Plantas aquáticas portuguesas


Rodrigo Isaac

Recommended Posts

Bem tenho visto noutros forums de outros países uma serie de imagens realmente de meter inveja sobre a flora aquática que conseguem encontrar num simples riacho ao pé de casa como no Brasil e vários países Asiáticos, eu acho que já li qualquer coisa neste forum sobre isto mas não estou a conseguir encontrar, então gostava que conseguíssemos juntar neste tópico alguma informação sobre plantas aquáticas do nosso território, local, fotos, nome científico etc.. li também nesse outro tópico algo sobre vallisneria portugalensis mas essa com algumas pesquisa descobri que era de origem americana ...

Bem aqui fotos do que eu me referia: (num lago perto de casa já vi as suas margens assim cheias de plantas mas desconheço a espécie e duvido que sejam submergíveis enfim)
10384038_1591469037757270_47687504073616uRCG03J.jpgO4788cU.jpg

Eu acredito que em Portugal também haja alguma riqueza a nível de plantas aquáticas fiz algumas pesquisas e não encontrei nada de especial mas se calhar existe algum livro sobre este assunto ou assim o que acham ?

  • Votar + 2

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas,

 

essa da primeira foto, lado direito, parece mesmo a ranunculus inundatus.

 

se possível confirma.

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A.Ferreira é mesmo ranunculus inundatus. (as imagens que pus foi só para tentar dar uma ideia de que me referia não são portuguesas :/ )
Falei com algumas pessoas da zona e falaram-me de 4 ou 5 lagos e dizem k alguns deles têm plantas parcialmente dentro de aguá e mesmo completamente submersas tenho de ir espreitar.
​Hugo obrigado pelo link era o que estava à procura :)

Editado por Rodrigo Isaac

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Bem hoje fiz cerca de 14 km de BMX para ir a um lago que um colega me tinha falado já à uns 2 ou 3 anos, quando fui lá há uns dois anos havia uns 2 ou 3 pés de uma planta que antes não sabia identificar bem hoje esses pés eram um grande manto sobre o lago todo florido com pequenas flores amarelas e desta vez eu já sabia identificar a planta, é uma espécie invasora myriophyllum aquaticum ou myriophyllum aquaticum "red stem" sou falta saber se é a primeira ou a segunda trouxe uns pés para poder identificar quando puder tiro foto ao que tenho cá em casa, não tirei foto ao lago pois tive receio de estragar a máquina ao andar de BMX bem sempre é melhor do que não encontrar nada tenho de continuar a procurar pode ser que encontre alguma espécie não invasora.

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens o "www.flora-on.pt/index.php#/1planta aquática" site que depende também da participação de todos, mas pode vir a tornar-se bastante benéfico para identificação das plantas

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado dbcardo. O flora-on já conhecia inclusive já encontrei lá algumas espécies bem interessantes, algumas espécies de rannunculus bem fixes algumas delas foi encontrada na zona oeste (onde moro) estou curioso :)


dbcardo o que achas de eu publicar algumas das plantas que estão na página que partilhaste aqui? Tem lá especies bem interessantes que ainda não tinha encontrado no site como eleocharis, ludwigia etc

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então vou fazer aqui uma lista :) nem todas crescem totalmente imersas

Plantas Hidrófitas existentes no território nacional
Apium nodiflorum :
Apium-nodiflorum_mOFY.jpg
Apium-nodiflorum_ori_euih.jpg
Illecebrum verticillatum :
Illecebrum-verticillatum_oIcV.jpg
Illecebrum-verticillatum_ori_GThS.jpg
Carum verticillatum :
Carum-verticillatum_ori_6Eqz.jpg
Carum-verticillatum_ori_2Lc6.jpg
Iris pseudacorus :
Iris%20pseudacorus-05-gele_lis1-D7.jpgIris-pseudacorus_ori_abdP.jpg
Phragmites australis :
Phragmites-australis_ori_Rg7I.jpg
Sparganium erectum :
Sparganium-erectum_ori_NOj3.jpg
Glyceria declinata :
Glyceria-declinata_ori_rshp.jpg
Veronica anagallis-aquatica :
Veronica-anagallis-aquatica-anagallis-aq
Ranunculus omiophyllus :
Ranunculus-omiophyllus_1lUR.jpg
Juncus bulbosus :
Juncus-bulbosus_oySo.jpg
Typha domingensis :
Typha-domingensis_7-cE.jpg
Eleocharis palustris :
palustris02.jpgEleocharis-palustris_ori_AjRP.jpg

Eleocharis uniglumis:

eleocharis-uniglumis-in-mlovit.jpg
Eleocharis acicularis:

acicularis5a.jpgEleocharis parvula:

Eleocharis%20Parvula.jpg

Lemna minor :
Lemna-minor_8w5s.jpg
Ranunculus peltatus :
Ranunculus-peltatus_ori_8MiD.jpg
Marsilea batardae :
Marsilea-batardae_FHHn.jpg
CIMG6669.jpg
Juncus heterophyllus :
Juncus-heterophyllus_r8vC.jpg
Hypericum elodes :
Hypericum-elodes_ori_vMtS.jpg
Eryngium corniculatum :
Eryngium-corniculatum_Im2c.jpg
Lemna gibba :
Lemna-gibba_BU0Z.jpg
Eleocharis multicaulis :
Eleocharis-multicaulis_ori_x4_G.jpg
jcs-eleocharis-multicaulis-58758.jpg
Ceratophyllum demersum :
Ceratophyllum-demersum_ori_OMhI.jpg
98_Tropical_Hornwort_Ceratophyllum_subme
Ranunculus tripartitus :
Ranunculus-tripartitus_Qlc3.jpg
Ranunculus-tripartitus_ori_4hgM.jpg
Ludwigia palustris :
Ludwigia-palustris_FyTC.jpg
ludwigia_palustris.jpg
Ranunculus ololeucos :
Ranunculus-ololeucos_ori_TdJr.jpg
Gratiola officinalis :
Gratiola-officinalis_ori_9ZJj.jpg
Potamogeton nodosus :
file_33_3.jpg
Potamogeton-nodosus_ori_aOAM.jpg
Isolepis fluitans :
jcs-isolepis-fluitans-32242.jpg
Nymphaea alba :
Nymphaea-alba_ori_AlNN.jpg
Myriophyllum alterniflorum :
Myriophyllum-alterniflorum_iojn.jpg
Myriophyllum aquaticum :myriophyllum%20aquaticum20.jpgmyriophyllum.jpg
Myriophyllum aquaticum red stem :myriophyllum-cf-aquaticum-red-stem-4f7a0
Myriophyllum aquaticum roraima:myriophyllum-cf-aquaticum-roraima-504f9a
Elatine brochonii :
Elatine-brochonii_ori_XXic.jpg
Cladium mariscus :
Cladium-mariscus_RH_p.jpg
Gratiola linifolia :
Gratiola-linifolia_TfRx.jpg
Elatine macropoda :
Elatine-macropoda_ori_Kfhx.jpg

Utricularia australis :
Utricularia-australis_G-5t.jpg
640px-Uk_pond_bladderwort.jpg
Nuphar luteum :
Nuphar-luteum-luteum_367g.jpg
Callitriche brutia :
Callitriche-brutia_XJJT.jpg
Utricularia gibba :
Utricularia-gibba_BCwg.jpg
u_gibba1.jpg
Ranunculus hederaceus :
Ranunculus-hederaceus_ori_2VWv.jpg
Wolffia arrhiza :
Wolffia-arrhiza_ori_xw5n.jpg
Wolffia-arrhiza_ori_Rpsk.jpg
Callitriche hamulata :
Callitriche-hamulata_ori_Drtv.jpg
Groenlandia densa :
Groenlandia-densa_ori_-7rX.jpg
Littorella uniflora :
Littorella-uniflora_ori_06j1.jpg
Pilularia minuta :
Pilularia-minuta_ori_CLy7.jpg
Menyanthes trifoliata :
Menyanthes-trifoliata_ori_gxvo.jpg
Potamogeton crispus :
Potamogeton-crispus_U1Xl.jpg
Potamogeton pusillus :
Potamogeton-pusillus_ori_ko7Y.jpg
Sparganium angustifolium :
Sparganium-angustifolium_ori_QPs6.jpg
Callitriche cribrosa :
Callitriche-cribrosa_ori_TGSU.jpg
Callitriche obtusangula :
Callitriche-obtusangula_ori_YuiK.jpg
Hippuris vulgaris :
Hippuris-vulgaris_ori_VXQP.jpg
Fontinalis antipyretica :
Willow-Moss-Closeup-02.jpg
Potamogeton gayi :
potamogeton-gayi-4f7a021977503.jpg
Aldrovanda vesiculosa :
102376.jpg
Marsilea azorica :
Marsilea-azorica-02.jpg
Rorippa nasturtium-aquaticum:

Rorippa-nasturtium-aquaticum_ori_WPtG.jp

Montia fontana:

Montia-fontana_ori_4n4u.jpgLycopodiella inundata:

Lycopodiella-inundata_S4pN.jpg

Damasonium bourgaei:

Damasonium-bourgaei_ori_rxgV.jpg



Bem, a maior parte não encontrei nada a respeito do uso em aquário mas talvez testando até dêem, grande parte crescem na água as as folhas e flores crescem fora de água (boas para lagos). Alguma espécies são endémicas (exclusivas) da península Ibérica. Existem muitas mais do que as que foram aqui publicadas não é fácil é encontrar informação, localização, nomes científicos etc ..



Fontes: flor-on.pt e google imagens

Editado por Rodrigo Isaac
  • Obrigado(a) 1
  • Votar + 4

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mandei PM aqui a única espécie que encontrei foi aquela invasora :/ mas pretendo continuar a procurar como se pode ver nesta foto muitas delas podem ser confundidas com simples ervas ...

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rodrigo,

tenho a Utriculária Giba no meu aquário (aguenta tudo). A flor amarela é singular!

Sei que também existe em Portugal a Aldrovanda Vesiculosa, deve adaptar facilmente também.

Nos Açores vi muito Marsilea Hirsuta, que já foi identificada (erradamente) como Marsilea Açorica (mas podemos usurpar essa denominação para o hobby, lol!)

Trabalho muito bom! Muito útil.

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Rodrigo Isaac,

 

Muito bom post! Já sou seguidor!

 

Muitas destas plantas que colocaste já são utilizadas em aquário e no futuro adoraria ter um aquário tanque só com flora portuguesa/ibérica, e só com as que postaste há muita escolha de plantas porreiras. Mais de 80% dessas que anunciaste nunca vi! ;)

 

cumps,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rodrigo,

tenho a Utriculária Giba no meu aquário (aguenta tudo). A flor amarela é singular!

Sei que também existe em Portugal a Aldrovanda Vesiculosa, deve adaptar facilmente também.

Nos Açores vi muito Marsilea Hirsuta, que já foi identificada (erradamente) como Marsilea Açorica (mas podemos usurpar essa denominação para o hobby, lol!)

Trabalho muito bom! Muito útil.

cumprimentos

 

Vou adicionar há lista essas plantas, a Utriculária Giba apanhaste? A Marsilea vou por Hirsuta aka Açorica

 

 

Viva Rodrigo Isaac,

 

Muito bom post! Já sou seguidor!

 

Muitas destas plantas que colocaste já são utilizadas em aquário e no futuro adoraria ter um aquário tanque só com flora portuguesa/ibérica, e só com as que postaste há muita escolha de plantas porreiras. Mais de 80% dessas que anunciaste nunca vi! ;)

 

cumps,

David

 

 

Boas David

Pois naquele site flora-on tem as localizações onde foram vistas e o grau de dificuldade de encontrar e acho que ainda há lá mais espécies tenho que ir aumentando a lista. Isso era uma excelente ideia o podias também tentar arranjar alguma espécie de peixes portuguesa que se dê bem, desconheço é peixes pequenos e assim sem serem invasores :s

 

 

 

 

Ps: sempre que puder vou tentar aumentar a lista! Outra ideia era meter em cada planta se é de tapete de fundo de meio plano ou flutuante, há muitas de tapete na lista (pelo que me apercebi) só há um mas ... Algumas plantas nunca vi imersas e não sei bem como são ...

 

Ps2: já actualizei a lista!

Editado por Rodrigo Isaac

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 3 meses depois...

Tenho visto muitas plantas aqui na Madeira que se assemelham às dos aquarios que vou vendo em lojas e na net, e também já me questionei qual a espécie. algumas encontro na forma emersa, pricnipalmente musgos e outras parecidas com a eleocharis, mas não tenho aquários disponível para experimentar na forma imersa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Olhando para as fotos reconheço quase de imediato uma boa parte delas, e recuei á minha infância.. sei onde existem uma grande parte dessas plantas. Na Beira Baixa.

 

Vivi 20 anos em Penamacor, e conheço como a palma da minha mão, toda a região de Castelo Branco, Alcains, Idanha-A-Nova, Monfortinho, Fundão, Covilhã, até á Guarda etc, e por ali se encontra uma grande parte dessas plantas.

E engraçado, quando era da tua idade e no verão pegavamos nas biclas e costumavamos ir para os ribeiros e lagos da região (naquela altura nem havia piscinas municipais) de Castelo Branco, e da Raia, mais perto da fronteira de Espanha - Valverde Del Fresno, encontrava dessas plantas.

 

Mas nenhuma submersa. Desconheço a flora dos nossos rios e lagos mas não me parece rica em plantas.

Contudo tanto quanto sei, a maior parte das plantas que usamos nos nossos aquarios foram adaptadas ao meio aquático.

 

Ainda hoje a Trópica e o falecido Takashi entre outros, continuam a adaptar plantas aos aquários.

 

Por isso a tua ideia não é descabida nem um pouco. Embora seja um trabalho titânico porque não se adapta uma planta assim de um dia para o outro. São processos que levam anos. Tenta ver as que o Sr. Amano conseguiu adaptar e o tempo que foi.

 

Mas tenta, talvez também com a ajuda de um botânico a dar umas dicas, e teres uns bons Propagadores.

 

Sem propagadores é que não dá.

 

Abraços

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais