Bucephalandra


Recommended Posts

[editado 29/03/2015]
7-Bucephalandra-Sp.-Fake-Catherineae-Dae

 

Bucephalandra

Aqui fica uma pequena contribuição sobre uma planta que considero muito interessante. Não por ser ainda um bocado restrita mas sim pela sua beleza. Já existem algumas referências espalhadas pela web sobre esta espécie particular de plantas. Um dos mais conhecidos é o Vasteq [1]. Tem coisas publicadas em fóruns, blog, página no facebook e é dos que tem contribuido para a difusão desta planta. O crescente interesse que a planta despertou fez com que hoje seja possível alguns investigadores trabalharem de forma mais sistemática sobre esta espécie. Conhecida desde 1858, por volta do ano 2000 foi lentamente sendo introduzida no hobby. Hoje é uma planta bastante mais conhecida no hobby por todo o mundo. Com o passar do tempo surgiram muitos vendedores e locais onde podemos adquirir esta planta (até mesmo em lojas físicas em Portugal). O preço também tem vindo a baixar à medida que as plantas são multiplicadas e deixam de ser tão raras. Mais uns anos e será uma planta mais fácil de obter.

6-Bucephalandra-sp.-Black-Phantom.jpg

 

1-1-_DSC4865-001.jpg

 

O Nome das Coisas
De acordo com Vasteq[1] existem duas origens para o nome Bucephalandra. A mais provável, tem origem na semelhança da forma da flor 'parte masculina' da planta, que parece uma cabeça de touro.
(Esta cabeça de touro é dificil de ver nas bucephalandras na forma submersa, eu nunca consegui ver, ainda...). Assim o nome da planta é a junção de 3 palavras gregas:bous + cephalê + anêr ( touro + cabeça + homem). A outra origem da palavra (mais poética mas menos provável) está no Bucéfalo[2] que era o nome do cavalo de guerra de Alexandre, o Grande, rei da Macedónia e fundador de um dos maiores impérios da antiguidade. Bucéfalo tinha uma marca branca de nascença no dorso com a forma de uma cabeça de touro. Qualquer uma das duas explicações encaixa bem na caracterização da espécie.
1-mapa_mundo_2.jpg

Mas onde fica 'esse tal' Bornéo?
Fica longe, muito longe! A ilha do Bornéu[3] é uma grande ilha localizada na Ásia. A ilha é dividida em três partes. A maior parte pertence à Indonésia, a outra parte maior pertence à Malásia e a menor parte pertence ao Brunei. Este factor é importante para a compreensão dos nomes dados por alguns vendedores às variedades da planta. Actualmente a regra geral (que nem sempre é verdade infelizmente) a distinção das variedades da espécies de Bucephalandras é normalmente uma referencia à sua localização geográfica de origem[4]

 

borneo2.jpg

Outra componente do nome é dado pela cor e forma caracteristicas das folhas, Red, Blue, green, etc. Por exemplo, a planta que mostrei em cima (várias vezes) tem o nome completo: Bucephalandra Sp. "Midnight Blue II" Daerah Melawi (espécie + cor + lugar). Quando os vendedores não seguem este critério (pelo menos até a espécie estar bem estudade e nomeada correctamente) ficamos na ignorancia da variedade que temos...(infelizmente acontece).


Mas então não sabemos ao certo de que planta estamos a falar?
Existem mais de duas centenas de variedades mas a sua correcta identificação ainda carece de algum rigor científico. Se olharmos para a classificação cienftifica 'actual' da Bucephalandra temos:

  • Classificação científica

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Alismatales
Família: Araceae
Subfamília: Aroideae
Tribo: Schismatoglottideae
Género: Bucephalandra

1-bucephalandra_riamMacam.jpg

 

Um estudo recente de Boyce & Wong[5] (que muito tem contribuido para o estudo da espécie, ainda em desenvolvimento) vem lançar algumas pistas mais sólidas sobre as bucephalandras. Mas ainda é um tema que vai dar muito debate (mas isso fica para os especialistas, os botânicos). Os autores em vez de partirem do Género – Bucephalandra, subiram um nível até à Tribo – Schismatoglottideae. Partiram para um vasta recolha, estudo e análise (geográfica, morfológica, habitat, etc) onde fazem uma previsão de mais de 50 espécies distintas. Importante também de referir a importância destes estudos (para a comunidade cientifica e para o hobbie) que aborda detalhadamente o sistema reprodutivo da planta. Para quem tiver interesse (e paciência para ler um bocado), é um estudo vasto mas muito valioso.
O resultado, num futuro próximo, vai ser uma convivência entre uma classificação cientifica mais precisa e um conjunto de nomes comuns obscuros e imprecisos (mas que também fazem parte da história recente da espécie, do seu mistério e da sua poética).

1-bucephalandra_riamMacam.jpg

 

Multiplicação
As bucephalandras podem ser multiplicadas por divisão do rizoma ou por semente. O corte de parte do rizoma em duas ou mais partes é a forma mais fácil e usual de multiplicação. Mesmo com bocados pequenos, com menos de 1cm e duas ou três pequenas folhas, é possivel obter novas plantas (variedades com folhas pequenas). Mas deve preferencialmente ser feito com plantas em boas condições para o crecimento ser mais rápido e sucesso do corte ser garantido. A experiência com plantas e a observação cuidada é suficiente para uma boa avaliação da melhor forma de usar a tesoura. O corte é muito semelhante ao de uma anúbia, o rizoma é rijo. Convém ter algum cuidado para não partir o rizoma nem esmagar o caule com uma má tesoura (um corte limpo é sempre melhor!).

1-bucephalandra_riamMacam.jpg

 

Por semente é mais dificil mas não impossivel!
No habitat natural a planta multiplica-se por semente. Já foram produzidas sementes de bucephalandra (em cativeiro) com sucesso [6], mas as condições semelhantes ao seu habitat natural não são as mais fáceis de recriar. No Bornéu, a planta agarra-se firmemente às rochas que existem nas margens dos rios com fortes correntes. Nesta fase ficam na forma emersa e aproveitam os insectos locais para fazer a polinização. A dispersão das sementes é feita por via mecânica, os salpicos de água vão largando sementes à medida que atingem a flor[6]. Nas alturas de cheias os rios inundam e as plantas passam a ficar submersas. A alternância entre os dois estados é normal para a planta, é uma epífita. Algumas espécies aparecem e desaparecem misteriosamente nas estações das chuvas, essa é a razão para serem conhecidas como as variedades 'ghost'. Desconfio que o sistema radicular não seja igual em todas as variedades. Não consegui encontrar qualquer referência a bucephalandras que existam de forma permanente submersa no habitat original.

3-Bucephalandra-sp.-Brownie-Ghost.jpg

 

 

Bucephalandra na aquariofilia
A bucephalandra é uma planta muito resistente. Tem capacidade para viver em grande partes dos ecosistemas tropicais que temos nos nossos aquários. Como é uma planta de crescimento lento, um aquário com algas pode ser prejudicial porque vai demorar a lançar folhas novas (tal como uma anúbia). Co2, fertilização e boa iluminação aceleram o crescimento e resultam numa planta mais colorida. A melhor coloração das folhas é na forma submersa onde exibe o exuberante pontilhado branco que lhe é caracteristico.
Na minha curta experiência com esta planta já me tinha questionado acerca do momento escolhido pelas bucephalandras para florir. A resposta é simples, tendo as condições ideais produz flores de forma regular e quase constante[7] (mesmo no estado submerso).

1-bucephalandra-sp.-pink-lady.jpg

A bucephalandra tem um sistema radicular adaptado a um meio aquático de correntes fortes, agarrando-se firmemente ao hardscape (pedras e troncos). Desta observação do seu habitat, criou-se um 'certo mito' que é o de que deve estar apenas agarrado ao harscape. Mas não passa disso mesmo, de um mito! Algumas experiências, como as do Tom Barr [7], têm vindo a enterrar a planta com resultados muito interessantes. O sistema radicular desenvolve-se mais e o crescimento da planta é mais rápido e vigoroso. Desconfio que qualquer bom solo (Elos, Trópica, etc) será ideal para um bom desenvolvimento. Mas alguns solos talvez não sejam bons, os que tendem a compactar com tempo podem levar ao aprodecimento das raizes e os inertes demasiado pontiagudos que podem ferir mecânicamente ao plantar. Trata-se de uma questão de bom senso e capacidade de observação.

4-Bucephalandra-sp.-Popcorn.jpg

 

[1] http://bucephalandra...cal-plants.html
[2] http://en.wikipedia....wiki/Bucephalus
[3]http://pt.wikipedia....rg/wiki/Bornéu
[4] http://www.ukaps.org...l-in-one.26970/
[5] http://www.bioone.org/doi/abs/10.3372/wi.44.44201
[6] Boyce, Peter, BUCEPHALANDRA MOTLEYANA, Curtis's Botanical Magazine, 2008
[7] http://www.barrreport.com/
Editado por tmiravent
  • Votar + 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As minhas primeiras vieram directamente da Ásia. [Fevereiro 2014]

Demoraram mais de 1 mês a chegar (mas vinham muito bem embaladas).

Aqui fica o registo depois de as tirar da embalagem:

 

1| Bucephalandra 'Fake Catherineae' [fev. 2014]

_DSC2694-001.jpg

 

2| Bucephalandra 'Midnight Blue II' [fev. 2014]

_DSC2691-001.jpg

 

3| Bucephalandra 'Cooper Leaf' [infelizmente, esta não sobreviveu]

_DSC2693-001.jpg

Editado por tmiravent
  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Passados 2 meses:

 

1| Bucephalandra 'Fake Catherineae' [abril. 2014, já com um fio mais adequado]

_DSC3052.jpg

 

2| Bucephalandra 'Midnight Blue II' [abril. 2014, já com um fio mais adequado]

_DSC3051.jpg


Imagens actuais

 

1| Bucephalandra 'Fake Catherineae' [fev. 2015]

Esta Bucephalandra tem uma folha relativamente pequena e muito estreita.

​Nunca deu flor (até hoje), tem um crescimento lento e as raizes agarram bem ao hardscape (com uma anúbia).

Neste tanque as folhas ficam com uma cor do azul cobalto, ao verde azeitona com tons avermelhados nas folhas novas).

Uma das minhas favoritas, por pouco que não desapareceu quando a recebi, não tinha sequer 1 centímetro!

Como todas as Bucephalandras deve estar num tanque livre de algas para as folhas ficarem imaculadas.

Mantenho com luz fraca a moderada, Co2 e fertilização DIY.

1-_DSC4589.jpg

 

2| Bucephalandra 'Midnight Blue II' [fev. 2015]

Esta Bucephalandraé das mais vulgares e das que tem um crescimento mais rápido (já retirei 4 filhos).

​Já deu flor pela segunda vez! A flor é branca, relativamente grande, ferozmente comidas pelos camarões!

As raízes agarram bem ao hardscape (tal como uma anúbia).

Neste tanque as folhas ficam com tonalidades verdes escuras e claras.

Depois de estabilizada cresce rapidamente mas mesmo assim é mais lenta que uma anúbia...

Como todas as Bucephalandras deve estar num tanque livre de algas para as folhas crescerem em condições.

Mantenho com luz fraca a moderada, Co2 e fertilização DIY.

1-_DSC4592.jpg

Editado por tmiravent
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bucephalandra motleyana "Riam Macam" [junho 2014]
Esta comprei numa loja alemã, muito bem servida e fornecida em óptimas condições! Recomendo.
Uma variedade subtil, com uma folha bem desenhada com nervura central visível.
Talvez a variedade mais lenta e difícil que tenho (mas já consegui dividir em duas).
Até hoje as raízes não aderiram ao hardscape (ao contrário das outras).
Nesta imagem já se nota a flor a surgir...

 

3-_DSC4193.jpg

 

A flor é a maior que vi numa Buceph.

1-B-002.jpg

 

Detalhe da flor (talvez das mais bonitas...)

4-_DSC4303.jpg

Editado por tmiravent
  • Gosto 1
  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa colecção. Parabéns. Estão a crescer bem?

 

Ps: grande banhada que os Asiaticos te deram :unsure:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa colecção. Parabéns. Estão a crescer bem?

 

Ps: grande banhada que os Asiaticos te deram :unsure:

 

Obrigado, ainda falta acrescentar algumas... :smile2:

Faz parte da aprendizagem! Agora já estão grandes (como podes ver pelas imagens, sim são as mesmas!) mas eram realmente muito pequenas...

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Plantas fantásticas... Vão se ver muitas nos próximos tempos

 

Também acho uma planta fantástica. Ainda bem que entraram no circuito comercial, cumprimentos.

 

Adorei as baixas taxas de crescimento estou cansado de plantas rápidas.

 

Alvarenga, é um desafio fazer montagens com estas plantas (se o objectivo forem concursos).

Normalmente é usada apenas como planta detalhe!

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bucephalandra sp. 'Kedagang' [novembro 2014]

 

2-_DSC4188.jpg

 

 

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Enquanto no Bornéo a estação das chuvas está a terminar, por aqui esta Bucep. parece querer lançar mais uma flor...

Já agora fica uma pergunta: como sabem as plantas a altura de florir?

O meu tanque está num local sem luz natural e mantido com as mesmas condições ao longo do ano...

Não deixa de ser curioso o funcionamento da natureza.

 

 

Bucephalandra Motleyana "Riam Macam"

1-1-_DSC4720.jpg

  • Votar + 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais umas buceph. no seu banho de transição do estado emerso para submerso.

1-_DSC4457.jpg

Editado por tmiravent
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estas bucephalandras vieram de UK.
Aqui fica o video do pack a ser desembrulhado (para quem tiver paciência)...

 

 

O tamanho de cada planta:

 

Pink Lady

1-_DSC4453.jpg

 

Brownie Ghost Upper Stream

1-_DSC4451.jpg

 

Popcorn

1-_DSC4447.jpg

 

Cherry Red

1-_DSC4442.jpg

 

Black Phantom

1-_DSC4433.jpg

Editado por tmiravent
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Sr. Deepsimako,

 

 

são plantas perfeitas para todos os aquários!

Desde que não tenhas algas elas ficam bem, são plantas bastante resistentes.

O único contra (que pode até nem ser) é crescerem devagar...

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Tiago, como está a amostra que levaste de uma das minhas?

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiago, como está a amostra que levaste de uma das minhas?

 

Olá Pedro,

infelizmente partiu-se em dois... é muito pequena, acontece!  :unsure:

Deixo aqui o registo para teres uma ideia.

É muito parecida com a 'Fake Catherineae', a forma das folhas, estrutura e cor. Mas é muito mais pequena em tamanho.

Na imagem a pedra rosa à direita tem o rizoma original. Do lado esquerdo, na pedra cinza, a parte que partiu...

cumprimentos

 

jZXBReM1QkLujJWTNY4QLD9wJukJybKXrEuIPpdO

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hummm... temos que ver isso.

As minhas estão a crescer bem. Hei-de colocar uma imagem da Metallica... está linda! Adoro aquelas folhas ovais. Creio que não tens... havemos de trocar!

  • Votar + 1

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hummm... temos que ver isso.

As minhas estão a crescer bem. Hei-de colocar uma imagem da Metallica... está linda! Adoro aquelas folhas ovais. Creio que não tens... havemos de trocar!

Por acaso já era para te ter perguntado sobre o que achaste das plantas...
  • Votar + 1

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Vou deixar um contributo de alguma bucephalandras que possuo:

 

- Bucephalandra sp. Montleyana "Brown/Rot"

 

ac0afd98240b2fad6a9c78719d322f8d.jpg


- Bucephalandra cf. Montleyana "Sekadau1"

 

8e5982ad679f8b5b2ba995f97b1c3111.jpg


- Bucephalandra sp. Hades

 

 

5f6c61dffb50cc4d4890d8aaef51d66d.jpg


- Bucephalandra sp. Aphrodite

 

2cd967a5b59bf3fdf156cfa249d522bf.jpg


- Bucephalandra Brownie Brown

 

90d9d58af935f0f8982ce038655632ff.jpg


- Bucephalandra sp Red Shot

 

24d5a46b0296cb47cc963a9afc312399.jpg


- Bucephalandra sp Kir Royale

 

a23cb5d1bd8a786c05e06b4e64cae28c.jpg


- Bucephalandra sp Nangataman

 

486b2534c88989eec00a036f844e2f23.jpg


- Bucephalandra sp Gigant

 

a37e46c3ec47a77f08ab1882b8c0aabb.jpg


- Bucephalandra sp Teia

 

71f3106a35d7cfde85afd9479ddf8017.jpg


- Bucephalandra sp Biblis

 

ba893bd1061323f458327e3f2b290356.jpg


- Bucephalandra sp Nekan

 

038b6bf8b7fc72e3611bce610d99fd7f.jpg


- Bucephalandra sp llamadau purple

 

ae22260e332a30144922906d1bdd7b2c.jpg


- Bucephalandra sp Gaia

 

f44ef862052097fc83cd896603f14a2d.jpg

Editado por Piraya
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

No seguimento do post anterior, ficam algumas fotos para ver a sua evolução.
321f68829cde7e669434e0cb982f2766.jpg
Bucephalandra sp sekadau 1
d20b218fbfeab885a565902add898e09.jpg
Bucephalandra sp Brownie Brown
da5a06031cc5154c0f6027634d129b3d.jpg
Bucephalandra sp Teia
04eefd80c2b41afeca9505c68165e990.jpg
Bucephalandra Cf. Montleyana Melawi
0dee15d082bd5106bc80737cf416cee2.jpg
Bucephalandra sp Aphrodite
b768ce8ec5e080c921d250f30023a0e0.jpg
Plagiochila Integerrima
a32f42b36f0906808bdf61dd6d42b0f1.jpg
Bucephalandra sp Gigant
37caa360d5ac2cc7116d9cc267564c6a.jpg
Bucephalandra sp Llamadau purple
e99873b03983358281b7a37e9f64debd.jpg
Bucephalandra sp Nekan
644b52aa7400bddcbc9412561c544b31.jpg
Bucephalandra sp Gaia

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

Editado por Piraya
  • Votar + 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais