Dúvidas Principalmente com iluminação


Recommended Posts

Boas pessoal

 

 

Depois de alguns anos de água doce e muita paixão também por salgados,consegui ganhar coragem para montar um pequeno salgado de 70 litros (60cm comprimento).

 

Já encomendei algumas coisas,como por exemplo um escumador,bomba de circulação 2000L/H,hidrometro/termómetro de salinidade.

O aquário vai ser um usado que tenho cá,tal como o termostato (75w) e filtro externo (eheim 2213) que também não sei se é preciso ou não.

 

Para já uma das minhas dúvidas de principiante está na iluminação.

Eu pretendo manter apenas corais moles,porque pelo que já tenho lido os duros precisam de cuidados especiais.

 

Gostava de saber de quantas lâmpadas de 60cm (18w?) preciso e as cores das mesmas.

Agradeço a quem me puder ajudar com esta dúvida.

Editado por David EC Costa

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

O melhor seria leds

Mas com 4 t5 de 24 w também é muito bom, é o que tenho é estou muito satisfeito

Pelo que sei das leituras no fórum o foto período são 9h em que a primeira e a última hora são só de lâmpadas octinicas (azul) e as restantes com duas brancas e as azuis também

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas jerome,brigado pela resposta.

 

Quanto aos leds está fora de questão pelo simples motivo do preço,pelo menos por agora.

 

 

Eu estava a pensar meter t8 porque sou eu que vou fazer as calhas,tenho para aqui material para elas e arranjo lampadas novas (brancas) sempre que preciso,apenas preciso de comprar as actinicas.

Será que consigo alguma coisa de jeito com as t8 ou convém mesmo ser t5?

 

Em relação ao foto período não fazia ideia que era assim,mas isso também se faz facilmente.

As lampadas convém ficar tipo branca-azul-branca-azul ou as 2 brancas seguidas e as azuis seguidas também?

 

 

Tenho uma outra dúvida que é em relação à filtragem.O escumador vai ser um daqueles muito simples (air lift) e a minha dúvida é se devo meter um filtro com matérias filtrantes ou não é necessário?

 

 

O que pretendo com este aquário é fazer tipo um lowtech para tentar ganhar alguma experiência para um dia mais tarde meter-me num projecto maior.

Editado por David EC Costa

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Davide

 

Eu nao tenho assim muito experiencia ate porque montem o meu nano ha 10 dias, tenho um amigo que tem bastante experiencia nisto e tenho passado algum tempo aqui no forum a filtrar e acumular informaçoes...

 

pelo que sei e tens um aqua parecido ao meu, o ideal sao T5 porque tem mais putencia que t8 e se arranjares uma calha com 4 T5 com 24w que é o que faço conssigo deixar ligado duas lampadas e outras duas desligadas ou seja a primeira hora ligo so as duas azuis (encostadas uma a outra) depois ligo so as outras duas, que no meu caso optei por uma branca e uma rosa para estimular as cores dos corais, mas tambem pode ser branca e roxa..

 

em relaçao ao escumador, eu optei por um "hang on" sao externos que se pendura na parede externa do aqua assim fica muito melhor esteticamente, tem que ter capacidade para o dobro da litragem do aqua, eu tenho um deltec mce300

 

vai ver o meu topico pode ser que te ajude - esta nesta seccao chama se - "algumas duvidas montagem aquario e ciclagem"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas david ainda bem que te juntas ao clube dos salgados. em termos de quereres ter corais duros podes ter apenas tem de ter mais atencao ao parametros e ao equipamento que colocas. e podes ter sps como qualquer um. os cuidados nao sao assim tao especiais.

 

em termos do que queres montar coloca ai o equipamento que tens. é sempre bom saber marca e modelos pois mesmo para corais moles pode nao chegar.

aconcelho-te vivamente a ler muito e a ver os projectos do bons aquarios sejam eles de sps ou moles..

 

aprende se muito e para teres uma ideia eu tive um nano de 108 litros com SPS e com cores brutais e nao tinha assim tanta coisa especial. apenas a mais importante para mim num salgado ESTABILIDADE.

se quiseres ter sps o teu nano diz que o pessoal ajuda e mostra o que tens de fazer para o conseguires.

 

em relação ha luz. 4x24 T5 é mais que suficiente para o aquario.

coloca ai o resto do equipamento que tens para poder ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas david ainda bem que te juntas ao clube dos salgados. em termos de quereres ter corais duros podes ter apenas tem de ter mais atencao ao parametros e ao equipamento que colocas. e podes ter sps como qualquer um. os cuidados nao sao assim tao especiais.

 

em termos do que queres montar coloca ai o equipamento que tens. é sempre bom saber marca e modelos pois mesmo para corais moles pode nao chegar.

aconcelho-te vivamente a ler muito e a ver os projectos do bons aquarios sejam eles de sps ou moles..

 

aprende se muito e para teres uma ideia eu tive um nano de 108 litros com SPS e com cores brutais e nao tinha assim tanta coisa especial. apenas a mais importante para mim num salgado ESTABILIDADE.

se quiseres ter sps o teu nano diz que o pessoal ajuda e mostra o que tens de fazer para o conseguires.

 

em relação ha luz. 4x24 T5 é mais que suficiente para o aquario.

coloca ai o resto do equipamento que tens para poder ajudar.

 

 

 

Boas

 

Obrigado pela ajuda. :)

É verdade,sempre tive uma paixão muito grande pelos salgados,mas nunca passou disso.

Finalmente ganhei coragem e queria ver se conseguia fazer alguma coisa com este pequeno aquário,apesar de ter material barato (fraco).

 

Para começar tenho 1 escumador air lift 90,bomba de circulação 2000L/H marca branca,Filtro externo eheim 2213,termostato eheim jagger 75W,densimetro/termometro e o aquário 60cm (+-70L).

Se for necessário ainda tenho também uma power head algures por aqui.

A calha de iluminação ainda vou fazer e como não tinha certezas de quantas lampadas precisava e se as t8 davam,ainda não comecei.

 

Em relação aos corais,agora de inicio vou ficar mesmo pelos moles,até porque sei que este escumador não é nada de jeito,mas para já é o que tenho.

Gostava de começar a ganhar algum "calo" primeiro e depois talvez ir avançando aos poucos.

 

Outra dúvida que tenho é em relação à água para as tpas.

Gostava de saber se é boa ideia ir buscar água ao mar e a que zona ir buscar.

Editado por David EC Costa

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se so queres corais moles tens as pll que chegam bem.. se nao faz com T5 .

atencao que muitas vezes o querer fazer lowtech acaba por nao compensar pois as coisas nao resultam e o pessoal desanima e desiste pois pensa nao ser capaz.

tem atençao que com equipamento lowtech nao vais conseguir ter o que o pessoal com equipamento melhor tem. nao facas comparaçoes.

sim podes ir buscar agua ao mar. tens é de acertar a salinidade. que a da nossa costa é mais alta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas David,

 

Também comecei um salgado parecido com o teu 60L (60x30x30), em meados de Outubro do ano passado.

Fiz uma calha de iluminação que tem 2 lâmpadas t8 (branca e azul) com 15w ou 18w, não me recordo bem.

Acho insuficiente e no mês de maio devo comprar uma calha com 2 lampadas t5, que dizem que é suficiente.

Tenho 4 corais, 1 discossoma, 1 zoanthus, 1 star polyps e 1 euphyllia paradivisa adquirida na semana passada.

Os corais não estão mal (julgo eu) mas também não desenvolvem muito.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais