Mais problemas com o Ciclo


Fabio11scp

Recommended Posts

Boas, como já havia dito montei o meu aquário de 120 Litros No dia 14 de Março pela manhã, depois de ter comprado e fervido o areão, 70% da água do aquário foi de garrafões que tinha a pousar para sair o cloro e os restante 30% foram de água maturada de outro aquário que tenho, para além disso meti caracois logo no 1º dia e fui dando assiudamente sempre comida para ajudar a fazer o ciclo.

Acontece que tirei o filtro interno para inserir um externo que comprei no Olx (2217 da eheim, que ainda não está como eu quero), e ouve um dia que estive sem filtro, á desde á 3 dias quase completos que tenho o tal filtro externo a funcionar, com cerâmicas que já lá estavam(já devia estar sem utilização á anos) e apenas substitui a lã filtrante.

Tendo em conta isto tudo quando posso dar por concluido o ciclo do azoto?

A partir de quando posso ir metendo peixes mais resistentes( estava a pensar daqui a 2 dias meter o meu ancistrus), e de 2 em 2 dias uns tetras e assim sucessivamente, mas antes pretendia ouvir umas opiniões para tirar conclusões definitivas...

 

Obrigado, e um bem haja

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O processo de avaliação do estado do ciclo é sempre o mesmo.

Tens de ir medindo, todos os dias, os níveis de amónia (NH3) , dos nitritos.(NO2-) e dos nitratos (NO3-)..

 

n-cycle.gif

Primeiro vai haver um pico de amónia, depois um pico dos nitritos..

Por volta do 10º dia do ciclo, a amónia atinge os valores máximos e começam a subir os níveis de nitrito.

Só quando os nitritos forem baixando, por volta do 30º dia, é que o ciclo do azoto se considera concluído.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Um concelho, tem calma.

O aquário demora quase 1mes a estar em condições, se compras-te esse filtro aproveita para meter matérias filtrantes novas, visto só estares a iniciar o aquário agora e ainda não tens peixes. Começar do zero. Eu por mim metia matérias todas novas e esperava cerca de 2 semanas até meter o primeiro peixe, no entanto colocava na mesma comida para fazer andar o ciclo e no mínimo 2 TPA, e só depois é que começava a colocar os peixes, durante esse tempo de espera (desespero) por ter um aquário vazio vai lendo o fórum porque tem muita informação importante que te vai ajudar!

Editado por SerafimD
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, desde já obrigado pelas opiniões, o que eu perguntava mais concretamente, é até que ponto o ter inserido grande percentagem de água maturada, ter usado um filtro já usado(embora limpo, e fiquei só com as matérias), os caracóis inseridos desde o 1º dia e a comida que sempre tenho dado.

Vou fazer as coisas com calma.

Estou a pensar na terça feira inserir o meu Ancistrus, no dia a seguir 2 tetras, passados mais 2 dias 2 Corys, e depois á medida dos tempos ir inserindo sempre dessa forma mas um pouco mais de repente... acham que é muito cedo ainda assim?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Visto que tu só montastes o aqua no dia 14 de Março,e só fez seis

dias de montagem, eu faria o que te disseram no post em cima,

esperava mais duas semanas,até porque no geral o ciclo leva +/-

um mês,uns mais outros menos,até porque não ha aquas iguais,

depois sim então começava a colocar peixes,espaçados,tem muita

calma,para que tudo corra bem,e não morram peixes,boa sorte.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Obrigado por mais uma opinião, o que eu referia acima era ainda assim colocar o primeiro peixe na quarta feira dia 24 de Março, ou seja passado 10 dias, e referia-me apenas a colocar um Ancistrus somente, isto também para ajudar um pouco a fazer o ciclo, depois esperar talvez mais 2 dias e meter 2 tetras ou seja dia 26, no dia seguinte 2 corydoras, e apartir de 1 de Abril começar talvez a meter por etapas até talvez dia 3 se até lá não ocorrerem grandes problemas... ainda assim continuo depressa demais? A minha pressa é mais por ter também os peixes num aqua provisório e isto já á mais tempo antes de ter montado este de 120L, e não tenho lá plantas, e o aquário é relativamente pequeno, das minhas posturas que enquanto lá estiverem se efectuarem vou apanhar muito poucos, pois o espaço é curto e a possiblidade de fugir ainda mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim tenho e apesar de não ter peixes por esse motivo até tenho a iluminação 10 horas por dia sempre a ligar e a desligar á mesma hora, tenho 1 Valisneria Gigante mãe e uma Valisneria gigante mas ainda pequena, 2 fetos de java, tenho vários pés de hygrophila Polysperma, 2 cryptos pequenos e 2 Anúbias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais colocar um peixe no inicio do pico de amonia? Tem calma. Mete um pouco de comida de 2 em 2 dias e só quando tiveres passado a fase da amonia e nitritos com nitratos a baixar deves começar a introdução gradual da fauna.

 

Tapaquê?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu leio bastante diáriamente e desde á meses, seguiria ainda mais detalhadamente se tivesse sido tudo completamente novo e fosse um total inicio, acontece que actualmente mais de 50 % da água que tenho no aquário era de outro aquário que estava maturado, o filtro que estou a usar já era usado e apenas mudei a lã filtrante, e tenho desde o 1º dia caracóis e fui sempre metendo comida lá para dentro, também desde os 1ªs dias que tenho flora lá inserida, e a minha dúvida é até que ponto isso acelera o ciclo.

 

É quase o mesmo que mudar o aquário para outra parte da casa, retirar a água e depois metê-la, só que tenho receio ainda porque apesar de a água ser maturada e funcionar quase como uma TPA, o areão é novo, e o filtro apesar de já ter sido usado, não devia ser utilizado á bastante tempo pelo que as bactérias já deveriam estar mortas provávelmente.

 

Penso que o Ciclo seja normalmente entre 16 e 30 dias, mas isto creio que tudo começando do zero. Tendo feito tudo isto não estará ja pronto?

É que tenho os peixes todos num sitio muito provisório, e posturas que já lá tive foram quase todas comidas penso, pois apanhei poucos peixes, para além disso um Molly já á cerca de 5 dias que está no novo aquário, pois meti-o nos outros 2 aquários que tenho, e atacava-me todas as fêmeas de que raça fossem, mordia-lhe e levantava a crista batendo nelas e cercando-as... Até hoje encontra-se bem, mas quando meter todos os meus peixes no novo aquário provavelmente vou ter de novo um problema com ele...

Editado por Fabio11scp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.