Como plantar no aquário?


Patriciaa

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Tenho algumas dúvidas no modo como devo plantar a plantas no aquário.

 

Geralmente as plantas que compramos trazem o vaso e uma espécie de "algodão" embrulhado nas raízes. Já li em alguns sites que devemos tirar e outros dizem que não. Eu já não sei o que devo fazer.

Se não tirAr penso que dificulta absorção de nutrientes pelas raízes mas por outro lado se eu tirar tambem estou a partir algumas raízes da planta.

Gostava que me ajudassem neste impasse, não sei o que deva fazer.

 

Obrigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de tirar o algodão. Tira-o com cuidado.

Claro que muitas raízes ficam perdidas, mas a planta recupera facilmente disso.

Até é benéfico elas partirem uma vez que abre os canais de absorção das raízes permitindo uma maior colecta de nutrientes. Daí alguns aquariofilistas cortarem as raízes antes do plantio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tiro sempre esse algodão e corto as raizes deixando apenas 1cm. As plantas aquaticas nao absorvem os nutrientes apenas pelas raizes, suas folhas fazem esse trabalho. Se vires os videos da tropica, montado layouts ou ensinando a tratar de certas especies, vais te aperceber que as podas de muitas plantas são plantadas sem uma raiz que seja. Isso para dizer que a raiz nao importa na hora de plantar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora um aparte que até talvez já saibas, mas pelo sim pelo não cá vai:

 

Nas plantas de rizoma, como anúbias ou fetos por exemplo, não deves enterrar o rizoma pois este vai apodrecer e a planta acabará por morrer. Normalmente o pessoal ata estas plantas a troncos por exemplo e com o tempo a planta lançará as raízes onde for necessário.

Editado por jfgen
Link to comment
Partilhar nas redes sociais