Alimento para as crias


Recommended Posts

Boas a todos,

há já algum tempo que ando para postar sobre o alimento que a malta dá aos camarões bébés e pedir a colaboração da malta:

 

Algumas elações:

»Shirakura Chi-Ebi

.O meu preferido, mas tem a parte difícil de o encontrar, costumo mandar vir de fora pois talvez por minha ignorância não encontro por aqui em Portugal, ou pelo menos com preço simpático

. Comecei a notar alguns resultados após o começar a dar, no entanto acho que poderia ainda ser melhor

 

»Borneo Wild BEBI

.Não gostei nada do aspeto dele e depois de dar durante algum tempo, voltei ao Chi-Ebi

 

»Exobyo-Baby Shrimp Powder

.Ainda ando em fase de testes, os testes que costumo fazer é com a mesma quantidade de camarões bébés mas em aquários diferentes e comidas diferentes (apenas a comida dos bébés é que varia)

 

Vocês, o que usam e a que conclusões têm chegado

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel.

 

Na minha opinião as comidas especificas para camarões bebés são uma coisa a evitar e no meu caso safo mais camarões se não utilizar essas comidas em pó. Se pensarmos bem não tem lógica a utilização das mesmas. O camarão quando nasce não sai de um espaço relativamente pequeno. Se nesse espaço houver excesso de alimento, o camarão não irá fugir ao "mini pico de amónia" que ali irá acontecer, acabando por morrer. Esta é a razão principal de utilizarmos os "pratinhos" para colocar a comida dos camarões, não espalhando a mesma por todo o aquário, limitando assim a zona de excesso de alimentação caso ela venha a existir. Por conseguinte para a alimentação dos pequenitos aquilo que devemos fazer é trabalhar no sentido de criar um bom biofilme no aquário,. pois será a principal fonte de alimentação dos recém nascidos.

 

Cumprimentos.

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alexandre,

 

Eu continuo a gostar das comidas especificas para crias, digo isto com base numa experiência que fiz, coloquei dois aquários lado a lado com 60L/cada, em cada um deles meti 20 Crystal Red com a mesma idade e irmãos, deixei os desenvolver e quando ambos tiveram crias o que fiz foi dar exatamente a mesma comida nos 2 aquários com excepção da comida para os bébés em que um dei num e noutro não, decorridos 2 meses cheguei á conclusão que nos que não dei a comida para os pequenos tinha cerca de 10% de camarões em comparação com o outro aquário, após isso passei a dar a comida igual nos 2 aquários e passados outros 2 meses a percentagem de crias já está praticamente igual nos 2 aquários.

 

Não compreendo quando dizes que nesse mini espaço poderá haver um "mini pico de amónia", mas a amónia só a detetas quando está por todo o aquário, e caso isso acontecesse apenas num espaço especifico acho que por instinto eles saiam de lá, não achas?

 

Pois, em relação aos pratos, continuo eternamente na dúvida, já utilizei algum tempo os pratos e vejo bastantes criadores com sucesso a fazê-lo, mas o que notava nos meus aquários é que só os grande lá chegavam para comer, atualmente não os tenho.

 

em relação ao Bio-filme, como fazes ou o que usas para o fazer?

conheces algum artigo interessante sobre isso? já li uns quantos mas nada relacionado diretamente com os camarões em aquários.

 

Até já

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

reparo, com alguma mágoa, que poucos respondem a esta questão, que é extremamente importante para quem se interessa pela reprodução bem sucedida destes seres fantásticos.

 

Miguel, a Shirakura Chi-Ebi encontras por cá no site do Pedro Silva, antigo user "Sarapintas".

 

eu para alimentar a pequenada uso spirulina, chlorella e astaxantina em pó, ponho uma pitada de cada alternadamente, também uso com bastante sucesso a comida da Biomax, uso o n.º 2 e tenho parte da embalagem num moinho de pimenta, pois gosto de "apimentar" os aquários dos "putos" biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

abraço,

Editado por A. Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Aquilo que eu sei pelo que vi num documentário no "YT" foi que Hisayasu Suzuki costumava sinfonar o fundo do aquário dos camarões para libertar o substrato de excesso de alimento, só que rapidamente percebeu que este método libertava ainda mais amónia do que só com o excesso de alimento superficial. A utilização dos "pratinhos" veio resolver a questão não havendo alimento espalhado não existe necessidade de sinfonar o substrato.

 

Quanto aos pequenos vi que eles não saem de um espaço de 5 a 10 cm circulares, isto dito pelo Chris Lukaup e prontamente verificado por mim como uma realidade. Ele também fala sobre os tais "mini picos de amónia". Não é uma coisa que se possa medir mas que tem toda a lógica quando aplicamos o método e os resultados são positivos.

 

Eu também já usei comidas para camarões bebés e hoje em dia já não uso porque obtenho bons resultados sem elas. Não quer dizer que elas não resultem. Apenas acho que se obrigarmos o camarão a procurar o seu alimento desde cedo este irá crescer mais forte.

 

Eu nos meus aquários só limpo os vidros da frente deixando micro algas e afins nos vidros laterais e traseiro. As próprias folhas secas e pinhas de amieiro que colocamos nos aquários ajudam na criação deste biofilme.

 

Eu sigo estes passos, não quer dizer que outros não resultem, mas eu salvo +60% das crias para não exagerar na percentagem.

 

Como tu dizes Miguel e bem, na experiência que fizeste reparas-te que consegues salvar mais crias com o alimento próprio. Temos sempre de experimentar sempre coisas novas e como todos bem sabemos nesta área, aquilo que resulta com um criador pode não resultar com outro :D

 

Se quiserem depois passo-vos os Links dos vídeos em que me baseei pois esta teoria não é minha, eu apenas a apliquei!

 

Abraço.

 

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Alimentação que dou para os pequenos é a seguinte:

 

- Tenho sempre vários tipo de folhas secas no aquário e penhas de amieiro.

 

- Uma mistura de comidas comerciais, (Exobyo day by day, Shrimp King Complete desfeitas com um almofariz até ficar um pó.), spirulina e colorela.

 

- GlasGarten - Bacter AE Micro Powder

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu também noto bem a diferença entre dar alimento e não dar às crias.

 

Actualmente dou Alimento Baby da exobyo,Baby Dennerle e Spirulina em pó.

 

Tenho bons resultados com o Baby Dennerle + Spirulina.

Com o Baby da Exobyo + spirulina também ainda não tenho certezas,mas não me parece mau,apenas acho mais em pó que o Dennerle e talvez por isso seja melhor para os recém nascidos.Digo eu.:)

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais