Problemas com 1o aquario


Oliveira10

Recommended Posts

Boas pessoal. O meu nome é tiago e este é o meu 1o post aqui.

Comecei ha dias um aquario de agua doce, um pequeno fluval edge de 23 litros. Coloquei 3 plantas (2 anubias nana e 1 java fern), uma peça de madeira driftwood (nao sei o nome em PT) algumas pedras tambem. Ao 3o dia do ciclo a madeira ficou carregada de um fungo gelatinoso de cor branca e ainda flutuava (problema que tinha resolvido com uma pedra). Decici entao remove-la ainda antes do final do ciclo, coloquei a agua com sal e finalmente "afundou", mas continua fora do aquario, em agua e tenho feito mudanças constantes da mesma.

Tenho feito testes diarios a agua do aquaria e amonia, nitritos e nitratoa estao com valores bons, ja o ph esta um pouco para o acido e o gh esta a 180 (muito mal).

Quando removi a madeira troquei 30% da agua ainda a meio do 3o dia do ciclo, acham que devo fazer o ciclo de novo?

O que poderei fazer em relacao ao GH?

A minha java fern esta a morrer claramente, ja nao é a mesma planta... Ja as anubias parecem bem.

Deverei fazer uma mudanca de agua maior ainda? Aguentar mais uns dias na esperanca de maturar melhor o filtro? Estou a desesperar lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem vindo ao fórum e ao mundo da aquariofilia.

 

O ciclo do azoto demora cerca de um mês, embora possa haver variações.

Durante o ciclo não deves fazer TPA's, pois assim as bactérias não conseguem colonizar o aquário.

Há que ter um bocadinho de paciência... embora eu saiba que numa fase inicial, estejamos muito ansiosos por ver resultados rápidos.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde ja obrigado pela resposta!

Ver aquilo carregado com um fungo assustou-me, e no meu aquario cada vez q queremos tirar alguma coisa temos que tirar agua, tem apenas uma pequena abertura.

Eu estava a seguir as instrucoes do aquario, adicionando o fluval cycle durante 3 dias, mas naqele 3 dia pronto foi o panico. Devo comprar mais fluval cycle e começar do zero? Devo apenas deixar estar o aquario mais umas semanas sem mexer em nada?

Quanto aqueles valores de GH, irao descer naturalmente depois do ciclo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outro ponto importante que me esqueci, nao tenho peixes para ja. Nao acho a agua segura ainda.. Li aqui no forum sobre a colocaçao de peixes resistentes durante o ciclo.

Basicamente sinto-me perdido

Editado por Oliveira10
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tiago,

 

Tens as plantas presas a quê e qual é a luz que tens?

Como é o filtro e como está a agitação superficial da água?

Essas plantas vão buscar parte da alimentação através dos rizomas, que regra geral são presos a troncos.

Nitratos, fosfatos e potássio, são necessários para o seu desenvolvimnento, tal como outros elementos como o ferro e vestígios de outros componentes.

Parte deste elementos são fornecidos pelas bactérias ao decomporem os detritos, outros têm de ser introduzidos manualmente. É claro que convém ter um substrato fértil para a grande parte das plantas, o que não serã o caso da anubia e do feto de java, já que não estão enterradas; suponho.

 

Posso estar a dizer alguma asneira, mas se fosse eu colocava um pouco mais de bactérias e um pouco de comida para as alimentar. Podes também colocar uma quantidade ínfima de açúcar. Por exemplo 1/10 de uma colher de chá. Mal não faz.

Mas espera pela opinião de alguém com mais excperiência, visto que eu começei nisto há apenas um mês e meio.

 

Cumprimentos,

 

José

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola jose, muito obrigado pela mensagem. As luzas que tenho sao as 21 LED que vêm de origem com o fluval edge 6 gallon. Nao muito potentes de acordo com revisoes que li.

O filtro tambem è o de origem, com ceramica, esponja, material organico penso eu e ainda uma coisinha que publicitava como anti-algae. (Filtro mochila?!) peço desculpa pelo desconhecimento de mais termos tecnicos.

Uma das anubias esta presa a uma rocha desde inicio e esta linda, as outras estavam presas a madeira, mas apos a remocao desta estao tambem presas a uma rocha. Sendo que a anubias parece-me bem, mas o feto esta cada vez pior, mesmo depois de eu ter removido as 1as folhas "mortas". Tenho o substrato tetra complete pois estava a pensar que se tudo corresse bem nesta fase inicial plantar mais uma ou 2 plantas la, tudo low light e low tech para começar devagar. A agua no topo do aquario esta com algumas bolhas de ar facilmente removidas com o iman e uma especie bolhinhas mais pequenas todas juntas tipo espuma, aomque parece devido a eu ter o filtro a trabalhar no maximo. Parece um pouco acastanhada e as paredes do aquario apresentam alguma sujidade tipo "po". Esta a 24 graus.

Estou a pensar deixar assim 2 semanas na tentativa de que as bacterias se estabeleçam e depois tirar 50% ou mais da agua, limpar as paredes do aquario, remover o feto que acho que ja nao se safa e voltar a adicionar a peça de madeira. E tentar outra vez com um novo feto. Sera uma boa politica?

Algum fertilizante que deva comprar para dar uma ajuda as plantas nesta fase inicial? Na loja aqui no reino unido so me dizem que tudo vai se compor e que nao preciso de comprar mais nada..

Nao estou com pressa para colocar os peixes, nao os quero matar. Ja me chega ver o feto a sofrer. Grande desafio!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tinha escrito uma resposta quando de repente perdi a ligação :o

Resumindo:

 

Passa um pouco de papel branco nas paredes do aquário e vê se não sai castanho.

 

Leva um pouco de água à loja e pede para testar a água para nitratos, potássio e fosfatos. Assim saberás que elemento(s) faltam às plantas.

As algas não necessitam dos três, mas as plantas sim.

 

Suponho que a água aí seja alcalina. Se tens o PH menor que 7, pode ser o tronco ou o substrato. No entanto é possível que estabilize e aumento um pouco. Alguns substratos acidificam a água ao princípio. Suponho que o tenhas isolado com um inerte.

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem medi o ph e estava 6,5, usando aquelas bandas de teste. O tronco continua fora do aquario, so hoje afundou. Vou ferve-lo de novo e escovar na tentativa de que o fungo nao apareça mais.

Vou fazer isso de testar a agua na loja, ate porque as anubias tb ja estao a apresentar um cor mais clara nas folhas e nao estava assim.

Mas achas que deixe assim a agua por mais um tempo para nao "atrasar" mais as bacterias?

Agora tambem vou a portugal quase 2 semanas vou ter que deixar o aquario sozinho :/

Talvez depois tirar-lhe grande parte de agua, limpar tudo muito bem e adicionar mais cycle e começar a introduzir o nutriente em falta ou os.

Tenho gravilha em cima dp substrato, mas acabo de descobrir que com todas as mexidas deixei alguns pontos do substrato expostos.

Vou aprender da maneira mais dificil, mas espero aprender!

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A luz tem muita influência no desenvolvimento de plantas e algas.

Não se deve colocar um aquário perto de uma janela, onde possa apanhar luz solar directa.

O número de horas em que a iluminação esteja ligada também pode influenciar.

Eu uso uma tomada com temporizador regulado para 8h de iluminação.

Se o filtro já vier com carvão activo, deve ser retirado. O carvão só deve ser usado após eventuais tratamentos.

A água que tens á saída da torneira também deveria ser testada, para saberes com o que podes contar.

A dureza da água também pode ser devida a alguma pedra calcária que possas ter. Faz o teste com vinagre.

Se pudesses colocar fotos, talvez se conseguisse identificar melhor algum erro que possa estar a acontecer.

Vai com calma e sem stress. :cool2:

A aquariofilia deveria ser um hobby relaxante e não stressante.

Editado por capagebe
  • Votar + 1

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ultimo teste realizado:

Ph subiu de 6-6,5 para 7-7,6

GH desceu de 180 para 120

Nitriros e nitratos proximo de zero na mesma.

 

Mantenho as luzes ligadas 12h eu sei que é muito, mas ainda vou comprar um temporizador e seguir as tuas 8h.

Esta longe da janela, tive cuidado com isso.

 

Vou tentar tirar umas fotos entao.

Mudo a agua antes de ir a Portugal, ou deixo estat a mesma e 15 dias depois quando voltar mudo e limpo tudo direitinho?

3 dias submerso em agua salgada, uma boa escovadela e mais uma fervidela resolverao o problema do fungo tipo bolor na madeira?

 

Cumprimentos e obrigado por toda a ajuda.

E sim apesar de todo o stress continuo a achar um hobby para relaxar, tudo vai valer a pena

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 dias submerso em agua salgada, uma boa escovadela e mais uma fervidela resolverao o problema do fungo tipo bolor na madeira?

 

Boas,

 

Ferver e escovar, sim. Submergir em água salgada, não.

O teu aquário é de água doce.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensei que ajudava a "matar" o fungo.. Farei umas mudancas de agua entao na tentativa de remover qualquer vestigio de sal, e depois escovar e ferver entao. Agora vou de ferias ate ao nosso amado Portugal e depois postarei novidades quanto ao aquario, pode ser que sirvam de ajuda a outros. Muito obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas pessoal.

Chegado de ferias, como sabe bem visitar Portugal.

Continuando com os updates do meu aquario, na tentativa de me ajudar e tambem alguem que possa ler isto e estar com o mesmo problema que eu. Apos 2/3 semanas sem qualquer mudança de agua parece-me que as minhas plantas estao bem, as anubias principalmente. O ciclo parece-me estar no bom caminho.

Ontem resolvi entao tentar adicionar de novo a minha peça de madeira. O tratamento que lhe dei apos aquele aparecimento do fungo foi deixa-la estar em agua durante 3 semanas, com mudancas de agua. Escoveia-a toda apos isso, e fervi 2 dias 30 min em cada.

Durante o "tratamento" a peça ja nao flutuava, mas ontem quando a coloco no aquario voltou a flutuar. Coloquei uma pedra para a fazer afundar, ate aqui tudo bem.. No entanto hoje o fungo branco voltou a aparecer!

Algum truque especial para me ver livre disto? A minja vontade é ir reclamar a loja ou por ja isto no lixo, mas gosto particularmente deste pedaço de madeira.

Espero que estejam todos bem.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

Levei a minha agua à loja para ser testada e a senhora disse que estava otima e pronta para receber peixes! Finalmente!!

Comprei 2 corydoras e mais 2 plantas hoje. No total tenho 5 plantas agora.

Darei mais noticias em breve.

Proximo objetivo: aguardar uma semana e adicionar os neon tetras (se tudo continuar a correr bem)

 

Obrigado a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Começar com um aquário pequeno é uma prática comum a muitos iniciados na aquariofilia, com a noção de que será mais fácil de manter e de que se torna mais barato.

 

Na realidade, um aquário de apenas 23 litros é mais difícil de manter equilibrado, pois qualquer pequena alteração provoca grandes alterações nos parâmetros da água.

 

Quanto mais problemas, mais soluções se tentam arranjar, gastando mais dinheiro.

 

Também existe a tendência inicial de querer lá colocar muitas variedades de peixes, que , regra geral, vai exceder a lotação máxima.

 

Para perceberes quantos e quais os peixes que poderás ter nesse aquário, recomendo que simules neste site, antes de os comprares.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente cheguei a conclusao que os pequenos sao bem mais complicados, mas continuo a adorar o design deste aqua.

Corydoras adicionadas, elas têm cerca de 1cm. Uma esta calma, nadando por todo o aqua calmamente mas a outra esta frenetica a nada contra a corrente do filtro as vezes. Ha alturas em que a outra se junta tambem e saem disparadas as duas a nadar..

Tirando isso parece estar tudo bem, nao noto nada de anormal com elas. Talvez ainda stressada com a mudança?

A minha intencao è na proxima semana adicionar neon tetras e mais tarde galaxy rasboras. Segundo a senhora da loja é uma boa comunidade. Talvez depois adicione mais uma cory ou 2 ou 3 camaroes.

Demasiado?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente cheguei a conclusao que os pequenos sao bem mais complicados, mas continuo a adorar o design deste aqua.

Corydoras adicionadas, elas têm cerca de 1cm. Uma esta calma, nadando por todo o aqua calmamente mas a outra esta frenetica a nada contra a corrente do filtro as vezes. Ha alturas em que a outra se junta tambem e saem disparadas as duas a nadar..

Tirando isso parece estar tudo bem, nao noto nada de anormal com elas. Talvez ainda stressada com a mudança?

A minha intencao è na proxima semana adicionar neon tetras e mais tarde galaxy rasboras. Segundo a senhora da loja é uma boa comunidade. Talvez depois adicione mais uma cory ou 2 ou 3 camaroes.

Demasiado?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente cheguei a conclusao que os pequenos sao bem mais complicados, mas continuo a adorar o design deste aqua.

Corydoras adicionadas, elas têm cerca de 1cm. Uma esta calma, nadando por todo o aqua calmamente mas a outra esta frenetica a nada contra a corrente do filtro as vezes. Ha alturas em que a outra se junta tambem e saem disparadas as duas a nadar..

Tirando isso parece estar tudo bem, nao noto nada de anormal com elas. Talvez ainda stressada com a mudança?

A minha intencao è na proxima semana adicionar neon tetras e mais tarde galaxy rasboras. Segundo a senhora da loja é uma boa comunidade. Talvez depois adicione mais uma cory ou 2 ou 3 camaroes.

Demasiado?

 

Cumprimentos

A proporção deve andar à volta de 2litros por cada cm de peixe.

Atenção que deve ser considerado o tamanho que os peixes podem atingir no seu estado adulto.

Eu acho que poderão ser demasiados peixes.

Mas se utilizares o aqadvisor, tal como eu te tinha aconselhado, tens a resposta lá.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.