A ilha


ruben02

Recommended Posts

Boas,

 

Depois de mais de 1 ano a ganhar experiência com o meu 1º aquário plantado, decidi desmontá-lo e criar um novo layout.

Pretendia um layout simples e de fácil manutenção, adequado às medidas estranhas do meu aquário. O facto de só ter 25 cm de profundidade (e um metro de comprimento), torna difícil criar a noção de pespectiva.

Para combater isso, fiz um grande declive e indo contra as regras dos terços, criei um layout central como uma ilha.

A ideia é ter toda a zona frontal com as blyxas, surgindo na parte traseira as valisnerias e com a sp red a servir de fundo às rochas.

A parte plantada é depois rodeada por pequenas pedras.

Espero que gostem.

 

O resultado foi este:

15972124733_a548cc65de_b.jpg

 

 

 

 

Setup:

Data de montagem: 27/1/2015

Aquário: DIY com vidro de 8mm de 100Cx25Lx45A (112L) (medidas algo "estranhas" mas foi adaptado para um lugar específico da sala com móvel especial feito à medida)

Filtro: Externo Eheim 2213

Substratos: Sera Tropica Aquarium Soil (black) e Tropica Plant Growth

Iluminação: Calha DIY de 10 Leds de 10w,

Hardscape: BlackRock e pedras do rio

CO2: Pressurizado

Flora:

Blyxa Japonica

ludwigia sp red

Valisnerias

  • Votar + 2

Cumprimentos,

Ruben Vasconcelos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Passadas pouco mais de 3 semanas e depois de um melting enorme nas blyxas e nas valisnérias, as plantas estão agora a crescer normalmente.

A sp red já levou algumas podas que foram replantadas.

Tenho algas verdes nas pedras, provavelmente devido a excesso de luz. Estou a tentar controlá-las com TPA's e diminuindo o tempo em que tenho todas as luzes ligadas.

 

15972124023_96fb4ed79e_b.jpg

 

16590704351_982ce5445b_b.jpg

 

16406045969_e171d2fbc4_b.jpg

 

16406044549_ef2e67f959_b.jpg

 

16406045089_58e1a0e378_b.jpg

 

15969729114_3f198ca661_b.jpg

 

 

E aqui um grande amante dos peixes...

16404680218_014c896f22_b.jpg

  • Votar + 2

Cumprimentos,

Ruben Vasconcelos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ruben,

 

Gostei bastante do resultado, e penso que conseguiste ultrapassar o problema dos 25 cm de largura. Achei que ficou também muito interessante o efeito das algas nas pedras da frente. Se as conseguires controlar para ficarem assim, faz um efeito de fazer inveja a alguns tapetes de plantas rasteiras.

 

Queria pedir-te para meteres umas fotos da tua calha se fosse possível. Peço isto porque comprei uns LEDs de 10W e apesar de ter uma ideia de como os vou montar, desconheço se vou precisar de arrefecimento ou não.

 

Continuação de bom projecto.

Editado por Joaoavo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As algas parecem green dust algae se assim for não tem a haver com a luz acho que se tem de deixar algumas semanas sem se limpar e depois limpasse e sai facilmente mas não conheço bem o metedo. fantástico o aqua parabens!

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ruben,

 

....

Queria pedir-te para meteres umas fotos da tua calha se fosse possível. Peço isto porque comprei uns LEDs de 10W e apesar de ter uma ideia de como os vou montar, desconheço se vou precisar de arrefecimento ou não....

 

Boas João,

 

Muito obrigado pelas tuas palavras.

 

Quanto à calha, aqui vão as fotos:

16410555769_3f34415413_b.jpg

 

Sem dúvida que vais precisar de um dissipador. Estes leds aquecem imenso (assim como as resistências) e vão queimar rapidamente se não estiverem em conjunto com um dissipador.

No meu caso, apliquei os leds num dissipador de alumínio com 1 metro e mesmo com o upgrade para 10 leds, é o suficiente para dissipar o calor. Mesmo assim, ao fim de algumas horas, o dissipador está bastante quente.

Alguma dúvida, apita.

 

Obrigado !

Cumprimentos,

Ruben Vasconcelos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lindissimo. Parabéns

 

 

Grande montagem. Vou seguir este topico

 

 

Ja agora tambem gostava de ver como esta feito o sistema da calha.

E tambem os meus parabens, esta um espanto

 

Carlos Virginia

 

Obrigado pelas vossas palavras malta !

Vou continuar a postar fotos com a evolução.

 

Carlos, já coloquei as fotos da calha.

Cumprimentos,

Ruben Vasconcelos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As algas parecem green dust algae se assim for não tem a haver com a luz acho que se tem de deixar algumas semanas sem se limpar e depois limpasse e sai facilmente mas não conheço bem o metedo. fantástico o aqua parabens!

 

Viva,

 

Pois realmente parecem. Vou deixar passar o ciclo de vida de 3 semanas e ver se tenho bons resultados.

Obrigado !

super giro!!

 

abraço

 

Obrigado ! :smile2:

 

Abraço !

  • Votar + 1

Cumprimentos,

Ruben Vasconcelos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.