Joao Cruz Projeto 96L


JotaCruz

Recommended Posts

Muitos parabéns pelo aquário, está bastante bonito.
Se me permite uma sugestão: eu pessoalmente mudaria a Alternanthera reineckii "Rosanervig" que está mais à vista para o outro lado daquilo que me parece ser a Anúbia e colocaria no seu lugar as plantas (cujo nome não sei, sou um novato nestas andanças xD) que estão à esquerda, nu lugar da "Rosanervig"

E porque não uns amiguinhos mais coloridos para fazer companhia à fauna existente?

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Hugo!

 

É uma boa sugestão. Foi o meu primeiro aquário e logo plantado! :) Hoje, depois do que tenho lido mudava tudo :)

Faz dois meses daqui a 12 dias. Portanto, o aquário é recente e acho que, apesar de bonito, muita coisa pode correr mal... Vou treinar, aprender e melhorar o que está feito.

Bem mais para a frente irei revolucionar tudo :)

 

Quanto à fauna, ainda há margem para mais qualquer coisa :).

 

Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A fazer quase 2 meses e com finalmente tudo a bombar!

 

Lily pipes e CO2 pressurizado são as últimas aquisições.

 

Fertilização de fim de semana e uma valente poda, com mais alterações no hardscape e plantas.... :)

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

A debater-me com os primeiros problemas com algas (era de esperar). Ainda não acertei com a fertilização e a introdução de co2 pressurizado ainda por afinar no que diz respeito ao nº de bolhas....Mas nada de grave para já! :)

 

Entretanto algumas fotos

 

A Marsilea Hirsuta deu a volta e cresceram dois pés enorme deixando a ludwigia knockout :) Um dos pés com quase 30 cm!! (Ao fundo)

IMG_2614_zpslpbx6gfq.jpg

 

Uma vista lateral do aqua

IMG_2640_zpsdoclktgh.jpg

 

Dânio pérola. Um ser formidável ! São sete (4 machos e 3 fêmeas) e é um regalo de ver o seu comportamento (parecem-me muito territoriais e animam e de que maneira o fundo do aqua...)

IMG_2629_zpsu4kelfxl.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens esta muito top.... tenho so tenho uma questão e pessso desde ja desculpa pela minha ignorancia mas tambem sou novo por estas andanças ... gostava de saber como colocou essa "relva" no aquario e uma planta que plantada uma uma ? ou e tipo musgo java ou assim ? onde poderei arranjar para mim ? como e a sua manutenção ? =) obrigado desde ja pela paciencia prometo que vou apresentar o meu projeto ainda esta semana que vem tambem para ter o vosso feed back =)

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Paulofmo e Almartin

 

O almartin já respondeu. Trata-se de eleocharis parvula e planta-se em pequenos molhos um a um :). Dá algum trabalho a plantar mas é de manutenção muito fácil. Pouco exigente e por isso cresce e espalha-se bem. A Marsilea Hirsuta também forma um tapete impressionante. Confesso que não sei de qual gosto mais....Podes arranjar numa qualquer loja online de aquariofilia à distância de um click

 

Começam a aparecer problemas com filamentosas e BBA´s....

 

Paulo, aqui tens uma ideia como foi plantada

unnamed_zpstuzlwiyw.jpg

 

Mais fotos

unnamed%201_zpsey40gd9a.jpg

 

IMG_2647_zpsxlbn6znz.jpg

Editado por JotaCruz
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Paulofmo

 

Combinado.

 

Como disse anteriormente começam a aparecer algumas algas no meu aqua e a alastrar:

 

-Algas filamentosas verdes; ( a aumentar)

- Greenspots (muito poucas)

-BBA´s (a aumentar )

 

Fertilização: (aquário densamente plantado) 2meses - 100L

 

Tropica especialized - 1 vez por semana 12ml

Potassio - 2,5ml duas vezes por semana;

CO2 - 3bps injeção 5h

TPA - 20% Semanal

Iluminação - 72w (2x6500k plant growth + 10000k daylight) 6h/dia

 

Testes:

 

PO4 -0,5 ; NH4/NH3 - 0 ; NO3 -10 ; Fe - 0,5; ph 6,5 ; kh -4

 

Há desequilíbrio nos nitrogénios por NH4/NH3 estar a 0? (Este valor varia)

 

NOTA: Aspeto relevante e que aconteceu com a introdução de CO2 pressurizado deixei de introduzir carbono líquido dia sim dia não desde então registo mais algas. Devo voltar à introdução de carbono líquido?

 

Fico a aguardar os vossos contributos

 

Obrigado

Editado por JotaCruz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos,

 

Uma poda de fim de semana mais por causa das algas infelizmente. Diminuição de iluminação e aumento de co2 e um acerto nos nutrientes e parece-me que as BBA´s "mudaram de cor" de mal dispostas :). Algumas filamentosas

Umas pequenas alterações no hardscape e parece-me que as coisas nunca irão ficar como deve ser. Há sempre algo para mudar:)

 

Algumas fotos

 

Bacopa monieri disparou como a introdução de CO2

25.05.002_zpsw9twqfz9.jpg

 

25.05.001_zpsyz0mioaj.jpg

 

25.05.003_zpsd7upjwub.jpg

 

Tela final :)

 

25.05.006_zpsldkluvmb.jpg

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

(....)

 

Testes:

 

PO4 -0,5 ; NH4/NH3 - 0 ; NO3 -10 ; Fe - 0,5; ph 6,5 ; kh -4

 

Há desequilíbrio nos nitrogénios por NH4/NH3 estar a 0? (Este valor varia)

 

(...)

 

Não compreendi... A amónia deve de estar a 0 (0 num contexto mensurável de teste) na fase em que está o teu aquario, quer dizer a que a colónia de bactérias esta estabelecida e a fazer o que se espera, converter a amónia em Nitritos e estes em Nitratos.

(....)

 

NOTA: Aspeto relevante e que aconteceu com a introdução de CO2 pressurizado deixei de introduzir carbono líquido dia sim dia não desde então registo mais algas. Devo voltar à introdução de carbono líquido?

 

Fico a aguardar os vossos contributos

 

Obrigado

 

Eu comecei a usar os dois em conjunto, nunca tinha usado carbono liquido, apenas CO2 pressurizado... Mas aproveito a tua questão para deixar também a minha...

 

A Seachem refere que o Flourish Excel pode ser usado em conjunto com o CO2, aliás salienta que o Flourish Excel é um complemento de carbono sob a forma liquida e orgânica e não substitui o CO2 pressurizado...

 

Apesar da controvérsia sob a forma como o Flourish Excel afecta a algas, é um facto que ajuda as plantas nessa batalha por isso estou a usar...

 

A minha questão é se é necessário reduzir o CO2 pressurizado uma vez que estamos a dar outra fonte de carbono? Tento seguindo a dosagem diária do Flourish Excel e continuo com a mesma injecção de CO2, até agora (desde há uma semana), nada de anormal...

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Pedro,

 

Sendo o NH4 um macro nutriente ( e estamos a falar de um aqua densamente plantado) acho que 0 é um factor de desequilíbrio. Até porque além da colónia de bactérias , as plantas também consomem amónia e se há falta, a minha dúvida é se os nitratos compensam essa falta.

Resumindo: O nitrogénio (amónia e nitratos ) e no caso da amónia pode ter valores 0 em plantados?

 

Estou a usar co2 pressurizado e líquido (dia sim e dia não), com algum cuidado observando sempre os peixes. Desde que comecei a usar novamente observei uma regressão nas algas. Vou continuar.,

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como referi a amónia a 0 num contexto de teste através de reagente, o valor nunca será 0 absoluto pois ela tem de existir de forma a ser processada pelas bactérias e eventualmente parte consumida pelas plantas

 

Se existir em quantidade mensurável através dos testes que usamos dependendo da quantidade poderá ser tóxica para a fauna.

 

Os nitratos são tolerados pela fauna até certos valores e é este um dos macros que temos em conta na fertilização...

 

É certo que já li que em plantados não se deve ter a filtragem muito sobre-dimensionada, talvez para que a amónia não seja rapidamente processada e as plantas tenho o proveito, não sei...

 

É o que acho, sem fundamento cientifico, baseado no que tenho lido, na minha curta experiência e nas conclusões que tiro, mas espera por mais opiniões...

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dá um olhinho nos tópicos sobre o método de fertilização E.I. ou Estimative Index, para mim tornou-se mais fácil fertilizar.

 

O teu aquário mostra-se estável e com plantas a desenvolverem muito bem, logo o que tens feito resulta, mas se tiveres curiosidade lê sobre isso.

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jota,

 

Eu uso CO2 (não é pressurizado mas vou montar um em breve) e o Excel como complemento.

O CO2 não combate as algas. Influencia a sua redução indirectamente porque permite um melhor desenvolvimento das plantas.

Já o Excel tem propriedades algicidas, que não são mencionadas pelo fabricante pelas razões obvias.

 

Há quem use água oxigenada para combater algas, mas acho que é algo "at your own risk."

 

Cumprimento,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Como o José indica o Excel tem propriedades algicidas e eu utilizei durante algum tempo com sucesso relativo.

No entanto apesar de ter conseguido controlar tinha algumas algas das quais não me conseguia libertar. Principalmente em plantas de tapete.

 

Por indicação de alguém experiente, acabei por comprar 2 caridinas apesar de me terem aconselhado 10 :(

Como não sou apreciador de camarões transparentes, fiquei-me pelas duas e só posso dizer que elas fazem milagres.

Limparam as algas todas das plantas do aquário, são cuidadosas com as plantas e não tiraram nada do sitio.

Neste momento gostava de ter algas no aquário para elas terem comida :), mas nunca mais vi nada e as plantas rasteiras passaram a desenvolver de uma forma espetacular.

 

Estou a começar um novo aquário e a primeira fauna que vai entrar são muitas caridinas (obrigatório em aquários plantados)

 

Parabéns pelo aquário espetacular e relativamente a frase "há sempre algo para mudar", é uma grande verdade e uma das vantagens da aquariofilia :) Assim não ficamos sem nada para fazer :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Respetiva poda para alguns ajustamentos, em especial a parvula que cresce imenso, e resultado final.

O aumento de co2 pressurizado e algumas podas pontuais condicionaram e muito a propagação de algas (algumas filamentosas resistem) mas baixou o ph e o kh. Preocupa-me a fauna em especial os danios pérolas. Diminuí a injeção para 2bps. Vamos ver.

Aqui vai um vídeo.

 

Editado por JotaCruz
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora sim ;) Podia era ter um pouco mais de qualidade (o video) 240p? :)

 

Quanto ao aquário, simplesmente GOSTO!

 

É um a seguir de perto, não que seja algo "extraordinário", não querendo ser depreciativo, mas gosto e acho um grande feito para alguém que começou agora! Parabéns

 

Abraço

 

PS: Podes integrar videos copiando o link completo da caixa URL do browser e depois no editor detalhado, ao lado da opção de tipo de letra tens o botão de BBCode e escolhes media e colocas o link. ;)

Editado por Pedro Bernardo
  • Votar + 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Pedro,

 

Vou tentar colocar o próximo com mais qualidade. São as modernices!!! :)

Por falar em modernices, abri um novo tópico e devo ter feito double click e agora aparecem dois topicos iguais. Como se apaga um?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.