Reflexões sobre a PetFestival 2015


Recommended Posts

Para quem achou a parte da aquariofilia fraca então ainda bem que não foram aos eventos dos últimos anos ;) Este ano foi um dos mais concorridos a nível de empresas participantes. Esperemos que a tendência continue a ser para aumentar ainda mais!

  • Votar + 3

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade,este ano foi o melhor ano na parte da aquariofilia.Estavam lá mais lojas,representantes que nos outros anos.

 

Acho que estava bom...Gostei e é sempre bom estar/falar com algum pessoal da aquáriofilia.:)

 

Este ano tinhamos lá um pouco de tudo.

  • Votar + 2

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou sincero, passei lá 6 dias e praticamente só vi a parte de aquariofilia :s

 

Por isso do resto não posso falar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto vi passar uns posts no Facebook sobre a fraca qualidade da feira mas não entendi o que queriam dizer. Estava bem melhor que outros anos e a Aquariofilia estava decentemente representada. Faltam lá certas lojas essenciais, mas este ano já começaram a aparecer algumas e com excelente apresentação.

O Forum estava com um espaço bem grande e recheado. Merecem muitos parabéns pelo espaço e principalmente pelo esforço.

 

Dos oradores so posso falar do Nuno Matos e do António Nunes e foram excepcionais.

As apresentações foram quase tão boas como o almoço com o pessoal :) (quase!)

 

Pedro.

  • Votar + 3

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

foi a primeira vez que colaborei como voluntário, e fiquei bem impressionado!

É notável como se consegue organizar um stand com base na boa vontade e voluntariado.

 

Já li alguns post's a referir uma apresentação pobre da aquariofilia...

Compreendo os comentários, mas fazer melhor, está nas mãos de todos os que gostam deste hobby!

Se tivermos muitos aquariofilistas a colaborar tudo irá certamente melhorar, o contributo de todos é fundamental para fazer a diferença.

Pode ser interessante irem pensando em propostas concretas para fazer ainda mais e melhor no próximo evento. :smile2:

 

Quero deixar uma nota em especial a alguns voluntários (pela dedicação, empenho pessoal e capacidade de sacrifico fora do normal):

- Hugo Silva, Vera Santos, Pedro Vicente, Rui Melo, António Nunes, Paulo Conceição :thumbup3:

 

[eu sei que outros também deram o máximo e tudo o que podiam, para eles também uma nota de reconhecimento e as minhas desculpas por não saber os nomes de todos :rolleyes: ]

 

abraço

tiago

  • Votar + 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

melhorou do ano passado para este

 

mas continuo a dizer que se podia fazer mais e melhor

 

deixando de cobrar aos lojistas o espaço ocupado na feira

 

my50cent

 

 

Olá Paulo

 

Podias desenvolver mais as tuas ideias?

 

Podia fazer mais e melhor, quem? A organização da PetFestival? Nós fórum? Se tens ideias partilhas- connosco.

 

A organização iria deixar de cobrar aos lojistas os seus stands??? E como depois teria dinheiro para organizar a feira??

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

 

Se gostei da feira, claro que sim!

O que vejo na "representação" da aquariofilia é o que é possível, ou melhor o que este forum tenta dar a conhecer da aquariofilia.

Na minha visão de uma feira, o principal intuito é fazer negócio e por isso é expectável encontrar as marcas para que possam apresentar os seus produtos aos consumidores, ainda mais as inovações, para que esta ou outra actividade desenvolva e perdure a par com essas mesmas marcas.

Salvo as excepções, no nosso ramo "pet" não se viu nada! (ou quase nada, estava a TMC).

Ou vi mal, ou se quisesse por exemplo comprar um aquário de uma qualquer marca, não tinha, sim, tinha lojas onde poderia encontrar, mas e as marcas?

Lâmpadas, LED, filtros bla bla...

Sei lá, não é expetável encontrar na feira a Sera, a Tetra, a ADA etc etc...não está em causa a qualidade mas o peso que têm no mercado.

É nessa parte que sinto alguma frustração e indignação.

E este pensamento em nada colide com a qualidade dos que lá estavam representados, desde o forum ás lojas.

Não sei sequer o volume de negócios da aquariofilia em Portugal, mas se alguém do ramo quisesse fazer algum negócio...batatas! Ou feno, porque esse até se conseguia comprar na feira.

Não sei quanto custa um stand, mas de certeza que o preço não inviabiliza a presença de certas marcas, até porque, lojas o conseguem fazer, com esforço calculo, mas fazem-no!

Algo vai mal neste negócio.

 

cpts

 

INTERZOO POR EX:

Editado por Hugo Santos
  • Votar + 2

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, eu tal como vocês sinto-me triste pela fraca presença das marcas e lojistas na petfestival mas percebo as razões. Do lado das marcas acredito que este ano a Tmc Iberia esteve presente pelo simples facto de as suas instalações serem cá em PT ao contrário das restantes marcas que ou tem o representante em Espanha ou noutros países e olham para o mercado português com pouco interesse. Isto acontece na aquariofilia como noutras actividades, as feiras cá tem cada vez menos importância a nível europeu, já é relativamente comum as empresas se deslocarem às feiras em Madrid ou Barcelona ou na Alemanha para terem acesso às novidades. Por outro lado as lojas do ramo tem pouca dimensão e empregados para poderem ter loja aberta e ao mesmo tempo estarem presentes numa feira e ainda mais complicado seria trazerem a loja, vulgo produtos à venda, para um stand 3x3.

E achar que a solução é oferecer espaço de borla a quem é profissional não me parece de todo realista da parte de quem ainda vai organizando isto. Há sim que dar os parabéns à Fil e aos seus responsáveis por ainda organizarem este tipo de eventos. E perceber finalmente que a Petfestival vive na sua larga maioria de voluntariado dos amigos dos animais menos comuns e que geram menos negócio, estou não só a falar dos "malucos dos peixinhos" :) como dos reptéis, roedores, aves, etc, etc. Esta Petfestival vive na sua maioria dos patrocinadores dos cavalos, cães e gatos e sem eles não haveria com certeza petfestival.

 

E fotos? Nada nada? ;)

  • Votar + 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Abri este tópico para separar as conversas que estavam a existir no tópico aberto pelo António Nunes que o objetivo seria colocarem fotos.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos.

 

Penso que antes de falarmos devíamos perceber o significado da feira e o objetivo da mesma.

 

Como fórum o nosso objetivo é dar a conhecer o nosso hobby, não a quem já está por dentro dele mas sim a todas as pessoas que visitam uma feira, que vão na sua maioria atrás dos cães, gatos e cavalos. Isto faz-se estando presente, tentando ano após ano apresentar novidades, diferenças, o que nem sempre se revela fácil e procurando atrair novos membros a este nosso querido hobby. Isto não significa que quem anda dentro do hobby não deva ir, claro que deve mas aí entram outras coisas, conhecer pessoas do mesmo meio, rever amigos e conhecidos, socializar e participar no que devem ser 3 dias dias de festa.

 

Já li muita coisa, muitas opiniões, no facebook principalmente e não consigo perceber alguns pensamentos, então quererem comparar a presença numa feira com uma loja é do mais incrível que pode haver.... uma loja está montada à N tempo, tem tempo para montar, maturar aquários, tem tempo para crescer em material e vivos, quer em quantidade quer em diversidade. Acham mesmo que isso se faz assim do pé para a mão numa feira? com dois dias de montagens e um dia para desmontar???? Numa feira que tem a duração de 2 dias e meio?!?!? Temos que ser realistas.....

 

No fórum temos dado a possibilidade a lojas que o desejam fazer se mostrarem, cedemos um espaço para tal, cedemos a colocação de panfletos, cartões etc, temos cada vez mais apostado em criadores nacionais, que se podem promover sem grandes custos, tudo isto é promover a aquariofilia, que no fundo é o que todos desejamos.

 

Procuramos criar interação entre público e aquários, sabemos que temos aquários dinamicos que não são propriamente normais, mas temos a perfeita noção que são sem sombra de dúvida os que mais chamam as pessoas até ao nosso hobby, depois de lá estarem compete a nós enquanto fórum e aos stands presentes cativar e puxar essas mesmas pessoas.

 

Além dos ditos aquários tivemos em exposição (infelizmente só no sábado) material novo, da iaquasystems com a sua equipa, levaram e colocaram a funcionar para quem deseja-se ver e saber mais diferentes produtos:

- Uma Power bar

- Um Modem wifi - simulação de rede doméstica iaquasystems

- Um dispositivo android de interface

 

 

Sobre stands de lojas, enfim estão presentes as que podem, estiveram duas lojas e dois fornecedores, o que comparando com outros anos e principalmente o último foi de longe muito melhor. Podiam estar mais sim podiam mas não é fácil, não só pelo custo, mas pelo lado humano, por norma as lojas que estamos habituados, não tem muito pessoal trabalhador e o que tem não se podem multiplicar.

 

Sobre Marcas enfim ainda menos há a falar, afinal qual é a marca que se encontra em Portugal? hummmm pois..... se nem se encontram cá fisicamente como podemos esperar que se encontrem num stand numa feira....

 

Tudo foi positivo? Certamente que não, mas avancem com ideias, sugestões, nós e certamente a organização da feira estará aberta a novas ideias.

 

 

Por fim em nome do fórum só temos que agradecer a colaboração e participação de todos.

 

Em meu nome pessoal o meu muito obrigado e lamento não ter tido disponibilidade para conversar e conhecer a maioria dos visitantes e membros do nosso fórum, as minhas desculpas.

Hugo R. Silva

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem eu adorei e a minha família idem, falam de ter mais lojas e marcas mas para quê pergunto eu? Pelo menos as que lá estavam não podiam vender ao consumidor final logo se já conhecemos essas marcas todas iramos lá para comprar pois já conhecemos os seus produtos mas ir a uma feira só para comprar os produtos para isso vamos às lojas. Eu fui lá para conviver com o pessoal aprender e ensinar mais acho que esse é um dos verdadeiros objetivos acho que se deu a conhecer alguma inovações e por exemplo viu-se muitas crianças e até mesmo adultos com várias duvidas a perguntar o que era aquilo e como se podia fazer algo do gênero e alguns acabaram mesmo por comprar plantas e peixes na zona do fórum, por acaso até encontrei lá colegas da escola e vi-os bastante interessados no que viam e até compraram algumas coisas agora isso de ter mais marcas não vejo o sentido o hobby não deve ser conhecido nem dado a conhecer pelas marcas mas sim pelo nosso conhecimento se queremos ensinar e mostrar o que é o hobby não precisamos de ter la ADA, Tropica nem afins e como já referi não se vai a uma feira e paga-se bilhete para ir lá comprar coisas que provavelmente seriam ao mesmo preço, para isso tivemos o fórum podemos comprar plantas e peixes a preços mais acessíveis e até mesmo os camarões no leilão, na minha opinião também não percebo certos comentários à feira no fórum e fb de todas as que fui achei que esta foi a melhor mas pronto esta é a minha opinião.

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Eu, infelizmente, apenas pude ir no domingo de manhã. Muito sinceramente, achei que estava melhor que nos anos anteriores. Tive pouco tempo, porque levei o meu filho mais pequeno que quis ver tudo e mais alguma coisa e, na altura mais importante (o almoço como a malta do fórum), fez uma birra enorme e tive que me vir embora.

 

Acho que, como em tudo, há espaço para melhorar, mas que foi melhor foi...

 

abraço,

Francisco

Editado por Francisco Matos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Houve uma melhoria o que é louvavel, sem duvida, mas com a crise acentuada e com cada vez menos disponibilidade economica das lojas/empresas sera que conseguiremos continuar a esperar uma presenca crescente de lojas/empresas nos proximos anos?

É certo que o evento é uma montra que impulsiona algum lucro mas sera que este retorno é constante? Ou apenas um retorno impulsivo motivado pelo evento e tem tendencia a decrescer muito rapidamente?

Acho que foram optimas as iniciativas mas creio que a tendencia é que se chegue neste momento a uma estagnacao do crescimento de lojas/empresas envolvidas, Isto porque as lojas que realmente tem condicoes de se 'aguentar' no mercado sao as que ja conhecemos ate agora, e as entidades que se tentam impulsionar com o evento nao terao uma carteira de clientes suficiente para permanecer no activo a medio longo prazo.

 

Em suma, esteve muito bem! :D

 

Vamos tentar pelo menos manter a qualidade/quantidade!

 

Cumps,

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Olá Paulo

 

Podias desenvolver mais as tuas ideias?

 

Podia fazer mais e melhor, quem? A organização da PetFestival? Nós fórum? Se tens ideias partilhas- connosco.

 

A organização iria deixar de cobrar aos lojistas os seus stands??? E como depois teria dinheiro para organizar a feira??

Olá Hugo

 

Não tendo eu o dom da escrita vou tentar explicar o que penso

 

Quanto ao trabalho efectuado pelo pessoal do fórum 5*(se não fossem vocês nem havia peixes na feira)

 

Eu quando digo lojistas estou a falar de lojas que se pudessem juntar ao evento (mesmo sem poderem vender directamente na feira) mas que

 

mostrassem peixes novos que não temos por habito ver, para que quem não é do hobby os visse ou até mesmo nós os pudéssemos apreciar

 

novamente.

 

Quanto ao pagamento, as entradas cobradas certamente podiam cobrir o mesmo

 

Atenção eu quando digo que se podia fazer melhor não estou a falar do trabalho do fórum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo

 

Não tendo eu o dom da escrita vou tentar explicar o que penso

 

Quanto ao trabalho efectuado pelo pessoal do fórum 5*(se não fossem vocês nem havia peixes na feira)

 

Eu quando digo lojistas estou a falar de lojas que se pudessem juntar ao evento (mesmo sem poderem vender directamente na feira) mas que

 

mostrassem peixes novos que não temos por habito ver, para que quem não é do hobby os visse ou até mesmo nós os pudéssemos apreciar

 

novamente.

 

Quanto ao pagamento, as entradas cobradas certamente podiam cobrir o mesmo

 

Atenção eu quando digo que se podia fazer melhor não estou a falar do trabalho do fórum.

 

Olá Paulo,

 

Obrigado pelo desenvolvimento das tuas ideias. Sem o dom da escrita já somos dois ;) deixa para lá, aqui estamos entre rapaziada, todos nos entendemos :)

 

Posso compreender que não tenha havido muita coisa de lojas, principalmente vivos mas tb é falso dizer que não havia peixes na feira sem o fórum, A Aquahobby tinha um aquário salgado enorme no seu stand. A Exobyo tinha 4 aquários, dois doces e um salgado (penso eu de que...), a OceanusIberia tb tinha em exposição um nano salgado.

 

Podia ser melhor ?? Claro que sim, quem me dera encher um pavilhão com lojas de aquariofilia, não me parece é realista.

 

Uma das aberturas que o fórum tem dado é exatamente a essas lojas poderem mostrar algo na feira, nós temos feito isso desde sempre, agora não somos nós que decidimos quem deseja ir, não podemos obrigar ninguém. Se reparares este ano estiveram representadas na nossa área: AquaFish (que opta sempre por mostrar peixes diferentes e este ano inovou muito bem), Aquahobby (além do seu stand colaborou com o fórum com aquário de água doce), e não nos podem apontar o dedo por dizerem "Ah mas são patrocinadores" pois além deles tivemos a Água Viva (com um aquário pequeno encheu o olho), A Casa dos Discus com um aquário de discus de encher o olho a qualquer um, a ADN com um aquário de Medusas e nenhum destes são patrocinadores do fórum.

 

Além disso tivemos expostos 3 criadores nacionais, José Capote com Peixes palhaço, Opérculo com Góbios azuis, AgraDiscus com escalares + discus.

 

 

O que eu acho é que temos as expetativas elevadas e depois infelizmente não se cumprem e ficamos sempre com a ideia... ah e tal podia ser melhor... melhor pode ser sempre, o melhor pode ser sempre melhorado.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A iniciativa é boa e é de louvar.

 

No caso da FIL como disse o Hugo Silva se não me engano em quem cito trata-se de uma feira não para quem esta no hobby mas para chamar as pessoas para o hobby e acho que a mais pura verdade.

 

É difícil competir com um cão que vem ter com um filho nosso e começa a brincar com ele, também é difícil competir com um ponei em que podemos fazer festas e até montar o mesmo.

 

Depois aparecem os peixes, dentro de 5 vidros, muito bonitos e fascinantes mas que parece ser um mundo aparte, um mundo em que aparentemente as pessoas não podem interagir com os peixes.

 

Lembro-me que antigamente era crença....pelo menos no norte...podem me chamar parolo...que tem tinha um aquário era porque era muito rico e a verdade é que o nosso hobby tem este grave problema, pode ficar muito caro mesmo comparando com manter um cão comprando comida de qualidade.

 

E é um hobby muito mais complicado e dispendioso de tempo e de conhecimento, o cão esta doente e vai ao veterinário, pagamos e levamos a receita e com sorte não levamos uma dentada a tentar obrigar o cão a engolir um medicamento.....e se um peixe fica doente ? Já sabem como consegue ficar muito complicado e dispendioso alem do mais provável é não conseguirmos salvar o mesmo.

 

Se forem a net procurar forums sobre cavalos ou cães vão descobrir que são poucos, mas se procurarem por forums sobre peixes vão descobrir que a muitos...estranho tendo em conta que o hobby aparentemente é diminuto perante ter um cão ou um gato em casa.

 

Recapitulando, manter peixes para um comum mortal é pelo que entendi com quem falo: Caro, complicado e trabalhoso e existe pouca interação com os donos....e se calhar até estão certos.

 

Provavelmente com o suporte dado pelos forums e pelas lojas o nosso hobby continue a crescer e quem sabe um dia teremos uma SERA ou uma REA SEA ou outra marca qualquer a mostrar os seus produtos numa feira generalista como a PETFESTIVAL.

 

Acho que vamos no bom caminho, mas vai demorar.

Editado por Visitante
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vi lá aquários espetaculares. Vi lá produtos que não conhecia.

Vim bastante satisfeito, comprei plantas, peixes, dois perfis de led a uma empresa portuguesa, led estes que nunca tinha visto em lado nenhum. E só não comprei comida para discus e camarões de uma marca portuguesa porque as atm ja não tinham dinheiro.

Mas fiquei com panfletos e contactos.

 

No stand do fórum foram todos espetaculares. Parabéns.

ps Para o ano prometo não assobiar para o lado quando durante uma palestre se perguntar "alguém daqui ja teve um aquario plantado?" :P

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ps Para o ano prometo não assobiar para o lado quando durante uma palestre se perguntar "alguém daqui ja teve um aquario plantado?" :P

 

Deixa lá, muitos mais não se quiseram acusar :P E esperamos a tua visita no próximo ano ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais