Fertilização Low Tech


Diogo Sousa

Recommended Posts

Boas pessoal, estou a planear montar um low tech como o titulo indica, vou deixar o setup e depois as duvidas.

 

Setup:

Aquario 120l

Substrato areia de filtro de piscina

Iluminação: 2x18w t8 ou uma t5 l8 35w

Sem CO2

 

Flora:

Anubias

Fetos: Java e Windelov

Musgos: Java e fissidans fontanus

Cryptorynes

Echinodorus

Sagitaria subulata

Hygrofila polysperma

 

Fauna:

1 labeo bicolor

2 raposas voadoras

1 Gyrinocheilus Aymonieri

2 comedores de algas chines(amarelo)

6 barbos

5 corydoras

Mais tarde 2 Botia Palhaço

 

Agora vai a minha duvida.

Eu tenho micros e macros em pó que uso na fertilizaçao EI, é possivel ou aconcelhavel usar estes pós nas quantidades adquadas em aquarios como este?

Já li algures que basta fertilizar com micros porque a fauna trata dos macros mas eu vou usar muita flora nesse layout, espero cobrir entre 60 a 70% do fundo com plantas.

O que devo fazer para ter as plantas verdinhas usando estes pós?? Ou o que aconcelham fazer ou não fazer?

 

Pós:

Chelated Trace

KH2PO4

MgSO4

K2SO4

KNO3

CaCl2

Tambem tenho só Ferro á parte do trace.

 

 

Obrigado

Editado por Diogo Sousa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu aconselho seriamente em repensar a população do aquário, que já pondo os bótias palhaço de parte, tens peixe a mais para um aquário desse tamanho atendendo ao comportamento e dimensão que as 4 primeiras espécies atingem/tem. Isso pode-te causar instabilidades em termos de nutrientes fazendo com que qualquer fertilização ou vá agravar um problema já existente ou remediar uma parte mas tendo-o sempre latente, o que de qualquer modo não é uma boa solução a longo prazo.

Um bom começo seria teres peixes de pequenas dimensões e que não tenham exigências de oxigénio na água elevadas (ao contrario do Epalzeorhynchos bicolor, das Epalzeorhynchos kalopterum e dos Gyrinocheilus Aymonieri que atingem respetivamente 12, 15 e 20/28cm dependendo do sexo dos últimos, e no caso do comedor de algas chinês (presumindo que seja um da família gastromyzontidae) é um animal que habita rápidos sem plantas, pelo que te exige uma boa saturação de oxigénio na água que é incompatível com o CO2 que é conveniente usares). Após teres resolvido isto e direcionares a fauna para animais de águas mais paradas e que tolerem níveis mais baixos de oxigénio na água (por exemplo animais de lagos ou rios lentos) adiciona um CO2 caseiro, que te irá ajudar a acelerar o processo de fotossíntese e, ao ires medindo os nutrientes em falta, perceberás o que é que o teu tanque em concreto necessita em termos de fertilização, permitindo assim ires o mais low tech possível ao adicionares apenas os nutrientes minimamente necessários para que os parâmetros permitam um crescimento próspero das tuas plantas.

 

Espero ter ajudado.

 

Cumprimentos

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado pelas dicas. Eu já tenho estes animais e sei que eles crescem muito mas eles ainda são todos juvenis, o maior talvez seja o bicolor com uns 6cm. Eu sei que mais cedo ou mais tarde terei que ajustar a fauna mas por agora ia optar por eles, no futuro o objectivo seria apenas o bicolor da familia Epalzeorhynchos, ottos e a restante malta que já referi.

Eu não quero usar CO2 neste tanque, pelo menos por agora. Adicionar CO2 não significa ter que usar um método de fertilização um pouco mais avançado que ''low tech''? Tenho uma garrafa de 2kg a meio, que foi de uma experiência que correu mal, talvez por isso queira ir devagar agora mas, o objectivo era proporcionar um lar saudável para toda a fauna. Entretanto vou dormir sobre o que me falas-te das espécies, talvez consiga outro lar para as raposas para já.

Editado por Diogo Sousa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo,

 

De nada, estamos aqui é mesmo para nos ajudarmos uns aos outros no que pudermos.

O facto de serem juvenis é precisamente mais uma razão para não os teres num espaço tão confinado como esse, pois mesmo que vão envelhecendo não terão um crescimento normal para a sua espécie dado o espaço reduzido em que se encontram, levando não só a um crescimento atrofiado como também a um potenciar de doenças e redução da esperança de vida (dá uma olhadela neste artigo http://www.seriouslyfish.com/stunted-growth-means-stunted-lives/, não penses que por se referir maioritariamente a espécies de grande porte o mesmo não se aplica a espécies de médio porte como as que tens ;) ). O próprio E. bicolor, num aquário dessa dimensão não se irá sentir muito feliz pelo reduzido espaço, atendendo ao facto de que terá de partilhar território caso contrario 120l só para ele seriam ótimos. Já vi exemplares de 12cm em aquários públicos de mais de 500l e acredita são hiperativos mesmo em adultos. Posto isto, no teu caso optava somente pelos Ottocinclus sp. e, dependendo dos barbos que possuis, manteria a demais fauna.

Quanto à questão que colocas quando dizes "Adicionar CO2 não significa ter que usar um método de fertilização um pouco mais avançado que ''low tech''?", para mim um "verdadeiro low tech" é aquele aquário que apenas tem iluminação simples (i.e. as lâmpadas normais de luz branca que vêm de origem com os kits de aquário), talvez o filtro de esponja do "kit" e apenas com isso obter um plantado atendendo apenas a elementos decorativos para o sustentar, como o substrato sem fertilizantes mas que de algum modo contribui para o desenvolvimento de plantas (exemplo: humus de terrário), folhas, troncos, etc. Por isso quando me falas em usar fertilizantes eu aí guio-me por um principio simples: se os pretendes usar é porque os nutrientes que existem na água e que vêm com as mudas periódicas não estão a dar vencimento ao que as plantas consomem, sendo que para que tal aconteça das duas uma, ou tens o aquário hiperplantado (como acontece quando se entulha um aquário de criação com plantas para os animais desovarem e simultaneamente manter a qualidade da água), ou então elas efetuam a fotossíntese de uma forma tão acelerada que sugam mais rapidamente os nutrientes da água. Partindo do principio que a tua situação seja a primeira, aí é mais apostar num controlo da filtragem ou da população, se for a segunda, só imagino a necessidade de fertilizantes num aquário com CO2 e com plantas de crescimento rápido, pois eu tenho um plantado "pseudo-low tech" com um CO2 caseiro feito com levedura de cerveja e açúcar, 14w de 6700K para um aquário de 37,5l brutos, e as plantas crescem rápido e não uso fertilizantes porque elas não mos pedem para crescer mais rapida e viçosamente, por outro lado o mesmo aquário tem uma série de invertebrados e híbridos de guppy com endler que vão fornecendo nutrientes extra via adubo natural.

Em suma, acho que primeiro deves checar os níveis de nutrientes na água a fim de entenderes a origem do teu problema em termos de crescimento de plantas, e posteriormente, caso aches necessário, ou avanças com o CO2 ou com os fertilizantes, e dentro deles escolhes apenas o que está realmente em falta para te compensar eventuais descompensações.

 

Espero ter ajudado.

 

Cumprimentos

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na verdade eu ainda nao o montei por isso tou a ponderar o que disses-te, talvez vá mesmo optar por colocar estes animais noutro tanque talvez noutra casa. Depois de o montar e ter o ciclo feito vou começar apreciar as plantas a ver se falta alguma coisa e vou me orientando por ai. Nao quero é por os pés pelas maos. Os barbos sao 3 tigre e 3 rubi negro. Fiquei com pena de nao poder ter algumas das especies mas em primeiro lugar está o bem estar do animal sem duvida. Agora o mais dificil será encontrar ottos aqui na ilha, vai ser complicado ter algum comedor de algas no inicio, apenas me resta um da familia gastromyzontidae porque todos os outros que cá chegam sao de porte medio/grande. Irei me desenrrascar nos caracois e neritinas.

Quanto aos pós eu queria usa-los para nao os perder, mas talvez monte um high tech só para coleçao de plantas.

 

Mais uma vez obrigado

E ajudou hehe

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais