peixes que convivem bem


Recommended Posts

boa tarde a todos tenho um peixe vermelho(daqueles mais comuns) nao sei o nome especifico dele e tenho 2 guppys e 2 peixes espadas esses ultimos 4 estao num aquario de +-26 litros so que o aquario do peixe vermelho partiu se e ele agora ta dentro de uma caixa plastica com 20l de agua gostaria de saber se posso juntar todos ou se compro um aquario so para ele se sim que capacidade deve ter? desde ja agradece todas as resposta. :rolleyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o peixe vermelho é um Carassius auratus, não poderás juntá-lo com os outros. Uns são tropicais (águas quentes), enquanto que o outro é de águas mais frias. Para além disso, o aquário com 26L é demasiado pequeno para albergar os espadas.

Quanto ao Carassius, é um peixe que cresce bastante e não deverias ponderar mantê-lo num aquário inferior a 100L. Considera trocar a tua fauna por peixes mais adequados ao tamanho do aquário que tens, ou comprar algo maior.

 

Deixo um artigo bastante pertinente sobre este tema
http://www.seriouslyfish.com/stunted-growth-means-stunted-lives/

 

Nesse site tens também acesso a uma base de dados bastante significativa onde podes consultar as necessidades de várias espécies, para te informares antes de aquirir outros peixes.

Editado por Joaoavo
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas o peixe espada tem por volta dos 5 cm cada e os guppys a fêmea deve ter 5 cm e o macho uns 3 cm... eu li que devia ser 1 litro de agua por cada centímetro de peixe logo dava 18 litros não é?
quanto ao peixe vermelho não sei que espécie é mas vou pesquisar ver se descubro

 

p.s. os meus são de agua fria a agua do aquário ronda os 19º

Editado por Graça Rocha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao, espadas guppys etc sao de agua doce tropical (quente). Depois cada especie tem o seu leque de temperaturas mas e sempre a rondar esses valores. Quanto ao aquario ha quem coloque peixes de agua fria em agua quente mas eu isso ja acho mal. 26l se os eapadas e guppys forem casais vai superlotar muito. Nao aconselho abaixo dos 60l. Ja agora a regra do 1cm por cada litro refere-se ao peixe em adulto (tam. maximo) e nao ao tamanho que esta na altura

 

Carlos Virginia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito obrigada a todos que me responderam estou a tratar do problema deram me mal as informações pois quando me deram os peixes disseram que não iriam crescer muito mais ou seja os espadas seriam tamanho dos guppys e que eram de agua fria mas essas questões estão a ser resolvidas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É por estas coisas que é necessário pesquisar um pouco antes de adquirir peixes. E um pouco de bom senso é também importante. Se se tiver um peixe que atinge os 50cm em adulto, obviamente não se vai colocar num aquário de 50L, apesar de respeitar a tal regra.

O melhor para quem começa é ter mesmo poucos peixes, já que superpovoar vai inevitavelmente levar a problemas (stress, má qualidade da água, etc).

Se não puderes comprar um aquário maior, opta por dar os espadas a alguém, e mantém apenas os guppies. Isto, claro, em água quente. Não é um tamanho de aquário ideal mas vais ver os guppies a reproduzirem-se na mesma e não deverás ter problemas.

Se for opção desfazeres-te dos peixes todos, num aquário desse tamanho, aconselhava apenas um betta splendens. São peixes parados e que não nadam muito, e desde que tenhas umas plantas flutuantes vai viver feliz num aquário desse tamanho (de novo, água quente)

 

Alternativamente a peixes, podes por uns camaroes (Red cherries) que muita gente vende aqui no fórum e em lojas. Aguentam essas temperaturas de 19ºC à vontade, e podes ter uma colónia razoável num aquário desse tamanho. Se tiveres musgo (também muita gente vende) eles vai ficar satisfeitos e acabam por se reproduzir facilmente, tendo a vantagem de não representar uma carga biológica tao grande como os peixes.

Editado por Joaoavo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não vou desfazer me de nenhum peixe pois eu adoro os vou sim adquiri o que eles necessitam... não foi falta de bom senso já que foi uma oferta que me fizeram e sabiam que eu tinha um aquário sem uso falta de pesquisa talvez da parte da pessoa que comprou e de mim mas muita falta de responsabilidade do vendedor isso sim que só porque queria vender mentiu dizendo que os espadas ficariam do tamanho dos guppys e que eram de agua fria, existe pessoas muito cruéis para os animais e esse vendedor foi um deles. agradece mais uma vez a ajuda de todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente os vendedores estão, a maior parte das vezes, menos informados sobre os peixes que vendem do que quem os vai comprar. Daí a grande parte até estar a vender peixes que são de venda ilegal. Não há fiscalização nem normas para este tipo de prática. Penso que seria muito vantajoso para hobbyistas e animais que nas lojas houvesse informação disponível sobre a espécie, tal como as condições óptimas da água, tamanho adulto do peixe, carácter social, etc. Há algumas lojas que já têm alguma desta informação junto ao preço do peixe, mas são um raro exemplo. E não há muita gente a querer saber disto. Contactei a associação protectora dos animais há 3 semanas sobre uns casos e nem resposta obtive.

Resta ao aquariófilo informar-se previamente para fazer compras ponderadas e apoiar a boa prática deste hobby. Hoje em dia há imensa informação online, não é como dantes quando não havia internet, pelo que em minutos é possível saber o que interessa sobre um grande número de espécies.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais