Aquaponia - Kit para controlo de qualidade da água. (pH, NO2-, NO3- e NH3/NH4+)


Recommended Posts

Bom dia,

 

Estou actualmente a montar um pequeno sistema aquapónico e vou precisar de controlar diferentes parâmetros referentes à qualidade da água, nomeadamente o pH, nitritos NO2-, nitratos NO3- e "total ammonia nitrogen (TAN)" representado por NH3/NH4+.

 

Para aqueles que desconhecem, aquaponia é uma mistura de piscicultura com hidroponia, técnica de cultivo agricola sem recorrer à utilização de solo. O amónio libertado pelos peixes é bombeado para a área de cultivo onde se desenvolvem bactérias, as mesma presentes nos filtros dos vossos aquários. Posteriormente, essas bactérias irão decompor o amónio em nitratos que serve de fertilizante natural para plantas. Por sua vez, a água depois de passar pelo sistema de cultivo volta ao aquário já filtrada pelo substrato de cultivo e pelas raízes das plantas, tal como acontece na Natureza.

 

Dito isto, o que preciso mesmo é de um kit para controlar os vários parametros mencionados acima. Já tentei de várias formas de comprar o API freswater master kit online mas nenhuma loja parece estar disposta a enviar para Potugal, desde lojas na Alemanha a diferentes lojas na Amazon.uk, todas recusam.

 

Existe alguma alternativa? Conhecem alguma loja com este produto em Portugal, ou Europa que aceite encomendas internacionais?

O API freswater master kit é consensual entre a maioria das pessoas envolvidas em aquaponia, no entanto não nego a possibilidade de experimentar outros kits se houver bom feedback. Tenho particular urgência no teste de amónio, pelo que se me souberem indicar alguma loja em Lisboa onde tenha este produto em stock agradecia.

 

Desde já agradeço o vosso tempo.

Editado por Metallising
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

estás a falar disto?: http://www.ecoarium.pt/freshwater-master-test-kit/

 

a loja é no Porto mas enviam rápido.

 

no ebay também há.

 

cumps,

Editado por A. Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Precisamente, é isso que procuro, muito obrigado pela dica.

O preço (49€) está bastante mais elevado do que na Amazon, se não houver mais nenhuma loja em Portugal então lá terei que ceder. Mais alguma sugestão? Gostava de ter alternativas mais em conta.

 

No ebay os vendedores com melhores preços são todos based in UK, os que contactei não têm international shipping. Depois há outros vendedores based in US que enviam, no entanto corro o risco de levar uma "cacetada" na alfândega já que se trataria de uma mercadoria proveniente fora do espaço europeu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

desse kit eu tenho alguns dos testes da API individuais, Amónia e Nitratos, desconfio que saem mais baratos comprados individualmente, ainda por cima têm instruções em PT. o teste de pH resolves com uma caneta electrónica que custa cerca de 6/7 € e o de NO3 também arranjas fácilmente, o da Nutrafin por ex:, arranja-se por bem menos de 10€, é uma questão de pesquisares.

 

cumps,


http://www.ebay.com/sch/i.html?_from=R40&ghostText=&_sacat=0&_nkw=API+test&_sop=15

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, comprar os testes individuais pelo ebay fica mais barato do que comprar o kit completo em Portugal, boa dica.

Os testes da Nutrafin são precisos? Não encontrei muita informação nem feedback de clientes sobre esta marca, no entanto parece que têm uma distribuição forte em Portugal.

Mesmo assim, fazendo as contas, os testes API para NO2, NO3 e NH3/NH4 mais a tal caneta para medir o pH totaliza 40€ (com portes incluidos). Fico frustrado ao ver o kit completo API freshwater master kit, que incluí tudo o que referi acima, mais teste de pH e pH high range por 20€ em lojas estrangeiras mas que não enviam para Portugal.

Continuo aberto a sugestões, gostava de conhecer mais lojas onde posso comprar estes testes. Por alguma razão, não estou a ter muito sucesso a googlar lojas destas em Portugal.

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fantástico, muito bom preço, 12€ apenas. Fica a faltar o teste de nh3/nh4 mas mesmo assim compensa. Também é de referir que os frascos dos liquidos trazem menos quantidade que os teste da API, mas o custo sendo significativamente mais baixo parece boa opção.

Procurei informação sobre essa marca (Aquili) e nem website têm, peço desculpa por estar a ser tão chatinho, mas pergunto-me o quão credível é a marca e consequemente a precisão dos testes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado greenjam. Eu não encontrei reviews mas reparei que o produto tem distribuição bem presente na Europa, leva-me a crer que os testes serão minimamente viáveis. Sim, a loja que me indicaste tem o teste de amónia em separado que é aquilo que me fica a faltar.

 

A.Ferreira, podias especificar aquilo que não te agradou nos testes da Aquili?

Vi duas coisas que não me agradaram, os teste de pH têm uma precisão máxima de 0,5. O teste de NO3 tem uma escala máxima de 75mg/l. Em aquaponia quere-se o NO3 superior a isso, óbvio que só peixes "duros" servem para estes sistemas.

 

cache_2430862301.jpg?t=1355762516

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

os testes que usei da aquili foram o do pH, NO3 e CO2, o do pH funcionava mais ou menos pois a cor era um bocado manhosa e não se enquadrava muito bem nas cores da escala, o de NO3 ficava sempre inseguro se estava a adicionar a quantidade de pó correcta...., e com o de CO2 nunca atinei, no dia seguinte ficava transparente.

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente ao teste de NO3, quanto à aquili não sei, mas no teste da Salifert por exemplo, diz que a quantidade exacta de pó não requer um rigor extremo, uma colher meio vazia ou meio cheia tem o mesmo efeito na solução.

Acabei por encomendar o kit da Aquili que traz NO3, NO2, pH, GH, KH. À parte encomendei o teste de Amónia da Salifert.

 

Obrigado pelas dicas.

Editado por Metallising
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
  • 6 anos depois...
On 15/03/2015 at 15:22, Metallising disse:

...

Vi duas coisas que não me agradaram, os teste de pH têm uma precisão máxima de 0,5. O teste de NO3 tem uma escala máxima de 75mg/l. Em aquaponia quere-se o NO3 superior a isso, óbvio que só peixes "duros" servem para estes sistemas.

...

Viva, que peixes "duros" usa no seu sistema aquapónico?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 13/03/2015 at 17:29, Metallising disse:

...

Para aqueles que desconhecem, aquaponia é uma mistura de piscicultura com hidroponia, técnica de cultivo agricola sem recorrer à utilização de solo. O amónio libertado pelos peixes é bombeado para a área de cultivo onde se desenvolvem bactérias, as mesma presentes nos filtros dos vossos aquários. Posteriormente, essas bactérias irão decompor o amónio em nitratos que serve de fertilizante natural para plantas. Por sua vez, a água depois de passar pelo sistema de cultivo volta ao aquário já filtrada pelo substrato de cultivo e pelas raízes das plantas, tal como acontece na Natureza.

...

É preciso adicionar essas bactérias para haver a decomposição do amónio em nitratos ou eles aparecem naturalmente na água de nascente/furo artesiano?
Possuo acesso a água de furo artesiano e queria montar um pequeno sistema aquapónico, tenho um deposito de 250L com 55cm coluna de água, que peixes aconselha? Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugu, 6 anos e meio depois é capaz de ser difícil teres as respostas que necessitas. 

À primeira pergunta, posso ajudar-te...faz parte do processo natural em qualquer aquário. Quando inicias um aquário existe sempre um período inicial, ciclagem, em que esse processo que de inicio não existe,  se inicia. Passado cerca de um mês,  quando a ciclagem se conclui, todos os aquários (devidamente montados com filtragem) tem a capacidade de decompor amónia em nitratos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais