Filtro interno ou externo


Pedrosxl

Recommended Posts

Boas,tenho um aquário de 60l que vem com uma biobox,se fizer o recomendado teria de mudar o filtro branco todas as semanas o azul penso que quinzenalmente,o carvão mensalmente e por aí a fora,a minha questão seria se é mais econômico ter um filtro externo,se é melhor tb para a saúde dos peixes?

Já agora a minha biobox traz quatro cartuxos,já ouvi quem diga que limpe os filtros (com água do aquario)e os volte a utilizar ,mas quando tento abrir os cartuxos aquilo parte-se..

Já agora ainda a biobox,traz um filtro branco o azul ,o carvão é um com umas bolinhas castanhas que penso que seja para as bactérias,á venda tb vejo aquele dos cilindros de cerâmica branco,tb devo utilizar esse?

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em primeiro lugar não deves usar o carvão. O carvão é usado para retirar impurezas da agua mas também retém nutrientes. Usas o carvão depois de medicação por exemplo para eliminar os resíduos.

Isso de mudar as matérias filtrantes, quanto menos mudares melhor! É nelas que residem parte das bactérias benéficas para o aquário. Quando lavas, sempre com agua do aquário e com muita calma.

O ideal seria meteres ai um filtro de mochila com cerâmicas! Esse filtro interno tem capacidade suficiente para 60 litros? não me parece.

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esquece o que eles dizem sobre o trocar...

- A esponja azul partes a tampa por cima e lavas com agua do aquário e dura meses...

- Como ja foi dito, eu sou da mesma opinião, o carvão deve desaparecer...pegas na caixa do carvão partes a tampa ou tentas descolar com muito cuidado (consegui fazer isso a duas) e troca o conteúdo por outra coisa quer seja uma esponja mais fina.

- A caixa com a lã filtrante branca, partes e compras numa loja um saco que te dá para meses por 2 ou 3 euros..

- A caixa das cerâmicas deixa ficar e vai lavando apenas com agua do aquário... como estão no ultimo estágio normalmente não estão muito sujas.

 

Cumps

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok,muito obrigado,vou então trocar o carvão o quanto antes,posso trocar pelas cerâmicas?é que o meu biobox tem quatro cartuxos,um com lã branca,outra esponja azul o carvão e por último as bolinhas castanhas ou seja não tem cerâmicas..

Eu tambem me parece que este filtro pode ter pouca capacidade,pelo menos a bomba de água está no máximo e a água circula bem fraquinha...

O que é um filtro de mochila?

Que opções tenho melhores em termos de filtros?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo, não quero repetir nada do que ja te foi dito portanto faço das palavras dos nossos dois amigos as minhas.. Quanto ao filtro de mochila é uma bela opção. Adquiri o meu em segunda mão a um user aqui do forum e só tenho maravilhas a dizer daquilo.. O meu tem capacidade para 600 L/H salvo erro o que é mais que suficiente para o meu tanque. No teu caso deves fazer as contas tendo em conta a litragem do teu aquário. O filtro de mochila são uns filtros que ficam por norma pendurados num dos vidros do aquario em que tem um tubo de pesca que vem dentro do aqua.. Dentro tens espaço para diversas matérias filtrantes. é melhor para fazer as limpezas e tudo ;) continuação de bons momentos junto do teu aquário ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,hoje substitui o cartuxo do carvão por um de anéis de vidro,qual não foi a minha surpresa quando vi que o cartuxo que estava dentro da biobox com o carvão ainda tinha o plástico por retirar!E aquele plástico diz lá que é para retirar antes de colocar,mas nas instruções do aquário aquando da primeira montagem não fazia referência a retirar os cartuxos da biobox e retirar o plástico..isto pode ter sido benéfico ou prejudicial ao aquario?no início perdi muitos peixes mesmo depois de ter cumprido o ciclo corretamente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas,

 

Na minha modesta opinião, e desde que hajam alguns euros para investir, é preferível optar por filtros externos.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.