O meu aquário de 211L


Recommended Posts

Boa tarde, finalmente comprei o aquário para a sala aqui vai o setup

Setup:

 

Medidas: 120cmx37x60 211L

Iluminação: 2 lampadas t5 de 39w, uma meio roxa e outra branca

Vinha com um filtro interno de 500l/h, mas comprei um eheim 2075 que debita 1250l/h segundo eles dizem... juntei purigen ao filtro alem das massas filtrantes que ja vinha

Aquecedor 300w, está no maximo e a água nao passa dos 27 graus

Substrato: Jbl Manado 20 litros

Uma grutinha em xisto feita por mim, otima para esconderijos

2 troncos talawa wood, comprei os numa loja de aquariofilia, e dps de tirar a casquinha solta, estiveram 2 meses na banheira, com trocas de agua quente, fria, com sal e sem... finalmente ja nao deixa a agua amarela...

Um tronco penso que seja red moor no meio do aquário

Umas plantas resistentes, pq não tenho co2 nem substrato fértil, anubias, musgo cristmas...

 

Fauna:

4 ou 5 piranhas pequeninas no maximo,( limite maximo)

1 plecostomos ja grandito e talvez uns limpa vidros para me limparem as algas tb grandinhos já

Tenciono juntar as piranhas pequenas já com com os outros instalados no aquário para tentar uma boa adaptação

 

Aqui vao as fotos:

 

image.jpg

 

 

20150206_002352.jpg

 

 

 

20150129_214352.jpg

 

 

 

20150131_182020.jpg

 

 

20150130_215213.jpg

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens aí bom material para trabalhar, na minha opinião colocava como fundo algumas plantas altas, cabombas por exemplo, não necessitam de substrato fértil e são pouco exigentes.

 

O musgo de Java no tronco da direita ia dar uma árvore muito gira! :D

 

Força nisso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquascaping com piranhas nao sei..

Queria tentar por uns limpa vidros e 1 ou 2 cascudos, ja me falaram que elas tb se dao com barbos da sumatra, que tb tem um temperamento meio agressivo, vou compra las bem pequeninas e habitua las a granulados para ciclideos carnivoros, pode ser que fiquem mais mansos..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tenho um aqua igual.

 

Referes que tens um aquecedor de 300w no máximo e a água não passa dos 27.... Qual é a marca e modelo?

 

Tenho um Jager da eheim de 250W e para além de preciso já me aqueceu até 30 num tratamento...

 

Será que a diferença de temperatura exterior é assim tão grande?

Editado por Pedro Bernardo
  • Votar + 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas :) bom material para inicio sem duvida.. quanto a questao do termoestato provavelmente terás de substitui-lo por outro mais "potente" ou entao pensa em adquirir outro para a outra ponta do tanque ;) Na minha opiniao as piranhas nao sao boa ideia mas..

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.. a minha sala é um pouco fria sim, o aquario agora estabilizou nos 27, 28 graus com o aquecedor de 300w que vinha com o aquario, ele esta no maximo e a marca é da sun qql coisa, n me recordo, comprei outro da hagen de 200w, mas nem sequer liga, quando o insiro dentro do aquario, testei num garrafao de 7 litros com agua fria e já liga.. estranho..

Boas Rui, pq nao me aconselhas por umas piranhas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas :) bom material para inicio sem duvida.. quanto a questao do termoestato provavelmente terás de substitui-lo por outro mais "potente" ou entao pensa em adquirir outro para a outra ponta do tanque ;) Na minha opiniao as piranhas nao sao boa ideia mas..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.. a minha sala é um pouco fria sim, o aquario agora estabilizou nos 27, 28 graus com o aquecedor de 300w que vinha com o aquario, ele esta no maximo e a marca é da sun qql coisa, n me recordo, comprei outro da hagen de 200w, mas nem sequer liga, quando o insiro dentro do aquario, testei num garrafao de 7 litros com agua fria e já liga.. estranho..

Boas Rui, pq nao me aconselhas por umas piranhas?

 

Boas,

 

Como referi tenho um jager da eheim de 250w e faz mais de 30º sem problema... Como estás a medir a temperatura?

 

É que acho muito estranho dizeres que o de 300w no maximo estaliza nos 27 ou 28 e o da hagem nem ligar... mas na água fria já liga? Será que não liga por a água estar quente e teres leituras erradas com o acessorio que usas para medir?

 

A minha sala também é fria sem o AC, por vezes 14º, mas o aquario está sempre estabelizado nos 26.5º~27º tenho medição na superficie e no fundo por sondas e só tenho mesmo o jager de 250w que não está sempre com a luz ligada

 

Não sei é pertinente, mas se tiveres outra forma de testar a temperatura tiras a dúvida e caso necessites de um aquecedor por esse eventualmente estar avariado, aconcelho o da eheim pois a mim nunca me falhou

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, eu ja tenho 3 termometros, o primeiro encontra se mais perto do aquecedor de 300w e marca 28 graus, e tenho dois na outra extremidade que marcam 27 graus, este aquecedor que uso está em media 3 minutos ligado e outros 3 desligado sempre no maximo, para lá dos 34 graus, a marca 3 da sunlike, comprei um da eheim, mas nem liga por a agua estar quente n sei.. ja experimentei mete lo em agua fria num garrafao e ai ligou..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Parabéns pelo novo aqua. Gosto do que vi.

Eu não optaria por piranhas, mas cada qual sabe da sua vida.

Já te deves ter informado sobre as incompatibilidades, certo?

 

Força nisso e vai mostrando a evolução,ok?

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.. sim, de momento vou por um cascudo e uns barbos tigres, mais tarde meto 4 piranhas bebes pa ver o resultado, pode ser que se deem bem..ja tive e criei varios peixes, ciclideos etc mas nunca tive piranhas e sempre me fascinou o seu comportamento, como alimentacao apenas vou dar granulados pa ciclideos carniveros e congelados.. lá ver como corre a esperiencia. o dificil msm é arranja las.. n encontro nenhuma loja que tenha agora...Abc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Juvenis é dificil...

 

Por vezes aparecem na aquaplante em benfica.

Mas devo avisar que se uma delas mordiscar um outro peixe vais assistir a um autentico massacre, triste de se ver no teu aquario.

Porque é que achas que o aquario vasco da gama tem cada vez mais piranhas...

Muitos inesperientes teimosos que se arrependem e depois os despejam nos seus lagos na entrada ou dentro de um balde.

São precisos tanques para os ter em condições.

É serto que lá no aquario deles estão plecostomus, vulgo cascudos. Mas já viste o tanho desles, 30,40,50 cm e alguns ratados.

 

Mas cada um é que sabe como quer seguir o hobby. Com prazer ou dores de cabeça. Com dedos ou sem eles...;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.. sim, de momento vou por um cascudo e uns barbos tigres, mais tarde meto 4 piranhas bebes pa ver o resultado, pode ser que se deem bem..ja tive e criei varios peixes, ciclideos etc mas nunca tive piranhas e sempre me fascinou o seu comportamento, como alimentacao apenas vou dar granulados pa ciclideos carniveros e congelados.. lá ver como corre a esperiencia. o dificil msm é arranja las.. n encontro nenhuma loja que tenha agora...Abc

 

Boas,

 

Por acaso vou encomendar uns peixes da tortuga-petshop e no site mostra cinco unidades disponiveis, Piranhas Vermelhas

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... Lá informa que são tamanho XL... Mas se não encontras noutras lojas, não custa falar com eles, através do fornecedor destas piranahas pode ser que arranje...

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Estive aqui, a tentar calcular quantos peixes poderias ter nesse aquário e não encontrei as piranhas...porque será? :naughty::naughty:

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.. pois.. mas também nao sei até onde esse site é credivel, experimentei calcular um aquario de 450litros e diz me que mesmo assim é pequeno para apenas 3 piranhas... quando pesquisei num forum estrangeiro sobre as mesmas, dizem que sao entre 50 a 100 litros por piranha.. ora 450 litros... 100 litros por peixe.... 450litros, ate dariam 5

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É preciso não nos esquecermos que o calculo é feito com o tamanho dos peixes no seu estado adulto.

Quanto é que essas piranhas podem atingir?

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só o "cascudo" (plecostomos), pode chegar a medir mais de 30cm.

Os barbos da sumatra (puntius tetrazona) os 8cm.

30+8X8=94cm de peixes, sem contar com as tais meninas endiabradas,,,

Só para estes, eu já descontava uns 200litros, mais coisa menos coisa.

 

Quando faço estas contas de capacidades, uso uma regra de 2litro por 1cm de peixe.

Mas depende também das dimensões do aquário.

Infelizmentejá tenho visto alguns maus exemplos em que os peixes nem conseguem dar a volta, porque largura era menor que o peixe.

 

OPS...Estive a ver o link que o Pedro Bernardo disponibilizou e lá diz que cada piranha pode atingir os 35cm. Na minhas continhas de merceeiro seriam mais 70 litros por cada "menina".

Editado por capagebe

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o cascudo que tenho nao é daqueles que cresce muito, atinge um maximo de 15 a 20cm, a piranha que queria por era a red bell (pygocentrus natereri), tava a pensar por 4, mas se calhar coloco so 3, estas em cativeiro podem atingir 20 a 25cm, no habitat natural podem chegar aos 30cm, outra especie de piranha é a "piraya" de maiores dimensoes, chegam atingir 40cm e a piranha solitairia, a piranha negra (serrasalmus rhombeus) a mais agressiva de todas, essa atinge rapidamente 40cm ate mais, li isto num artigo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.