O meu primeiro aquario (algumas duvidas)


Silvextre

Recommended Posts

Boa tarde. Antes de mais se esta não for a secção correta peco que mudem o tópico.

Chamo-me tiago, e aventurei-me agora neste hobby

:-D

 

Ora bem, o aquário e de 50l, tenho bomba de ar, bomba de filtragem com carvão ativo e planta. Tinha 11 peixinhos, mas a cerca de 1 semana morreu um, e a cerca de 3 dias morreram 2. A agua esta limpa, o ph entre os 7 e o 8. Os peixinhos tem uma espécie de pontos brancos e ja iniciei a cerca de 5 dias o tratamento com um produto de nome "fungos stop'. Tenho tambem um dos peixinhos com a barbatana tipo a aodrecer. Estou a fazer o tratamento correto? Alguma dica ou ajuda? Eu agradecia imensso. Tenho a agua sempre estável nos 20 graus.

Deixo aqui uma foto do aquario. Espero opinioes e ajudas :-D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Silvextre

Vê este topico http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showforum=26

 

Cumps

Mas é mais facil ajudar se puseres aì mais informações como o tipo de peixes quanto tempo tens o Aquario ligado e o maximo que puderes

 

Cumps

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

u1I84j.jpg

 

 

Ora bem, aqui esta uma foto do aquario. A bomba e de 200L/h com carvão activo e sistema venturi. alem disso tenho bomba de ar a parte. Tenho o aquário a cerca de 2 meses, e só a cerca de 1 semana é que começaram a haver mortes.

A bomba é limpa devidamente quando é necessário, uso o produto para o cloro da agua da torneira, faço tpa´s 1 vez por semana de 15 a 20%, faço limpeza do fundo quando faço as tpa´s e nunca houveram problemas. só agora é que me começaram a morrer os peixinhos.

Como já disse, o ph esta dentro dos níveis, a temperatura da agua esta sempre estável nos 20 graus.

 

O que originará os pontos/tufos brancos que os meus peixes estão a ganhar????

Será que o tratamento que estou a fazer com o produto "fungos stop" é bem feito?? Ira resultar??

Ou será que existe algo melhor ou outra forma de resolver o problema??

 

os peixinhos em questão sao:

 

1-limpa-vidros

1-telescopio

3-carpas (1 vermelha e 2 amarelas)

3-Peixinhos vermelhos

 

Estive a passar os olhos pelo tópico que me deste amigo Filipe Sampaio, mas não encontrei algo que me respondesse bem as questões.

 

Se me puderem ajudar mais e tentarem ajudar-me a resolver este problema, agradecia imenso.

 

Cumprimentos

 

 

Tiago Silvestre

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Silvestre,

 

Tal como disse o Filipe, seria bom mais alguma informação.

20 graus é a tremperatura correcta para os peixes que tens?

Visto teres a água limpa, suponho que tenhas uma filtragem correcta e que não estás a colocar comer em demasia.

Os peixes são compatíveis i.e. alguma dad mortes não pode ter sido causada por outro?

Ah! Os peixes que tens, são compatíveis com o PH e a dureza da água?

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, só depois das minhas perguntas é que vi a tua segunda intervenção.

Segundo já li, os pontos brancos podem aparecer devido a variaçóes de temperatura. Mas como dizes que está estável...

Controlas a temperatura com um termómetro, ou fias-te apenas no termostato?

E os nitratos?

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é Ictio, acontece devido à adição de mais peixes que venham contaminados, mudanças bruscas de temperatura, etc etc...

 

Isso está mesmo mau porque tu tens peixes que chegam a medi 1m num aquário com 40 ou 50 cm de comprimento, esse sim é o problema, os peixes estão todos a sofrer e esse filtro para peixes que tanto sujam não serve, nem o aquário mas pronto.

 

Troca os peixes de água fria por peixes de água tropical como o limpa vidros, que provavelmente é um pleco e cresce até aos 40cm. mesmo com os melhores tratamentos vais ter sempre problemas.

 

Não te esqueças que isso são animais e não artigos de decoração.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os peixes pelo que eu li devem ter ICTIO

Deves aumentar a temperatura da agua e usar produtos proprios para isso.

 

Uma pesquisa rapida no google ou aqui mesmo no forum vais ver que a solução aparece.

 

Julgo que o Constapur da sera é bom para isso mas confirma porque com os teus peixes não sei.

 

Espero ter ajudado...

 

Cumps

 

E mais uma coisa julgo que tens que tirar o carvão do filtro porque ele elimina os produtos de tratamento que usares. Coloca só quando acabar o tratamento...

E já agora tem em conta o que disse o colega RuiCaeiro...

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os peixes pelo que eu li devem ter ICTIO

Deves aumentar a temperatura da agua e usar produtos proprios para isso.

 

Uma pesquisa rapida no google ou aqui mesmo no forum vais ver que a solução aparece.

 

Julgo que o Constapur da sera é bom para isso mas confirma porque com os teus peixes não sei.

 

Espero ter ajudado...

 

Cumps

 

E mais uma coisa julgo que tens que tirar o carvão do filtro porque ele elimina os produtos de tratamento que usares. Coloca só quando acabar o tratamento...

Temperatura a 29ª faz com que o ictio não se reproduza, retirar qualquer fonte de luz do aquário também.

 

Mas ninguém percebe que o problema aqui são os peixes que lá estão?

 

Imaginem que vos enfiavam na casa de banho e vos diziam assim, muito bem agora ficas aí até morreres que eu vou-te dando comida...

 

Faz sentido?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigos. Claro que sei que sao animais de estimacao, se nao o axasse nao estaria interessado em resolver o problema. Certo?

 

Tenho tambem o termómetro.

 

Ou seja, o problema sao as carpas ou oa peixes todos?

Devo tirar as carpas e manter so o limpa-vidros o telescópio e os 3 vermelhos?

 

Como ja referi sou novato nisto, dai tanta duvida. Ninguem nasce ensunado, e so errando se aprende.

 

Obeugado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigo :)

 

Desde já não desanime, penso que o melhor seria realmente trocar os peixes que tem visto que todos eles, tirando o pleco são peixes de lago, já o pletoscomus pode atingir tamanho inacreditáveis :) Retire esses peixes e comece com peixes tropicais fáceis, como alguns tetras e por exemplo umas corydoras, tem a hipótese também de uns vivíparos mas com estes é melhor ter cuidado para não se proliferarem em demasia!

 

Abraço e força qq coisa é só dizer :)

Cumps.

Gonçalo Pereira

 

 

G.A.P - GRUPO DE AQUARIOFILIA DO PORTO

mind-the-gap2.jpg

»»»para aderires envia-me uma MP«««

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Silvestre ,

 

Eu sou novo nisto, mas pelo que parece, além de teres peixes demais para o tamanho do aquário, este também não tem dimensão suficiente mesmo que tivesses menos exemplares.

Compreendo que não gostes de te "desfazer" dos peixes e que queiras tratar deles o melhor possível, mas acho que podes fazer com as condições que tens.

Ou vendes os peixes todos, ou ficas com aqueles que possam ser compatíveis com água quente.

Regra geral os peixes de água fria crescem mais.

 

Boa sorte,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Silvestre ,

 

Eu sou novo nisto, mas pelo que parece, além de teres peixes demais para o tamanho do aquário, este também não tem dimensão suficiente mesmo que tivesses menos exemplares.

Compreendo que não gostes de te "desfazer" dos peixes e que queiras tratar deles o melhor possível, mas acho que podes fazer com as condições que tens.

Ou vendes os peixes todos, ou ficas com aqueles que possam ser compatíveis com água quente.

Regra geral os peixes de água fria crescem mais.

 

Boa sorte,

 

José

É como o Bringer diz mas alem de crescerem mais, duram mais, são peixes que ultrapassam bem os 20 anos e também sujam mais, muito mais.

 

Quando acabares o tratamento, tenta trocar na loja ou dar/vender a alguém que tenha um lago, porque isso não vai correr bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

A mim parece-me que não chegaste a fazer o ciclo das bactérias...

 

Passa pelo site do link que te deixo.

 

Quando o aquário é novo, não se devem colocar logo os peixes.

Existem muitos vendedores de peixes e poucas casas especializadas em aquariofilia...

A culpa não é dos clientes. É de quem apenas quer vender peixes, sem se preocupar que eles morram logo a seguir.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.