Novo aquário ideias


nunorfa

Recommended Posts

Boas

 

Tenho neste momento um aquário com as seguintes dimensões 52cmx26cmx30cm portanto 40 litros, e com os seguintes peixes 8 tetra pristella, 4 tetra neon, 1 guppy.

 

gallery_70917_4462_220990.jpg

 

Pretendo fazer um upgrade para um aquário do tamanho do móvel isto é com 80cmx40cmx40cm e portanto 128L.

Em termos de filtro estava a pensar num EHEIM ecco pro 200 ou 300, não sei se vale a pena comprar o 300 para este aquário que dizem?, estou a pensar no eco pro por serem filtros com um baixo consumo e boa eficiência, mas aceito sugestões.

 

Estava a pensar colocar algumas plantas, podem-me aconselhar um substrato e plantas de fácil manutenção de preferência que não necessitem de CO2.

 

Em relação ao termostato tenho um de 75w não deve ser suficiente certo? Qual aconselham?

 

Em relação a peixes podem-me dar ideias também para adicionar aos que já tenho!

Editado por nunorfa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Para calcular o número de peixes que um aquário suporta (desde que as espécies sejam compatíveis), eu costumo usar uma regra de 2 litros por cada cm que o peixe irá atingir no estado adulto.

 

Também existem sites que ajudam a calcular, para além de nos darem compatibilidades, Ph, dureza, etc...

 

As contas são fáceis:

Tetras pristella: 4cm X 8 peixes = 32 ou seja 64litros

Tetra neon 4cm X 4= 32L

Guppy 5cm = 10L

 

Espero ter ajudado.

Total = 106litros

Editado por capagebe

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim eu já tenho usado esse site para verificar os peixes, sei que neste momento a capacidade esta um pouco acima do recomendável, segundo o site 10% acima.

Pretendia saber era para o aquário maior se o termostato de 75w chega?

 

Em relação ao filtro qual o mais indicado se o EHEIM ecco pro 200 é suficiente ou é melhor comprar o 300 ou outro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu costumo recomendar termostato de 1Watt por litro e um filtro (de preferência externo) de caudal igual a sete vezes a capacidade do aquario.

Editado por capagebe

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Ora bem actualizando o tópico já chegou o aquário, o filtro Eheim ecopro 200, o termostato Eheim de 150w e o substrato JBL.

 

 

gallery_70917_4462_1261165.jpg

 

Entretanto hoje fui comprar o areão duas pedras vulcânicas e apanhei algumas pedras:

 

gallery_70917_4462_350392.jpg

 

Espero que amanhã cheguem as plantas para começar a plantação :)

Editado por nunorfa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já com o plantio feito:

 

gallery_70917_4462_1443353.jpg

 

Ora então fazendo um update tenho:

aquário de 80x40x40

Filtro Eheim EcoPro 200

Termostato Eheim 150w

Co2 caseiro diy

Lampadas led

 

Flora:

Echinodorus quadricostatus

Anubias berteri nana (em rocha vulcânica)

Echinodorus 'Vesuvius'

Vallisneria americana 'asiatica'

Musgo de java (em tronco)

 

Flora para já do outro aquário:

8 tetra pristela

3 tetra neon

1 guppy

 

Usei agua do aquário antigo para acelerar o processo!

Editado por nunorfa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Há quanto dias mudei a Guppy para o novo aquário até agora não notei alteração alguma nos testes há água, uma vez que aproveitei agua do aquário estabilizado e também um tronco com mugo de java, será que já posso transferir os restantes peixes e desactivar o aquário antigo ou é cedo? Posso inclusive colocar o filtro interno do aquário antigo temporariamente também no novo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Cá estou eu com mais uma foto

gallery_70917_4462_1055517.jpg

Neste momento

8 tetra pristela
2 tetra neon
1 guppy
3 otocinclus macrospilus

Estes limpa-vidros nunca vem a superfície para comer os flocos ou o granulado, vi que comiam alface ou pepino, já coloquei alface e nada o pepino um esteve lá um bocado mas fartou-se logo, eles sobrevivem só com o que retiram das plantas ou será melhor comprar uma comida para eles?
Que acham do aquário está fixe?
As plantas tem crescido a bom ritmo :P

Editado por nunorfa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensei que conseguiam ver as imagens já editei agora acho que já dá. Miguel barao qual a marca dessa pastilha é daquelas de colar no vidro que da para todos os peixes ou é uma especifica só para estes?

Editado por nunorfa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ha de colar nos vidros e as que vao ao fundo...eu pessoalmente uso uma da marca nutrafin max que vao ao fundo..serve tambem para alimentar os limpa fundos ou corydoras como lhe queiras chamar e ate outros peixes la vao comer..tenho alguns escalares que vao logo la dar bicadas..qualquer duvida apita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Mais uma vez venho aqui solicitar ajuda. Nos últimos dias tenho me deparado com um problema a água do meu aquário esta esbranquiçada, pensei que fosse do Co2 caseiro que estivesse a vazar para o aquário, retirei o Co2, e fiz tpa no dia seguinte continuava a ficar pior,fiz nova tpa limpei filtro mangueiras, mas parece que a situação não se resolve não percebo o que se está a passar o que será que esta a acontecer?

 

gallery_70917_4462_703064.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Podem ser vários os factores que levam a essa situação e por isso poderá ser precisa mais alguma informação, assim:

 

Fizeste alguma alteração recente ao aquário ? Novas plantas? Nova decoração? Remexeste o areão?

Tiveste alguma flaha de electricidade mais ou menos prolongada?

Como está a temperatura da água?

Como estão os níveis de amónia, nitritos e nitratos?

Qual o pH da água?

 

Em aquários já "ciclados" este fenómeno é por vezes associado à morte da colónia de bactérias que processam o Azoto durante as várias fazes do seu ciclo e por isso faço estas perguntas?

 

Recomendo TPA de 50% diárias e monitorização apertada da amónia e nitritos, se por ventura estes estiverem a subir, a TPA deverá ser um pouco maior.

 

Abraço

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora desculpa falar de algo que não se relaciona com a tua questão.

 

Tenta selecionar as espécies que tenham sensivemente os mesmos requisitos no que diz respeito à química da água. Bem sei que a grande maioria dos peixes estão já habituados a àguas diferentes por serem provenientes de criações em cativeiro, no entanto acho que devemos sempre oferecer aos nossos peixes as condições mais próximas possível da sua origem.

 

Neste caso, tens um Guppy que foge a esta regra. Tens também os neons que devem ser preferencialmente mantidos em cardumes de 8 ou mais individuos.

 

Relativamente à questão, como lavaste o filtro? Os filtros não devem ser lavados mas apenas limpos, isto é, deve-se evitar ao máximo muita intervenção para não afectar a sua capacidade de filtração biológica. De preferência, quando limpares o filtro (no meu caso faço por norma uma vez por ano) usa a água do próprio aquário para este processo, que tenhas retirado numa TPA recente.


Por fim mais uma observação,

 

A não ser que pretendas alterar radicalmente a flora do teu aquário, não tens necessidade de CO2 pois as plantas que tens são muito pouco exigentes a esse nível.

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas antes de mais obrigado pelas respostas.

 

A única alteração que fiz foi uma tpa habitual de 20% a 25%, como o co2 caseiro já não estava a fazer nada fiz novamente a receita, e acho que abusei na dose. No dia seguinte quando vi aquilo retirei o co2 fiz tpa e lavei o filtro, normalmente lavo o filtro do aquário a cada 4 tpa's mas lavo-o com água que retiro do aquário, desta vez como a agua que retirei estava naquelas condições (cheia da mistura do co2) acabei por lavar com água da torneira. :(

 

Durante a tpa fiz aspiração do areão mas nada de mais.

Não houve falha de electricidade, a temperatura tem se mantido entre os 24.5C e os 24.7C.

Os níveis de amónia, nitritos e nitrato estão a 0, e o Ph nos 7

Já fiz hoje nova tpa de cerca de 50%..

 

Em relação ao Guppy eu sei que foge a regra, mas isso foi um erro que cometi ainda no primeiro aquário, em relação aos neon eu tinha mais mas acabaram por morrer, o objectivo é entretanto comprar mais.

 

Em relação ao Co2 vou seguir o teu conselho depois de resolver este problema, se não notar alteração nas plantas não volto a colocar co2.

 

​Obrigado mais uma vez pela ajuda, acho que já percebi que devo ter morto as bactérias do filtro com a lavagem :(, estranho é não notar alteração ao nível dos nitritos nitratos e amónia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Entretanto consegui resolver o problema com tpas.

Novo update na fauna limpeza de fundo ficou assim:

 

8 tetra pristela
2 tetra neon
1 guppy
3 otocinclus macrospilus

2 corydora aeneus

2 corydora panda

 

As próximas compras serão mais 3 ou 4 tetra neon para ficar com um cardume, após esta compra o que aconselham a comprar?

Tinha pensado nos Danio rerio mas no aqadvisor diz-me que fico muito limitado em termos de temperatura, sem margem só nos 24ºC, por isso tenho que pensar noutras opções, dêem ideias sff, obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...

Mais uma vez estou aqui a pedir a vossa ajuda.

Tenho me deparado com problemas de algas no meu aquário, são algas filamentosas que vou removendo nas tpa's e que se agarram as plantas e as pedras como podem ver pelas fotos

.

med_gallery_70917_4462_587120.jpg

 

med_gallery_70917_4462_1110754.jpg

 

Já usei um "Alga Control" da Prodac mas não resolve o problema! Tenho também um problema de caracóis que me vão comendo as plantas! ontem comprei um botia palhaço que parece estar a dar conta dos ditos! O problema principal é as algas sugestões? Nas tpas tenho podado as folhas afectadas mas nada!

Tenho a luz ligada 8h diárias e são duas calhas de led!

Entretanto a fauna foi alterada!

 

1 x Guppy (Poecilia reticulata)

4 x Pristella Tetra (Pristella maxillaris)

2 x Peppered Cory (Corydoras paleatus)

1 x Bronze Cory (Corydoras aeneus)
1 x Clown Loach (Chromobotia macracanthus)

 



 


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Alteraste a iluminação ou o Co2 recentemente? como estás a fertilizar isso?

 

Faz tpa's com mais frequência e remove o que puderes manualmente, todas as folhas que tiverem muito afectadas corta-as.

 

Aguardar,

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas obrigado pela ajuda em relação ao co2 cheguei a ter caseiro, mas desisti já a alguns meses devido a um problema anterior(vazou para o aquário).

A iluminação mantém-se a mesma desde o inicio! Duas calhas com um total de 600 led's smd 3528. Será pouco?

A fertilização tenho só o substrato que coloquei aquando da montagem do aquário! Será disso? o que aconselham comprar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O subsrato fértil só não chega, tens de fertilizar isso.

 

Para já deves fazer tpa's e aspirar o fundo, limpa o máximo que puderes sempre que possas, para mim isso foi talvez falta de limpeza que disparou essas algas digo eu.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de começares a fertilizar, tens que ver os valores que tens na água e a exigência das plantas que tens. Se começares a fertilizar só porque sim e À bruta, ainda tens um boom maior de algas.

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para compreenderes melhor as algas que tens no aquário e a água turva, passa por aqui

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=98029

 

http://www.mundodosanimais.pt/peixes/problemas-com-algas/

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.