Dark Land (300l)


Pedro Rosa

Recommended Posts

VIP eu? Mas sim ontem tive o privilégio de poder observar ao vivo este e o outro aquário. Não me deixaram foi tirar fotos para partilhar convosco! Mas fiquem descansados que dali vai sair uns aquários muito bem classificados

Editado por António Nunes
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei muito do aspecto das calhas, achas possível de montar num aquario maior sem o acrílico ceder ao meio E fazer barriga. Têm controlador de intensidade e programador?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Isso não se faz... :tapfoot:

 

Há pessoal que emigra para o Alentejo... :)

 

VIP eu? Mas sim ontem tive o privilégio de poder observar ao vivo este e o outro aquário. Não me deixaram foi tirar fotos para partilhar convosco! Mas fiquem descansados que dali vai sair uns aquários muito bem classificados

 

:thumbup3: Só boa vontade...

 

Gostei muito do aspecto das calhas, achas possível de montar num aquario maior sem o acrílico ceder ao meio E fazer barriga. Têm controlador de intensidade e programador?

 

Hugo,assim como está não me parece facil, mas tenho visto na Aquaeden peças "inteiras" com duas calhas paralelas... ou se calhar haverá outras soluções. É falares com o Rui pq estas calhas têm uma flexibilidade quase total nas soluções que ele arranja.

Não tem controlador e o temporizador uso o que já tinha.

Editado por Pedro Rosa

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem já estivemos a falar sobre o Workshop de fotografia de aquários que vai haver (ver tópico do IAPLC 2015 que criei aqui).

Aqui ficam algumas tiradas durantes as conversas com uma Canon Macro 100mm 2.8L do Francisco.

 

20150314-day43-snail1.jpg

 

20150314-day43-snail2.jpg

  • Votar + 2

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos Alentejanos, não fiquem zangados :)

Só por isso dedico-vos estas fotos que ontem coloquei em alguns grupos do Facebook (sei que vocês já viram).

Sobre as fotos... foram tiradas novamente (tal como aqueles pequenos caracóis) com a minha Canon 60D e a objectiva Canon Macro 100mm 2.8L do Francisco.
Reparei no pearling da Rotala Colorata! (cores da Rotala ainda longe do que espero que fique depois de umas quantas podas). Fotos tiradas sete dias depois da ultima TPA, portanto não são gases que tenham entrado no aquário pela água canalizada. True pearling (que fique claro que só por so isto não é revelador de "saúde", mas é um bom principio).
​A luz que tenho é de facto maravilhosa para o crescimento das plantas.

20150314-day43-pearling1.jpg

20150314-day43-pearling2.jpg

20150314-day43-pearling3.jpg

20150314-day43-pearling4.jpg

  • Votar + 3

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos Alentejanos, não fiquem zangados

Só por isso dedico-vos estas fotos que ontem coloquei em alguns grupos do Facebook (sei que vocês já viram).

 

Sobre as fotos... foram tiradas novamente (tal como aqueles pequenos caracóis) com a minha Canon 60D e a objectiva Canon Macro 100mm 2.8L do Francisco.

Reparei no pearling da Rotala Colorata! (cores da Rotala ainda longe do que espero que fique depois de umas quantas podas). Fotos tiradas sete dias depois da ultima TPA, portanto não são gases que tenham entrado no aquário pela água canalizada. True pearling (que fique claro que só por so isto não é revelador de "saúde", mas é um bom principio).

​A luz que tenho é de facto maravilhosa para o crescimento das plantas.

 

20150314-day43-pearling1.jpg

 

20150314-day43-pearling2.jpg

 

20150314-day43-pearling3.jpg

 

20150314-day43-pearling4.jpg

Nos agradecemos mas não era bem isso que queríamos
  • Votar + 1

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tambem fui um dos previlegiados! Um aquário que vai ser uma vez mais seguido com pormenor. Os detalhes, a atenção, o trabalho de execução do hardscape, etc, são de facto TOP! Uma vez mais os meus parabens!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Tenho feito poucas atualizações mas a partir do final de Agosto coloco tudo.

Por enquanto duas "joias da coroa" deste aquário: Duas Bucephalandras com flor (entretanto já tenho outra com flor tb).

 

Deixo os nomes delas mas há alguma controvérsia num dos posts no FB sobre o verdadeiro nome delas.

 

Bucephalandra Brownie Metallica:

 

20150719-dl-1.jpg

 

Bucephalandra Black Velvet:

 

20150719-dl-2.jpg

  • Votar + 3

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixo os nomes delas mas há alguma controvérsia num dos posts no FB sobre o verdadeiro nome delas.

 

Olá Pedro,

o mais importante é que tens umas buces fabulosas! (de fazer inveja a qualquer um)

 

Penso que seja o normal alguns ajustes na classificação das plantas (pelos botânicos) uma vez que são recentes no hobby e só agora é que estão a ser estudadas de forma sistemática. Como não existem nomes para todas a variedades descobertas, o 'mercado' do hobby usa a imaginação para arranjar um bom nome (e se tiver pinta vende melhor!).

Ao mesmo tempo que a devastação avança de forma vertiginosa, está a ser alocada alguma verba para o estudo sistemático da flora e fauna da ilha.

Só através desses estudos podemos definir de forma estruturada e sólida as variedades de buces.

 

O Vasteq é conhecido e faz um trabalho sério com uma identificação detalhada das plantas (os nomes que usa são os que existem).

É sem dúvida um contributo importante e dos mais fiáveis na Europa.

Se tiveres paciência deixo aqui um documento interessante: bucephalandra

 

Tenho visto buces diferentes com nomes parecidos... eu tenho uma que supostamente é 'B. sp. popcorn'... :ohmy:

De qualquer forma, estes nomes mais fantasiosos já fazem parte da história da planta.

 

Pedro, próximo passo é passar um pé para os Wabi-Kusa e tentar a polinização (e com isso sementes viáveis)! :cool2:

abraço

Editado por tmiravent
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tentar a polinização ssria fantástico com aqueles propagadores com controlo de temperatura penso que seria bastante viável não?

 

Enviado do meu Alcatel Idol 3 5.5" através do Tapatalk

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

É sem dúvida um contributo importante e dos mais fiáveis na Europa.

Se tiveres paciência deixo aqui um documento interessante: bucephalandra

 

Tenho visto buces diferentes com nomes parecidos... eu tenho uma que supostamente é 'B. sp. popcorn'... :ohmy:

De qualquer forma, estes nomes mais fantasiosos já fazem parte da história da planta.

 

Pedro, próximo passo é passar um pé para os Wabi-Kusa e tentar a polinização (e com isso sementes viáveis)! :cool2:

abraço

 

Tiago, não tenho duvidas do trabalho que ele faz. A verdade é que as plantas chegaram "miniaturas" (talvez 1 cm cada, incluindo estas duas que agora vêem assim, passados cerca de 3 a 4 meses) e estão muito boas. O sonho é fazer um layout só com Buces... mas a dificuldade€ é grand€! :)

Tenho um pé da mini-catherine que não avança no WK :(

 

 

Tentar a polinização ssria fantástico com aqueles propagadores com controlo de temperatura penso que seria bastante viável não?

 

 

Mas achas que essa é a forma mais fácil de propagação? Não acredito muito nessa forma num ecossistema fechado como os nossos, mas não sou minimamente entendido na matéria.

 

Quanto ao aquário...

 

Creio que está no auge do que conseguirei dele. Provavelmente amanhã, terça-feira, tirarei as fotos para o IIAC e CBAP e se ainda tiver paciência de o manter no final de agosto / principio de setembro tirarei ainda para o AGA.

Falo em paciencia de o manter pq manter esta quantidade astronômica de musgos nos troncos é algo bastante difícil de podar. Podas semanais aos troncos! ... sendo musgos tem que ser podado à medida que se retira a água, portanto vejam a dificuldade e o tempo que se demora.

 

Após o IAPLC coloquei mais plantas de caule atras e estou com uma fertilização "diferente" e bastante arriscada para puxar os vermelhos dessas plantas. Está a resultar e ainda não descambou :) mas demora algumas semanas a ter resultados mais significativos. Vamos ver... qd colocar mais fotos do Aqua (inicio de setembro) logo descreverei o que estou a tentar fazer.

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro..geralmente por fragmentação é a maneira mais rápida e fácil...

Por polinização temos no geral de esperar por um agente polinizador compatível (neste caso podemos tentar ser nós) e além disso saber se as flores são monoicas (ter ambos os sexos na mesma flor) ou dioicas (ter flores masculinas e outras femininas). Neste último caso terias de ter pelo menos duas plantas de sexo diferente.

 

PS-Essa planta é linda

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
Bem pessoal, estamos naquela altura do ano em que se pode ir mostrando qq coisa... espero eu que seja interessante!
Este layout foi o primeiro que eu não divulguei desde o inicio. Se o voltarei a fazer ou não é algo que não sei. Andam algumas discussões no Facebook sobre esta história de se esconderem os aquários para os concursos. De facto parece uma toliçe pq deixa de haver partilha e uma melhor aprendizagem. Por outro lado os fóruns têm muito menos movimento e quem faz posts por vezes tem pouco feedback para o trabalho que tem em preparar tudo.
Mas aqui vamos... é estilo um restart deste tópico. Não fiz outro pq creio que não faria sentido.
Pois bem, depois de muitos meses e de alguns pedidos vossos, começo hoje a colocar as fotos dos diversos dias de montagem e dos 7 meses de montagem decorridos até hoje.
Pelo caminho haverá 4 filmes que irei colocando a pouco e pouco.
Algumas das fotos estarão repetidas com outras colocadas anteriormente (de pormenores) mas para manter a coerência do tópico parece que vale a pena o "martírio" de verem algumas (poucas) repetições.
Antes de mais as diferenças em relação ao setup apresentado anteriormente (no primeiro post de 24/2) são basicamente novas plantas (que só deverão ser vistas nas fotos a partir de meio do projecto): Rotula Rotundifolia; Hydrocotyle Verticilata; Ludwigia Arcuata; Araguaia.
O difusor tb foi durante 2 ou 3 semanas um da TMC temporariamente sendo o ADA 50 desde essa altura.
A luminária no setup já está correcta mas durante as imagens e neste primeiro video ainda verão a calha antiga que troquei cerca de uma semana depois da montagem (passou para a nova calha de leis 30w x4 que já falei antes no tópico).
Este foi o aquário que mais trabalho me deu a montar e a manter.
Deu trabalho a montar pelo trabalho de colocar e colar pedras e troncos e deu trabalho a manter por causa das podas nos musgos. Terá tido outras dificuldades mas essa creio que foi a mais trabalhosa (as podas, quase semanais, tinham que ser realizadas enquanto se aspirava, etc).
A ideia genérica é ter uma grande encosta (no lado direito) com grandes troncos cheios de musgo a percorrerem-na e um vale com bastante musgo nos troncos no lado esquerdo. Depois desse vale surgiram plantas de caule a partir do meio do tempo de vida do layout.
À frente e em três caminhos para a traseira (dois deles por baixo da grande encosta) não existe substrato mas uma gravilha de basalto preto com algumas plantas (sp. mini, cuba, monte carlo, etc).
Mas vamos às fotos… as primeiras são de 15 dias antes do aqua ser cheio!!! Demorou um pouco mais do que isso só a montagem do hardscape, substratos e preparação de plantas!
Como poderão ver utilizei algum substrato antigo em meias de sra. para dar altura… e tive alguma ajuda :)
20150116-darkland-1.jpg
2015-01-17-darkland-1.jpg
2015-01-17-darkland-2.jpg
2015-01-17-darkland-3.jpg
Tal como tinha utilizado no Forsaken Wolrd e no Last Nature tb precisei de utilizar silicone e algum esferovite.
2015-01-17-darkland-4.jpg
2015-01-17-darkland-5.jpg
2015-01-17-darkland-6.jpg
2015-01-17-darkland-7.jpg
As meias permitiram-me poupar uma quantidade significativa de substrato.
2015-01-17-darkland-8.jpg
2015-01-17-darkland-9.jpg
Por baixo do substrato coloquei, como sempre, um substrato fértil e alguns aditivos:
2015-01-18-darkland-1.jpg
Estas pedras (iguais à qua utilizei na montagem do meu aquário na 2ª Maratona de Aquascaping da Aquaeden) têm uns pormenores maravilhosos.
2015-01-18-darkland-2.jpg
2015-01-18-darkland-3.jpg
2015-01-18-darkland-4.jpg
2015-01-18-darkland-5.jpg
2015-01-18-darkland-6.jpg
Utilizei a componente fértil em todo o local onde coloquei substrato e ia ter plantas (nomeadamente cuba).
2015-01-18-darkland-7.jpg
2015-01-18-darkland-8.jpg
2015-01-18-darkland-9.jpg
... e finalmente o "desenho" já mais composto.
2015-01-18-darkland-10.jpg
... pronto para o trabalho de troncos... troncos da costa portuguesa. Secaram alguns 8 meses no telhado à chuva e ao sol.
2015-01-18-darkland-11.jpg
2015-01-18-darkland-12.jpg
2015-01-18-darkland-13.jpg
2015-01-18-darkland-14.jpg
20150124-darkland-1.jpg
20150124-darkland-2.jpg
20150124-darkland-3.jpg
20150124-darkland-4.jpg
20150124-darkland-5.jpg
Confesso que (se bem me lembro, já lá vai muito tempo!) nesta parte sentia-me confuso se deveria utilizar tantos troncos, sabendo que muitos iam ter musgo.
20150125-darkland-1.jpg
20150125-darkland-2.jpg
20150125-darkland-3.jpg
Finalmente foi possivel começar a colocar o musgo, atado com linha de pesca super fininha. Um trabalho que não invejo a ninguém pq os troncos estavam colados no local. Deu trabalho!!!
20150126-darkland-1.jpg
20150126-darkland-2.jpg
20150126-darkland-3.jpg
20150126-darkland-4.jpg
20150126-darkland-5.jpg
20150130-darkland-1.jpg
Durante uns dias o aquário ficou tapado com película e era borrifado diariamente. Faltava-me alguma cuba (tinha plantado alguma) e uma gravilha preta de basalto que ainda não tinha conseguido arranjar.
20150130-darkland-2.jpg
20150130-darkland-3.jpg
20150130-darkland-4.jpg
20150130-darkland-5.jpg
20150130-darkland-6.jpg
Finalmente foi possível começar a terminar o aqua para encher.
20150130-darkland-7.jpg
20150131-darkland-1.jpg
20150131-darkland-2.jpg
20150131-darkland-4.jpg
20150131-darkland-3.jpg
20150131-darkland-5.jpg
20150131-darkland-6.jpg
Antes de encher (foi neste dia!) faltava a gravilha de basalto que me deu algum trabalho a encontrar.
Alem da gravilha utilizei a rocha do layout partida para completar com diferentes dimensões o solo.
20150201-darkland-day1-1.jpg
A gravilha de basalto preto e pedras Ryou partidas (difícil!)...
20150201-darkland-day1-2.jpg
20150201-darkland-day1-3.jpg
20150201-darkland-day1-4.jpg
20150201-darkland-day1-5.jpg
20150201-darkland-day1-6.jpg
Pronto para encher...
20150201-darkland-day1-7.jpg
Finalmente uma imagem de frente completa e cheio de água.
20150201-darkland-day1-8.jpg
Sete dias depois estava assim:
20150208-day8-pormenor1.jpg
20150208-day8-pormenor2.jpg
20150208-day8-pormenor3.jpg
Alguns pormenores:
20150208-day8-pormenor4.jpg
20150208-day8-pormenor5.jpg
20150208-day8-pormenor6.jpg
20150208-day8-pormenor7.jpg
20150208-day8-pormenor11.jpg
20150208-day8-pormenor12.jpg
20150208-day8-pormenor13.jpg

... e pronto! Até aos primeiro 7 dias já há fotos. Nos próximos dias continuarei a colocar fotos e infos do aqua ao longo do tempo de vida.

 

MAS ANTES... o filme habitual da montagem! Já tenho prontos uns quantos filmes, aqui fica o primeiro.

 

  • Votar + 4

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, demorou a vir, mas quando veio, foi com muita qualidade!

 

Ao olhar para as fotos finais, dá para imaginar o trabalho hercúleo a podar. Com tantos troncos o espaço para manobrares as tesouras devia ser exíguo.

 

A rocha é de facto linda. Nas caixas não parece tão atractiva, mas lá está, é preciso saber usá-la, coisa que fizeste e bem.

 

A ideia das "plataformas" de esferovite também está muito boa - permite-te diferentes níveis no aquário sem teres de andar a meter uma quantidade descomunal de substrato com as inerentes dificuldades em "segurá-lo". Vou-me lembrar disso na minha próxima montagem.

 

Estou curioso em ver as fotos onde já tens as plantas de caule no vale. Devem ter mudado o aspecto do layout bastante não?

 

A única crítica que tenho a fazer é mais uma dúvida - não sei se a composição de rochas do lado direito irá ficar com um aspecto natural (devido aos buracos das rochas, especialmente a que está em cima do túnel mais à direita). Presumo que com o crescimento das plantas isso tenha sido resolvido.

 

Resumindo, fenomenal. E acima de tudo, nota-se o esforço e a dedicação para conseguir um aquário assim. Espero que sirva de inspiração para todos nós.

  • Votar + 1

Beauty lies in the eyes of the beholder: Verdant Stream, Celestial Dragon.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Demorou mas compensou, tudo o que postaste tem grande qualidade desde as fotos ao vídeo.

O layout é algo fora do comum, hardscape muito oponente (pessoalmente gosto mais de plantas eheh) não é fácil trabalhar com pedras e penso que com essas ainda mais complicado o é, devido aos formatos e diferentes texturas mas conseguiste fazer um excelente trabalho ficando tudo muito harmonioso. Os troncos também foram algo arriscado mas conseguiste manter a harmonia do layout, fenomenal mesmo.

As fotos dos primeiros dias tem um aspecto para além de místico, sombrio mas penso que tenha mudado com o crescimento das plantas.

Mal posso esperar pela divulgação da foto final. E o resultado do IAPLC? Com certeza que promete.

Quanto à parte inicial, em relação a manter tudo mais "escondido" até ao fim dos concursos, acho que todos agradeceríamos se para o ano fosses partilhando mais, mas também compreendo a parte do trabalho ...

Parabéns por mais um aquário muito bom :)

  • Votar + 1

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Magnifico acompanhar a evolução da construção de uma obra prima...é quase como observar o Michelangelo a trabalhar no teto da Capela Sistina...

Quem diria que um aparente emaranhado de troncos originaria uma paisagem tão bela/singela (eu imagino assim....anseio por ver uma foto completa e atual do aquário! :) )

 

Quanto ao "esconder" dos aquários que irão a concurso, se é uma das regras do concurso é pena mas temos de aceitar...os bocadinhos que nos mostram fazem trabalhar a nossa imaginação e cada um de nós vai "construindo" o aquário...no nosso imaginário.... :)

 

Quanto aos fóruns estarem a perder lugar para o facebook, tenho imensa pena porque sou fã dos fóruns e muito pouco das ditas redes sociais...espero que este fórum continue com força e que nunca deixes de aqui deixar os teus Fantásticos trabalhos.

 

Obrigada pela partilha!!

Editado por bettaa
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E classificação já há ou és daqueles que vamos ter de esperar por dia 30? Era bom.... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao olhar para as fotos finais, dá para imaginar o trabalho hercúleo a podar. Com tantos troncos o espaço para manobrares as tesouras devia ser exíguo.

 

A rocha é de facto linda. Nas caixas não parece tão atractiva, mas lá está, é preciso saber usá-la, coisa que fizeste e bem.

De facto este deu muito trabalho. Deu pq nas próximas semanas vai ao ar :)

Sim a rocha é muito bonita e dá para fazer arranjos bem imponentes.

 

A ideia das "plataformas" de esferovite também está muito boa - permite-te diferentes níveis no aquário sem teres de andar a meter uma quantidade descomunal de substrato com as inerentes dificuldades em "segurá-lo". Vou-me lembrar disso na minha próxima montagem.

 

Estou curioso em ver as fotos onde já tens as plantas de caule no vale. Devem ter mudado o aspecto do layout bastante não?

 

A única crítica que tenho a fazer é mais uma dúvida - não sei se a composição de rochas do lado direito irá ficar com um aspecto natural (devido aos buracos das rochas, especialmente a que está em cima do túnel mais à direita). Presumo que com o crescimento das plantas isso tenha sido resolvido.

 

Resumindo, fenomenal. E acima de tudo, nota-se o esforço e a dedicação para conseguir um aquário assim. Espero que sirva de inspiração para todos nós.

 

O crescimento dos musgos nos troncos e nas pedras e as próprias plantas de caule por trás, deram um aspecto significativamente diferente ao layout. Creio que bastante mais natural do que neste inicio onde, de facto, aparece com grande preponderância aquele alto do lado direito.

 

O layout é algo fora do comum, hardscape muito oponente (pessoalmente gosto mais de plantas eheh) não é fácil trabalhar com pedras e penso que com essas ainda mais complicado o é, devido aos formatos e diferentes texturas mas conseguiste fazer um excelente trabalho ficando tudo muito harmonioso. Os troncos também foram algo arriscado mas conseguiste manter a harmonia do layout, fenomenal mesmo.

As fotos dos primeiros dias tem um aspecto para além de místico, sombrio mas penso que tenha mudado com o crescimento das plantas.

Mal posso esperar pela divulgação da foto final. E o resultado do IAPLC? Com certeza que promete.

Quanto à parte inicial, em relação a manter tudo mais "escondido" até ao fim dos concursos, acho que todos agradeceríamos se para o ano fosses partilhando mais, mas também compreendo a parte do trabalho ...

Parabéns por mais um aquário muito bom :)

 

Sim, o nome Dark Land até vem desse lado mais místico. Creio que se mantém um pouco com o crescimento mas claro que será sempre mais verde que escuro :)

 

Magnifico acompanhar a evolução da construção de uma obra prima...é quase como observar o Michelangelo a trabalhar no teto da Capela Sistina...

Quem diria que um aparente emaranhado de troncos originaria uma paisagem tão bela/singela (eu imagino assim....anseio por ver uma foto completa e atual do aquário! :) )

 

Quanto ao "esconder" dos aquários que irão a concurso, se é uma das regras do concurso é pena mas temos de aceitar...os bocadinhos que nos mostram fazem trabalhar a nossa imaginação e cada um de nós vai "construindo" o aquário...no nosso imaginário.... :)

 

Quanto aos fóruns estarem a perder lugar para o facebook, tenho imensa pena porque sou fã dos fóruns e muito pouco das ditas redes sociais...espero que este fórum continue com força e que nunca deixes de aqui deixar os teus Fantásticos trabalhos.

 

Obrigada pela partilha!!

 

Pois... há que encontrar um equilíbrio entre a partilha e o respeito de regras que não sei se é fácil de ser conseguido.

 

Obrigado a todos pelas vossas simpáticas palavras. Creio que mais 1 ou 3 dias e continuo a colocação de fotos.

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.