O meu Nano Reef - "Piccolo"


Carla

Recommended Posts

Viva !!!

 

Depois de muitas asneiras...

Aqui ficam fotos do meu nano agora com 6 semanas

 

Data de montagem: 10/04/2005

Aquario: 56lt (brutos)

Iluminação:Calha Power compact 2 x 36W (1 actinia)

Movimentação/bombas: 1 maxijet 400 l/h + 1 Powerhead 600 l/h

Escumador: Air Berlin 60 da Red Sea

Substracto Tipo/Quantidade: 10 Kg de areia viva

Rocha viva (Kg): 11 kg

Aquecimento/Refrigeração: 1 termostato de 50W + 2 Ventoinhas

Peixes:Ainda não tem nenhum

 

Corais:Parazoanthus Gracillis, Actinodiscus, 1 Xénia branca, 1 Xénia castanha

 

 

Invertebrados:Lysmata Wundermanni, Lysmata Debelius, Ermita Blue Leg, 3 Turbo snails, 3 Nassarios, 3 caracóis da nossa costa

 

Outros:Sabellas

 

Macroalgas: 3 tipos de Caulerpa

 

Manutenção: Trocas de 1 lt. diariamente com água natural, reposição com Osmose Inversa (Aquamedic Easy line)

Por enquanto ainda não adiciono kalk

 

Parametros Medios:

Densidade: 1022

PH: 8,3

RA: Não sei

Calcio: 420 ppm

Nitrito, Amonia: 0

 

Visão geral do Nano

 

Pic_4601_2.jpg

 

Frente

 

Pic_4601_3.jpg

 

Parazoanthus Gracillis e Actinodiscus

É necessário alimentar estes corais? O quê e como lhes posso dar?

 

Pic_4601_4.jpg

 

Será que os Actinodiscus irão aumentar de tamanho e em quantidade?

Como é a sua propagação, é necessário fazer alguma coisa?

Dar-lhes Coralgrow, por exemplo???

 

Pic_4601_5.jpg

 

Xénia castanha e Xénia branca

 

Pic_4601_6.jpg

 

Pic_4601_7.jpg

 

Sabella

 

Pic_4601_8.jpg

 

Lysmata Wundermanni

 

Pic_4601_9.jpg

 

Lysmata Debelius

 

Pic_4601_10.jpg

 

Comprei Kalkwasser da aquamedic para adicionar 1lt. por semana com a água de reposição, mas estou com receio de que vá estragar tudo, qual a vossa opinião?

 

Qual a marca de comida em flocos ideal para peixes e corais de água salgada?

 

Aguardo ansiosamente as vossas opiniões.

Muito Obrigada

 

Carla

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carla.

 

Pareces ir no bom caminho!

 

Quanto às tuas questões

 

Parazoanthus Gracillis e Actinodiscus

É necessário alimentar estes corais? O quê e como lhes posso dar?

Este tipo de corais não tem nenhuma necessidade específica em termos de alimentação. São fotossintéticos e alimentam-se das partículas e restos de comida em suspensão na coluna de água.

 

Será que os Actinodiscus irão aumentar de tamanho e em quantidade?

Como é a sua propagação, é necessário fazer alguma coisa?

Dar-lhes Coralgrow, por exemplo???

 

É natural que os actinodicus aumentem de tamanho quanto à quantidade já não é assim tão certo, para os propagar podes cortar um e dividi-lo estilo pizza, tens é que os fixar muito bem (o que não é fácil desde já te aviso) e colocá-los numa zona de pouca corrente para que agarrem mais rapidamente.

 

Comprei Kalkwasser da aquamedic para adicionar 1lt. por semana com a água de reposição, mas estou com receio de que vá estragar tudo, qual a vossa opinião?
Fizeste bem em comprar Kalk, no entanto não deves adicionar 1lt por semana, mas sim colocá-lo a pingar para o aquário na tua água de reposição. Se evaporarem 1, 5 ou 10 lts por semana essa é a quantidade de kalkwasser que deves colocar. Utiliza 1 ou 2 colheres de chá para um garrafão de 5lt.

 

Qual a marca de comida em flocos ideal para peixes e corais de água salgada?

 

Deves tentar ter uma alimentação variada para os seres do teu aquário : Artémia, mysis, krill congelados p.ex e zoo ou phyto liquido para os corais. Quanto aos flocos tem falado muito bem por esse mundo fora das novas comidas Omega One, eu tenho 1 embalagem e o meu peixe aceitou-os na hora.

 

Boa sorte

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carla,

 

Parece-me que tens pouca movimentação de água no aquário apesar das bombas que referes. Experimenta colocar as bombas mais próximo da superfície de maneira a criar pequenas ondas sem fazer salpicos. Quanto a mudanças de água faria de 5l / 10% por semana. Os Discossomas se ainda não abriram totalmente é porque não estão no local certo do aquário, eles requerem pouca luz e pouca corrente. Experimenta colocá-los num local à sombra da luz da calha de iluminação. Quanto à alimentação dos corais não me parece que te devas preocupar com isso num aquário com um volume tão pequeno de água. Os corais também beneficiam da alimentação que é dada aos peixes e camarões. Gostei da disposição da RV.

 

Que peixinhos estás a pensar introduzir?

 

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns!

 

Está excelente!

 

A densidade parece estar talvez um pouco baixa para os invertebrados.

 

Quanto a peixes, quanto mais tarde e menos vierem melhor :wink:

 

Eu tenho um Ecsenius bicolor e 2 occelaris num sistema com cerca do dobro da litragem e já me parece um pouco esticado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carla!

 

Tens um aqua bastante bonito, e estás num bom ritmo! As tuas perguntas já foram bem satisfeitas, o que o pessoal contou está mais que correcto!

Agora eu é que tenho uma pergunta para satisfazer! Essas ventuinhas que tens parece que foram feitas mesmo para um aqua, onde compraste e já agora o preço?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Obrigada a todos pelos comentários.

 

Apesar dos vários erros que cometi de inicio, penso que agora vou no bom caminho. Agradeço desde já a todo o pessoal do Fórum, sem as vossas ajudas nunca teria conseguido.

 

Obrigada

Cumps

 

Carla

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pelo aquário, está bem encaminhado.

Gostei principalmente da disposição das rochas. Fica-se com a sensação que o aquário é maior do que na realidade é. Muito bom mesmo.

 

Amplexos,

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas!

 

Parabéns Carla!! Gostei bastante do teu Nano. Eu (que não percebo mesmo nada disto) penso que estás bem encaminhada. Mas já agora estou curioso com uma coisa: fazes referência (pelo menos duas vezes) ao vários erros que cometeste no inicio. Já agora, queres partilhar que tipo de erros foram esses??

 

O bichinho do nano mexeu aqui dentro há pouco tempo... Apesar de ainda parecer monstruosamente complicado e dificil, o bicho continua a mexer... Para já ainda só ando na fase de pesquisa e de absorver o máximo de informação possível, para só depois tomar uma decisão acerca da viabilidade do "salto" para os salgados ou não... Talvez ainda seja cedo... De qualquer forma, quanto mais se consiga aprender, melhor...

 

Por isso, se quiseres responder à minha pergunta, ficava-te imensamente agradecido...

 

Já agora: boa sorte...

 

Cumprimentos,

 

RJL.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Al_ finete

 

Fico contente de saber que gostaste do meu Nano, mais tarde colocarei algumas fotos mais recentes.Ele já tem quase 3 meses de vida e as coisas já se alteraram um bocadinho,incluindo o layout. :lol:

 

Eu tambem comecei com aquarios de água doce, já tive vários; neste momento alem do nano reef tenho tambem um plantado com a mesma capacidade.

Na minha opinião um aquário de água salgada, não é assim tão complicado; talvez um pouco mais dispendioso. :)

 

Iniciei-me nos salgados em Fevereiro, mas não conhecia o forum, limitei-me a seguir os conselhos de pessoas "entendidas" no assunto.

 

Então iniciei com 6 kg de RV (o que é muito pouco);1 power head de 400lt/h. (não chega); 15W de iluminação (não é suficiente); não tinha escumador;(é necessário) tinha filtro no aqua com esponjas( não é necessário); além disto tudo, enchi o aqua com água da torneira e fazia as tpa`s com a mesma água (agora faço-o com água natural); em relação à reposição era feita com água mineral (agora com OI). yikes

 

Assim que passou 1 mês de ciclagem introduzi 3 peixinhos, 1 estrela do mar e alguns invertebrados que nao duraram nem 1 mês. bang

 

A partir daí comecei por pesquisar informação na net, e encontrei o forum.

Nunca conseguiria ter o meu nano reef, sem os conselhos e opiniões de algumas pessoas do forum, às quais agradeço. :lol:

 

Li muito e pesquisei, aconselho-te a fazeres o mesmo.

Quando iniciares à que ter muita paciência, esperar á volta de 3 meses para introduzir o 1º peixe ( o meu nano,neste momento ainda não tem nenhum).

 

Mas é um hobbie espectacular, cada dia que passa há sempre algo de novo no teu aqua, sempre algo para descobrir.

Já me alonguei demasiado, espero ter respondido à tua pergunta.

Espero em breve poder ver fotos do teu aquário de recife :D

 

Cumprimentos

 

Carla

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Carla...

desde já queria dar os parabens , estás no bom caminho !

e tenho uma perguntinha... onde compras-te essa ventoinha que agarras no aquário ?

cumps.

AJF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Obrigada pelos elogios.

Respondendo ao AJF e ao Ricpurple as ventoinhas são uma peça única.

É um sistema com duas ventoinhas, mas existe também com quatro e com seis.

Quanto a caracteristicas, trabalha a 12V (traz transformador), colocam-se na borda do aquário e a sua inclinação é variável. Tem interruptor.

Acho que é um método simples para baixar a temperatura da água á superficie. Consegue baixar entre 2 a 4 graus , dependendo claro da área e do nº de ventoinhas. O diametro das ventoinhas é cerca de 10cm.

O meu sistema de duas, foi comprado na Aquaplante em Benfica e custou 29 euros.

 

Espero ter ajudado.

Cumps

 

Carla

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!!!

 

Como o prometido é devido, aqui ficam algumas fotos do meu nano, agora com quase 3 meses de vida

Introduzi mais alguns corais e alterei o layout.

Aguardo opiniões.

 

Cumps

 

Carla

 

 

Parte frontal

 

Pic_4601_14.jpg

 

 

Parte lateral direita

 

Pic_4601_15.jpg

 

 

Parte lateral esquerda

 

Pic_4601_16.jpg

 

 

Parazoantus, xénias, actinodiscus, clavularia, turbo snail...

 

Pic_4601_17.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Eu não faço nada em especial.

A bomba de circulação movimenta a água, faço reposição diária com OI, faço trocas semanais e assim essa camada desaparece.

 

Cumps

 

Carla

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi carla,eu tambem gostaria de montar o meu rref já que tenho um aqua identico ao teu.será que me podias dizer mais ou menos quanto gastaste no material só para eu ter uma ideia.

obrigado :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá figo

 

É dificil de dizer porque foi tudo comprado aos poucos.

As duas bombas, o escumador, 10kg de areia viva, 11kg de Rocha viva(é o mais dispendioso) e a calha de iluminação, talvez...400euros.

Mas algum deste material fica-te muito mais em conta se fôr em 2ª mão.

Tenta procurar no espaço "oferta" aqui no forum, às vezes aparecem boas oportunidades.

 

Espero ter ajudado

 

Cumps

 

Carla

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

O meu Nano tem agora pouco mais de 3 meses.

A habitá-lo estão já um ocellaris e um six line wrasse.

Neste momento não me é possivel colocar fotos, pois a máquina não se encontra em meu poder, mas assim que tiver ocasião colocarei imagens.

 

A minha pergunta é a seguinte:

Eu gostaria de introduzir um peixe amarelo que desse vida ao aquário, não só pela côr mas tambem pelo comportamento.

Gosto muito do Centropyge flavissimus

Pic_4601_18.jpg

 

Mas tenho receio que ele coma os corais.

Qual a vossa opinião? Será reef-safe?

Alguém tem alguma experiência com este peixe?

 

Cumps

 

Carla

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual a vossa opinião? Será reef-safe?  

Alguém tem alguma experiência com este peixe?Qual a vossa opinião?

 

Há um artigo interessante sobre Centropyge no reefcentral. Acho que postei um link para lá no tread do Duarte (Reef 450litros).

 

Eu tb adoro esse peixe mas infelizmente pretence à "divisão de honra" dos Centropyge quanto a "reef safeness". Se tiveres sorte pode ser que não toque nos corais. O C. loriculus por exemplo joga na primeira liga.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carla,

 

Eu tive um peixe desses no meu anterior reef e durante 1 ano não tocou em nada! Estive um fds fora e o tipinho comeu todos oa parazoanthus gracilis (que tu também tens) que tinha no aquário bem como bicou bastante nas Xénias.

 

Não aconselho - para peixe amarelo é melhor um flavescens pequeno.

 

Bjs,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não aconselho - para peixe amarelo é melhor um flavescens pequeno.  

bigsmile Muito bom Diogo!!!

 

Por acaso é um peixe que nunca gostei particularmente e como está naqueles que considero "fora do meu reef", nem me preocupo muito. Mas realmente até que me dava jeito um peixe que comesse xenias :crazyeyes:

 

Já agora aproveito para dizer que gostei muito do layout deste aquário. Está muito conseguido! Parabéns!!!

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais