Recommended Posts

Boas.

 

Sou novo neste forum.

Este sabado fui fazer uma bricola a um amigo que infelizmente teve que mudar de casa, este tinha um lago improvisado de 3m de comp. x 1 de largura, com um plástico e 4 pedras grandes dentro, comprou 4 peixitos penso serem os dourados, e não é que num ano o homem ficou la com quase 70 peixes, fiquei completamente impressionado, pois nunca pensei que eles reproduzissem assim, ainda por cima quando o lago so tem 25 cm de àgua, não tinha uma unica planta, nem filtros , nem bombas, nada. a água esverdeada/ acastanhada , com tanto lodo que os animais quando nadavam parecia que largavam fumo lol.

Então o Sr. disse que podia levar alguns peixitos pois na nova casa não podia fazer outro lago e ja tinha dado os que tinha a dar. Foi ai que então apanhei os restantes 20 incluido os supostos pais. (Desculpem esta pequena grande introdução)

 

Estou a pedir a vossa ajuda pois queria fazer um laguito com uma manilha, mas queria que a agua se mantivesse limpa.

Queria saber, que tipos de filtros/bombas devo utilizar.

Quais as plantas adequadas

Tecnicas de Construção do lago (para evitar erros de principiante).

 

Tudo o que considerem pertinente, pois não entendo muito desta area.

 

Obrigado pela atenção,

Aguardo respostas.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia mais uma vez,

A manilha já está em casa, leva cerca de 390 litros e vai levar um dreno a 5 cm do topo para a água das chuvas, e possivelmente um sistema de esgoto com um raro (Ainda estou em duvida).

 

Assim que esteja no local com tudo em ordem coloco fotos.

 

Precisava da vossa ajuda para me indicarem que maquinaria necessito para este projecto, o que aconselham?

 

Filtros, bombas, já pesquisei os lagos auto-sustentáveis com plantas mas tenho algum receio, pois vai estar exposto ao sol.

 

Tenho algum jeito para bricolas por isso também posso fazer um filtro, se aconselharem claro pois não posso inventar que não sei nada sobre lagos e peixes e não quero estragar tudo.

 

A minha ideia é na traseira levar umas pedras para a água cair em cascata, com uns cactos nessas pedras.

Umas sombras chinesas ou uma palmeira ao lado para fazer sombra tanto no lago dos peixes como para o das tartarugas (Já as tenho à uns 5 anos (+/-20cm cada)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

Na minha opinião, não te aconselho a fazer cascata nem colocar o lago ao sol, no verão o lago vai aquecer, com cascata ainda mais aquece, uma cascata fica sempre bem, mas é prejudicial ao peixes.

A verdade é que 390L é pouco, (mas é o que se pode neste momento :S) o lago irá estar sempre a sofrer alterações de temperatura, 390 L ao sol num dia de verão não irá correr bem

O meu tem cerca de 2000L, e a temperatura também varia bastante

 

Compras uma bomba que circule 1000L/h e fazes um fitro caseiro, comprar filtros não vale a pena.

Para fazeres um filtro basta comprares 3 vasos de 5L, 3 tubos e 4 curvas e silicone para o exterior

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca é tarde para aprender.

"...uma cascata fica sempre bem, mas é prejudicial aos peixes."

Como? Qual a explicação?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a agua para a cascata faz com que a area de contacto da agua com o ar aumente e tambem remexe a agua (assim como o filtro)

isto faz com que no verao a temperatura aumente imenso e que no inverno a temperatura caia a pique

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

???

 

Aumentar a área de contacto da água com o ar e remexer a mesma são princípios essenciais para a manutenção do oxigénio em níveis convenientes? Creio que uma cascata é o método mais natural e mais barato para oxigenar a água.

Sem pretender contrariar, acho que uma cascata está no topo das prioridades na construção de um lago.

Salvo melhor (e fundamentada) opinião.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

???

 

Aumentar a área de contacto da água com o ar e remexer a mesma são princípios essenciais para a manutenção do oxigénio em níveis convenientes? Creio que uma cascata é o método mais natural e mais barato para oxigenar a água.

Sem pretender contrariar, acho que uma cascata está no topo das prioridades na construção de um lago.

Salvo melhor (e fundamentada) opinião.

Antes de mais, como o lago e relativamente pequeno tera que ter bastante sombra caso contrario as temperaturas no verao irao subir para cima dos 30º.

 

Uma cascata normalmente é uma boa opçao para ajudar a oxigenar a agua, mas tambem faz com que a agua se evapore mais. Num lago com peixes tambem nao e aconselhavel que a agua circule muito, isto e, que a agua da parte mais funda se misture com a agua da parte mais superficial, mas num lago assim pequeno a temperatura na superficie e no fundo e quase a mesma.

 

O mais importante é fazeres com que o lago apanhe só o Sol da manha (2-3h) e a tarde sombra completa, mete uns arbustos, plantas marginais. Se o lago apanha o sol directo da tarde de verao nao vai correr mesmo nada bem, vai atingir facilmente +32º.

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Eu tenho um lago com cerca de 2800L, o lago apanha sol quase o dia todo, não tenho filtro, não tenho cascata e o peixes só aumentam. O ano passado um passarão foi lá algumas vezes pescar peixes, deixei de ver peixes, neste momento tenho cerca de 30 que veja, há muitos pequeninos.

Não dou comida, não faço nenhuma especie de tratamento ao lago e tenho a água transparente o ano inteiro, inverno e verão, transparência sempre acima dos 95%.

Para mim o truque é ter muitas plantas, tenho o lago rodeado de typha latifolia e cerca de 5 ou 6 nenufares mais nada.

As opiniões podem-se dividir, até podem dizer que não dou condições adequadas aos peixes mas a realidade é: estão saudáveis, reproduzem-se bem e a agua está sempre transparente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais