Excesso ou não


Recommended Posts

Boas,

 

Parece-me que tens populaçao quanto baste.

 

Pessoalmente teria apostado apenas em duas especies num aquario dessa dimensao, mas é só uma opiniao.

 

Isso é quase um jardim zoologico... hehe... :smile2::alberteinstein::rainbowafro:

  • Votar + 2
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho de concordar com a resposta anterior. Um aquário só com uma ou duas espécies seria melhor.

Para determinar se tem excesso de população ou não, convém também sabermos que filtro tem no aquário.
Eu costumo usar este programa para fazer os cálculos http://aqadvisor.com/. Dá um pouquinho de trabalho mas fica logo a saber se tem capacidade de filtração suficiente, qual é o nível de povoamento e a percentagem de água a ser mudada todas as semanas.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A meu ver tens aí alguns problema com a tua fauna.

Para além de achar que tens peixes a mais, tens também peixes de zonas distintas que preferem águas de condições muito diferentes. Os ottos e os neons são de águas moles e preferem pH's mais baixos, enquanto que os poecilídeos são de águas com mais sais e pH mais alto. Podes mante-las em condições de meio termo, mas não vão estar em situação ideal.

O "limpa-fundos" se for uma corydora sp., é um peixe que gosta de nadar em cardume e não deve estar sozinho.

Para além de tudo isso, a capacidade de reprodução dos poecilídeos é elevada e rapidamente vais ver o numero de peixes no aquário a aumentar ainda mais. As mollys podem ser de muitas espécies. Se forem velifera, são peixes que crescem muito e o aquário é pequeno para elas.

Se quiseres um conselho tenta remodelar a fauna de modo a manter apenas 4 guppies e 4 platies nesse aquario. Podes colocar uns camarões (caridina multidentata) que gostam dos mesmo parâmetros de água e ajudam a manter o aquário "limpo" comendo detritos, algas e restos de comida, sem contribuírem para uma grande carga biológica. Mais vale teres peixes a menos do que mais.

 

Não leves a mal mas não me canso de dizer, é importante pesquisar antes de aquirir os peixes. O tipo de pergunta que fizeste, se são demais, devias fazer antes de comprar os peixes. Há muita informação online actualmente, para além de diversos fóruns, onde podes recolher informação. Sei que o iniciados no hobby querem ter a maior variedade de peixes possível no seu aquário, mas raras vezes isso é benéfico, podendo mesmo levar a uma má impressão de certas espécies ou do hobby em si.

 

Um site que gosto de seguir, é o seriouslyfish.com. Tem boas informações sobre uma data de espécies, e recomenda tamanhos mínimos de aquário realistas.

  • Votar + 3
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Parece-me que tens populaçao quanto baste.

 

Pessoalmente teria apostado apenas em duas especies num aquario dessa dimensao, mas é só uma opiniao.

 

Isso é quase um jardim zoologico... hehe... :smile2::alberteinstein::rainbowafro:

Eu não acho muitos para 60L, mas depende da filtragem, circulação de água e manutenção. Mesmo não sabendo, parece-me um povoamente razoavel. Não me parece nada um zoo. Se esse aquário é um zoo, que é o meu, com 6 especies de ciclideos, 3 especies de loaches/botias, 6 de peixes-gatos, 5 especies de loricarideos, e 3 especies de outros peixes, além de gastropodes ... será um parque nacional?!

  • Votar + 2
  • Votar - 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Quo,

 

Parece-me que vemos o mundo sempre com uma prespectiva pessoal não como ele é na realidade.

 

Nao retiro nada ao que disse, foi dito dentro de um contexto, e como uma opiniao.

 

Quanto ao teu aquario e peixes, que nao sei bem o que tem a ver com a questao, e de que alias não referes quaisquer pormenores, se for tambem de 60l estará hiperpovoado. Se for de 500l será razoavel. Se for de 5000l, não será um 'parque nacional', mas talvez um nano.

  • Votar + 2
  • Votar - 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@ Quo,

 

Se te referes a um aquário com 300 L (que penso ser vendo os teus tópicos), tens claramente problemas no povoamento. Não só tens peixes a mais, como misturas peixes com necessidades de condições muito diferentes. Se te tens dado bem com isso, parabéns, mas não convém estar a incentivar malta mais inexperiente a fazer o mesmo.

 

My 2 cents

  • Votar + 4
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, tenho-me dado bastante bem. Se bem que esse topico está desactualizado, mas boa parte dos peixes são os mesmos e há anos... e que necessidades são essas? as necessidades deles sao muito semelhantes. O povoamento também não se ve de forma simplista. No meu caso, sem bomba de circulação, estaria em apuros. Há "riscos", mas desde que saibas o que estás a fazer.

 

Para 60 L e os peixes em questao, não vejo nada de mais. De zoo é que não tem nada, pois tem na verdade pouca diversidade - do meu ponto de vista - claro. Nem um ciclideo tem. Um aquario de 60L para agua doce é um bom aquário!

  • Votar - 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, tenho-me dado bastante bem. Se bem que esse topico está desactualizado, mas boa parte dos peixes são os mesmos e há anos... e que necessidades são essas? as necessidades deles sao muito semelhantes. O povoamento também não se ve de forma simplista. No meu caso, sem bomba de circulação, estaria em apuros. Há "riscos", mas desde que saibas o que estás a fazer.

 

Para 60 L e os peixes em questao, não vejo nada de mais. De zoo é que não tem nada, pois tem na verdade pouca diversidade - do meu ponto de vista - claro. Nem um ciclideo tem. Um aquario de 60L para agua doce é um bom aquário!

 

Sem me querer alongar muito, para não estar a aproveitar o tópico do Ricardo, dei-te a minha opinião àcerca do teu aquário. Nunca percebi a coisa de algumas pessoas terem kribensis misturados com malawis ou tanganicas. São peixes de águas escuras com densidade de troncos e algumas plantas. Tens ancistrus (não tomei atenção às espécies) num aquário desses, quando eles beneficiam bastante da adição de troncos que usam como fonte de fibra. A maioria destes até prefere águas aídicas e não águas alcalinas como os malawis. Quanto à densidade que tem de haver no teu tipo de áquario, para mim, é uma artimanha para poder enfiar o maior número de peixes que se puder. Deixo um vídeo do verdadeiro lago malawi que não tem 1 terço da densidade que se costuma ver nesse tipo de aquários.

 

Em relação ao aquário do Tiago, se achas que misturar guppies e platys com animais de águas moles e ácidas não tem problema, não tens noção das necessidades dos peixes. Ter corydoras só com 1 exemplar não tem mal? Ter 1 otto sozinho também não tem mal? São peixes que vivem na natureza com dezenas de companheiros no cardume. Sobrevivem sozinhos, mas será que são felizes?

 

Vou ficar-me por aqui, caso queiras continuar a discussão, fá-lo-emos por MP ou num tópico para o efeito.

  • Votar + 5
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Sem me querer alongar muito, para não estar a aproveitar o tópico do Ricardo, dei-te a minha opinião àcerca do teu aquário. Nunca percebi a coisa de algumas pessoas terem kribensis misturados com malawis ou tanganicas. São peixes de águas escuras com densidade de troncos e algumas plantas. Tens ancistrus (não tomei atenção às espécies) num aquário desses, quando eles beneficiam bastante da adição de troncos que usam como fonte de fibra. A maioria destes até prefere águas aídicas e não águas alcalinas como os malawis. Quanto à densidade que tem de haver no teu tipo de áquario, para mim, é uma artimanha para poder enfiar o maior número de peixes que se puder. Deixo um

do verdadeiro lago malawi que não tem 1 terço da densidade que se costuma ver nesse tipo de aquários.

 

Em relação ao aquário do Tiago, se achas que misturar guppies e platys com animais de águas moles e ácidas não tem problema, não tens noção das necessidades dos peixes. Ter corydoras só com 1 exemplar não tem mal? Ter 1 otto sozinho também não tem mal? São peixes que vivem na natureza com dezenas de companheiros no cardume. Sobrevivem sozinhos, mas será que são felizes?

 

Vou ficar-me por aqui, caso queiras continuar a discussão, fá-lo-emos por MP ou num tópico para o efeito.

Subscrevo tudo.
  • Votar + 2
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao está mal o que o Joao diz, mas nao totalmente correcto. Ancistrus precisam de madeira?! Não estás a confundir com Panaques? Kribensis já tive com Malawis e posso garantir que funciona muito bem. Desisti porque desisti da espécie, se bem que estou arrependido de vender tudo, gosto ainda bastante dos kribs, troquei por uns Tanganyikas, na altura nao tinha tanga. A realidade dos kribensis não é tão simples. Sao peixes que vivem num amplo espectro na natureza e dão-se bem em aquario, tal como os Malawis. Os ancistrus é o mesmo. O problema entre ancistrus e malawi resume-se a dificuldade em alimentar os ancistrus, meto rodelas de cenoura e outras coisas que os africanos nao gostem.

 

Acredita que os ciclideos Malawi estão mais para os aquarios que os ciclideos americanos. Não é uma artimanha para se meter o mais que puder, tem a ver com o comportamento mais espevitado destes peixes, contudo a sua agressividade é intraespecifica.

 

Quanto ao aquario do topico, apenas estou a falar de povoamento, nao está sobrepovoado com pequenos peixes, se bem que esses pequenos peixes sao o que eu chamo ratos-de-aquario que vao reproduzir em massa. Nao é um zoo, porque nao tem assim tanta diversidade. Se eu faria igual, nao faria, mas se calhar até metia outros... e maior diversidade até. Metia sei lá um casal de ramirezi, uns ancistrus... e outros diferentes para ficar bonitoe interessante.

Editado por Quo
  • Votar + 1
  • Votar - 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, tambem acho, pois falar de cor e politicamente correcto pode ficar bem, mas só aos olhos de poucos, normalmente novatos. Escusado será dizer que reproduzi quer Kribensis quer Ancistrus no meio de ciclideos africanos. Para quem ignora a realidade disso, pode parecer algo extraordinario... mas na realidade não o é.

 

O aquario do topico nao é sobrepovoado, nem diverso, nem assim tão pequeno, se o limpa-fundos, for cory, ai deverá por companheiras, como foi sugerido. Quanto à mistura de especies, nem toda a gente quer um falso biotopo, vai do gosto de cada um, e esses peixes sao criados à gerações em cativeiro.

  • Votar - 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

Tenho um aquario de 60 litros com:

3 mollys

2 platys

1 limpa fundos albino

1 otto

4 guppys

6 neons

 

Acham muito???

 

 

O que eu acho é que sem mais informação podemos todos andar aqui a dar opiniões e não acertar em nada que se adeqúe ao que se passa no teu aquário! Dependendo da capacidade de filtragem, das tpas que faças, dos parâmetros da agua ( pH, gH, kH, TDS) temperatura, plantas e hardscape, etc, etc que tenhas irás ter respostas diferentes. Por isso antes que o pessoal se comece a chatear por aqui defendendo cada um a sua causa e as suas experiências dava jeito que completes a informação.

 

Para os membros que aqui foram dando a sua opinião, agradeço que defendendo as suas ideias, valores ou experiências o façam num registo amigável para bem dum ambiente que se pretende agradável.

 

Cumprimentos

  • Votar + 3
  • Votar - 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.