Filtro Aqua 150x60x70 HELP!


fl4t10

Recommended Posts

Boas, vou montar um aqua para discus com as seguintes dimensoes 150x60x70 em vidro de 15mm, estive a fazer as contas e leva 630 litros brutos, contando com a espessura do vidro, substrato , decoraçoes e visto que nunca se enche ate em cima fiz as contas da seguinte maneira: 147x57x60 altura(altura a contar com a camada de substrato e a contar que nao se enche ate cima).

Posto isto vai ficar com cerca de 500litros uteis, o layout vai ser basico e "limpo", estava pensar em meter um odyssea cfs 700 que faz 2650lh, sera suficiente ?

Pensei em sump, mas fica muito caro...

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho com dois filtros 3100 ltsh em cerca de 600 uteis e as vezes acho pouco pois no real devem circular metade do anunciado. Além da circulação tens o volume efectivo de filtrantes em que tenho 18 lts de matérias ao todo. Nota que de copo são bem mais. Esse filtro que falas nem 8lts de matérias deve levar.

 

Resumindo pouca fauna e juvenil dá mas os discus crescem e sujam imenso.

 

Tapaquê?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Metes um filtro agora e o segundo mais tarde pois a fauna se for juvenil ainda vai crescer.

 

O fx6 também tenho e sozinho em 400 lts e com a fauna que tenho chega mas so leva 6lts de ceramicas e se metes turfa num cesto ainda menos ceramicas leva.

 

Com dois filtros ganhas seguranca pois mesmo avariado um estas garantido e ficas com mais espaço nos cestos.

 

Dependendo do orçamento no mínimo 2 jbl 1501 ou um 1501 com un fx6 ou 2080 ou 2180 que te dispensa os inestéticos termóstatos dentro do aqua.

 

Ah só tenho o fx6 nesse aqua porque as mangueiras são muito grossas e tenho de ter uma em cada entrada no aqua nao cabendo mais nada por isso atenção ao espaço que tens se optares por ele.

 

Tapaquê?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente e devido ao orçamento acho que vou optar por dois odyssea cfs 700.

Meto um por agora com bomba de circulaçao e depois futuramente quando meter mais fauna como disseste e bem, meto mais um igual.

Estava seriamente em ir pelo fx6, espaço não é problema, mas também reparei no facto das cerâmicas que leva pouco, embora usando material bom como o substrat pro , seachem matrix , sera siporax penso que é suficiente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É um bom filtro mas não é um FX6, apenas o imita. Como contras em relação ao fx6 tem menos caudal e a falta de cestos que pode ser chato na manutenção e os consumos ainda superiores em especial se a UV tiver de estar ligada sempre pois não sei se é independente ou não. Mas o preço é muito tentador admito. Se optares por esse pensa no segundo diferente com cestos, deixando esse de origem como está só com esponjas para a filtragem mecânica e metendo no outro cerâmicas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fosse dois e1901 ficava óptimo não ? Mas de momento o orçamento so permite comprar um e por acaso gosto muito dos filtros da JBL, tive e tenho a oportunidade de ver varios a trabalhar e só dizem bem.

Eheim neste caso so se for mesmo como segunda opçao porque em termos de l/h nao sao dos que tem mais potencia para este tipo de aquas embora qualidade nem vou discutir que é top.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.