre na água. Não significa que o peixe tenha fome, depende do hobbista saber a quantidade que satisfaça o apetite do peixe, observando-o de perto e a sua massa corporal.
Já o peixe de natureza oportunista irá pesquisar o areão de tempo em tempo, "soprando" para desvendar o que flutuará, procurando superfícies escondidas entre plantas, madeiras ou tocas. Muito raramente atacam a comida assim que entra no aquario, ou se o fizerem será num ritmo calmo. Este comportamento natural, como os Discus por exemplo, atribui-lhes a alcunha de "lentos" ou "preguiçosos". Mas não significa menor apetite.

Por experiência, um cardume de Discus ou escalares de 10 indivíduos, deverá comer no máximo 9-13g por dia, com 50% papa (caseira ou stendker) durante o fotoperíodo e 50% artémia ao fim do fotoperíodo (noite simulada). Qualquer porção de comida deve ser mantida no aquário e não retirada, para fomentar o comportamento natural de " soprar" o areão. Se houver nitidamente um excesso de comida por lapso, deve ser removida. Aconselho que se desligue a circulação de água, bombas e filtros, para evitar que a comida se desloque por todo o lado, por vezes ficando em locais de difícil acesso, ou sugadas pelo filtro onde ficarão em decomposição orgânica comprometendo a química da água. De forma geral, cada porção de comida deverá ser ingerida pelo cardume entre 5 a 10minutos.

No caso de peixes com metabolismo rápido e predatório, a comida que não for "caçada" e residir no fundo do aquário no final de 5-10 minutos, deve ser aspirada de imediato, pois estes peixes tendem a procurar comida na linha da superfície, nunca no fundo.

Em matéria de impulsionantes de cor ou pigmentação, convém salientar que existe comida em granulado ou introduzida na composição da papa, que contém corantes artificiais ou naturais, como o verde, vermelho, amarelo, etc. Não me parece coerente que se deva apostar nesta solução pela variedade de cor que os Discus apresentam, não há forma de controlar que o apenas o Blue Diamond coma a comida com corante azul, sem um Marlboro ou Red Melon coma também. Excepções feitas a cardumes de mutação unica, claro. Podemos também discutir a natureza dos corantes artificiais e seus efeitos no metabolismo do peixe a longo prazo, que retirando algumas poucas empresas especialistas, são prejudiciais ou tendencialmente malignas. Se quiser colocar corantes para impulsionar cor, opte por paprika (vermelho), acafrão (amarelo) nas várias receitas caseiras de comida. O processo digestivo não é afectado e não ficam "marcas" definitivas.

Peixes em tratamento devem ter periodos de jejum durante os cuidados e mais tarde motivados a comer com metade da comida recomendada (1/4 da circunferência do olho).

Resumindo, é importante atingir um equilíbrio por defeito, onde se preza pelo bem estar do peixe, longevidade e satisfação das exigências proteicas diárias. Os sinais são evidentes como a coloração pretendida, crescimento progressivo em vez de abrupto ou muito rápido, comportamento expectável, evitando doenças e alterações oscilantes. Lembrem-se que um aquário com pouca comida causa fome, mas não mata repentinamente. Os peixes na verdade dispensam comer todos os dias, mas é benéfico quer para o hobbista como pelo animal ser habituado desta forma. Excesso de comida leva á decomposição orgânica, subindo os nitratos, nitritos, fosfatos da água, comprometendo a química da água para valores letais.

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Desde já muito Obrigado pelas repostas, então é assim, quanto a comida apenas dou duas vezes por dia pois os meus horários não permitem de outra maneira e tento sempre variar entre flocos, Artémia congelada, uns cubos congelados com uma mistura de coração de boi com legumes, larvas vermelhas também congeladas e um granulado que comprei junto com os peixes, quanto a corantes pelo que já pesquise pelo fórum não aconselham muito pelos efeitos secundários, quanto aos valores da agua tudo normal para a fauna, quanto a fauna são 4 discos juvenis 13 néons uma corydora e 1 limpador chinês penso eu ;) . devo dar mais alguma coisa? e quanto ao tempo mesmo dependendo desses fatores todos quando começam a apresentar as suas cores bem definidas? aquário com as medidas 100-30-40

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Desde já muito Obrigado pelas repostas, então é assim, quanto a comida apenas dou duas vezes por dia pois os meus horários não permitem de outra maneira e tento sempre variar entre flocos, Artémia congelada, uns cubos congelados com uma mistura de coração de boi com legumes, larvas vermelhas também congeladas e um granulado que comprei junto com os peixes, quanto a corantes pelo que já pesquise pelo fórum não aconselham muito pelos efeitos secundários, quanto aos valores da agua tudo normal para a fauna, quanto a fauna são 4 discos juvenis 13 néons uma corydora e 1 limpador chinês penso eu ;) . devo dar mais alguma coisa? e quanto ao tempo mesmo dependendo desses fatores todos quando começam a apresentar as suas cores bem definidas? aquário com as medidas 100-30-40

Os mais entendidos vão já dizer-te que o aquário é pequeno para 4 discos e que depende também da filtragem.

A comida é importante mas não será tudo.

Se estiverem em stress as cores não se acentuam tanto - e isso pode ocorrer por vários motivos, incluindo o comedor chinês que é muito activo à noite e por isso não é dos mais adequados para conviver com discos.

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Boas Memphis, realmente o aquário é pequeno para 4 discus mas espero que enquanto eles crescem eu possa arranjar lhes uma casa maior, quanto ao stress realmente noto que as vezes ficam mais escuros que outras mas não será do chinês pois o disco maior e muito territorial e não deixa os outros descansarem multo mas será que com isto tudo as cores não vão aparecer ou eles são mesmo muito novos?

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O que queria salientar essencialmente é a progressão e desenvolvimento do peixe, quer em tamanho quer em cor. É mais que óbvio, e devem saber os hobbistas que têm Discus, que o peixe perde as suas cores quando stressado ou com medo. Este instinto natural permite ao peixe não ser um alvo tão visível aos predadores.

 

Quanto ao tamanho do aquário, não sou de regras. Tudo depende do movimento do cardume e da necessidade de espaço. Em media um discus selvagem no seu habitat natural, nasce, desenvolve-se, reproduz-se e morre numa área não superior a 10m2. Apenas em épocas sazonais onde a precipitação é maior e as correntes mais frias, procuram resguardo em áreas diferentes e mesmo neste ponto sempre próximo do seu local favorito. Por isso ser um peixe tão fácil de capturar.

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Pelas tuas fotos também lá está penso que muito do stress que possam ter e o aquario não ter zonas de mais conforto , como está todo em "aberto" eles quando querem descansar a noite se reparares não terão um sítio mais resguardado, e com o sae aí tão grande e irrequieto deve dar lhes imenso stress

 

 

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Tens de tentar criar uma maior harmonia tanto na qualidade de água como no próprio aquario...

 

 

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O facto do aquário estar "aberto" não influencia, aliás há quem tenha discus em vidro e água para maximizar o crescimento e regular melhor a água.

 

Os SAE's também não me cheira, apesar de ser um peixe inquieto, não é normalmente incompativel com discus, eu próprio tenho SAE's com um cardume e o meu aquário é também "open-space".

 

Quanto muito, a intensidade de luz pode ser um factor. Os discus são famosos por não quererem muita iluminação. O que fiz nos meus foi não perder/retirar lampadas, mas trocar os espectros de luz para tons diferentes, como azul, rosa, verde. Reflecte as cores dos peixes e retira aquela intensidade de luz de fundo.

 

Se o aqua fosse meu, substituia o areão por silica (silica de filtro piscina, no Leroy a 14€ 20kgs) isto ajuda pois os dejectos não passam para o fundo e são faceis de aspirar, tirava a biobox para ganhar mais uns cm's, colocava um filtro externo de baixa circulação (500l/h), trocava os SAE's por ancistrus.

Editado por Renato.Vieira
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Boas Renato.Vieira, tal como tu e o amarelinho92 dizem o stress e essencial e já a pensar nisso tive que dar muitos dos peixes que tinha quando me iniciei na aventura dos discos que sempre quis mas tinha receio pois sempre me disseram que eram peixes muito difíceis de manter, e já que falas nisso do areão também e um grande sonho meu ter o fundo todo branquinho mas outra vez tenho receio de o fazer, para começar como retirar o areão sem fazer um Ciclone de porcaria no aquário podendo prejudicar os meus meninos e a agua? Tinha que ciclar outra vez? E depois como manter o fundo sempre branquinho será muito difícil? já agora que vou embalado estou a preparar outra raiz de Videira mas esta e enorme para colmatar a falta de esconderijos kkklkkk

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O ideal era com outro aquario ou algo do género encheres com a água do teu Aqua e fazeres a transferência dos discus e depois fazeres essa alteração no areao. Eles não são fáceis de manter mas tao não são nada de outro mundo , o importante é manteres o aquario limpo com boa qualidade de água... Se não te dá jeito agora não mudes o areao não é por aí também que eles vão melhor tanto assim na minha opinião , mantém a água limpa, vê de filtragem pois podes estar com algum défice , e compra por exemplo discus trace da seachem para de vez em quando colocares na água de modo a fortalece los

 

 

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Boas Renato.Vieira, tal como tu e o amarelinho92 dizem o stress e essencial e já a pensar nisso tive que dar muitos dos peixes que tinha quando me iniciei na aventura dos discos que sempre quis mas tinha receio pois sempre me disseram que eram peixes muito difíceis de manter, e já que falas nisso do areão também e um grande sonho meu ter o fundo todo branquinho mas outra vez tenho receio de o fazer, para começar como retirar o areão sem fazer um Ciclone de porcaria no aquário podendo prejudicar os meus meninos e a agua? Tinha que ciclar outra vez? E depois como manter o fundo sempre branquinho será muito difícil? já agora que vou embalado estou a preparar outra raiz de Videira mas esta e enorme para colmatar a falta de esconderijos kkklkkk

 

Fiz isso recentemente: coloquei os peixes num recipiente com água do aquário; retirei o máximo possível de água do aquário e reservei-a em garrafões e bidons; retirei todo o areão e substrato que tinha, o que provocou um negrume no aquário que nem é bom; coloquei areia de sílica do Leroy previamente passada por várias águas; voltei a colocar a água dos garrafões e assim que estabilizou a temperatura inseri os peixes. Não lavei o filtro, no dia seguinte acrescentei água até encher o aquário.

 

Zero problemas, melhoria significativa na qualidade da água e sobretudo PH que era muito alto e só com esta mudança de areia estabilizou nos 6,5.

 

Foi a melhor coisa que fiz ao aquário até hoje, é muito mais fácil de limpar e também mais atractivo.

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Quanto muito, a intensidade de luz pode ser um factor. Os discus são famosos por não quererem muita iluminação. O que fiz nos meus foi não perder/retirar lampadas, mas trocar os espectros de luz para tons diferentes, como azul, rosa, verde. Reflecte as cores dos peixes e retira aquela intensidade de luz de fundo.

 

Se o aqua fosse meu, substituia o areão por silica (silica de filtro piscina, no Leroy a 14€ 20kgs) isto ajuda pois os dejectos não passam para o fundo e são faceis de aspirar, tirava a biobox para ganhar mais uns cm's, colocava um filtro externo de baixa circulação (500l/h), trocava os SAE's por ancistrus.

 

Não tinha noção deste pormenor da luz, aliás estava a pensar aumentar a intensidade da luz no meu aquário, só para ficar mais bonito e realçar mais as cores, mas sendo assim vou pensar melhor.

 

Como já disse também fiz essa alteração da areia e troquei os meus SAEs por ancistrus - zero algas e não incomodam nada os discus.

Óptima e correcta sugestão.

 

Uma questão: a água deve ou não ser bem oxigenada?

 

Obrigado Renato.Vieira, ao dar estas dicas ao autor do tópico (boas dicas), ajudas bem mais pessoal.

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Que luz tens em watts e se é led ou t5 e que temperatura de cor têm?

 

Parece ser luz muito artificial.

 

A Biobox é de trocar logo por bom filtro externo e claro mais espaço vai ser necessário.

 

Tapaquê?!

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Boas, estou muito feliz por estar a ter tanta atenção da vossa parte muito Obrigado mesmo, sou mesmo muito apaixonado por discos e estou mesmo muito ansioso para que apareçam as cores magníficas deles mas ainda sou muito maçarico, bom então o filtro externo já vem a caminho, a sílica já estou decidido vou mesmo arriscar, quanto a retirar a biobox ainda tenho que pensar bem, nem sei se consigo, já agora outra dica que talvez me possam dar, todas as semanas compro 4 garrafões de 6 litros de água no lidle para as TPAS, a questão e a seguinte será que não posso por direto da torneira? E se for menos quantidade vai mexer assim tanto nos valores, assim ate podia fazer mais vezes

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Olha Sérgio em relação às tpas, eu mudo cerca de 50 litros por semana pois o meu aqua tem cerca de 200 litros. Coloco directamente da torneira, mas antes de colocar a água nova uso um produto anti cloro, amônia e assim da seachem, e o seachem prime salvo erro, não tenho tido problemas mas tudo depende dos valores da tua água da torneira convém teres atenção ao pH que ela vem, eu posso dizer te que de modo a causar pouca alteração na água até mesmo a nível de temperatura, ponho a mangueira a debitar água muito devagar para teres noção demoro sempre no mínimo cerca de 2horas a repor esses 50l mesmo para não causar grande stress nos discus.

 

 

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Não tinha noção deste pormenor da luz, aliás estava a pensar aumentar a intensidade da luz no meu aquário, só para ficar mais bonito e realçar mais as cores, mas sendo assim vou pensar melhor.

 

Como já disse também fiz essa alteração da areia e troquei os meus SAEs por ancistrus - zero algas e não incomodam nada os discus.

Óptima e correcta sugestão.

 

Uma questão: a água deve ou não ser bem oxigenada?

 

Obrigado Renato.Vieira, ao dar estas dicas ao autor do tópico (boas dicas), ajudas bem mais pessoal.

 

 

Olá Memphis,

 

A circulação da água é um ponto pertinente. Vou tentar dar-te uma resposta rápida e plausivel.

 

Como falei anteriormente, o metabolismo dos discus é lento. A exigência de oxigenação é mais curta que um viviparo, que não só se adaptou a esta necessidade como incorporou a sua prática oportunista de caçar á superficie, por exemplo. Mas há mais factores que precisamos falar.

 

Nos rios do seu habitat natural, como Nanay, Negro, Urubu, entre outros a corrente é tipicamente fraca, sem grandes oscilações, com temperaturas altas, margens secas devido á evaporação, o que é frequente em largos estuários de clima tropical. O contraste ocorre quando entramos na época das chuvas, onde os indices pluviométricos rebentam as escalas. O que por si funciona para a fauna dos rios emergentes, como um alerta e estimulo reprodutivo natural para desovas ou cortejo.

 

Dito isto, o Discus tem preferência por uma circulação de água visivel que consiga oxigenar bem aquário onde esteja, mas adequada para o volume de água, sem causar uma corrente descendente que impeça o peixe de estar em estado estacionário se quiser. Por esta e outras razões (reprodutivas principalmente), se preferiam aquários altos para manter discus, não só pela altura do animal como pela oxigenação que permite ter, nomeadamente uma boa corrente na linha de superficie,percorrendo todo o aquário sem ondulação exagerada, evitando o retorno da corrente descendente quando esta bate no vidro e regressa.

 

Olá Sergio Pinto,

 

Acerca das TPA's de garrafão diria para te livrares disso. Os valores da água dos nossos serviços municipalizados são estipulados em forma obrigada por várias entidades competentes em saude pública e ambiente. Dificilmente encontrarás valores quimicos perigosos (fatais) para a prática do hobby, poderás sim ter valores de dureza divergentes o que pode influenciar a reprodução dos peixes e uma oscilação de temperatura que deves evitar a todo custo(aceitam-se valores de diferença de 2-3 graus, salvo para juvenis ou desovas recentes). O cloro e o "mito do cloro" quero desbastar desde já, que a sua concentração em ppm tem uma administração relativamente rigorosa, pois a sua sobredosagem é punivel como crime público (como qualquer sobredosagem na água ). Além disso, o cloro é bastante "frágil" e não persiste na água por muito tempo, se esta tiver oportunidade de estar em movimento ou feita ciircular sob pressão.

 

Se quiseres por descarte de consciência, deixa a água da torneira repousar uma hora antes de colocares no áquario.

 

Boa aquariofilia.

Editado por Renato.Vieira
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Dito isto, o Discus tem preferência por uma circulação de água visivel que consiga oxigenar bem aquário onde esteja, mas adequada para o volume de água, sem causar uma corrente descendente que impeça o peixe de estar em estado estacionário se quiser. Por esta e outras razões (reprodutivas principalmente), se preferiam aquários altos para manter discus, não só pela altura do animal como pela oxigenação que permite ter, nomeadamente uma boa corrente na linha de superficie,percorrendo todo o aquário sem ondulação exagerada, evitando o retorno da corrente descendente quando esta bate no vidro e regressa.

 

E a questão da luz? Estou a pensar trocar para umas fitas de led de alta intensidade aí com 10.000 K brancas e uma azul actinic.

Será errado? É que agora tenho uma luz branda, porque tenho sobretudo anúbias que requerem pouca luz, mas não realça muito as cores.

 

Obrigado novamente

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E a questão da luz? Estou a pensar trocar para umas fitas de led de alta intensidade aí com 10.000 K brancas e uma azul actinic.

Será errado? É que agora tenho uma luz branda, porque tenho sobretudo anúbias que requerem pouca luz, mas não realça muito as cores.

 

Obrigado novamente

 

Falas do ponto em que estou agora a experimentar há umas semanas, curiosamente.

 

10.000 kelvins não é propriamente um branco real, mas já com um leve tom de azul. Diria mais entre 6000k. Tenho uma calha t5 x8 e uma dezena de lampadas de vários espectros que tenho vindo a trocar e observar o efeito nos meus discus (red melon, alenquer, cobalto, turquesa brilhante, pigeon, butterfly). E as diferenças são abismais, mesmo estando longe do aquário.

 

O problema está, no meu caso, sou uma pessoa que admira os peixes e as suas mutações de cor, não quero disfarçar ou "falsear" os peixes. Quero que o discus revele a sua cor natural (na medida do possivel) sem intensificar umas cores ou perder outras. Um pouco como calibrar uma televisão para a melhor imagem. São gostos.

 

De momento, estou muito satisfeito com esta configuração: 1x Grolux, 1x actinic, 1x 6000k, 1x 10.000k. Tiro todo o partido dos diferentes espectros, pois em todos eles os discus têm como cor natural e "brilham" de forma bem visivel. Se conseguires reproduzir este setup em led's, o que acredito que sim, com certeza ficarás tão surpreso como eu.

 

Quanto ás plantas, tens uma iluminação que serve perfeitamente, excepção feita ás já conhecidas plantas mais exigentes (cuba e companhia).

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Falas do ponto em que estou agora a experimentar há umas semanas, curiosamente.

 

10.000 kelvins não é propriamente um branco real, mas já com um leve tom de azul. Diria mais entre 6000k. Tenho uma calha t5 x8 e uma dezena de lampadas de vários espectros que tenho vindo a trocar e observar o efeito nos meus discus (red melon, alenquer, cobalto, turquesa brilhante, pigeon, butterfly). E as diferenças são abismais, mesmo estando longe do aquário.

 

O problema está, no meu caso, sou uma pessoa que admira os peixes e as suas mutações de cor, não quero disfarçar ou "falsear" os peixes. Quero que o discus revele a sua cor natural (na medida do possivel) sem intensificar umas cores ou perder outras. Um pouco como calibrar uma televisão para a melhor imagem. São gostos.

 

De momento, estou muito satisfeito com esta configuração: 1x Grolux, 1x actinic, 1x 6000k, 1x 10.000k. Tiro todo o partido dos diferentes espectros, pois em todos eles os discus têm como cor natural e "brilham" de forma bem visivel. Se conseguires reproduzir este setup em led's, o que acredito que sim, com certeza ficarás tão surpreso como eu.

 

Quanto ás plantas, tens uma iluminação que serve perfeitamente, excepção feita ás já conhecidas plantas mais exigentes (cuba e companhia).

 

Obrigado, vou ter em consideração.

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