> Rainbow fishes - desabafo ou pedido de ajuda ou informação


João Nuno Cruz

Recommended Posts

Boa noite,


Depois de muitos anos dedicado a aquários comunitários, com uma pequena incursão (sem sucesso diga-se) nos plantados, dediquei-me nos últimos 8 anos a um biótopo do Lago Tanaganyika.




Este projecto foi ao mesmo tempo desafiante, empolgante e apaixonante. São peixes fantásticos de um ecossistema fantástico e deram-me muitas alegrias e algumas dores de cabeça.


Passado este tempo, decidi mudar, quero algo diferente (salgados estão fora de questão) e depois de muita pesquisa, reacendeu-se uma paixão antiga. No meu tempo dos comunitários mantive (erradamente) um Melanotaenia boesemani M_boesemani.jpg(http://rainbowfish.angfaqld.org.au/Boesemani.htm)




Digo erradamente por duas razões:

1. porque ambas as espécies crescem um pouco (aprox. 15 cm) e o aquário tinha apenas 1 metro e 120 litros;

2. porque são essencialmente peixes de cardume e estavam sós.


Pois bem, acho que são peixes fantásticos e muito pouco considerados por terras de Portugal (noutros países são bem mais apreciados e existem clubes dedicados a estes peixes).


Ao recomeçar este estudo deparei-me com um cenário que me surpreendeu... 20 anos depois de ter tido aqueles dois peixes, o que se encontra no comércio em Portugal (pelo menos do que consegui perceber) são mais ou menos as mesmas espécies: Melanotaenia boesemani, Glossolepis incisus e aparecendo aqui e ali o Melanotaenia praecox p-89916-Praecox.jpg



Esta Grupo de fantásticos peixes é composto por 10 diferentes genera, sendo os principais:


Melanotaenia com 65 espécies conhecidas;

Chilatherina com 11 espécies conhecidas;

Pseudomugil com 15 espécies conhecidas;

Glossolepis com 9 espécies conhecidas

Iriatherina, e outros cinco.


No total são mais de 100 espécies diferentes e tão diferentes de tudo o resto!


Da fantástica Iriatherina weerneri http://rainbowfish.angfaqld.org.au/Werneri.htm

20071202_werneri_218_500px.jpg



Aos magníficos Pseudomugil gertrudae http://rainbowfish.angfaqld.org.au/Gertrud.htm

pseudomugil_gertrudae.jpg




edae4b1582f71a9a6c911ea96594e32b.jpg




Pseudomugil-furactus-Peter-1.jpg



Qualquer um deles magnífico, pacífico e pefeitamente adaptável para pequenos aquários e para plantados.


Até aos majestosos:



morningcomabt1.jpg



M.trifasciata%20%5BRocky%20Bottom%20Cree



M.lacustris.NA1.jpg


ou o Melanotaenia splendida splendida http://rainbowfish.angfaqld.org.au/splendida.htm

M.splendida%20(Wallaby%20Creek,%20Annan%



Apenas para mostrar alguns!!


Pergunto-me porque é que estes peixes não estão mais disponíveis e não são mais procurados?


Fazendo uma pesquisa aqui no Fórum são muito poucos os tópicos onde se referem estes peixes e aparecem como meras anotações...


Deixo-vos um pedido de ajuda: conhecem lojas ou particulares que tenham ou consigam arranjar estes peixes (para além dos mais comuns e já citados no início)? Especialmente do genero Melanotaenia?


Já contactei várias lojas e não têm nada, algumas espécies aparecem regularmente nas listas dos "exportadores / fornecedores" (trafasciata, parkinsoni, lacustris, splendida) mas não chegam a Portugal!


Agradeço todos os inputs que possam deixar sobre o tema.


Um abraço


João Nuno Cruz

  • Votar + 2

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

boas amigo, eu tambem estou no mesmo barco gosto muito destes peixes mas não se encontram praticamente em lado nenhum, mas experimente visitar a loja de setubal a aquarioreef, ou então a koi park em almada penso que lá existem algumas espécies

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Pois... o projecto continua em Stand by.

 

Encontrei uma loja (no Porto) que estaria disponível para mandar vir espécies menos comuns, mas o problema é que seria uma importação directamente "para mim" o que obrigaria a uma redução das espécies a introduzir uma vez que me exigiam um mínimo de 10 peixes por espécie quando eu pretendia 4 ou 5 no máximo.

 

Também passei a ponderar a introdução do Hypseleotirs compressa mas com o mesmo problema, mínimmo 10 peixes quando eu queria apenas um casal...

 

Para quem não conhece:

925_Empire_Gudgeon_Hypseleotris_compress

 

O Rui também se mostrou disponível mas com o mesmo problema, a quantidade de peixes, uma vez que são peixes que não têm muita procura, corria o risco de ficar com eles na loja durante muito tempo.

 

Neste momento estou a ponderar mandar vir de Espanha e avançar com o projecto.

 

Abraço

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais