Bactérias do filtro e oxigénio


Recommended Posts

Boas,

 

tenho um aquário ehein 2213 (dá para 250L) num aquário de 30L.

 

a minha dúvida é: tive uns dias que os peixes pareciam ter pouco oxigénio na água, noutros estavam bem, será que a colónia de bactérias no filtro consome muito oxigénio durante a noite visto ser para um aquário até 250L e este ter apenas 30L?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hugo

Esse filtro dá muito bem para esse aqua,agora se tens na saida da água

uma flauta,tens que subir um pouco fora da água,a sim á mais oxigénio na

água,e até movimenta mais um pouco.

 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

sim, eu sei que metendo a flauta mais acima e provocando uma maior movimentação na superficie faz com haja maior trocas gasosas e assim melhor oxigenação.

 

A minha duvida é: será que havendo uma colónia de bactérias muito grande no filtro, sendo este muito grande para o aquário em questão, estas vão consumir demasiado oxigénio e podendo os peixes ficarem eventualmente em stress?

 

É que para os peixes ficarem bem a superficie da água tem de ficar a mexer muito, mais do que alguma vez tive em qualquer dos meus aquários.

Os peixes só ficam em stress durante a noite.

 

Obrigado.

Editado por Hugo Coelho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá. as bactérias só existem consoante a carga orgânica produzida. portanto não vai haver bactérias a mais nem a menos quando se tem um aquário estabilizado. cumprimentos.

  • Votar + 1

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O tamanho do filtro só ajuda a teres mais espaço para baterias, mas também mais água no sistema. Mas conforme explicou o KUKO não vai haver nem a mais nem a menos baterias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

tenho um aquário ehein 2213 (dá para 250L) num aquário de 30L.

 

a minha dúvida é: tive uns dias que os peixes pareciam ter pouco oxigénio na água, noutros estavam bem, será que a colónia de bactérias no filtro consome muito oxigénio durante a noite visto ser para um aquário até 250L e este ter apenas 30L?

 

Obrigado.

 

Olá Hugo.

Pode acontecer sim, deves lavar bem o filtro no caso de ele ter já algum tempo, de forma a diminuir de lguma forma a carga orgânica e a colónia.

Com o passar dos dias deve normalizar.

Qual o valor do Nitrato de momento?

 

cpts

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A referência que fazes ao período da noite, deve ter a ver com as plantas.

Como sabes, de noite, as plantas também consomem oxigénio e libertam CO2.

Se tiveres uma boa movimentação na superfície,é o suficiente para que a água receba o oxigénio.

No caso de teres um sistema de CO2, convém que tenhas um temporizador para o poderes desligar no período nocturno.

Um aquário nunca tem plantas em demasia, desde que haja trocas gasosas superficiais, com uma boa circulação.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Obrigado pelas respostas pessoal.

 

O aquário já parece mais estabilizado, quando ligo o CO2 por vezes os peixes ficam stressados durante a noite, por isso optei por o desligar.

Mesmo com uma electroválvula a regular a hora de desligar o CO2 a coisa não estava a correr bem.

Por agora não tenho algas e as plantas estão a reagir bem, por agora vai ficar assim.

 

Cumprimentos :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais