Ajuda no tratamento - coluna torta


PedroM

Recommended Posts

Boas,

 

há cerca de 4 dias atrás um dos meus peixes apareceu com a coluna torta e também com uma ou outra escama levantada. Apiquei Esha2000.
Ontém, apareceu um segundo peixe doente, este não apresenta a coluna torta mas sim um largar de porcaria e maior apatia, conforme é visivel no video.

Ambos parece ter uma gulera mais levantada mas não se coçam.

Ontém iniciei tanbém Esha Exit.

 

Agora, e tendo em atenção o vídeo e o facto de os peixes não apresentarem grandes melhorias, aliás o 2ª peixe até me parece pior, acham que devo de fazer algum tratamento como Flagellol? O 2º peixe parece ter flagellados.. ou serão ténias e por isso o abdomen do 1º parece um pouco inchado?

 

Não fiz introdução de nenhum novo peixe nem planta recentemente.

O aquário foi limpo e fiz TPA de 15% a 20% este fim-de-semana, tal como faço todos os fim-de-semana.

O aquário tem cerca de 200LT.

Existe injecção de CO2, os níveis de CO2 estavam normais quando o 1º peixe apareceu doente, entretanto desliguei o CO2 desde que iniciei a medicação.

 

 

Fico o video e o pedido de ajuda.

 

https://www.youtube.com/watch?v=rdlhdTxSgq4

 

 

Obrigado

Pedro

_______________________________________

"Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana

o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas antes de mais parabéns na escolha dos peixes. O genero Melanotaenia é fantástico apenas não estou a conseguir distinguir a espécie?! Qual é?

 

Não dá para perceber bem, mas podem ser vermes instestinais, muito comuns em peixes que vem de "granjas de criação" não sei se será o caso.

 

Se assim for, compra "Fluvermal" na farmácia e desfaz um comprimido na áqua por cada 50 litros durante 3 a 5 dias.

 

Abraço

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado João Nuno Cruz,

 

são as Boesemani.

Os peixes foram adquiridos ainda relativamente pequenos e já os tenho talvez há perto de 6meses. Nota-se que estão agora a quere começar a ganhar cor.

Quando falas de vermes intestinais estás a referir-te a tenilhas ou a flagelados? Não tenho cá Fluvermal mas tenho Tremazol, que julgo ser para o mesmo que o Fluvermal, mas numa versão para peixes. Tento isso?

_______________________________________

"Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana

o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não me pareciam boesemani e por isso perguntei.

 

Estou numa fase de transição entre setups e vou montar um só com (quase) Rainbows.

 

Sim, é a isso que me referia. No meu aquário, costumava usar o Fluvermal, por ser mais barato e, segundo se dizia, mais eficiente. Experimenta com o Tremazol ...

 

Abraço

 

João Nuno Cruz

 

PS. eu vou colocar, se tudo correr como espero:

 

Chilatherina bleheri

C_bleheri_GS.jpg

 

Melanotaenia trifasciata

M.trifasciata%20%5BRocky%20Bottom%20Cree

 

Melanotaenia lacustris

M.lacustris.NA1.jpg

 

e Melanotaenia rubostriata

M.rubrostriata.GS.jpg

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como os peixes estao numa solucao de esha, amanha vou coloca-los num recipiente so com com vitaminas e depois de amanha faco o tremazol que tenho ca em casa.

Belas especies, e algumas pouco vistas, parabéns pela escolha.

_______________________________________

"Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana

o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Mas os peixes comportam-se "normalmente"? Comem sem problemas?

 

Os melano são um pouco quezilentos entre eles sobretudo se não tiverem fêmeas a quem chatear... não serão resultado de guerras entre eles?

 

Eu quando em cima referi 3 a 5 dias, não me expliquei bem. Depois do Fluvermal, fazer uma TPA grande passados 3 a 5 dias. Idealmente entre 48 a 72 horas depois do tratamento.

 

Também usei várias vezes o Flagyl, aliás o pessoas dos Discus costuma usar, uma vez mais é mais barato que os medicamentos "aquáticos" e por ventura mais eficiente.

 

Toma atenção aos níveis de nitritos pois esses tratamentos, mesmo o Esha, podem debilitar a colónia de bactérias.

 

Estas espécies não são nada fáceis de encontrar por cá... vamos ver.

 

Abraço

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje fui à vulgar loja do chines comprar uma caixa de 35Lt e já lá pus os 2 peixes.

Amanhã faço o Tremazol por 6 horas, tal como diz na bula e depois ao invés de uma mudança de 80% da água como eles recomendam, vou mesmo fazer 100% (água idêntica claro está).

 

Eu tinha discus mas constumava utilizar o Flagyl (ou Metronidazol) para Flagelados Intestinais, por isso a minha duvida entre o Flagellol e o Tremazol. No entanto o Metronidazol é um medicamento utilizado em humanos e que apenas terá o devido efeito se for feito numa temperatura o mais alta possível aos peixes. Nos discus 31/32º por pouco tempo não é problema mas nestes peixes acho que será um risco. Abaixo destas temperaturas tenho a ideia que o Metronidazol tem pouco efeito.

 

Obrigado

_______________________________________

"Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana

o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu usei com sucesso quer o Flagyl quer o Fluvermal no meu aquário de Tanaganyikas, sobretudo com Tropheus e sempre com temperaturas na casa do 26 a 27ºC...

 

... mais não posso dizer.

 

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais