Ajuda com o meu primeiro aquário


Recommended Posts

Bom dia a todos.



Eu a uns dias a traz entrei para este mundo da aquariofilia que ja a muito tempo me fascinava e que por um colega meu me ter oferecido o material foi mais fácil.



O meu problema é o seguinte:



Eu sempre me inclinei para peixes de agua quente e assim montei um aquario só que como n percebia muito disto n me esta a correr nada bem.


Segundo o meu amigo era so enfeitar o aquario e colocar agua e uma macheia de sal e ficava pronto a ser habitado.


O problema é que a agua acabou por ficar baça e passado uns dias ficou verde e depois começaram a morrer peixes será que a agua ficou verde derivado a elevada exposição a luz solar???


Agora ja mudei a agua novamente mas ficou novamente baça e ja li no forum que o aquario precisava de mais ou menos um mes sem ser habitado para a agua ficar nas devidas condições.


Até ver ainda não me morreu mais nenhum peixe mas a agua continua baça.


Será que passado o tal mes a agua volta ao normal e que materias é que preciso para controlar os niveis de ph e o resto necesssario para a qualidade da agua ser correta para os peixes.



As medidas do aquario são: 50cm*30cm*30cm


Filtro da marca Boyu- modelo Sp-602F(filtra 340l/h)


Termostato- da marca Boyu-modelo Ht-875 que é recomendado entr os 60l e os 90l


A bomba do ar é que não sei o nome



No fundo coloquei areão e depois umas pedras umas conchas e um efeite a imitar um tronco de madeira.




De resto não tenho mais nada e penso que será preciso algo para medir o ph e restantes.



Mas a minha maior duvida é se devo de manter os peixes no aquario com a agua baça ou se os devo de retirar.




Cumprimentos a todos



Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André

Pelo o que eu li,tu não fizestes o ciclo do azoto,que demora +ou- um mês,

devias ler aqui no Fórum sobre o ciclo,mesmo por não o teres feito e que

os peixes estão a morrer,não sei que peixes e que tens,mas ter conchas

no aquário vai-te subir é em muito o ph,também me pareceu que a pedras

brancas que estão em cima do tronco são de marmor também faz subir o

ph,no subestrato tambem há para ai pedras brancas que devem ser de

marmor, alem de que o aquário não deve levar com luz solar directa,

não devias colocares mais peixes no aqua,enquanto não fizeres o ciclo,

acho que divias fazer um pequeno TPA,e estares atento á reação dos

peixes,e lei com muita atenção como se faz o ciclo do azoto,bom esta

e a minha opinião,espera por outras,boa sorte.

 

Cump: Álvaro Silva

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sê bem vindo ao fórum.

Como tudo o que se faz, deve começar-se pelo princípio.

Começa por ler isto, para já.

 

 

 

P.S.: TPA: troca parcial da água.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André,

 

Visto já teres peixes, convém pesquisares sobre os mesmos.

Tens por exemplo o sítio Seriously Fish.

Como não houve tempo suficiente para criar bactérias suficientes para transformar os restos de comida e dejectos, a não ser que tenhas um ou dois peixes, convinha adquirires um produto com as mesmas para adicionares na água. Geralmente têm a componente "bio" no nome. Já agora espero que estejas a utilizar um produto para eliminar o cloro,

Quanto à água baça, uma das causas pode ser a capacidade do filtro. É novo?

 

Cumprimnentos,

 

José

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ja me disseram que o filtro não é o mais indicado. Ja me indicaram um n sei se é o mais indicado ou n.

 

EHEIM LIBERTY 200

EHEIM_LIBERTY_20_4d02c0b31cd6c.jpg

 

Tb me disseram para agora ir fazendo tpa's até a agua ficar nova sem colocar sal é obvio.

Eu tenho cinco peixes no aquario 2 limpa vidros 1 limpa fundos 1 que parece uma cobra e 1 que ainda n sei o nome.

Eu segunda feira vou comprar o teste de ph e restantes.

E não estou a utilizar nada para eliminar o cloro.

Pk me disseram e ja vi que erradamente que se coloca-se sal na agua iria controlar isso tudo.

Então assim devo ou n devo de fazer tpa uma vez que não tenho nada para eliminar o cloro????

 

É que aparentemente todos os peixes parecem de boa saude.

 

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O filtro deve ser escolhido em função da capacidade do aquário.

O teu aquário tem 50X30X30=45000cm3=45litro.

Eu recomendo filtros externos, sempre que haja possibilidade.

Também recomendo que o caudal do filtro seja de sete vezes a capacidade do aquário.

Neste caso, um filtro com um caudal aproximado de 300 litro/hora.

 

No teu caso, e como já te disseram, começaria por:

- não colocar o aquário perto de luz solar directa,

- retirar algum carvão activado que o filtro tenha,

- retirar as conchas e pedras calcárias,

- comprar uma boa quantidade de plantas,

- usar um anti-cloro ( a água da torneira traz cloro), e,

- uma vez que já tens peixes que só deveriam ter entrado depois de acabado o ciclo de bactérias, pedir a alguém que te arranjasse materiais filtrantes de um aquário já rodado.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu faria tpa mesmo sem o anti cloro, tira água quente do chuveiro com o máximo de força para arejar ao máximo e evaporar o cloro, deixa arrefecer à temperatura do aquário e manda lá para dentro devagar. Compra rapidamente o ando cloro e as bactérias, é o mais importante no estado em que tens o aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não precisas de comprar os testes todos, vai com calma. Essencial é o anti cloro e as bactérias no teu caso (há à venda em todo o lado) leva uma garrafa de meio litro com água do teu aquário, há muitas lojas que te fazem os testes todos por uma pequena quantia, para já era importante saberes PH, amónia, nitratos e nitritos.

Faz tpas 20% dia sim dia não, e mete bactérias a seguir à tpa durante uma semana, depois volta a medir os mesmos parâmetros

Editado por greenjam
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Eu fui a loja e o dr recomendou que eu coloca-se os peixes noutro recipiente e lava-se o meu aquário e começa-se td de novo fazendo corretamente o ciclo. E ate comprei um filtro em cascata adequado ao meu aquário e o anticloro e as bactérias. Ele testou o pH da agua e estava entre os 7 e os 7.5. Aconselhou tb a retirar todas as conchas e búzios que tinha no aquário e colocalo num citio que não estivesse esposto a luz solar direta. E sendo assim já retirei os peixes e vou efectuar a limpeza total do aquário e fazer corretamente o ciclo de azoto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

sem dúvida, variando a temperatura varia o tipo de bactérias que nidifica. O ciclo deve portanto ser feito à temperatura a que o aquário vai estabilizar.

 

Nas lojas de produtos chineses encontras termostatos muito baratos, não são muito fiáveis mas para um mês servem perfeitamente. Mais tarde pode ser usado para aquecer a água das TPA.

 

Espero ter ajudado, cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim ajudas-te. Amanha tenho que ir comprar um então. =) Só mais uma duvida como tenho filtro em cascata já n é necessário colocar a bomba do ar pois n??? eu penso que a agua que sai do filtro até chegar a do aquário ja leva oxigénio suficiente. cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

A oxigenação da água passa por haver movimento à superfície.

Desde que haja uma ligeira quebra da tensão superficial, passam a existir trocas gasosas.

Para esse efeito, o filtro de cascata ( ou filtro de mochila) é suficiente.

 

As anúbias e musgos são plantas que requerem pouca manutenção.

Regula a iluminação para umas 7 ou 8 horas de luz, e isso deve ser o suficiente.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As anubias e musgos não precisam de substrato e também não precisam de grandes cuidados, apenas retirar as folhas velhas e deixar crescer 😉

 

As bolinhas de ar não são necessárias desde que tenhas agitação suficiente à superfície,,,, com um filtro de mochila como o teu, não é necessário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.