Musgo - Ajuda


Pedro Boaventura

Recommended Posts

Boa tarde, apos ler alguns tópicos mantive umas duvidas relativamente à manuntenção de musgo no aquário.

No meu aquário só mantenho musgo de java, apesar disso será necessário injectar CO2 no aquário para que cresca mais rápido e verdinho?

Sei que o musgo é a planta que menos horas de luz precisa, 5 horas diárias será suficiente? Tenho 3 lampadas com 1000 lm.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O musgo de java provavelmente até cresce às escuras :P

Agora a sério, os musgos são de muito fácil cuidado, logicamente se lhes deres boa papinha :) (Luz, Co2 e fertilizantes qb ) crescem mais rápido e em melhores condições do que aqueles que, passe a expressão, andam a pão e água :) Isso foi comprovado no fim de semana passado quando comparei o meu weeping moss com o de outro membro. O meu tinha melhor cor e aspecto :) E isto serve tanto para musgos como para outros tipos de plantas aquáticas ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas relativamente às horas de luz, corro o risco de dar demasiado tempo de luz?

Elas neste momento estão com 5/6 horas de luz, não sendo uma luz muito forte, uma lampada economica com 1000 lm e uma t8 dos chineses.

 

Relativamente à paparoca no meu aquário tenho 1 piranha e uns quantos neons, será que a lixeira que a piranha faz será sufeciente para encher a barriga do musgo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O normal será as 8 h de luz. Se a tua piranha conseguir sozinha substituir a injeção de co2 e o uso de fertilizantes avisa que eu monto um plantado só com elas ;)

Editado por António Nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para teres uma ideia, o meu aqua é de 280l (60cm de altura), o balastro avariou e agora tanto as anubias como o musgo sobrevivem com 7W de luz (4W branco e 3W azul) vindo da moonlight.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, eu neste momento tenho umas lampadas economicas de 15w (acho) mais co2 caseiro e o musgo está a pegar bem.

Mas espero que cresca forte e farfalhuda, o layout depende disso.

Outra coisa, existem pequenos detritos na água, meio milimetro, e por vezes agarram ao musgo, será benefico? Serve de paparoca para o musgo?

 

Obrigado a todos pelas respostas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.