PH subitamente a 5,5


Recommended Posts

Boas,

 

Neste Aquario sempre tive o PH bastante estável entre 7 e 7,2. Acontece que de repente comecei a ter algumas baixas, tendo começado pelas corys. O PH está constantemente em 5,5. Após várias tpa's de 30% o PH volta a baixar para esses níveis.

Creio que poderá estar ligado a uma limpeza mais profunda que fiz onde tendo remexido os troncos, poderá ter revolvido o substrato e ter feito vir á superfície algum do substrato fértil sera floredepot e por contacto direto com a coluna de água estar a causar este abaixamento no PH.

 

Alguém já teve problema idêntico? Caso seja efetivamente este o motivo (não vejo outro) Existe alguma solução Que não seja ter que substituir todo o substrato?

 

Obrigado!

 

 

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Utilizas água da torneira?

De que zona?

A de Lisboa tem um tamponamento bem resistente.

Eu tenho o mesmo substrato e acho que se existisse fuga do mesmo, verias as partículas à superfície.

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Penso que obterias mais respostas no tópico de fertilização.

 

Eu penso que a causa já foi bem identificada por ti. Esse substrato não pode ficar em contacto com a coluna de água.

No meu caso concreto, não uso substrato fértil. Por isso não sei que outra solução te dar. :confused4:

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito possivelmente foi o substrato fertil.

A agua tirada da torneira e deixando repousar umas horas tem quanto de PH? Mede isso sem colocar a agua no aquário.

 

Que outros testes tem? Se tiver de KH era bom por ai os valores.

 

Atenção que se for o substrato mesmo do convém fazer varias tpa's até isso ir ao lugar, não tanto por causa do PH mas por causa dos nutrientes na coluna de agua e as posteriores algas que dai viram.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais