Recommended Posts

Bom dia,

 

Li um artigo neste site que ensinava com fazer um aparelho de CO2 caseiro e a minha dúvida é alem da agua e do acuçar qual a outra substancia a adicionar e onde comprar na farmácia ou na drogaria/loja de aquariofilia?

 

Obrigado.

A cavalo da do não se olha o dente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá SAAC,

 

Podes consultar esse texto na secção de artigos, é o 3º a contar do fim.

 

Tens ainda que adicionar Bicarbonato de Sódio (em supermercados ou eventualmente em farmácias, mas duvido...) e Fermento de Padeiro (há uma marca chamada Fermipan que podes comprar no Continente ou no Jumbo).

 

Espero ter ajudado!

 

Um abraço,

João Branquinho

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Eu quase nunca utilizo o bicarbonato de sódio e o meu sistema funciona bastante bem, sou a favor de juntar menos ingredientes possíveis, o que realmente importa é a água ser pura e sem cloro, se vives em cidade uma água mineral sem gás ou água destilada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Queria só meter a colherada, por causa de algo que li recentemente: a última mensagem sugere a utilização de água mineral ou água destilada, para introdução no aquário.

 

Assumindo-me como perfeito desconhecedor das matérias da Química (como de tantas outras :) ), li recentemente nas FAQs Portuguesas de Aquariofilia (mais especificamente em http://faq.thekrib.com/pt/begin-chem.html#altering) o seguinte:

 

«Nota: Não é boa ideia usar água destilada no seu aquário. Por definição, a água destilada não tem qualquer KH. Isso significa que adicionando mesmo uma pequena quantidade de ácido existirá uma variação considerável de pH (perturbando os peixes). Devido à sua instabilidade, a água destilada (ou qualquer outra água pura) nunca é usada directamente. Água da torneira ou outros sais devem ser adicionados de modo a aumentar o GH e o KH. »

Fica a contribuição. :lol:

 

 

PiterMaikal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Já agora comento esta ultima mensagem do PiterMaikal (Boas PiterMaikal)

 

Tendo alguns conhecimentos de Química queria referir que é preciso ter cuidado com os conceitos usado para classificar a Água. Água pura é diferente de água destilada! Cuidado!

Água "pura" para nós aquariofilistas será uma água sem substâncias prejudiciais para os nossos peixes e plantas (sem cloro, sem elementos pesados, etc). Agora água destilada é uma água que só contem H2O. E tanto quanto sei nunca devemos utilizar esta água, pois os peixes (e as plantas também) estabelecem um equilíbrio com a água, se utilizamos água destilada eles vão perder do seu corpo através da "pele" muitas "substancias" (vão plasmolizar) o que os pode levar a morte!

No caso da osmose-inversa a água fica quase destilada e é por isso que se deve sempre adicionar produtos próprios (à venda no mercado) a essa antes de os colocar no aquário.

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai ao site http://joaocb.planetaclix.pt e consulta a secção Artigos. Penso que é o terceiro a contar do fim.

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João, já li o artigo. Obrigado!

 

Mas fiquei sem saber para quantos dias dá essa receita.

Também não percebi para que serve o Bicarbonato de Sódio, que falaram aqui no forum.

Se me poder esclarecer agradecia.

 

Já agora, acha que posso utilizar levedura-de-cerveja em vez do fermento-de-padeiro?

 

Abraço!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas fiquei sem saber para quantos dias dá essa receita.

Entre 20 a 30 dias.

 

Também não percebi para que serve o Bicarbonato de Sódio, que falaram aqui no forum.

Sei que há quem não o utilize na "receita" do CO2 caseiro... Agora só não te consigo dizer qual é exactamente a função dele, e em que factores é que interfere...

 

Já agora, acha que posso utilizar levedura-de-cerveja em vez do fermento-de-padeiro?

Não te posso ajudar pois nunca utilizei levedura-de-cerveja. Mas também já ouvi falar de quem faça CO2 caseiro desta forma. Na altura disseram-me qual era a receita, mas não a memorizei... sorry...

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :D

 

Comprei um teste de CO2 da Sera :?::?::lol: E detectou falta de CO2 no aquário. :oops:

 

Tendo eu muitas plantas e peixes no aquário (o aquário é de 400 litros +-) acho estranho. :lol:

 

Será por eu ter uma pedra difusora ligada e também ter o filtro exterior a fazer a sida de água junto á superfície do aquário?

Será que só é preciso um para dar oxigénio a água?

 

 

Obrigado se me poderem tirar a duvida :wink:

 

Neves

 

 

Nota: a minha mulher embirra com o barulho da bomba. :evil::cry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Respondendo à duvida sobre o bicarbonato de sódio: ele actua como tampão de pH, isto é, com a fermentação, o pH tende a baixar, e se não existir nenhum tampão ele matará toda a levedura, fazendo com que o CO2 dure pouco tempo. Deste modo utilizando do bicarbonato de sódio aumentamos o tempo de vida da nossa solução.

 

Em relação à levedura de cerveja, eu nunca usei mas já li relatos de que a solução dura menos do que se utilizassemos fermento.

 

Comprei um teste de CO2 da Sera  E detectou falta de CO2 no aquário.  

 

Tendo eu muitas plantas e peixes no aquário (o aquário é de 400 litros +-) acho estranho.  

Normalmente, se não se injectar CO2 no aquário este não vai ter muito CO2 dissolvido na água pois as plantas na presença de uma boa iluminação e substrato utilizam-no para a fotossintesse.

 

Será por eu ter uma pedra difusora ligada e também ter o filtro exterior a fazer a sida de água junto á superfície do aquário?

 

A pedra difusora podes colocar de parte, se tiveres plantas elas encarregam-se produzir oxigénio. Para o CO2 acho que o melhor é mesmo injectares, pois embora se escape algum pela agitação da água à superficie, nunca vai ser em grandes quantidades.

 

Só mais uma dica, com um teste de pH e KH consegues saber o teor de CO2 que existe no aquário:

 

co2gratis2.gif

 

Fiquem bem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi neves,

 

Pois é, estás com um KH um bocado alto 12º dH (cada gota corresponde a 1º dH), por isso não está no gráfico. Mas se quiseres uma tabela para uma maior gama de valores podes ir a http://www.aquallun.com.br/nivelCO2.htm , e como podes constatar, os teus niveis de CO2 andam deficientes, por isso força nessa injecção de CO2!!!

 

Fica bem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

depois de experimentar este método caseiro de adição de co2, não tive grande sucesso, :D (em vez de colheres de café , usei de chá), pois as bolhas que eu vi sair para o aquário era quando eu apertava a garrafa.

:cry: As bolhas saem livremente ? Quantas bolhas saem e quanto tempo demora ???

:D me :o

saudações aquaticas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Rui

 

A minha experiência é que passado algumas horas de ter misturado a solução já posso introduzir a pedra difusora no aquário e começam a sair bolhas quase de imediato!!

 

Certifica-te de que a tampa da garrafa está bem vedada! Eu uso silicone para vedar a tampa.

 

Quais as quantidades que usas?? Pode estar ai a razão para não teres sucesso, caso não estejas a utilizar as proporções certas, que podem variar de caso para caso.

 

Já agora dá uma olhadela neste artigo: http://www.aqua.brz.net/rep/doce30.htm

 

 

Espero ter ajudado, fica bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui

 

já agora, poes a pedra difusora no fundo do tubo só quando o colocas dentro do aquario :cry: e como fazes  :o apertas a garrafa :D

 

Eu também aderi ao CO2 caseiro e o meu funciona as 1000 maravilhas!!

O problema n foi o exerceso de fermento pois é nele que vêm os agentes fermetadores (empiricamente: transformam o açúcar em C02), por isso o excesso deles só causaria uma fermentação mais rápida. O teu problema será mesmo mau isolamento e consequentemente fuga de CO2 (gás).

Quanto a quantidade que sai: Tá sempre a sair.

 

 

Abraço!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

afinal era mesmo o mau isolamento. obrigado :idea:

Mas agora tenho outro problema :D Eu pensava que os meus testes de pH e KH estivessem estragados, e afinal não estavam.

então os meus valores sâo: pH - 6.00 e kH - 0 a 1 dº, agora ao introduzir o CO2(que não tenho o teste) será que baixa ainda mais o pH :D Qual a quantidade de bicarbonato necessária para aumentar um grau de kH em 265 litros :D :cry:

a tabela de CO2 que aí estava e que desapareceu agora dava jjeito...

 

se puderem ajudar, agradeço.Abraços :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi rui,

 

Ainda bem que já conseguiste resolver esse problema!!! :cry:

 

Tens um KH um bocado baixo, ele serve de tampão para as variações bruscas de pH, mas assim não ajuda muito!!!

 

Se quiseres adicionar Bicarbonato de sódio, recomendo que adiciones pequenas porções com intervalos de tempo grandes, e vai verificando com o teste de KH, de modo a obteres o valor desejado.

 

A tabela está lá!!! :D :D :D

 

Fica bem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Oi a todos!!

 

Vageando pelo forum, deparei-me com este topico sobre a produção de CO2, e veio-me uma ideia à cabeça! :oops: A ideia k vou apresentar tem vantagens mas tb tem desvantagens,mas penso as desvantagens podem ser resolvidas por engenhocas!

 

Entao a ideia é a seguinte:Durante o meu 11ºano, na disciplica de Tecnicas Laboratorias de Quimica(TLQ) a minha setora organizou uma exposição que se chamava,"Quimica em Casa".Esta exposição tinha o objectivo de mostrar às pessoas que em casa podiamos fazer experiencias bastantes giras utilizando coisas k normalmente possuimos em casa.

Ora, e uma dessas experiencias era a libertação de CO2 atráves de uma reacção mto mto simples!A experiencia consiste em colocar 100ml de VINAGRE num gobelé, e num balão(dakele das festas) duas "espatulazadas" :oops: de BICARBONATO DE SODIO(esse mesmo comprado nos hiper's).Ao colocar-mos o balão na vertical, o bicarbonato de sodio cai para dentro do gobelé libertando imediatemente CO2!Simples e eficaz!

 

Penso que com uma engenhoca esse dioxido de carbono poderia ser injectado no aqua.

 

Agora tem a vantagem de ser um metodo simples e rapido, mas por outro lado tem a desvantagem de ser um processo rapido(!) pk se gasta logo, e de elevado consumo dos reagentes.

 

Se alguem tiver ideias de como fazer render este metodo,diga!

Bué da Fish's!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entao a ideia é a seguinte:Durante o meu 11ºano, na disciplica de Tecnicas Laboratorias de Quimica(TLQ) a minha setora organizou uma exposição que se chamava,"Quimica em Casa".Esta exposição tinha o objectivo de mostrar às pessoas que em casa podiamos fazer experiencias bastantes giras utilizando coisas k normalmente possuimos em casa.

Ora, e uma dessas experiencias era a libertação de CO2 atráves de uma reacção mto mto simples!A experiencia consiste em colocar 100ml de VINAGRE num gobelé, e num balão(dakele das festas) duas "espatulazadas" :(  de BICARBONATO DE SODIO(esse mesmo comprado nos hiper's).Ao colocar-mos o balão na vertical, o bicarbonato de sodio cai para dentro do gobelé libertando imediatemente CO2!Simples e eficaz!

 

Viva,

 

Há por aí uns "malucos" que realmente produzem CO2 por reacção química. Funciona. Tem é um senão: a produção é tão rápida e acelerada que é preciso um recipiente pressurizado para guardar o CO2 produzido. Como deves saber, esse tipo de coisas tem uma tendência natural para... explodir.

Se conseguires o recipiente certo ainda vais precisar de válvulas, manómetros e essa tralha toda associada. Ou talvez não.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.