IAPLC 2015


Pedro Rosa

Recommended Posts

João,

 

Já enviei. Houve um mail parecido com "jjf...@netcabo.pt" que voltou para tras. Alguém se acusa? (PM ou FB).

Como te disse no Facebook, manda-me o mail por PM no FB.

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

recomendações de ultima hora para as fotos? =)

tenho tido alguma dificuldade em acertar com as cores, fica sempre muito verde:

IMG_6426_zpsiu2oeaem.jpg

 

eu sei que é coisa simples, mas é mais por graça. Se houvesse uma categoria low-tech, ficava mais bem encaixado

encontrociclideos-com-v3.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fecha o enquadramento aos vidros e linha de agua. Retira os equipamentos e limpa os vidros. Se possível aumenta a iluminação com uma segunda calha por exemplo. E se conseguires coloca uma lâmpada por trás do aquário a fazer retro iluminação. Um cardume de pequenos peixes trás sempre mais animação e pontos extra. Não te esqueças só truque do secador a fazer aqueles círculos no topo da agua mas a frio ;) Usa roupa escura a tapar o tripé e maquina e o fotografo. Apaga todas as luzes dentro do espaço onde tens o aquário. Depois em pos produção das os toques finais qb mas sem exageros!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fecha o enquadramento aos vidros e linha de agua. Retira os equipamentos e limpa os vidros. Se possível aumenta a iluminação com uma segunda calha por exemplo. E se conseguires coloca uma lâmpada por trás do aquário a fazer retro iluminação. Um cardume de pequenos peixes trás sempre mais animação e pontos extra. Não te esqueças só truque do secador a fazer aqueles círculos no topo da agua mas a frio ;) Usa roupa escura a tapar o tripé e maquina e o fotografo. Apaga todas as luzes dentro do espaço onde tens o aquário. Depois em pos produção das os toques finais qb mas sem exageros!

conselhos sábios

o equipamento não tirei, porque não é a final, apenas foi para mostrar as cores

encontrociclideos-com-v3.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bem, depois de me aperceber que no Japão são mais 8h que cá, tive de fazer tudo à pressa... para a próxima melhor não deixar para a última!

 

Seja como for, está submetida a foto, infelizmente com muitas falhas, mas foi o que deu para fazer com 2h de tempo...

 

20150531 115206

Beauty lies in the eyes of the beholder: Verdant Stream, Celestial Dragon.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem, parabéns a todos.

Bateremos o record nacional o que já não é mau.

 

Veremos em agosto quantos somos.

 

Conheço uns quantos aquários deste ano e está muita malta a esforçar-se cada vez mais.

Isto é um "caminho". Muita gente pensa que o importante é apenas fazer as plantas crescer bem e não ter algas, mas para sermos alguém nestes concursos precisamos de muito mais do que isso, pelo menos: humildade, sentido estético muito apurado, tempo e muito boas técnicas de podas.

 

Pedro.

  • Votar + 3

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Tiago, acho que é para "francofonos" apenas...

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oui, mais vous avez vu les entrées l'année dernière?

:rolleyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

"International Aquatic Plants layout Contest 2015

Upcoming Schedule

IAPLC 2015 reached its entry deadline on May 31. This year, record-breaking 2,545 entries were received from 68 countries and areas. We thank all the entrants for taking part in the contest!

This year’s contest will be carried out as follows:

Mid-June Initial screening to select Top 100 works
Early to Mid-July Evaluation by international judges
Late July IAPLC 2015 final results
Early to Mid-August Ranking announcement to individuals by post
August 30 IAPLC 2015 Results broadcasted on USTREAM*
*After the public announcement, contest prizes and certificates will be sent to the winners.

The Nature Aquarium Party won’t be held, this year. IAPLC 2015 final results will be announced in the special USTREAM program. We will keep you posted on contest progress through the IAPLC official website."

 

Bem, confirma-se este ano não há NA Party :S

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho uma Nikon D5100 com uma objectiva 18-55mm acho que é mesmo falta de jeito, falta de conhecimento sobre fotografia ... :s vejo fotos na net tiradas com a mesma máquina e objectiva que são realmente fantásticas, não sem bem que iso devo meter nem velocidade do obturador etc :P

rodrigo,

 

A maior parte filtra as fotos no Photshop e outros programas para ganhar mais luminosidade, nitidez cor etc.

Já para não falar de filtros nas próprias objectivas. Ou seja.. equipamentos TOP não ao alcance de qualquer um.

Essa é que é essa.

 

Porque se fossem colocar fotos sem serem trabalhadas queria ver como era...

E tambem acho que devia ser proibido as lojas participarem nisto.

 

Não estamos em pé de igualdade.

 

Abraços

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo acho que estás enganado na parte do photoshop, claro que é usado primeiro para endireitar a imagem, corrigir erros da lente, e alguns aumentam sem duvida o sharpness e a cor até acharem que está como eles vêm, mas se não me engano isso é descontado na pontuação dos concursos, e também podem pedir o raw, o raw é o ficheiro original da foto. Mas não nos podemos esquecer que isto é um concurso fotográfico! Mas consegues fotos excelentes sem o photoshop quase tão boas quanto as que têm photoshop. Filtros não sei se usam, mas os que estou habituado a ver não ficariam bem numa foto de um aqua. Quanto ao material topo de gama não acho que seja assim tão necessário uma câmera com uma objectiva com menos de 18mm é suficiente, claro que com uma mais cara fica melhor porém não há tanta necessidade assim. Depois o corpo da máquina influencia em termos das aberturas, pontos de focagem,etc.. Mas por exemplo, já vi macros excelentes com uma benq das compactas!

Editado por Rodrigo Isaac

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nisso partilho o que diz o Paulo, nota-se bem as diferenças no material usado. Máquina, iluminação, lentes...etc.

Quanto ao "retoques" apenas aos do top 10, senão estou em erro, é que lhes vão ser pedidos os RAW, ou seja o resto do pessoal até pode ter mexido bastante nas suas fotos que é um pouco "siga para bingo"...

 

Como em grande parte de concursos, torneios, jogos, desportos etc que envolvam material, quem tem o melhor material acaba por ter uma vantagem. Não há muita volta a dar...

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo, sim fui.

Ptuga, mas por exemplo se for uma foto muito trabalhada, dá para perceber e acho que eles não dão tão boa pontuação a uma foto assim, se dão realmente é de lamentar :S

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda sobre as máquinas...

 

É tão natural, como surpreendente, a crença que o ser humano tem no objecto mecânico (máquina fotográfica).

 

Já agora deixo uma pergunta, quando olham para os vencedores dos anos anteriores conseguem adivinhar a marca da máquina? e a objectiva e os 'settings'?

Sinceramente eu não consigo... :coffee:

 

Na minha opinião vale sobretudo a intenção do artista. [Com mais ou menos esforço uma fotografia razoável está ao alcance de 'quase' todos.]

Quando olho para as imagens dos concursos fico sempre a pensar como o 'artista' conseguiu ter semelhante ideia!

Já agora só para relembrar, a palavra fotografia vem da junção de duas palavras (do grego 'fós' + 'grafis' ) LUZ + DESENHO.

Não existe uma imagem directa ou 'fotografia' verdadeira, acho eu... :huh:

 

A luz é o que a máquina regista, o desenho é aquilo que nós fazemos com essa informação!

As máquinas não tem qualquer tipo de inteligência (ainda)...

Existe sempre 'manipulação' e polimento para orientar a mensagem de acordo com a intenção do 'artista'.

 

Apenas acrescento, meio-pixel para a direita, meio-fotão para a esquerda e já está!

cumprimentos

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda sobre as máquinas...

 

É tão natural, como surpreendente, a crença que o ser humano tem no objecto mecânico (máquina fotográfica).

 

Já agora deixo uma pergunta, quando olham para os vencedores dos anos anteriores conseguem adivinhar a marca da máquina? e a objectiva e os 'settings'?

Sinceramente eu não consigo... :coffee:

 

Na minha opinião vale sobretudo a intenção do artista. [Com mais ou menos esforço uma fotografia razoável está ao alcance de 'quase' todos.]

Quando olho para as imagens dos concursos fico sempre a pensar como o 'artista' conseguiu ter semelhante ideia!

 

Partilho a mesma opinião! :)

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A maior parte filtra as fotos no Photshop e outros programas para ganhar mais luminosidade, nitidez cor etc.

Já para não falar de filtros nas próprias objectivas. Ou seja.. equipamentos TOP não ao alcance de qualquer um.

Essa é que é essa.

 

Porque se fossem colocar fotos sem serem trabalhadas queria ver como era...

 

Eram piores, claro. Para isso é que existe a pós produção digital. Pensar que uma fotografia acaba quando se carrega no botão é errado. Da mesma maneira que no analógico se revelava as fotos e depois eram impressas em laboratório corrigindo cores e luminosidades agora se passa o mesmo embora com muitas mais opções. Este sistema é mais democrático pois permite que todos possam trabalhar as suas fotos no seu computador pessoal. Isso não significa que se possa retirar elementos ou acrescentar outros à fotografia, isso sim é condenável.

 

E tambem acho que devia ser proibido as lojas participarem nisto.
Não estamos em pé de igualdade.

 

As lojas não participam, já os donos das lojas... ;) desde que não concorram com trabalhos de outros não vejo o problema.

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O IAPLC não é um concurso fotográfico mas se as pessoas que participam se dedicam a fazer uma boa fotografia, quer seja pelos conhecimentos/dedicação, quer seja ajudados pela boa qualidade do material, não vejo qual o problema. Isso só indica que essa pessoa leva o concurso a sério e dedica tempo e conhecimentos à sua participação.

A pós-produção grave não é a alteração de contraste, luminosidade, etc, é a colocação ou retirada de elementos.

  • Votar + 3

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estou um pouco desiludido com a foto que mandei, a foto que queria amndar foi tirada depois de já ter enviado outro (mais valia ter esperado) queria mandar esta:
18291920756_6761b3ebe2_z.jpg

mas mandei esta (não seis e a posso postar, irá dar problemas?):
18314928852_92a066beff_z.jpg

 

 

Que acham?

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.