Aquário 60 L - Primeiro plantado


Francisco Teles

Recommended Posts

Boas pessoal, decidi aventurar-me no mundo dos plantados e para isso preciso da vossa ajuda :)
Já tenho quase todo o material necessário, no entanto, estou com algumas dúvidas em relação à flora e fauna.

SETUP:

Aquário: 60x30x35

Iluminação: Calha Hi Lumen 60 V2 plant verson

Filtragem: Filtro Eheim 2211

Aquecimento: Eheim 75 W

CO2: Não

Fertilização: A pensar se vou usar ou não

Substracto: JBL Aquabasis Plus 2,5L e ADA New Amazonia

Hardscape: Basaltos de Monsanto e Tronco

Fauna: A decidir

Flora: A decidir

Em relação à fauna estou a pensar numas quantas corydoras, de um bom cardume de neons/rasboras e de um casal de cardinais.

Tenho aqui algumas fotos de como penso que o layout vai ficar. Aceito com muito gosto sugestões tanto de layout como de plantas que possa utilizar!

10984970_10206066546931528_966070734_n_z

11016612_10206066413128183_2028316174_n_

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O que eu faria com o Layout era chegar tudo para o canto direito, e a pedra mais à frente deitada para fazer um desnível em relação às outras.

Não sei se me consegui exprimir bem.

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu experimentava colocar as pedras no canto onde está o tronco (fazer o canto com as pedras) que por sua vez irão permitir fazer uma pequena elevação do terreno. Colocar o tronco nesse espaço de terreno mais elevado, deitado entre 45º e 60º (ou outro ângulo que vejas que fica bem).

Com esse setup ficaria uma das pedras mais a meio do aqua deixando o resto do espaço livre, para uma planta tapete e uma outra mais junto às pedras, um pouco mais alta a acompanhar o desnivel entre as pedras e o resto do espaço.

 

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas sugestões pessoal! Mudei o layout mais ao menos para o que vocês disseram e ficou bastante melhor!

No próximo fim de semana vou montar tudo. No entanto, tenho uma dúvida. Ao longo desta semana irei adquirir as plantas para o aquário. Posso guardá-las num aquário mais pequeno que tenho? Encho-o com água e ponho o termóstato a funcionar para a temperatura de 26/27 graus. Pode ser, ou existe alguma melhor forma?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faltam as fotos, Francisco. Já sabes que é o que mais gostamos.

Agora a sério...podes po-las no outro aqua, mas nem precisas de ter a temperatura tão alta, talvez 22 graus cheguem, por causa das "amigas" algas.

E já agora que plantas pensas comprar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faltam as fotos, Francisco. Já sabes que é o que mais gostamos.

Agora a sério...podes po-las no outro aqua, mas nem precisas de ter a temperatura tão alta, talvez 22 graus cheguem, por causa das "amigas" algas.

E já agora que plantas pensas comprar?

Ahah verdade, estava com pressa para sair de casa e não consegui tirar uma foto, mas quando puder claro que tiro e ponho aqui para todos verem :)

Obrigado pelo conselho da temperatura. Em relação às plantas, estou a pensar em ter umas de manutenção fácil/média visto que não vou ter CO2. Mas basicamente, umas plantas altas para o fundo, umas anúbias para o tronco e talvez algo para fazer de tapete.

 

Gostava de ter algumas corydoras, mas penso que corydoras não combinem bem com tapetes :) Por isso tenho de pensar bem no assunto!

 

Brevemente posto aqui mais fotos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

talvez 22 graus cheguem, por causa das "amigas" algas.

Boas! Temperatura tem influência directa no aparecimento de algas?

 

 

 

talvez algo para fazer de tapete.

Sem Co2 penso que seja difícil manter um tapete. :s

Editado por Henrique Ribeiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem Co2 consegues manter um tapete de Glossostigma,sem problemas nenhuns.

 

Eu metia um musgo porreiro no tronco e de fauna,claro que era uns camarões.:)

Tens um bom substrato para isso.

 

Mas se queres peixes,claro que fica fora de questão os camarões.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Temperatura tem influência directa no aparecimento de algas?

 

Viva, dado que o amigo Francisco vai colocá-las num aqua sem circulação e com termóstato apenas, é melhor prevenir. Temperaturas altas podem ajudar ao aparecimento das algas.

 

Sem Co2 consegues manter um tapete de Glossostigma,sem problemas nenhuns.

 

Eu metia um musgo porreiro no tronco e de fauna,claro que era uns camarões. :)

Tens um bom substrato para isso.

 

Mas se queres peixes,claro que fica fora de questão os camarões.

 

 

Concordo plenamente. Com algumas plantas consegues fazer tapete sem CO2. Num aqua pequeno nada melhor que camarões. Tenho CRS e são mesmo espectaculares. Cairam que nem ginjas, no meu novo plantado. Sendo a minha 1ª experiência com camarões só posso dizer UAU..... e apesar de dizerem que são difíceis de manter, comigo correu tudo bem, mesmo tendo CO2 (System Nano da Aquagro) e com fertilizações (apenas uma bombada de 3 em 3 dias).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas novamente e obrigado a todos pelas sugestões,

 

Finalmente a foto que prometi:

IMG_20150225_170022_zpsaw8acmt6.jpg

 

Vai ser mais ou menos isto, a foto não é de grande qualidade e se calha não dá para perceber muito bem, mas só depois do substracto é que vai ficar tudo mais organizado :)

Em relação às plantas também estive a pensar no assunto e cheguei à seguinte lista de plantas que devo utilizar.

- Anubia (para prender no tronco) (1)
- Saggittaria subulata / Lilaeopsis brasilerisis (2,3) (não sei se ponha ambas ou apenas uma delas)
- Cryptocoryne wendtii green (4)
- Musgo de Java (para prender no tronco também) (5)
- Cabomba caroliniana (6)

- Limnophila sessiflora (7)

- Rotala Rotundifolia (8 )
- Egeria Densa (9)
- Hygrophila polysperma (10)

 

Serão boas escolhas? Demasiadas? Aguentam todas sem CO2? Tentei pesquisar cada uma no site da tropica e maior parte são de manutenção fácil, excpeto a Lilaeopsis brasilerisis que é de dificuldade média.

 

O esboço do plantado irá ser mais ou menos este:

esboccedilo_zpsurjuxku6.jpg

 

Que acham? Nas zonas do fundo, não sei se hei-de misturar a 6,7,8 ou fazer por grupos separados.
-

Editado por Francisco Teles
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Acho que devia desenterrar as pedras que estão debaixo do tronco, ou pelo menos levantá-las mais um pouco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu colocava as pedras todas do lado do tronco, com umas anubias no meio delas, deixando uma zona de plantas e outra livre para os peixes, invertebrados, etc...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.