Dúvida fertilização


HomoSapiens

Recommended Posts

O meu aquário tem 60 L com 18W de luz com flora principalmente de baixos requisitos (Anúbias, fetos deJava) e uma ou outra com maior "consumo" de nutrientes (Egéria densa).

Não tenho CO2 nem substrato fértil.

Apesar dos baixos requisitos, notei que algumas plantas estavam com mau aspeto e resolvi começar a fertilizar com micros.

 

Segui esta receita:

 

Capture.png

 

Tive de fazer algumas alterações porque não arranjei 2 componentes.

Ficou sem zinco e sem molibdénio.

Acham grave?

Também substituí o Fe2O3 por FeCl3.6H2O porque era o que tinha disponível.

 

Quanto à fonte de Boro, passou a ser Ácido Bórico pelas mesmas razões.

Neste último, ao pesar, como tinha inicialmente feito contas para 10 vezes mais quantidade (1/10 do que está acima) e acabei por fazer 1/100 do que está acima, pesei 0.5 g de boro e não 0.05 g. Posso ter problemas.

 

Quanto à mistura, preparei segundo esta calculadora:

 

Capture.png

 

Ou seja, coloco 2,5 mL duas vezes por semana para ter 0.2 ppm de ferro.

Acham bem para um aquário low tech com peixes e pouca iluminação?

Uma vez que tenho peixes, acham necessário adicionar também macro nutrientes?

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O maks importante são os macros, mas eu verifica primeiro os valores principalmente de nitratos pars não estares a introduzir para nada. Mas eu faria uma fertilização com poucos nitratos metade da dose de k e po4.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas já li que num aquário low tech com peixes só era necessário fertilizar com micros porque os macro nutrientes fornecidos pelos peixes eram suficientes para os poucos requisitos deste tipo de plantas.

 

Uma coisa que não tinha referido na minha mensagem inicial é que estou a adicionar 1,5 mL/dia de gluteraldeído 1,5% como fonte de carbono.

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adicionas carbono sem macros, isso não funciona. Esquece os peixes a alimentação liberta um pouco, mas nada de especial, não tens fertil tens de meter mmacros, não se fazem omoletes sem ovos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto, nas minhas pesquisas vi que no meu aquário com pouca luz e sem CO2, para além dos micro nutrientes, devo fertilizar apenas com Potássio.

Vi também que a maioria utiliza K2SO4 ou KCl como fonte de potássio mas eu também consigo arranjar Acetato de Potássio (C2H3KO2) que tem uma solubilidade altíssima (o que permite fazer soluções stock muito concentradas) e o acetato pode ser uma fonte adicional de CO2, porque na água dá-se a seguinte reação:

 

CH3COO- (acetate) + 2 O2 → HCO3- + CO2 + H2O

 

Quimicamente falando, parece que esta alternativa é perfeita. Até porque da reação também resulta bicarbonato que é um sistema tampão que ajuda a estabilizar o pH.

 

Alguém já ouviu falar disto em aquários?

Será que trás vantagens ou terá algum inconveniente?

 

EDIT: outra possível vantagem desta forma de potássio: "Potassium acetate is added for supreme foliar absorption that is up to five times greater than traditional forms of potassium"

Editado por HomoSapiens
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, antes de mais eu não li o tópico todo todo...

 

Existem 4 coisas "importantes" e chave para as plantas (do mais importante para o menos importante):

 

- Luz

- CO2

- Macros: NO3, PO4 e K ... depois opcionalmente se necessário Ca e Mg)

- Micros: uma carrada de coisas mas vem sempre numa "mistura" so tens de colocar em função do Ferro (Fe))

 

Tu tens de conseguir um equilibro dessas 4 coisas!

 

Luz tens low tech... logo o CO2 presente (de forma natural) na água "chega e sobra" para o aquário.

Falta so a fertilização: NO3 e PO4 podes obter através dos peixes e comidas de peixe, possivelmente poderá chegar não sabes sem medir. Quanto ao K não é fornecido de nenhuma forma pelo aquário ou seja teras de ser tu a colocar la dentro, caso necessite.

Os micros como ja disse mede-se em função do Fe e basta 0.1ppm (por semana)

 

Podes seguir a metrica do EI mas, em vez de administrares a fertilização 3x por semana (high-tech) fazes apenas 1x por semana.

 

NO3: 15ppm a 20ppm

PO4: 2ppm a 3ppm

K: 20ppm

 

Fe(micros): 0.1ppm

 

"Pronto é isto" agora so falta ajustar a receita genérica ao teu aquário, isso só vira com o tempo e paciência :)

 

Qqr duvida apita!

 

PS: dizes que as plantas tao com mau aspeto mas não mostras o que tem, as vezes pode ser facilmente "diagnosticado" a causa tens é de partilhar as imagens :P

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De Ferro estou a colocar 0.2 ppm semanais. Achas muito?

 

Quanto à utilização de acetato de potássio como fonte de K, já ouviste alguma coisa sobre benefícios/prejuízos?

Sinto-me tentado a experimentar...

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podias era colocar fotos das tuas plantas.

Eu acho estranho essas plantas estarem assim.

Tu tens luz no aquário? é que há gente que pensa que luz é dispensável para um aquário bang

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao fim de 15 dias as plantas já estão melhores. Não sei se por estar a adicionar gluteraldeído e micronutrientes se por se estarem a adaptar às novas condições.
De qualquer forma, deixo um vídeo onde podem ver ainda algumas plantas afetadas.
Por exemplo a egéria densa perdeu as folhas todas e alguns caules apodereceram. A planta vermelha a meio lá atrás (nome, please?) também perdeu algumas folhas. De notar que estas duas vieram de um aquário com CO2 e com substrato fértil.
Alguns dos fetos de java também apresentam folhas afetadas. Estes já estavam neste aquário e com cores muito bonitas antes da mudança.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Pode ser a alta temperatura do aquario. a quanto está o teu?

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais