Ideias para o aquario


Patriciaa

Recommended Posts

Boa noite,

 

Este é meu novo aquario. começei a quatro dias. Neste momento encontra-se a fazer o ciclo.

 

Gostaria que me dessem opinioes sobre o aquario e ideias para ele.

 

Ainda é um 'mundo novo' da qual aida nao tenho experiencia nenhuma.

 

Quanto ao aquario ainda falta muita coisas, sendo que um dos troncos aida esta a boiar (dai ter a pedra em cima) e um papel por de tras de aquario que ainda estou indecisa (preto ou com fundo de plantas).

 

aquario:

 

Tamanho de aquário : 1m comprimento

30cm largura

35cm altura
Iluminação : T8 Power-glo 25W (apenas uma lampada)
Filtragem : Interno- EasyFlux 600- 650l/h
Substrato: - JBL ProFloraStart

O que tenho feito neste momento é :

 

Aumentando gradualmente o numero de horas de luz (cmecei com 4h e hoje ja aumenta para as 5h de luz, ate as 8H)

Coloquei Biotopol(35ml) e ferropol no primeir dia

denitrol tenho colocado todos os dia 8mL (ate ao final dos 9dias)

E para as minha plantas alimento diariamente com 2 gotas de ferropo 24

(apesar do meu musgo ter começado a ficar castanho, sabem porque?)

 

Pronto e é isto gostava que me ajudassem e me dissessem se estou a fazer alguma coisa de errado e o quanto posso melhorar!!

 

Neste momento tenho um ciclideo que tinha num outro aquario e como estava a morer coloquei-o neste aquario- (deve-me ajudar no ciclo certo?)

 

Agradeço os vossos comentarios.

IMG_5474_zps08c570d8.jpg

 

IMG_5475_zps22b752bb.jpg

 

IMG_5476_zpsa62e23a3.jpg

 

IMG_5478_zpsee53471f.jpgO meu musgo apos 5 dias a ficar castanho!

 

a qualidade das fotos não são as melhores mas tambem não consigo melhor!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás a começar bem ao ciclar o aquário, é pena que tenhas de ter lá metido um peixe, se ele já estava fraco vai ser difícil conseguir suportar os picos do ciclo do azoto.

 

Um dado importante é que com um aquário dessas dimensões podes cair na tentação de meter um número considerável de peixes ou peixes maiores. Antes de o fazeres deixa me avisar te que esse filtro não oferece condições para muitos peixes. O caudal real é fraco e tem pouco espaço para filtragem biológica. Também tem o problema de cair lixo para dentro do aquário durante as manutenções.

 

Não te estou a dizer para ires a correr comprar um filtro externo, mas não te esqueças do que disse acima quando pensares na fauna que vais aí meter.

 

Tens o aquecedor a trabalhar certo? Isso é importante para as bactérias e plantas.

 

Dois apontamentos de gosto pessoal: fundo preto realça mais a cor dos peixes e verdes das plantas, pessoalmente não gosto de ver decorações não naturais, mas isso são gostos, se bem que tenho dúvidas que não causem problemas na água a longo prazo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

esse filtro não é realmente a melhor opção... tenta não colocar muitos peixes e aumentar a flora. As anubias são bonitas, resistentes e como captam o alimento da coluna de água (raízes fora do substrato) ajudam no equilíbrio.

 

O musgo parece que foi muito "espremido" com fio, eu não me preocupava muito, o normal é crescer desalmadamente depois de passar a fase de adaptação.

 

Boa sorte com o projecto e não te esqueças e dar tempo ao tempo, também sou novato nestas andanças e tem corrido tudo bem porque introduzi os peixes com intervalos grandes - depois de um mês coloquei um otto, passado uma semana 6 corydoras, mais duas semanas 12 neons.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um problema, será que me podem ajudar??!

 

Estou a duas semanas a fazer o ciclo do azoto com apenas um peixe.

Hoje fui fazer testes a água sendo que NO3: l10mg/L e o NO2: 0,0 mg/l.

Tenho de fazer o teste tambem dos fósforos? E mais?

Só posso colocar os peixes quando os valores forem todos 0?

Se me puderem ajudar agradeço.

Editado por Patriciaa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Patrícia,

 

Os nitratos estão muito elevados. Deveriam de oscilar entre zero e um por mil, podendo haver ligeiras variações até por exemplo dois ou três por mil. Mas neste caso já estamos a falar de fazer umas troca parcial com alguma urgência.

É claro que tudo depende das espécies. Algumas poderão suportar valores superiores durante um curto espaço de tempo, enquanto que outras pum!!!

 

Achas que tens bactérias suficientes para transformar os restos de comida e os dejectos provocados pelo peixe?

Notas algum crescimento de algas no aquário?

O fosfato é amigo das algas.

 

Tens feitos mudas parciais regulares e adicionado algumas bactérias quando as fazes?

Suponho que ainda nâo mexeste nas matérias filtrantes e se lavaste a esponja foi com água do aquário?

 

Podes sempre adquirir uma matéria ou um químico para reduzir os nitratos e eventualmente os fosfatos, mas tão importante como curar a doença, é saber a causa.

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.